Estudo de Jeremias 28:16 – Comentado e Explicado

Por isso, eis o que disse o Senhor: vou afastar-te da face da terra. Ainda neste ano morrerás, pois que insuflaste a revolta contra o Senhor!
Jeremias 28:16

Comentário de Adam Clarke

Este ano você morrerá – Nisto o povo saberá quem é o verdadeiro profeta. Ensinaste rebelião contra o Senhor, e Deus te exterminará; e isso ocorrerá não dentro de setenta anos ou dois anos, mas neste mesmo ano e dentro de dois meses a partir deste momento.

Comentário de John Calvin

Aqui é adicionado o castigo que confirmou a profecia de Jeremias; pois era o propósito de Deus considerar a ignorância de muitos que de outra forma teriam tropeçado, ou fizeram de sua ignorância um pretexto, pois não podiam determinar qual dos dois havia sido enviado por Deus, Hananias ou Jeremias. Foi então o desígnio de Deus, em sua indulgência paterna, estender a mão para eles, e também de maneira especial para tornar indesculpáveis ??os incrédulos que já haviam se entregado, por assim dizer, ao diabo; a maior parte não foi movida por um evento, tão memorável; (200), pois segue imediatamente:

Blayney diz que, ??? significa corretamente recusar ou afastar-se do caminho reto, o caminho da verdade e do direito, e que aqui significa a presunção de pronunciar como uma revelação de Deus o que um homem sabia que não era. A mesma frase ocorre em dois outros lugares, Deuteronômio 13: 5 ; Jeremias 29:32 . O aqui antes de Jeová está em vários MSS .; mas as preposições são às vezes as mesmas. A tradução que serviria para os três lugares seria a seguinte: – “Porque, ao desviares-te, falaste contrariamente a Jeová”, isto é, à sua vontade ou ordem expressa. O significado pode ser assim transmitido: “porque encorajaste a desobediência, contrária ao expresso mandamento de Deus”. – Ed

Comentário de E.W. Bullinger

a terra = terra ou solo.

morrer. De acordo com Deuteronômio 18:20 . Referência ao Pentateuch

ensinado = falado. Referência ao Pentateuco ( Deuteronômio 13: 5 ). App-92.

rebelião, etc. Zedequias fez um juramento de fidelidade a Nabucodonosor ( 2 Reis 24:17 . 2 Crônicas 36:13 . Ezequiel 17:15 , Ezequiel 17:18 ). Então foi uma dupla rebelião.

Referências Cruzadas

Gênesis 7:4 – Daqui a sete dias farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites, e farei desaparecer da face da terra todos os seres vivos que fiz”.

Exodo 32:12 – Por que diriam os egípcios: ‘Foi com intenção maligna que ele os libertou, para matá-los nos montes e bani-los da face da terra’? Arrepende-te do fogo da tua ira! Tem piedade, e não tragas este mal sobre o teu povo!

Números 14:37 – esses homens responsáveis por espalhar o relatório negativo sobre a terra morreram subitamente de praga perante o Senhor.

Números 16:28 – E disse Moisés: “Assim vocês saberão que o Senhor me enviou para fazer todas essas coisas e que isso não partiu de mim.

Números 29:32 – “No sétimo dia preparem sete novilhos, dois carneiros e catorze cordeiros de um ano de idade, todos sem defeito.

Deuteronômio 6:15 – pois o Senhor, o seu Deus, que está no meio de vocês, é Deus zeloso; a ira do Senhor, o seu Deus, se acenderá contra vocês, e ele os banirá da face da terra.

Deuteronômio 13:5 – Aquele profeta ou sonhador terá que ser morto, pois pregou rebelião contra o Senhor, contra o seu Deus, que os tirou do Egito e os redimiu da terra da escravidão; ele tentou afastá-los do caminho que o Senhor, o seu Deus, lhes ordenou que seguissem. Eliminem o mal do meio de vocês.

Deuteronômio 13:5 – Aquele profeta ou sonhador terá que ser morto, pois pregou rebelião contra o Senhor, contra o seu Deus, que os tirou do Egito e os redimiu da terra da escravidão; ele tentou afastá-los do caminho que o Senhor, o seu Deus, lhes ordenou que seguissem. Eliminem o mal do meio de vocês.

1 Reis 13:34 – Esse foi o pecado da família de Jeroboão, que levou à sua queda e à sua eliminação da face da terra.

Jeremias 20:6 – E você, Pasur, e todos os que vivem em sua casa irão para o exílio, para a Babilônia. Lá vocês morrerão e serão sepultados, você e todos os seus amigos a quem você tem profetizado mentiras’ “.

Jeremias 28:3 – Em dois anos trarei de volta a este lugar todos os utensílios do templo do Senhor que Nabucodonosor, rei da Babilônia, tirou daqui e levou para a Babilônia.

Jeremias 29:32 – por isso, assim diz o Senhor: Castigarei Semaías, de Neelam, e os seus descendentes. Não lhe restará ninguém entre este povo, e ele não verá as coisas boas que vou fazer em favor de meu povo’, declara o Senhor, ‘porque ele pregou rebelião contra o Senhor’ “.

Ezequiel 13:11 – por isso diga àqueles que lhe passam cal: o muro cairá! Virá chuva torrencial, e derramarei chuva de pedra, e rajarão ventos violentos.

Amós 9:8 – “Sem dúvida, os olhos do SENHOR, o Soberano, se voltam para este reino pecaminoso. Eu o varrerei da superfície da terra, mas não destruirei totalmente a descendência de Jacó”, declara o SENHOR.

Atos dos Apóstolos 13:8 – Mas Elimas, o mágico ( esse é o significado do seu nome ) opôs-se a eles e tentava desviar da fé o procônsul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *