Estudo de Jeremias 25:5 – Comentado e Explicado

Assim falava ele: renuncie cada um de vós à vida perversa e à maldade do procedimento, e ficareis para sempre na terra que o Senhor vos havia concedido, assim como a vossos pais desde sempre.
Jeremias 25:5

Comentário de Albert Barnes

Volte-se – ie, arrependa-se; a grande convocação de Deus à humanidade em todos os momentos ( Lucas 24:47 ; Atos 2:38 ; compare Mateus 3: 2 ).

Comentário de John Calvin

Depois, ele explica o que Deus ordenou que fizessem : “Peço-vos, ora, cada um pelo seu mau caminho e pela iniqüidade de vossos feitos, e habite na terra que Jeová tem dado a você e a seus pais de idade em idade. Deus exigiu foi sem dúvida o mais justo; pois ele não exigia nada dos judeus senão arrepender-se. Também houve uma promessa adicionada; Deus não apenas exortou-os a se arrependerem, mas desejou também se reconciliar com eles, e tendo apagado toda a memória de seus pecados, para lhes mostrar bondade: se eles não fossem mais duros que pedras, eles deveriam ter sido voltados a seu serviço por isso. tipo um tratamento. Deus pode de fato os reprovar com dureza, ele pode ter ameaçado eles, em suma, ter eliminado toda esperança de perdão; mas ele apenas exigiu que se arrependessem e, ao mesmo tempo, acrescentou uma promessa de perdão gratuito. Como então eles haviam desprezado um favor tão grande, segue-se que eles deveriam ter sido homens de mentes reprovadas e de hábitos irrecuperáveis.

Quando lhes foi pedido que se arrependessem do seu mau caminho e da maldade de seus atos, isso foi feito para amplificar; pois o Profeta desejava lhes tirar toda pretensão de evasão, para que não perguntassem qual era a maldade ou qual era o mau caminho. Ele então sugere que eles foram totalmente provados culpados; e para esse fim ele fez a repetição. A propósito, é designado um curso contínuo da vida; mas, como se mostravam perversos de várias maneiras, ele se refere aos frutos, como se dissesse, que em vão brigavam com Deus, indagando qual era o seu mau caminho, por toda a vida testemunharam suficientemente que estavam totalmente entregue à maldade.

Agora, há uma aliteração impressionante nos verbos ??? e ???? : o verbo , ?? , shebu, às vezes significa se rebelar, significa retornar ao caminho certo e significa descansar ou habitar. Ele usa o mesmo verbo, embora o o sentido é diferente quando ele diz: “Retornai” e “habitareis”. (128)

Ele também enfaticamente usa a palavra ???, aish “todos”: significa corretamente “homem”; mas está escrito em hebraico para cada um ou cada um, “cada um do seu mau caminho”. O Profeta não eximiu ninguém, para que não pensassem que sua culpa foi atenuada, se o mal não fosse universal. Ele diz, portanto, que todos foram dados à iniquidade; como se ele dissesse, essa impiedade não apenas prevaleceu entre todo o povo, como é comum no caso, mas que todos se tornaram corruptos, de modo que não houve um som ou retidão entre todo o povo.

E é isso que deve ser observado; pois costumamos, de maneira fria, confessar nossos pecados e orar a Deus quando somos provados culpados, exceto quando cada um é tocado com o senso de sua própria culpa e se considera exposto ao julgamento de Deus. ; pois enquanto todos se misturam com a multidão, acontece que ninguém reconhece a hediondez de seus próprios pecados. Portanto, para o arrependimento verdadeiro e sincero, esse exame peculiar é necessário, para que todos se arrependam e não considerem seus amigos.

Quando ele diz: ‘ Habitai na terra, embora seja o clima imperativo, mas é uma promessa, pela qual Deus declarou que estava pronto para receber os judeus em favor, desde que voltassem do coração para ele: ele propôs eles, como um símbolo de sua disposição paterna, a posse da terra; pois aquela terra era como o penhor de sua adoção; e os judeus, enquanto moravam lá, poderiam ter se sentido seguros de que Deus era seu Pai. Ele acrescenta: de idade até idade; como se ele tivesse dito: “Estou preparado para fazer bem a você, não apenas por um dia ou por um curto período de tempo, mas também para mostrar sua bondade de uma era para outra. Será então sua culpa se você não for feliz, e se essa felicidade não passar de você para seus filhos e netos. ” Mas, quanto mais agradável o convite, mais detestável se tornou a impiedade do povo, como será dito a seguir. Ele agora acrescenta:

Comentário de E.W. Bullinger

mal = calamidade. Hebraico. ra “a. App-44.

na terra = no solo. Hebraico. “adamah.

para todo o sempre = de idade para idade. Isso deve ser lido com “dado” e se refere ao conselho de Deus. Ver nota em Isaías 44: 7 (“antigo”).

Referências Cruzadas

Gênesis 17:8 – Toda a terra de Canaã, onde agora você é estrangeiro, darei como propriedade perpétua a você e a seus descendentes; e serei o Deus deles.

2 Reis 17:13 – O Senhor advertiu Israel e Judá por meio de todos os seus profetas e videntes: “Desviem-se de seus maus caminhos. Obedeçam às minhas ordenanças e aos meus decretos, de acordo com toda a Lei que ordenei a seus antepassados que obedecessem e que lhes entreguei por meio de meus servos, os profetas”.

Salmos 37:27 – Desvie-se do mal e faça o bem; e você terá sempre onde morar.

Salmos 105:10 – Ele o confirmou como decreto a Jacó, a Israel como aliança eterna, quando disse:

Isaías 55:6 – Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto.

Jeremias 7:7 – então eu os farei habitar neste lugar, na terra que dei aos seus antepassados desde a antigüidade e para sempre.

Jeremias 17:25 – então os reis que se assentarem no trono de Davi entrarão pelas portas desta cidade em companhia de seus conselheiros. Eles e os seus conselheiros virão em carruagens e cavalos, acompanhados dos homens de Judá e dos habitantes de Jerusalém; e esta cidade será habitada para sempre.

Jeremias 18:11 – “Agora, portanto, diga ao povo de Judá e aos habitantes de Jerusalém: ‘Assim diz o Senhor: Estou preparando uma desgraça e fazendo um plano contra vocês. Por isso, converta-se cada um de seu mau procedimento e corrija a sua conduta e as suas ações’.

Jeremias 35:15 – Enviei a vocês, repetidas vezes, todos os meus servos, os profetas. Eles lhes diziam que cada um de vocês deveria converter-se da sua má conduta, corrigir as suas ações e deixar de seguir outros deuses para prestar-lhes culto. Assim, vocês habitariam na terra que dei a vocês e a seus antepassados. Mas vocês não me deram atenção nem me obedeceram.

Ezequiel 18:30 – “Portanto, ó nação de Israel, eu os julgarei, a cada um de acordo com os seus caminhos; palavra do Soberano Senhor. Arrependam-se! Desviem-se de todos os seus males, para que o pecado não cause a queda de vocês.

Ezequiel 33:11 – Diga-lhes: ‘Juro pela minha vida, palavra do Soberano Senhor, que não tenho prazer na morte dos ímpios, antes tenho prazer em que eles se desviem dos seus caminhos e vivam. Voltem! Voltem-se dos seus maus caminhos! Por que iriam morrer, ó nação de Israel? ’

Jonas 3:8 – Cubram-se de pano de saco, homens e animais. E todos clamem a Deus com todas as suas forças. Deixem os maus caminhos e a violência.

Zacarias 1:4 – Não sejam como os seus antepassados aos quais os antigos profetas proclamaram: Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Deixem os seus caminhos e as suas más obras. Mas eles não me ouviram nem me deram atenção’, declara o Senhor.

Lucas 13:3 – Eu lhes digo que não! Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão.

Atos dos Apóstolos 26:20 – Preguei em primeiro lugar aos que estavam em Damasco, depois aos que estavam em Jerusalém e em toda a Judéia, e também aos gentios, dizendo que se arrependessem e se voltassem para Deus, praticando obras que mostrassem o seu arrependimento.

Tiago 4:8 – Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *