Estudo de Gênesis 50:19 – Comentado e Explicado

José disse-lhes: "Não temais: posso eu pôr-me no lugar de Deus?
Gênesis 50:19

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 50:19 . Pois estou no lugar de Deus? Veja cap. Gênesis 30: 2 . onde esta mesma frase ocorre; cujo significado parece ser o mesmo nos dois lugares; como se Joseph tivesse dito: “Devo me opor ao que aconteceu, como se eu fosse Deus?” Ou devo puni-lo por aquilo que Deus transformou tanto em vantagem de todos nós? As palavras também podem muito bem ser traduzidas afirmativamente: eu estou no lugar de Deus; ie Eu tenho sido o instrumento, sob Deus, de sua preservação e apoio até agora; e você pode pensar que devo prejudicar aqueles a quem a Providência me permitiu tão abençoadamente? Veja cap. Gênesis 45: 5 .

Aprenda daí: 1. Aqueles que teriam perdão devem se humilhar a pedir. 2. Somos obrigados a tratá-los com especial bondade, que são adoradores do mesmo Deus e compartilhadores da mesma aliança. 3. Deus, embora nunca seja o autor do mal, pode tirar o bem do mal; não que esse pecado seja menos maligno, mas ele parece mais glorioso. 4. Espíritos quebrados precisam de palavras gentis. 5. Um coração fraterno não estará apenas pronto para perdoar os prejudiciais, mas o primeiro a consolá-los quando estiver abatido.

Comentário de Adam Clarke

Estou no lugar de Deus? Essas palavras podem ser entendidas como uma pergunta ou uma proposição afirmativa. Como devo prestar atenção à sua transgressão? Eu já passei por isso, o assunto está agora entre Deus e você. Ou, na ordem da providência divina, estou agora no lugar de Deus; ele me forneceu meios e me fez um distribuidor de sua recompensa; Portanto, eu não apenas o nutrirei, mas também os seus pequenos, Gênesis 50:21 ; : e, portanto, falou-lhes confortavelmente, como em Gênesis 45: 8 , dizendo-lhes que atribuía todo o negócio à providência particular de Deus, e não a qualquer má vontade ou malícia neles, e que, ao permitir que ele fosse trazido no Egito, Deus graciosamente salvou suas vidas, a vida de seu pai, a vida do povo de Canaã e dos egípcios; assim, Deus o honrou, tornando-o vicegerente nas dispensações de sua generosidade especial com tantas pessoas. , era impossível que ele ficasse insatisfeito com os meios pelos quais isso acontecia.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 50:19 . Pois estou no lugar de Deus? Veja cap. Gênesis 30: 2 . onde esta mesma frase ocorre; cujo significado parece ser o mesmo nos dois lugares; como se Joseph tivesse dito: “Devo me opor ao que aconteceu, como se eu fosse Deus?” Ou devo puni-lo por aquilo que Deus transformou tanto em vantagem de todos nós? As palavras também podem muito bem ser traduzidas afirmativamente: eu estou no lugar de Deus; ie Eu tenho sido o instrumento, sob Deus, de sua preservação e apoio até agora; e você pode pensar que devo prejudicar aqueles a quem a Providência me permitiu tão abençoadamente? Veja cap. Gênesis 45: 5 .

Aprenda daí: 1. Aqueles que teriam perdão devem se humilhar a pedir. 2. Somos obrigados a tratá-los com especial bondade, que são adoradores do mesmo Deus e compartilhadores da mesma aliança. 3. Deus, embora nunca seja o autor do mal, pode tirar o bem do mal; não que esse pecado seja menos maligno, mas ele parece mais glorioso. 4. Espíritos quebrados precisam de palavras gentis. 5. Um coração fraterno não estará apenas pronto para perdoar os prejudiciais, mas o primeiro a consolá-los quando estiver abatido.

Comentário de John Calvin

19. Estou no lugar de Deus? Alguns pensam que, nessas palavras, ele estava rejeitando a honra que lhe pagava: como se ele dissesse, que isso lhe foi injustamente oferecido, porque era devido somente a Deus. Mas essa interpretação é desprovida de probabilidade, uma vez que ele freqüentemente se permitia ser abordado dessa maneira, e sabia que a mente de seus irmãos era totalmente avessa a transferir a adoração de Deus ao homem mortal. E também desaprovo outro significado dado à passagem, que faz com que Joseph se recuse a punir com exatidão, porque ele não é Deus: pois ele não se restringe a retaliar o ferimento, na esperança de que Deus seja seu vingador. Outros apresentam uma terceira significação; a saber, que todo o caso foi conduzido pelo conselho de Deus, e não por ele próprio: o que, embora eu não rejeite inteiramente, porque se aproxima da verdade, ainda assim não aceito a interpretação como verdadeira. Pois a palavra ??? ( tachat ) às vezes significa em vez de , às vezes significa sujeição . Portanto, se a nota do interrogatório não estivesse no caminho, poderia muito bem ser traduzida: “Porque estou debaixo de Deus;” e então o sentido seria: “Não temas, porque estou debaixo de Deus;” para que Joseph os ensinasse que, porque ele está sujeito à autoridade de Deus, não é da sua conta liderar o caminho, mas seguir. Mas, enquanto ? ( ele ), a nota de interrogatório, é prefixada com a palavra, ela não pode ser exposta de outra maneira senão com o significado de que seria errado para ele, um homem mortal, presumir frustrar o conselho de Deus. Mas quanto à soma da questão, não há ambiguidade. Ao ver que José considera o desígnio da providência divina, ele restringe seus sentimentos como um freio, para que não o levem em excesso. Ele era realmente de uma disposição branda e humana; mas nada é melhor ou mais adequado para acalmar sua ira do que se submeter a ser governado por Deus. Quando, portanto, o desejo de vingança nos impele, deixe todos os nossos sentimentos serem submetidos à mesma autoridade. Além disso, desde que ele deseja que seus irmãos fiquem tranquilos e seguros, pela consideração de que ele, atribuindo a devida honra a Deus, se submete voluntariamente a obedecer ao mandamento divino; aprendamos, portanto, que é muito vantajoso lidar com homens moderados, que colocam Deus diante deles como seu líder e que não apenas se submetem à sua vontade, mas também obedecem alegremente a ele. Pois, se alguém é impotentemente levado pela luxúria da carne, devemos temer mil mortes por ele, a menos que Deus force sua fúria a forçar. Agora, como é o único remédio para aliviar nossa raiva, reconhecer o que somos nós mesmos e que direito Deus tem sobre nós; então, por outro lado, quando esse pensamento toma posse plena de nossas mentes, não há ardor, por mais furioso que não seja suficiente para mitigar.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 50:19 . Estou no lugar de Deus? Atrevo-me a usurpar a prerrogativa de Deus, a quem pertence se vingar? Ou posso fazer o que quiser com você, sem a permissão de Deus? Tema mais ele do que eu e, com a sua experiência de seu maravilhoso cuidado e bondade com você, esteja convencido de que ele ainda fará amizade com você e, portanto, eu o farei. Ou, talvez, em sua grande humildade, ele pensou que eles lhe mostravam muito respeito, e disse-lhes, com efeito, como Pedro a Cornélio: “Levante-se; Eu também sou homem. Faça as suas pazes com Deus, e então você achará fácil fazer as pazes comigo.

Comentário de John Wesley

E José lhes disse: Não temas; pois estou no lugar de Deus?

Estou no lugar de Deus? – Ele, com sua grande humildade, pensou que eles demonstravam respeito demais e fé neles com efeito, como Pedro a Cornélio, levante-se, eu também sou homem. Faça as suas pazes com Deus, e então você achará fácil fazer as pazes comigo.

Referências Cruzadas

Gênesis 30:2 – Jacó ficou irritado e disse: “Por acaso estou no lugar de Deus, que a impediu de ter filhos? “

Gênesis 45:5 – Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês.

Deuteronômio 32:35 – A mim pertence a vingança e a retribuição. No devido tempo os pés deles escorregarão; o dia da sua desgraça está chegando e o seu próprio destino se apressa sobre eles. “

2 Reis 5:7 – Assim que o rei de Israel leu a carta, rasgou as vestes e disse: “Por acaso sou Deus, capaz de conceder vida ou morte? Por que este homem me envia alguém para que eu o cure da lepra? Vejam como ele procura um motivo para se desentender comigo! “

Jó 34:19 – Não é verdade que ele não mostra parcialidade a favor dos príncipes, e não favorece o rico em detrimento do pobre, uma vez que todos são obra de suas mãos?

Mateus 14:27 – Mas Jesus imediatamente lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo! “

Lucas 24:37 – Eles ficaram assustados e com medo, pensando que estavam vendo um espírito.

Romanos 12:19 – Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei”, diz o Senhor.

Hebreus 10:30 – Pois conhecemos aquele que disse: “A mim pertence a vingança; eu retribuirei”; e outra vez: “O Senhor julgará o seu povo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *