Estudo de Êxodo 20:7 – Comentado e Explicado

"Não pronunciarás o nome de Javé, teu Deus, em prova de falsidade, porque o Senhor não deixa impune aquele que pronuncia o seu nome em favor do erro.
Êxodo 20:7

Comentário de Albert Barnes

Nossos tradutores fazem com que o terceiro mandamento se baseie em qualquer profana e ociosa expressão do nome de Deus. Outros dizem: “Não jurarás falsamente pelo nome de Jeová, teu Deus.” A palavra hebraica que responde a “em vão” pode ser traduzida de qualquer maneira. Os dois abusos do nome sagrado parecem distinguir-se em Levítico 19:12 (ver Mateus 5:33 ). Nossa versão King James provavelmente está certa ao fornecer a renderização que é mais inclusiva. A cautela de que uma violação deste mandamento gera culpa aos olhos de Yahweh é especialmente apropriada, em conseqüência da facilidade com que a tentação de tomar o nome de Deus “em vão” acomete as pessoas em suas conversas comuns.

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 20: 7 . Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão Nosso Salvador, que, deve ser permitido, foi o melhor expositor dos mandamentos, nos deu ( Mateus 5:33 .) O verdadeiro significado disso, que é: , primariamente, não te jurarás; o que ele explica ainda, acrescentando, mas prestando juramentos ao Senhor; e, em Levítico 19:12, esse mandamento também é expresso de maneira plena e clara, assim, não jurareis falsamente por meu nome; nem profanarás o nome de teu DEUS; de modo que, em vão, tomar o nome do Senhor em primeiro lugar significa o mais alto grau de profanação desse nome por perjúrio; e, secundariamente, todos os graus subordinados e inferiores de profanação; dentre as quais, como nosso Salvador nos informa, são proibidas todas as espécies de luz e juramentos vãos. Assim, essa ofensa pode ser incluída nela, que alguns expositores supuseram seu alcance e intenção imediatos; ou seja, a transferência para os ídolos dos títulos que pertencem a DEUS e o juramento desses ídolos; uma prática conhecida dos pagãos; e, nesse ponto de vista, eles renderiam as palavras do mandamento : não levarás nem transferiremos o nome do Senhor teu Deus para algo vã; a denominação frequentemente dada nas Escrituras a um ídolo. Mas o significado do mandamento é mais extenso; sendo nivelado contra todo uso vaidoso, leve e impróprio do nome de DEUS em geral, e perjúrio em particular; que, sendo um vício tão ousado em si mesmo e tão pernicioso para a sociedade, merecia a majestade de DEUS colocar em sua lei a barreira mais forte contra ele. E, consequentemente, achamos que a mais terrível denúncia anexa ao mandamento, o Senhor não o responsabilizará por tomar o seu nome em vão: afirmando mais fortemente pelo negativo, que o próprio Senhor indubitavelmente e severamente punirá aqueles que são culpado deste crime: cap. Êxodo 34: 7 . Jeremias 30:11 pode escapar do castigo dos homens; mas como não pode escapar do conhecimento, não se libertará da vingança de DEUS. Essa tem sido a opinião geral da humanidade: “o castigo divino do perjúrio, diz a lei das doze mesas, é a destruição; o castigo humano é a infâmia:” E Alexander Severus era tão sensível a isso, que achou que o desprezo pelo a religião de um juramento sempre teve DEUS como vingador suficiente.

Comentário de Adam Clarke

Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão – Esse preceito não proíbe apenas todos os juramentos falsos, mas todos os juramentos comuns em que o nome de Deus é usado ou onde ele é apelado como testemunha da verdade. Também proíbe necessariamente toda menção leve e irreverente de Deus, ou qualquer um de seus atributos; e isso a palavra original ???? lashshav particularmente importa: e podemos acrescentar com segurança a tudo isso que toda oração, ejaculação, etc., que não seja acompanhada de profunda reverência e genuíno espírito de piedade, também é condenada aqui. Em quantos milhares de instâncias esse mandamento é quebrado nas orações, lidas ou extorquidas, de adoradores imprudentes, ousados ??e presunçosos! E quão poucos são os que não o quebram, tanto em suas devoções públicas quanto privadas! Quão baixa é a piedade quando somos obrigados a escapar da condenação, a orar a Deus para “perdoar os pecados de nossas coisas sagradas!” Até os pagãos pensavam que os nomes de seus deuses deveriam ser tratados com reverência. ?a?t?? µe? d? ?a??? ep? ?de?µa, ?e?? ???µata µ? ??a??e?? ??d???, e???ta ?? e???s?? ?µ?? ??ast?te ta p???a ?? p?e?st?? ?a?a??t?t?? te ?a? ???e?a? ta pe?? t??? ?e??? . “É sem dúvida certo não poluir facilmente os nomes dos deuses, usando-os como fazemos nomes comuns; mas observar com pureza e santidade todas as coisas pertencentes aos deuses.”

O Senhor não o manterá sem culpa, etc. – Seja o que for que a própria pessoa pense ou espere, no entanto, pode implorar em seu próprio nome e dizer que não pretende mal, etc .; se ele, de uma das maneiras acima, ou de qualquer outra maneira, tomar o nome de Deus em vão, Deus não o manterá sem culpa – ele o considerará culpado e o castigará por isso. É necessário dizer a qualquer mente verdadeiramente espiritual, que todas essas interjeições, como Deus! meu Deus! bom Deus! Deus do céu! etc., etc., existem violações formais positivas desta lei? Quantos que passam por cristãos são altamente criminosos aqui!

Comentário de John Wesley

Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não o julgará inocente, que toma o seu nome em vão.

O terceiro mandamento diz respeito à maneira de nossa adoração; Onde temos, 1. Uma proibição estrita.

Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão – Supondo que, tendo tomado Jeová por seu Deus, fariam menção ao nome dele, esse mandamento alerta para não mencioná-lo em vão, e ainda é tão necessário como sempre. Tomamos o nome de Deus em vão: Primeiro, por hipocrisia, fazendo profissão do nome de Deus, mas não cumprindo essa profissão. Em segundo lugar, pela quebra da aliança. Se fazemos promessas a Deus e não cumprimos nossos votos ao Senhor, tomamos o nome dele em vão. Terceiro, jurando precipitadamente, mencionando o nome de Deus, ou qualquer um de seus atributos, na forma de um juramento, sem qualquer ocasião justa para isso, mas sem nenhum propósito ou sem um bom propósito. Quarto, por palavrões, que alguns pensam que se destinam principalmente à letra do mandamento. Quinto, usando o nome de Deus de maneira leve e descuidada. É proibida a profanação da forma de devoção, bem como a profanação das formas de palavrões; como também a profanação de qualquer uma dessas coisas pelas quais Deus se faz conhecido.

Pois o Senhor não o responsabilizará – magistrados que punem outras ofensas podem não se considerar preocupados em tomar conhecimento disso; mas Deus, que tem inveja de sua honra, não se conformará com isso. O pecador talvez se mantenha inocente e pense que não há mal algum; para evitar que sugestão, a ameaça é assim expressa, Deus não o manterá sem culpa – Mas está mais implícito que Deus será o próprio vingador daqueles que tomam seu nome em vão; e acharão uma coisa terrível cair nas mãos do Deus vivo.

Comentário de John Calvin

Êxodo 20: 7 . Não tomarás o nome. Há uma sinecdoche manifesta neste mandamento; pois, para que Deus busque pelo seu nome sua devida reverência, proíbe que sejam tomados em vão, especialmente em juramentos. Por isso, inferimos, por outro lado, um mandamento afirmativo, de que todo juramento deve ser um testemunho da verdadeira piedade, pela qual a majestade do próprio Deus deve obter sua glória adequada. Além disso, é claro que não apenas quando juramos por Deus, Seu nome deve ser reverentemente honrado, mas sempre que a menção é feita. Assim, nessas palavras, Ele mantém Sua santidade não apenas em Sua palavra, mas também em Suas obras, contra todo desprezo profano a ela. Logo veremos que jurar pelo nome de Deus é uma espécie ou parte do culto religioso, e isso também se manifesta nas palavras de Isaías 45:23 ; pois quando ele prediz que todas as nações devem se dedicar à religião pura, ele fala assim: “Enquanto eu viver, diz o Senhor, todo joelho se dobrará a mim, e toda língua jurará por mim”. (308) Agora, se o dobrar dos joelhos é um sinal de adoração, esse juramento que está relacionado a ele é equivalente a um reconhecimento de que Ele é Deus. Desde então, a razão dita que a espécie é colocada para o gênero, devemos ver o que deve ser entendido pelo nome de Deus e pelo advérbio ???? , leshav. É tolice e infantil restringir isso ao nome Jeová, (309) como se a majestade de Deus estivesse confinada a letras ou sílabas; mas, enquanto Sua essência é invisível, Seu nome é colocado diante de nós como uma imagem, na medida em que Deus se manifesta para nós, e é distintamente conhecido por suas próprias marcas, assim como os homens são cada um por seu próprio nome. Nesta base, Cristo ensina que o nome de Deus é compreendido nos céus, na terra, no templo, no altar ( Mateus 5:34 ), porque Sua glória é visível neles. Conseqüentemente, o nome de Deus é profanado sempre que qualquer depreciação é feita por Sua suprema sabedoria, poder infinito, justiça, verdade, clemência e retidão. Se uma definição mais curta for preferida, digamos que Seu nome é o que Paulo chama t? ???st?? , “ aquilo que pode ser conhecido” Dele. ( Romanos 1:19 .)

O nome de Deus, então, é tomado em vão, não apenas quando alguém o abusa por perjúrio, mas quando é levemente e desrespeitosamente aduzido em prova de assuntos frívolos e insignificantes: falo com respeito a juramentos. Nisso, porém, a ingratidão do homem é muito grosseira, que quando Deus lhes concede Seu nome, como se fosse pedido, para pôr um fim às suas disputas e ser um penhor da sua verdade, ainda assim voa promiscuamente de suas bocas não sem desrespeito manifesto. Deus condenará novamente o perjúrio no Quinto Mandamento da Segunda Mesa, a saber, na medida em que ofenda e viole a caridade, ferindo nossos vizinhos. O objetivo e o objetivo deste mandamento são diferentes, ou seja, que a honra devida a Deus possa ser imaculada; que devemos apenas falar dele religiosamente; que a veneração dEle deveria ser mantida entre nós. A palavra ???? , leshau, pode de fato ser traduzida “por falsidade” e, nesse sentido, a veremos usada em outro lugar; mas como muitas vezes é equivalente a chin , chinam, que significa gratuitamente, ou em vão, essa exposição parece ser a mais apropriada. Nisso, também, há instruções mais completas e ricas, a saber, que os homens não devem arrastar Seu nome em assuntos leves, como no esporte ou escárnio Dele, o que não pode ser feito sem insultá-lo e profaná-lo. E assim a santidade do nome de Deus, que nos preserva em Seu temor e em verdadeira piedade, é contrastada com a partícula ???? , leshau. Mas como nada é mais difícil do que restringir a licenciosidade dos homens a esse respeito, e desculpar ou pelo menos diminuir o pecado, é alegada a escorregadia da língua, sua punição é aqui denunciada: que, se o nome de Deus for exposto precipitadamente à reprovação ou ao desprezo Ele vingará. Quanto mais endurecidos, portanto, em sua licenciosidade, menor será sua impunidade; até agora, o hábito depravado diminui a culpa.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 20: 7 . O terceiro mandamento diz respeito à maneira de nossa adoração: onde temos, primeiro, uma estrita proibição. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão – Supondo que, tendo tomado Jeová por seu Deus, fariam menção ao nome dele, esse mandamento alerta para não mencioná-lo em vão, e ainda é tão necessário como sempre. Nós tomamos o nome de Deus em vão, 1º, por hipocrisia, fazendo profissão do nome de Deus, mas não cumprindo essa profissão. 2d, por quebra de aliança. Se fazemos promessas a Deus e não cumprimos nossos votos ao Senhor, tomamos o nome dele em vão. 3d, jurando precipitadamente, mencionando o nome de Deus, ou qualquer um de seus atributos, na forma de um juramento, sem nenhuma ocasião justa para isso, sem nenhum bom propósito ou mal. 4º, por falsos juramentos, que alguns pensam que se destinam principalmente à letra do mandamento. 5. Usando o nome de Deus de maneira leve e descuidada. É proibida a profanação da forma de devoção, bem como a profanação das formas de palavrões; como também a profanação de qualquer uma dessas coisas pelas quais Deus se faz conhecido. Pois o Senhor não o manterá sem culpa – os magistrados, que punem outras ofensas, podem não se considerar preocupados em tomar conhecimento disso; mas Deus, que tem inveja de sua honra, não se conformará com isso. O pecador talvez se mantenha inocente e pense que não há mal algum; para evitar que sugestão, a ameaça é assim expressa, Deus não o manterá sem culpa. Mas está mais implícito que Deus será o vingador daqueles que levam seu nome em vão; e acharão uma coisa terrível cair nas mãos do Deus vivo.

Referências Cruzadas

Levítico 19:12 – “Não jurem falsamente pelo meu nome, profanando assim o nome do seu Deus. Eu sou o Senhor.

Levítico 24:11 – O filho da israelita blasfemou o Nome com uma maldição; então o levaram a Moisés. O nome de sua mãe era Selomite, filha de Dibri, da tribo de Dã.

Deuteronômio 5:11 – “Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem usar o seu nome em vão.

Josué 2:12 – Jurem-me pelo Senhor que, assim como eu fui bondosa com vocês, vocês também serão bondosos com a minha família. Dêem-me um sinal seguro

Josué 2:17 – Os homens lhe disseram: “Estaremos livres do juramento que você nos levou a fazer

Josué 9:20 – Todavia, nós os trataremos assim: Vamos deixá-los viver, para que não caia sobre nós a ira divina por quebrarmos o juramento que lhes fizemos”.

2 Samuel 21:1 – Durante o reinado de Davi, houve uma fome que durou três anos. Davi consultou o Senhor, que lhe disse: “A fome veio por causa de Saul e de sua família sanguinária, por terem matado os gibeonitas”.

1 Reis 2:9 – Mas, agora, não o considere inocente. Você é um homem sábio e saberá o que fazer com ele; apesar de ele já ser idoso, faça-o descer ensangüentado à sepultura”.

Salmos 50:14 – Ofereça a Deus em sacrifício a sua gratidão, cumpra os seus votos para com o Altíssimo,

Provérbios 30:9 – Se não, tendo demais, eu te negaria e te deixaria, e diria: ‘Quem é o Senhor? ’ Se eu ficasse pobre, poderia vir a roubar, desonrando assim o nome do meu Deus.

Jeremias 4:2 – se você jurar pelo nome do Senhor, com fidelidade, justiça e retidão, então as nações serão por ele abençoadas e nele se gloriarão. “

Mateus 5:33 – “Vocês também ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não jure falsamente, mas cumpra os juramentos que você fez diante do Senhor’.

Mateus 23:16 – “Ai de vocês, guias cegos!, pois dizem: ‘Se alguém jurar pelo santuário, isto nada significa; mas se alguém jurar pelo ouro do santuário, está obrigado por seu juramento’.

Mateus 26:63 – Mas Jesus permaneceu em silêncio. O sumo sacerdote lhe disse: “Exijo que você jure pelo Deus vivo: se você é o Cristo, o Filho de Deus, diga-nos”.

2 Coríntios 1:23 – Invoco a Deus como testemunha de que foi a fim de poupá-los que não voltei a Corinto.

Hebreus 6:16 – Os homens juram por alguém superior a si mesmos, e o juramento confirma o que foi dito, pondo fim a toda discussão.

Tiago 5:12 – Sobretudo, meus irmãos, não jurem nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outra coisa. Seja o sim de vocês, sim, e o não, não, para que não caiam em condenação.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *