Estudo de Gênesis 27:33 – Comentado e Explicado

Então Isaac, tomado de emoção violenta, exclamou: "Quem é, pois, aquele que foi à caça e me trouxe o prato que eu comi antes que tu voltasses? Eu o abençoei, e ele será bendito."
Gênesis 27:33

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 27:33 . Isaque tremia, etc. – Pode parecer extraordinário que Isaque fique tão alarmado com esse evento, e ainda assim confirme o que ele havia feito; não retirando a bênção, tão enganosamente conquistada: eu o abençoei, sim, e ele será abençoado. Às respostas comuns tiradas de Isaque estar convencido da interposição Divina, etc. Eu acrescentaria que todo leitor atento deve discernir que grande diferença de sentido os sinais do futuro farão ou farão em nosso idioma; uma diferença à qual o tempo futuro em outras línguas é um estranho: de fato, muitas vezes depende muito da aplicação adequada desses sinais. No presente caso, em vez de deve, leia vontade; e você deve observar imediatamente que a passagem terá outra, e um senso muito justo; sim, e ele será abençoado. Deus lhe dará a bênção; é o design dele, e não posso revertê-lo. Shuckford é de opinião que o Espírito profético de Deus naquele momento iluminou a mente de Isaac e mostrou-lhe a vontade de Deus.

Comentário de Adam Clarke

E Isaque tremeu – A leitura marginal é muito literal e apropriada, E Isaque tremeu muito. E isso mostra a profunda preocupação que ele sentia por seu próprio engano, e a iniqüidade dos meios pelos quais isso havia acontecido. Embora Isaque deva ter ouvido falar daquilo que Deus havia falado com Rebeca, o ancião servirá ao mais novo e nunca poderia desejar reverter esse propósito divino; no entanto, ele certamente pensaria que a bênção espiritual poderia ser transmitida a Esaú e por ele a todas as nações da terra, apesar da superioridade do domínio secular do outro lado.

Sim, e ele será abençoado – Pelo que é dito neste versículo, reunido com Hebreus 12:17 , vemos como o transporte da primogenitura era vinculativo quando comunicado com os ritos já mencionados. Quando Isaque descobriu que havia sido enganado por Jacó, certamente teria revertido a bênção se pudesse; mas como havia sido transmitido da maneira sacramental, isso era impossível. Eu o abençoei, diz que sim, e ele deve ou será abençoado. Por isso, é dito pelo apóstolo. Esaú não encontrou lugar para o arrependimento, nem lugar para mudança de idéia ou propósito em seu pai, embora ele o procurasse com lágrimas. O pai não pôde revertê-lo porque a concessão já havia sido feita e confirmada. Mas isso não tinha nada a ver com a salvação final de Esaú, que era mais do que esperto, nem mesmo com a de seu irmão não natural.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 27:33 . Isaque tremia, etc. – Pode parecer extraordinário que Isaque fique tão alarmado com esse evento, e ainda assim confirme o que ele havia feito; não retirando a bênção, tão enganosamente conquistada: eu o abençoei, sim, e ele será abençoado. Às respostas comuns tiradas de Isaque estar convencido da interposição Divina, etc. Eu acrescentaria que todo leitor atento deve discernir que grande diferença de sentido os sinais do futuro farão ou farão em nosso idioma; uma diferença à qual o tempo futuro em outras línguas é um estranho: de fato, muitas vezes depende muito da aplicação adequada desses sinais. No presente caso, em vez de deve, leia vontade; e você deve observar imediatamente que a passagem terá outra, e um senso muito justo; sim, e ele será abençoado. Deus lhe dará a bênção; é o design dele, e não posso revertê-lo. Shuckford é de opinião que o Espírito profético de Deus naquele momento iluminou a mente de Isaac e mostrou-lhe a vontade de Deus.

Comentário de John Calvin

33. E Isaque tremeu muito (48) Aqui agora novamente a fé que havia sido sufocada no peito do homem santo brilha e emite faíscas frescas; pois não há dúvida de que seu medo brota da fé. Além disso, não é um medo comum que Moisés descreve, mas aquilo que confunde totalmente o homem santo: pois, enquanto ele estava perfeitamente consciente de sua própria vocação, e portanto estava convencido de que o dever de nomear o herdeiro com quem ele deveria depositar a aliança da vida eterna foi divinamente imposta a ele, ele logo descobriu seu erro e ficou cheio de medo, que em um caso tão grande e tão sério Deus o havia cometido; pois, a menos que ele pensasse que Deus era o diretor desse ato, o que deveria tê-lo impedido de alegar sua ignorância como desculpa e de se enfurecer contra Jacó, que o havia roubado por fraude e por artes injustificáveis? Mas, embora coberto de vergonha por causa do erro que cometera, ele, no entanto, com a mente coletiva, ratifica a bênção que pronunciara; e não duvido que ele, então, acordado, começou a recordar o oráculo ao qual não estava suficientemente atento. Portanto, o homem santo não foi impelido pela ambição a ser tão tenaz com seu propósito, como costumam ser os homens obstinados, que perseguem até o fim o que antes, embora de maneira tola, começaram; mas a declaração, eu o abençoei, sim, e ele será abençoado, foi o efeito de uma fé rara e preciosa; pois ele, renunciando aos afetos da carne, agora se entrega inteiramente a Deus e, reconhecendo a Deus como o autor da bênção que proferira, atribui-lhe a devida glória por não ousar retratá-la. O benefício dessa doutrina pertence a toda a Igreja, a fim de que possamos certamente saber que tudo o que os arautos do evangelho nos prometem pelo mandamento de Deus será eficaz e estável, porque não falam como homens particulares, mas como pela ordem do próprio Deus; e a enfermidade do ministro não destrói a fidelidade, poder e eficácia da palavra de Deus. Aquele que se apresenta a nós, encarregado da oferta de felicidade e vida eternas, está sujeito às nossas misérias comuns e à morte; no entanto, não obstante, a promessa é eficaz. Quem nos absolve dos pecados é pecador; mas porque seu ofício é divinamente designado para ele, a estabilidade dessa graça, tendo seu fundamento em Deus, nunca falhará.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 27:33 . Isaque tremia muito – Sendo perplexo e surpreso ao considerar aqui as soberanas providências de Deus, e quão estranhamente seu propósito de dar a bênção a Esaú havia sido decepcionado. Aqueles que seguem a escolha de seus próprios afetos, em vez dos ditames da vontade divina, envolvem-se em perplexidades como essas. Mas ele logo se recupera e ratifica a bênção que havia dado a Jacó; Eu o abençoei, e ele será abençoado – ele pode ter se lembrado disso; mas agora, finalmente, ele sente que se enganou ao projetá-lo para Esaú. Ou recordando o oráculo divino, ou tendo se encontrado mais do que normalmente cheio do Espírito Santo quando deu a bênção a Jacó, ele percebeu que Deus, por assim dizer, disse Amém a ele.

Gênesis 27: 35-36 . Teu irmão tirou a tua bênção – Aquilo que por direito de nascença te pertencia, e que eu havia resolvido totalmente ter-te concedido. Ele tirou minha primogenitura – Essa foi uma acusação falsa, pois ele mesmo a havia vendido e a desprezava, Hebreus 12:16 . Isso mostra que ainda não havia verdadeiro arrependimento nele.

Comentário de John Wesley

E Isaque tremeu muito e disse: Quem? onde está o que tomou carne de veado e me trouxe, e eu comi de tudo antes de vires e o abençoei? sim, e ele será abençoado.

Isaque tremeu excessivamente – Aqueles que seguem a escolha de suas próprias afeições, em vez dos ditames da vontade divina, envolvem-se em perplexidades como essas. Mas ele logo se recupera e ratifica a bênção que havia dado a Jacó. Eu o abençoei, e ele será abençoado – ele deve ter se lembrado disso, mas agora, finalmente, ele sente que estava errado quando o projetou para ele. Esaú. Ao recordar o oráculo divino ou ao se encontrar mais do que normalmente cheio do Espírito Santo quando deu a bênção a Jacó, ele percebeu que Deus fez o que se dizia Amém.

Referências Cruzadas

Gênesis 27:25 – Então lhe disse: “Meu filho, traga-me da sua caça para que eu coma e o abençoe”. Jacó a trouxe, e o pai comeu; também trouxe vinho, e ele bebeu.

Gênesis 28:3 – Que o Deus Todo-poderoso o abençoe, faça-o prolífero e multiplique os seus descendentes, para que você se torne uma comunidade de povos.

Jó 21:6 – Quando penso nisso, fico aterrorizado; todo o meu corpo se põe a tremer.

Jó 37:1 – “Diante disso o meu coração bate aceleradamente e salta do seu lugar.

Salmos 55:5 – Temor e tremor me dominam; o medo tomou conta de mim.

João 10:10 – O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.

João 10:28 – Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.

Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

Romanos 11:29 – pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis.

Efésios 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.

Hebreus 11:20 – Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú com respeito ao futuro deles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *