Estudo de Jeremias 23:27 – Comentado e Explicado

que irão, pelos sonhos que contam uns aos outros, tornar meu nome esquecido do povo, assim como aconteceu a seus pais, que esqueceram o meu nome por causa do de Baal?
Jeremias 23:27

Comentário de Albert Barnes

Para o vizinho – ou seja, um para o outro, para as pessoas a seu redor, para qualquer um.

Como seus pais … – Antes, como seus pais esqueceram o meu nome por meio de Baal. A superstição que atribui importância aos sonhos mantém Deus tão completamente fora da mente dos homens quanto a idolatria absoluta.

Comentário de Adam Clarke

Baia seus sonhos – Antigamente, os sonhos eram reputados como uma espécie de inspiração; veja Números 12: 6 ; 1 Samuel 28: 6 ; Joel 3: 1 ; Daniel 7: 1 . No livro de Gênesis, encontramos muitos exemplos; e embora muitos confundissem o funcionamento de suas próprias vãs imaginações no sono com as revelações de Deus, ainda assim ele se revelava dessa maneira: mas esses sonhos eram facilmente distinguíveis dos outros. Eles sempre foram aqueles que não tinham conexão com a gratificação da carne; eram tais como advertências contidas contra o pecado e excitações à santidade; eles sempre foram consecutivos – bem conectados, com um começo e um final adequados; aqueles que possuíam mais o intelecto do que a imaginação. Sobre tais sonhos, o Senhor diz ( Jeremias 23:28 ;): O profeta que tem um sonho, conte-o – permita-lhe mostrar o que assim recebeu do Senhor; mas diga-o como um sonho, e diga fielmente a minha palavra, para que ele não tenha sido enganado.

Comentário de John Calvin

A seguir, segue-se uma definição mais clara: eles fizeram seu povo esquecer o nome dele pelos seus sonhos, como seus pais o esqueceram através de Baal. (109) Podemos deduzir deste versículo que aqueles com quem Jeremias conteve não eram abertamente os inimigos da Lei; pois eles mantinham muitos princípios da verdadeira religião. Eles mantiveram em comum com os verdadeiros e sinceros adoradores de Deus essa verdade – que o único Deus verdadeiro deve ser adorado; e também isto – que havia apenas um altar legítimo no qual os sacrifícios de acordo com a Lei deviam ser oferecidos. Sobre esses pontos, então, não houve controvérsia. Porém, eles enganaram o povo por suas lisonjas; pois eles ganharam seu ofício profético. Por isso Jeremias os condena, porque eles fizeram o nome de Deus ser esquecido pelos seus sonhos, como seus pais o esqueceram por meio de Baal; como se ele tivesse dito: “Esses sonhos são como formas fictícias e espúrias de culto, pelas quais a verdadeira religião era anteriormente subvertida; pois seus pais adoravam Baal e Baalim; eles estabeleceram para si mesmos esses deuses falsos e, assim, subverteram a glória de Deus por seus próprios meios. ” A impiedade dos falsos profetas, que viveram no tempo de Jeremias, não era de fato tão grosseira; e, no entanto, foi uma deserção indireta, pois eles trouxeram seus sonhos adiante e professaram isso falsamente. eles eram servos de Deus, embora ele não os tivesse encomendado.

Dissemos em outro lugar ( Jeremias 23:21 ) que o crime deles era duplo; primeiro, eles corriam quando não eram chamados nem enviados; e segundo, eles apresentaram suas próprias fantasias e não a palavra de Deus. E essa passagem deve ser cuidadosamente observada; pois aqui aprendemos que não apenas Deus pode suportar a deserção aberta, mas também depravações indiretas, que nos escondem furtivamente do temor de Deus. Então esses dois males devem ser cuidadosamente evitados na Igreja, se desejamos continuar inteiros em nossa obediência a Deus. Um mal é suficientemente conhecido, ou seja, quando a verdade se transforma abertamente em falsidade, quando os homens são atraídos para a idolatria e superstições sujas, ou quando o povo antigo, como Jeremias diz, perdoa o nome de Deus através de Baal. Mas o outro mal é mais oculto e, portanto, mais perigoso, ou seja, quando alguma aparência de verdadeira religião é mantida, e os homens ainda são insidiosamente afastados do temor de Deus e de sua verdadeira adoração, e da pura doutrina, como vemos neste caso, nas igrejas, que professam ter se separado do papado para poder abraçar a doutrina do Evangelho: há muitos entre eles que insidiosamente corrompem a doutrina simples e genuína do evangelho. Vemos quantos homens curiosos existem neste momento, que perturbam todas as coisas por suas próprias invenções, e quantos absurdamente procuram refinamentos, e quão confiantes também muitos propõem suas próprias invenções como oráculos! Cabe-nos, então, ser vigilantes, não apenas para evitar abominações, mas também para reter a pura e verdadeira palavra de Deus, de modo a não permitir que os falsos obreiros corram insidiosamente e viciem qualquer coisa. Segue-se, –

Comentário de E.W. Bullinger

as = de acordo com.

for = in ou through.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 13:1 – Se aparecer entre vocês um profeta ou alguém que faz predições por meio de sonhos e lhes anunciar um sinal miraculoso ou um prodígio,

Juízes 3:7 – Os israelitas fizeram o que o Senhor reprova, pois esqueceram-se do Senhor seu Deus e prestaram culto aos baalins e aos postes sagrados.

Juízes 8:33 – Logo depois que Gideão morreu, os israelitas voltaram a prostituir-se com os baalins, cultuando-os. Ergueram Baal-Berite como seu deus, e

Juízes 10:6 – Mais uma vez os israelitas fizeram o que o Senhor reprova. Serviram aos baalins e aos postes sagrados, e aos deuses de Arã, aos deuses de Sidom, aos deuses de Moabe, aos deuses dos amonitas e aos deuses dos filisteus. E como os israelitas abandonaram o Senhor e não mais lhe prestaram culto,

2 Reis 21:3 – Reconstruiu os altares idólatras que seu pai Ezequias havia demolido; também ergueu altares para Baal e fez um poste sagrado, como fizera Acabe, rei de Israel. Inclinou-se diante de todos os exércitos celestes e lhes prestou culto.

Atos dos Apóstolos 13:8 – Mas Elimas, o mágico ( esse é o significado do seu nome ) opôs-se a eles e tentava desviar da fé o procônsul.

2 Timóteo 2:17 – O ensino deles alastra como câncer; entre eles estão Himeneu e Fileto.

2 Timóteo 3:6 – São estes os que se introduzem pelas casas e conquistam mulherzinhas sobrecarregadas de pecados, as quais se deixam levar por toda espécie de desejos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *