Estudo de Gênesis 3:5 – Comentado e Explicado

Mas Deus bem sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão, e sereis como deuses, conhecedores do bem e do mal."
Gênesis 3:5

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 3: 5 . Serão como deuses, conhecendo o bem e o mal ?????? keelohim, como Deus. Veja nota em Gênesis 3:22 .

Comentário de Adam Clarke

Seus olhos serão abertos – Seu entendimento será grandemente iluminado e aprimorado; e sereis como deuses, como Deus, para que a palavra seja traduzida; pois que idéia nossos primeiros pais poderiam ter de deuses antes que a idolatria pudesse ter algum ser, porque o pecado ainda não havia entrado no mundo? O siríaco tem a palavra no número singular e é a única de todas as versões que atingiram o verdadeiro significado. Como a palavra original é a mesma que é usada para apontar o Ser Supremo, Gênesis 1: 1 , também tem aqui a mesma significação, e o objetivo do tentador parece ter sido o seguinte: convencer nossos primeiros pais de que deveriam , comendo desse fruto, torne-se sábio e poderoso como Deus (pois conhecimento é poder) e possa existir para sempre, independentemente dele.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 3: 5 . Serão como deuses, conhecendo o bem e o mal ?????? keelohim, como Deus. Veja nota em Gênesis 3:22 .

Comentário de John Calvin

5. Porque Deus sabe. Há quem pense que Deus é aqui habilmente louvado por Satanás, como se Ele nunca proibisse os homens do uso de frutos saudáveis. Mas eles se contradizem manifestamente, pois, em algum momento, confessam que no membro anterior da sentença ele já havia declarado que Deus era indigno de confiança, como alguém que mentiu. Outros supõem que ele acusa Deus de malignidade e inveja, como desejando privar o homem de sua mais alta perfeição; e essa opinião é mais provável que a outra. No entanto, (de acordo com meus julgamentos), Satanás tenta provar o que ele havia afirmado recentemente, raciocinando, no entanto, a partir de contrários: (167) Deus, ele diz, interditou a árvore para você, para que ele não seja obrigado a admitir que você o faça. a participação de sua glória; portanto, o medo de punição é bastante desnecessário. Em resumo, ele nega que uma fruta útil e salutar possa ser prejudicial. Quando ele diz: Deus sabe, ele censura Deus como sendo movido pelo ciúme: e como tendo dado a ordem relativa à árvore, com o propósito de manter o homem em uma posição inferior.

Sereis como deuses. Alguns traduzem: ‘Vocês serão como anjos’. Pode até ser traduzido no número singular: ‘Sereis como Deus’. Não tenho dúvidas de que Satanás lhes promete divindade ; como se ele tivesse dito: Por nenhuma outra razão Deus te defraudar a árvore do conhecimento, a não ser porque ele teme tê-lo como companheiro. Além disso, não é sem alguma demonstração de razão que ele faz com que a glória Divina, ou igualdade com Deus, consista no perfeito conhecimento do bem e do mal; mas é uma mera pretensão, com o objetivo de prender a mulher infeliz. Porque o desejo do conhecimento é naturalmente inerente e a felicidade deve estar nele; mas Eva errou ao não regular a medida de seu conhecimento pela vontade de Deus. E todos nós sofremos diariamente a mesma doença, porque desejamos saber mais do que é certo e mais do que Deus permite; enquanto o ponto principal da sabedoria é uma sobriedade bem regulada na obediência a Deus.

O significado da passagem parece ser o seguinte: Satanás havia dito primeiro em termos claros: “Certamente não morrereis”; e então, para confirmar sua posição, argumentou que, supondo que Deus proibisse a árvore, ele deve ter feito isso por inveja, para que não fosse obrigado a elevá-las à igualdade consigo mesmo e, portanto, sem suposição possível. qualquer motivo para temer; pois eles só tinham que comer para estar além do alcance de sua vingança. – Ed .

Referências Cruzadas

Gênesis 2:17 – mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”.

Gênesis 3:7 – Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se.

Gênesis 3:10 – E ele respondeu: “Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi”.

Gênesis 3:22 – Então disse o Senhor Deus: “Agora o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Não se deve, pois, permitir que ele também tome do fruto da árvore da vida e o coma, e viva para sempre”.

Exodo 5:2 – O faraó respondeu: “Quem é o Senhor, para que eu lhe obedeça e deixe Israel sair? Não conheço o Senhor, e não deixarei Israel sair”.

Exodo 20:7 – “Não tomarás em vão o nome do Senhor teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.

1 Reis 22:6 – Então o rei de Israel reuniu quatrocentos profetas, e lhes perguntou: “Devo ir à guerra contra Ramote-Gileade, ou não? ” Eles responderam: “Sim, pois o Senhor a entregará nas mãos do rei”.

2 Crônicas 32:15 – Portanto, não deixem Ezequias enganá-los ou iludi-los dessa maneira. Não acreditem nele, pois nenhum deus de qualquer nação ou reino jamais conseguiu livrar o seu povo das minhas mãos ou das mãos de meus antepassados. Muito menos o deus de vocês conseguirá livrá-los das minhas mãos! “

Salmos 12:4 – dos que dizem: “Venceremos graças à nossa língua; somos donos dos nossos lábios! Quem é senhor sobre nós? “

Jeremias 14:13 – Mas eu disse: “Ah, Soberano Senhor, os profetas estão dizendo a eles: ‘Vocês não verão a guerra nem a fome; eu lhes darei prosperidade duradoura neste lugar’ “.

Jeremias 28:2 – “Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: ‘Quebrarei o jugo do rei da Babilônia.

Ezequiel 13:2 – “Filho do homem, profetize contra os profetas de Israel que estão profetizando agora. Diga àqueles que estão profetizando pela sua própria imaginação: ‘Ouçam a palavra do Senhor!

Ezequiel 13:22 – Por que, mentindo, vocês desencorajaram o justo, contra a minha vontade, e encorajaram os ímpios a não se desviarem dos seus maus caminhos para salvarem as suas vidas,

Ezequiel 28:2 – “Filho do homem, diga ao governante de Tiro: ‘Assim diz o Soberano Senhor: ” ‘No orgulho do seu coração você diz: “Sou um deus; sento-me no trono de um deus no coração dos mares”. Mas você é um homem, e não um deus, embora se ache tão sábio quanto um deus.

Ezequiel 28:9 – Será que então você dirá: “Eu sou um deus” na presença daqueles que o matarem? Você será tão-somente um homem, e não um deus, nas mãos daqueles que o abaterem.

Ezequiel 29:3 – Diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: ” ‘Estou contra você, faraó, rei do Egito, contra você, grande monstro deitado em meio a seus riachos. Você diz: “O Nilo é meu; eu o fiz para mim mesmo”.

Daniel 4:30 – disse: “Acaso não é esta a grande Babilônia que eu construí como capital do meu reino, com o meu enorme poder e para a glória da minha majestade? “

Daniel 6:7 – Todos os supervisores reais, os prefeitos, os sátrapas, os conselheiros e os governadores concordaram em que o rei deve emitir um decreto ordenando que todo aquele que orar a qualquer deus ou a qualquer homem nos próximos trinta dias, exceto a ti, ó rei, seja atirado na cova dos leões.

Mateus 6:23 – Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!

Atos dos Apóstolos 12:22 – Eles começaram a gritar: “É voz de deus, e não de homem”.

Atos dos Apóstolos 26:18 – para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim’.

2 Coríntios 4:4 – O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

2 Coríntios 11:3 – O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo.

2 Coríntios 11:13 – Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo.

2 Tessalonicenses 2:4 – Este se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, a ponto de se assentar no santuário de Deus, proclamando que ele mesmo é Deus.

Apocalipse 13:4 – Adoraram o dragão, que tinha dado autoridade à besta, e também adoraram a besta, dizendo: “Quem é como a besta? Quem pode guerrear contra ela? “

Apocalipse 13:14 – Por causa dos sinais que lhe foi permitido realizar em nome da primeira besta, ela enganou os habitantes da terra. Ordenou-lhes que fizessem uma imagem em honra da besta que fora ferida pela espada e contudo revivera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *