Estudo de Gênesis 3:4 – Comentado e Explicado

"Oh, não! – tornou a serpente – vós não morrereis!
Gênesis 3:4

Comentário de Albert Barnes

A serpente agora faz uma afirmação forte e ousada, negando a eficácia mortal da árvore, ou a conseqüência fatal de participá-la, e afirmando que Deus sabia que, ao comer, seus olhos seriam abertos e eles seriam como ele mesmo em conhecer o bem e o mal.

Lembremos que essa foi a primeira falsidade que a mulher já ouviu. Sua mente também era infantil, no que se refere à experiência. A mente de abertura é naturalmente inclinada a acreditar na verdade de toda afirmação, até que ela tenha aprendido por experiência a falsidade de algumas. Havia também nessa falsidade o que dá o poder de enganar, uma grande quantidade de verdade combinada com o elemento de mentira. A árvore não era fisicamente fatal para a vida, e a sua ingestão realmente se originou no conhecimento do bem e do mal. Não obstante, a participação do que foi proibido emitiu na privação legal e real da vida. E isso não os fez conhecer o bem e o mal por completo, como Deus sabe, mas em um sentido experimental, como o diabo o conhece. No ponto de conhecimento, eles se tornaram como Deus; no ponto da moralidade, como o tentador.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 3: 4 . A serpente disse: não morrereis . A mulher tendo insistido com a maldição de Deus, o tentador estava interessado em remover sua força, sem a qual era impossível para ele prevalecer. E, portanto, com a ousadia mais ousada, mas sutil, ele contradiz a afirmação divina e lança a mais vil sobre a bondade de Deus, assegurando à mulher que, ao comer o fruto, ela estaria tão longe de morrer, como temia, que ela seria sábia como o próprio Deus. E isso ele pede como a razão pela qual Deus proibiu o consumo do fruto: tentar a mulher a não acreditar na veracidade de seu Criador e considerá-lo um mestre duro e severo, retendo os meios do bem de suas criaturas. “Deus proíbe que você coma desta árvore”, diz o enganador, “por um desejo de reter a sua felicidade; e, portanto, aterroriza você com as ameaças da morte, pelo que ele sabe que serão os meios de sabedoria e bem-aventurança para você”. você!” E este não é um método muito bem-sucedido ainda usado pelo tentador, que persuade os homens a duvidar da veracidade divina e a praticar pecados, dos quais esperam felicidade, em contradição à sua declaração, que disse positivamente que aqueles que o fazem as coisas morrerão a morte e não herdarão o reino de Deus?

Comentário de Adam Clarke

Certamente não morrereis – Aqui o pai da mentira aparece imediatamente; e aparece também em contradizer categoricamente a afirmação de Deus. O tentador, através do nachash , insinua a impossibilidade de sua morte, como se ele tivesse dito: Deus te criou imortal; portanto, sua morte é impossível; e Deus sabe disso, pois como você vive pela árvore da vida, assim obterá aumento de sabedoria pela árvore do conhecimento.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 3: 4 . A serpente disse: não morrereis . A mulher tendo insistido com a maldição de Deus, o tentador estava interessado em remover sua força, sem a qual era impossível para ele prevalecer. E, portanto, com a ousadia mais ousada, mas sutil, ele contradiz a afirmação divina e lança a mais vil sobre a bondade de Deus, assegurando à mulher que, ao comer o fruto, ela estaria tão longe de morrer, como temia, que ela seria sábia como o próprio Deus. E isso ele pede como a razão pela qual Deus proibiu o consumo do fruto: tentar a mulher a não acreditar na veracidade de seu Criador e considerá-lo um mestre duro e severo, retendo os meios do bem de suas criaturas. “Deus proíbe que você coma desta árvore”, diz o enganador, “por um desejo de reter a sua felicidade; e, portanto, aterroriza você com as ameaças da morte, pelo que ele sabe que serão os meios de sabedoria e bem-aventurança para você”. você!” E este não é um método muito bem-sucedido ainda usado pelo tentador, que persuade os homens a duvidar da veracidade divina e a praticar pecados, dos quais esperam felicidade, em contradição à sua declaração, que disse positivamente que aqueles que o fazem as coisas morrerão a morte e não herdarão o reino de Deus?

Comentário de John Calvin

4. E a serpente disse à mulher que Satanás agora se lança mais ousadamente; e porque ele vê uma brecha se abrir diante dele, ele invade um ataque direto, pois ele nunca costuma se envolver em uma guerra aberta até que voluntariamente nos exponhamos a ele, nus e desarmados. A princípio, ele se aproxima de nós com cautela; mas quando ele nos invade, ousa exaltar-se petulantemente e com orgulhosa confiança contra Deus; assim como ele agora aproveita a dúvida de Eva, penetra ainda mais, para que possa transformá-la em um negativo direto. Comporta-nos ser instruído, por muitos exemplos, a tomar cuidado com as armadilhas e, fazendo resistência oportuna, mantê-lo longe de nós, para que um acesso mais próximo não lhe seja permitido. Ele agora, portanto, não pergunta duvidosamente, como antes, se o mandamento de Deus, ao qual ele se opõe, é verdadeiro, mas acusa abertamente a Deus da falsidade, pois afirma que a palavra pela qual a morte foi denunciada é falsa e ilusória. . Tentação fatal! quando enquanto Deus está nos ameaçando com a morte, não apenas dormimos com segurança, mas também desprezamos o próprio Deus!

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 3: 4-5 . O tentador, descobrindo que a mulher começou a duvidar se comer esse fruto era um crime, e se fosse, se o castigo se seguiria, agora se tornou mais ousado em seu ataque e, dando a mentira a Deus, afirmou de maneira circular: “Vós certamente não morra. ” Longe disso, você terá muita vantagem ao comer essa árvore. Ele se adapta à tentação ao estado puro em que estavam agora, propondo a eles, não qualquer prazer carnal, mas prazeres intelectuais. Primeiro, seus olhos serão abertos – Você terá muito mais poder e prazer da contemplação do que agora: suas visões intelectuais serão ampliadas e você verá mais coisas do que agora. 2d, Sereis como deuses – Como Elohim, deuses poderosos, seres de ordem superior. 3d, conhecereis o bem e o mal – isto é, tudo que é desejável que seja conhecido. Para apoiar essa parte da tentação, ele abusou do nome dado a essa árvore. A intenção era ensinar o conhecimento prático do bem e do mal; isto é, de dever e desobediência, e provaria o conhecimento experimental do bem e do mal; isto é, de felicidade e miséria. Mas ele perverte o sentido disso e o destrói, como se a árvore lhes desse um conhecimento especulativo das naturezas, espécies e originais do bem e do mal. E, quarto, tudo isso atualmente; No dia em que você comer – Você encontrará uma mudança repentina e imediata para melhor.

Referências Cruzadas

Gênesis 3:13 – O Senhor Deus perguntou então à mulher: “Que foi que você fez? ” Respondeu a mulher: “A serpente me enganou, e eu comi”.

Deuteronômio 29:19 – Se alguém, cujo coração se afastou do Senhor para adorar outros deuses, ouvir as palavras deste juramento, invocar uma bênção sobre si mesmo e pensar: “Estarei em segurança, muito embora persista em seguir o meu próprio caminho”, trará desgraça tanto à terra irrigada quanto à terra seca.

2 Reis 1:4 – Por isso, assim diz o Senhor: ‘Você não se levantará mais dessa cama e certamente morrerá! ’ ” E assim Elias se foi.

2 Reis 1:6 – Eles responderam: “Um homem veio ao nosso encontro e nos disse: ‘Voltem ao rei que os enviou e digam-lhe: Assim diz o Senhor: “Acaso não há Deus em Israel? Por que você mandou consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom? Por isso você não se levantará mais dessa cama e certamente morrerá! ” ’ “

2 Reis 1:16 – Ao chegar, disse ao rei: “Assim diz o Senhor: Acaso não há Deus em Israel? Por que você mandou consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom? Por isso, você não se levantará mais dessa cama e certamente morrerá! “

2 Reis 8:10 – Eliseu respondeu: “Vá e diga-lhe: ‘Com certeza te recuperarás’, no entanto o Senhor me revelou que de fato ele vai morrer”.

Salmos 10:11 – Pensa consigo mesmo: “Deus se esqueceu; escondeu o rosto e nunca verá isto”.

João 8:44 – “Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.

2 Coríntios 2:11 – a fim de que Satanás não tivesse vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas intenções.

2 Coríntios 11:3 – O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo.

1 Timóteo 2:14 – E Adão não foi enganado, mas sim a mulher, que, tendo sido enganada, tornou-se transgressora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *