Estudo de Levítico 24:11 – Comentado e Explicado

o filho da mulher israelita blasfemou contra o santo nome e o amaldiçoou. Sua mãe chamava-se Salumite, filha de Dabri, da tribo de Dã.
Levítico 24:11

Comentário de John Wesley

E o filho da israelita blasfemou o nome do SENHOR, e amaldiçoou. E o trouxeram a Moisés: (e o nome de sua mãe era Shelomith, filha de Dibri, da tribo de Dã 🙂

O nome do Senhor – As palavras do Senhor, ou de Jeová, são fornecidas em Levítico 24:16 , onde são expressas; aqui eles são omitidos talvez pelo agravamento de seu crime. Ele blasfemava com o nome assim chamado eminência; aquele nome que está acima de todo nome; aquele nome que um homem deveria de algum modo tremer para mencionar; que não deve ser nomeado sem causa ou sem reverência.

E amaldiçoou – Não apenas o israelita, mas também o seu Deus, como aparece em Levítico 24: 15,16 .

E eles o trouxeram – Ou as pessoas que o ouviram, ou o magistrado inferior, a quem ele foi trazido pela primeira vez.

Comentário de Joseph Benson

Levítico 24:11 . O nome do Senhor – As palavras do Senhor, ou de Jeová, são fornecidas em Levítico 24:16 , onde são expressas; aqui eles são omitidos, talvez pelo agravamento de seu crime. Ele blasfemou o nome – assim chamado por eminência; aquele nome que está acima de todo nome; aquele nome que um homem deveria de algum modo tremer para mencionar; que não deve ser nomeado sem causa ou sem reverência. E amaldiçoado – Não apenas o israelita, mas também o seu Deus, como aparece em Levítico 24: 15-16 . E eles o trouxeram – Ou as pessoas que o ouviram, ou o magistrado inferior, a quem ele foi trazido pela primeira vez.

Comentário de E.W. Bullinger

blasfemado, etc. Compare Gênesis 4:24 . Daí o uso de “o nome” em vez de “Jeová”.

o nome ou elipse (App-6. a) de Levítico 24:16 . Dan, outra triste mancha nesta tribo.

Referências Cruzadas

Exodo 18:22 – Eles estarão sempre à disposição do povo para julgar as questões. Trarão a você apenas as questões difíceis; as mais simples decidirão sozinhos. Isso tornará mais leve o seu fardo, porque eles o dividirão com você.

Exodo 18:26 – Estes ficaram como juízes permanentes do povo. As questões difíceis levavam a Moisés; as mais simples, porém, eles mesmos resolviam.

Exodo 20:7 – “Não tomarás em vão o nome do Senhor teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.

Levítico 24:15 – Diga aos israelitas: Se alguém amaldiçoar seu Deus, será responsável pelo seu pecado;

Levítico 24:16 – quem blasfemar o nome do Senhor terá que ser executado. A comunidade toda o apedrejará. Seja estrangeiro, seja natural da terra, se blasfemar o Nome, terá que ser morto.

Números 15:33 – Aqueles que o encontraram recolhendo lenha levaram-no a Moisés, a Arão e a toda a comunidade,

2 Samuel 12:14 – Entretanto, uma vez que você insultou o Senhor, o menino morrerá”.

1 Reis 21:10 – E mandem dois homens vadios sentar-se em frente dele e façam com que testemunhem que ele amaldiçoou tanto a Deus quanto ao rei. Levem-no para fora e apedrejem-no até a morte”.

1 Reis 21:13 – Então dois homens vadios vieram e se sentaram em frente dele e o acusaram diante do povo, dizendo: “Nabote amaldiçoou tanto a Deus quanto ao rei”. Por isso o levaram para fora da cidade e o apedrejaram até a morte.

2 Reis 18:30 – Não deixem Ezequias convencê-los a confiar no Senhor, quando diz: ‘Com certeza o Senhor nos livrará; esta cidade não será entregue nas mãos do rei da Assíria’.

2 Reis 18:35 – Qual dentre todos os deuses dessas nações conseguiu livrar sua terra do meu poder? Como então o Senhor poderá livrar Jerusalém das minhas mãos? “

2 Reis 18:37 – Então o administrador do palácio, Eliaquim, filho de Hilquias, o secretário Sebna e o arquivista real Joá, filho de Asafe, retornaram com as vestes rasgadas a Ezequias e lhe relataram o que o comandante de campo tinha dito.

2 Reis 19:1 – Ao ouvir o relato, o rei Ezequias rasgou as suas vestes, pôs roupas de luto e entrou no templo do Senhor.

2 Reis 19:6 – este lhes disse: “Digam a seu senhor: ‘Assim diz o Senhor: Não tenha medo das palavras que você ouviu, das blasfêmias que os servos do rei da Assíria lançaram contra mim.

2 Reis 19:10 – “Digam a Ezequias, rei de Judá: Não deixe que o Deus no qual você confia o engane, quando diz: ‘Jerusalém não cairá nas mãos do rei da Assíria’.

2 Reis 19:22 – De quem você zombou e contra quem blasfemou? Contra quem você levantou a voz e contra quem ergueu o seu olhar arrogante? Contra o Santo de Israel!

2 Crônicas 32:14 – De todos os deuses das nações que os meus antepassados destruíram, qual deles conseguiu salvar o seu povo de mim? Como então o deus de vocês poderá livrá-los das minhas mãos?

Jó 1:5 – Terminado um período de banquetes, Jó mandava chamá-los e fazia com que se purificassem. De madrugada ele oferecia um holocausto em favor de cada um deles, pois pensava: “Talvez os meus filhos tenham lá no íntimo pecado e amaldiçoado a Deus”. Essa era a prática constante de Jó.

Jó 1:11 – Mas estende a tua mão e fere tudo o que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face. “

Jó 1:22 – Em tudo isso Jó não pecou nem de nada culpou a Deus.

Jó 2:5 – Estende a tua mão e fere a sua carne e os seus ossos, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face. “

Jó 2:9 – Então sua mulher lhe disse: “Você ainda mantém a sua integridade? Amaldiçoe a Deus, e morra! “

Salmos 74:18 – Lembra-te de como o inimigo tem zombado de ti, ó Senhor, como os insensatos têm blasfemado o teu nome.

Salmos 74:22 – Levanta-te, ó Deus, e defende a tua causa; lembra-te de como os insensatos zombam de ti sem cessar.

Isaías 8:21 – Aflitos e famintos vaguearão pela terra; quando estiverem famintos, ficarão irados e, olhando para cima, amaldiçoarão o seu rei e o seu Deus.

Mateus 26:65 – Foi quando o sumo sacerdote rasgou as próprias vestes e disse: “Blasfemou! Por que precisamos de mais testemunhas? Vocês acabaram de ouvir a blasfêmia.

Atos dos Apóstolos 6:11 – Então subornaram alguns homens para dizerem: “Ouvimos Estêvão falar palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus”.

Romanos 2:24 – Como está escrito: “O nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vocês”.

1 Timóteo 1:13 – a mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância e na minha incredulidade;

Apocalipse 16:11 – e blasfemavam contra o Deus do céu, por causa das suas dores e das suas feridas; contudo, recusaram-se a arrepender-se das obras que haviam praticado.

Apocalipse 16:21 – Caíram sobre os homens, vindas do céu, enormes pedras de granizo, de cerca de trinta e cinco quilos cada; eles blasfemaram contra Deus por causa do granizo, pois a praga fora terrível.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *