Estudo de Isaías 21:10 – Comentado e Explicado

Ó povo meu, pisado, malhado como o grão, o que aprendi do Senhor dos exércitos, do Deus de Israel, eu te anuncio.
Isaías 21:10

Comentário de Albert Barnes

Ó minha debulha – As palavras ‘debulhar’, ‘pisar’ etc. etc. são frequentemente usadas nas Escrituras para denotar punições infligidas aos inimigos de Deus. Uma expressão como esta ocorre em Jeremias 51:33 , ao descrever a destruição de Babilônia: ‹A filha de Babilônia é como uma eira; é hora de trilhá-la. No que diz respeito ao modo de debulhar entre os hebreus, e a pertinência dessa imagem para a destruição dos inimigos de Deus, veja a nota em Isaías 28:27 . Lowth, junto com muitos outros, refere isso a Babilônia, e o considera como um endereço de Deus para Babilônia no meio de seu castigo: ‹Ó tu, o objeto sobre o qual exercitarei a severidade de minha disciplina; debaixo da minha mão aflitiva, como grãos estendidos no chão, para serem debulhados e peneirados, para separar a palha do trigo. Mas a expressão pode ser aplicada com mais propriedade aos judeus; e pode ser considerada como a linguagem da “ternura” dirigida por Deus através do profeta ao seu povo, quando deveriam ser oprimidos e destruídos na Babilônia: ‹Ó tu, meu povo, que foi afligido e esmagado; que esteve sob minha mão castigadora e reduziu a essas calamidades por causa de seus pecados; ouça o que Deus falou a respeito da destruição de Babilônia e sua conseqüente libertação certa. ‘ Assim, é a linguagem da consolação; e é projetado, como as profecias de Mateus 1: 1 ).

O que eu ouvi … – Isso mostra o escopo ou o objetivo de toda a profecia – declarar aos judeus a destruição que viria sobre Babilônia e sua conseqüente libertação. Era importante que eles tivessem “certeza” dessa libertação e, portanto, Isaías “repete” suas previsões e declara minuciosamente a maneira pela qual seu resgate seria realizado.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 21:10 . Ó minha debulha, etc. – Essas palavras, que formam a conclusão da profecia, contêm um endereço do profeta para a igreja, significando que ele havia relatado fielmente a eles o que Deus havia revelado a ele. A igreja é chamada elegantemente de eira, onde o trigo verdadeiro é separado do joio. Ver cap. Isaías 28:27 . Mateus 3:12 e Gálatas 4:19 .

Comentário de Joseph Benson

Isaías 21:10 . Ó minha surra, & c. – Nessas palavras, que formam a conclusão da profecia, “a aplicação, o fim e o design dela são admiravelmente dados em um breve discurso expressivo aos judeus, em parte na pessoa de Deus, em parte na do profeta. . ” As primeiras palavras do verso, ó minha surra, e o milho do meu chão, devem ser ditas por Deus, nas quais a surra é feita para o milho debulhado, e o milho debulhado para as pessoas gravemente aflitas e punidas: como se ele havia dito: “Ó meu povo, a quem, por sua punição, sujeitei os babilônios, para tentar e provar você, e separar a palha (ou palha) do milho, os maus e os bons entre vocês; ouça isso para seu consolo: seu castigo, sua escravidão e opressão terão um fim na destruição de seus opressores. ” O leitor observará: “a imagem da surra é freqüentemente usada pelos poetas hebreus, com grande elegância e força, para expressar a punição dos ímpios e a provação dos bons, ou a total dispersão e destruição dos inimigos de Deus”. Aquilo que ouvi, etc. – Aqui “o profeta interrompe abruptamente o discurso de Deus e, em vez de continuar na forma em que havia começado, e na pessoa de Deus, ele muda a forma do endereço e acrescenta, em sua própria pessoa, que que eu ouvi, etc., eu te declarei. ” Em que palavras ele significa, que ele havia fielmente relatado a eles o que Deus havia revelado a ele, e que as previsões que ele havia proferido não eram suas próprias invenções, mas a própria palavra de Deus, que, portanto, seria infalivelmente realizada em a temporada deles. Veja o bispo Lowth.

Comentário de Adam Clarke

Ó minha debulha – “Ó tu, o objeto sobre o qual exercitarei a severidade da minha disciplina; que jaz debaixo de minha mão aflitiva, como milho espalhado no chão para ser debulhado e peneirado, para separar a palha do trigo! ” A imagem da debulha é freqüentemente usada pelos poetas hebreus, com grande elegância e força, para expressar o castigo dos ímpios e a provação dos bons, ou a total dispersão e destruição dos inimigos de Deus. Sobre as diferentes maneiras de debulhar em uso entre os hebreus, e a maneira de executá-las, veja a nota em Isaías 28:27 ; (Nota).

Nossos tradutores tomaram a liberdade de usar a palavra debulha no sentido passivo, para expressar o objeto ou a matéria debulhada; em que eu os segui, não sendo capaz de expressá-lo de maneira mais adequada, sem me afastar muito da forma e letra do original. “Filho do meu andar”, Hebreus É um idioma da língua hebraica chamar o efeito, o objeto, o adjunto, qualquer coisa que pertence quase de alguma maneira a outra, o filho dela. “Ó minha debulha.” O profeta interrompe abruptamente o discurso de Deus; e, em vez de continuar na forma em que ele havia começado, e na pessoa de Deus: “Isto te declaro pelo meu profeta”, ele muda a forma do endereço e acrescenta, em sua própria pessoa: declara-te de Deus. ”

Comentário de John Calvin

10. Minha surra e filho do meu andar. (69) A riqueza dessa poderosa monarquia que ofuscou os olhos de todos os homens por seu esplendor, o que Isaías predisse sobre sua destruição pode ser considerado fabuloso. Ele, portanto, leva suas mentes a Deus, a fim de informá-los de que foi Deus quem se comprometera a destruir Babilônia, e que não é pela vontade dos homens, mas pelo poder divino, que essa grandeza cairá ao chão. A “surra” e o “filho do chão” significam a mesma coisa; pois esse modo de expressão é freqüentemente empregado por escritores hebreus, que frequentemente repetem a mesma afirmação em outro idioma.

Essa passagem deve ser cuidadosamente observada, para que possamos corrigir um vício que é natural para nós, o de medir o poder de Deus segundo nossos próprios padrões. Nossa debilidade não apenas nos coloca muito abaixo da sabedoria de Deus; mas somos juízes perversos e depravados de suas obras, e não podemos ser induzidos a ter outra visão deles a não ser o que está ao alcance da capacidade e sabedoria dos homens. Mas devemos sempre lembrar de seu poder onipotente, e especialmente quando nossa própria razão e julgamento nos falham. Assim, quando a Igreja é oprimida pelos tiranos a tal ponto que parece não haver esperança de libertação, deixe-nos saber que o Senhor os deixará abatidos e, pisoteando seu orgulho e diminuindo sua força, demonstrará que eles são o seu “chão de debulhar”; pois o sujeito dessa previsão não era uma pessoa de posição média, mas a mais poderosa e florescente de todas as monarquias. Quanto mais eles se exaltarem, mais rapidamente serão destruídos, e o Senhor executará sua “surra” sobre eles. Vamos aprender que o que o Senhor aqui deu como manifestação de ruína inconcebível se aplica a pessoas do mesmo selo.

O que ouvi do Senhor dos Exércitos. Quando ele diz que “ouviu do Senhor dos exércitos”, ele selou, por assim dizer, sua profecia; pois ele declara que não apresentou suas próprias conjecturas, mas a recebeu do próprio Senhor. Aqui é digno de nota que os servos de Deus devem ser fortalecidos por essa ousadia de falar em nome de Deus, como também exorta Pedro: “Quem fala, fala como oráculo de Deus”. ( 1 Pedro 4:11 .) Os impostores também se gabam do nome de Deus, mas seus servos fiéis têm o testemunho de sua consciência de que não apresentam nada além do que Deus ordenou. Observe também que essa confirmação era altamente necessária, pois o mundo inteiro tremia com os recursos dessa poderosa monarquia.

Do Senhor dos exércitos, o Deus de Israel. Não é sem razão que ele dá a Deus essas duas apelações. Quanto ao primeiro, é realmente um título que sempre se aplica a Deus; mas aqui, sem dúvida, o Profeta estava de olho no assunto em questão, a fim de contrastar o poder de Deus com todas as tropas dos babilônios; pois Deus não tem um único exército, mas inúmeros exércitos, para subjugar seus inimigos. Mais uma vez, ele o chama de “Deus de Israel”, porque, ao destruir a Babilônia, ele se mostrou defensor e guardião de seu povo; pois a derrubada dessa monarquia conquistou liberdade para os judeus. Em resumo, todas essas coisas foram feitas para o bem da Igreja, que o Profeta tem aqui em vista; pois não são os babilônios que, sem dúvida, riram dessas previsões, mas os crentes, a quem ele exorta a ter certeza de que, embora tenham sido oprimidos pelos babilônios e espalhados e espalhados, ainda assim Deus cuidaria deles.

Comentário de John Wesley

Minha debulha, e o milho da minha eira; o que ouvi do SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, te declarei.

Trilhar – Trilhar é feito para o milho trilhado; e o milho debulhava para pessoas gravemente aflitas. Isso provavelmente é falado da Babilônia. O milho – que farei ser debulhado no chão.

Você – Para você meu povo; pois todas as profecias, inclusive a respeito de outras nações, foram publicadas para eles, e para uso e conforto.

Referências Cruzadas

1 Reis 22:14 – Micaías, porém, disse: “Juro pelo nome do Senhor, que direi o que o Senhor me mandar”.

2 Reis 13:7 – Nada havia sobrado do exército de Jeoacaz, com exceção de cinqüenta cavaleiros, dez carros de guerra e dez mil soldados de infantaria, pois o rei da Síria havia destruído o restante, reduzindo-o a pó.

Isaías 41:15 – “Veja, eu o tornarei um debulhador, novo e cortante, com muitos dentes. Você debulhará os montes e os esmagará, e reduzirá as colinas a palha.

Jeremias 51:33 – Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: “A cidade de Babilônia é como uma eira a época da colheita logo chegará para ela.

Ezequiel 3:17 – “Filho do homem”, disse ele, “eu o fiz sentinela para a nação de Israel; por isso ouça a palavra que digo e leve-lhes a minha advertência.

Miquéias 4:13 – “Levante-se e debulhe, ó cidade de Sião, pois eu darei a você chifres de ferro; e cascos de bronze para despedaçar muitas nações”. Você consagrará ao Senhor os ganhos ilícitos delas, e a riqueza delas ao Soberano de toda a terra.

Habacuque 3:12 – Com ira andaste a passos largos por toda a terra e com indignação pisoteaste as nações.

Mateus 3:12 – Ele traz a pá em sua mão e limpará sua eira, juntando seu trigo no celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga”.

Atos dos Apóstolos 20:26 – Portanto, eu lhes declaro hoje que estou inocente do sangue de todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *