Estudo de Deuteronômio 13:5 – Comentado e Explicado

Aquele profeta, aquele visionário, porém, será morto, por ter pregado a revolta contra o Senhor, vosso Deus, que vos tirou do Egito e vos libertou da casa da servidão, e por ter procurado desviar-vos do caminho que o Senhor, vosso Deus, vos traçou. Assim tirarás o mal do meio de ti.
Deuteronômio 13:5

Comentário de Albert Barnes

O contexto e as passagens paralelas (compare Deuteronômio 17: 7 ; Levítico 20: 2 ) indicam que deveria haver um procedimento judicial regular e que a maneira da execução era por apedrejamento. Nisso, a comunidade deveria participar para mostrar horror ao crime e se livrar da cumplicidade.

Comentário de Thomas Coke

Ver. 5. Porque ele falou para afastar você Margem, revolta contra o Senhor; em que palavras lemos a razão da lei. O crime do falso profeta foi um crime de lese majestosa e alta traição: na pregação da apostolado, ele pregou revolta; e o que torna seu crime mais odioso é que, para favorecer a idolatria, ele se chama mensageiro de Deus; e, sob a sanção deste título, solicita que os israelitas renunciem sua obediência ao Senhor. Nada poderia ser mais culpado do que tal impostura. Dificilmente se podia acreditar que os judeus posteriores justificaram sua rejeição de nosso Salvador por essa passagem na lei; o fato, no entanto, é verdade. “Nossa lei”, dizem eles, “nos permitiu não receber Jesus como um verdadeiro profeta, quaisquer que fossem seus milagres, porque ele propôs a destruição de nossa religião”. Agora, para não dizer que a proposição é falsa, e que Jesus Cristo, longe de formar qualquer plano para abolir a religião de Moisés, declarou ao contrário, da maneira mais clara, que ele não veio para destruir, mas para realizá-la. ; para não insistir nisso, há duas coisas que evidentemente distinguem nosso Salvador do falso profeta aqui apontado: primeiro, não foi um sinal ou um milagre apenas que Jesus operou para provar a divindade de sua missão; seus milagres eram mais numerosos e mais excelentes do que os realizados por Moisés; mas que probabilidade há de que Deus lhe desse tal permissão e poder, se ele não tivesse sido, como se declarou, CRISTO? Segundo, nas palavras de Moisés, fala-se de um profeta sobre quem seduziria o povo à idolatria; mas o homem deve ter perdido toda a vergonha que atribui esse crime ao legislador dos cristãos. Veja a demonstração do bispo Kidder. do Messias, parte 2 Crônicas 1 p. 4 fol.

Comentário de John Wesley

E aquele profeta, ou aquele sonhador de sonhos, será morto; porque ele falou para te desviar do SENHOR, teu Deus, que te tirou da terra do Egito, e te resgatou da casa da servidão, para te expulsar do caminho que o SENHOR teu Deus te ordenou que andasse dentro. Então afastarás o mal do meio de ti.

Empurrar – Esta frase observa a grande força e poder dos sedutores para corromper a mente dos homens.

Então, afastarás o mal – Removerás a culpa, removendo o culpado.

Comentário de John Calvin

5. E aquele profeta. Visto que os ministros de Satanás enganam os homens por seu exterior plausível, quando se vangloriam de serem os profetas de Deus, Moisés já os havia advertido, isso tudo. os professores não deveriam ser ouvidos com indiferença, mas que o verdadeiro deveria ser distinguido do falso, e que, após o julgamento, aqueles deveriam obter crédito por quem o merecia. Ele agora submete o castigo de quem deve aparecer sob o nome de um profeta para atrair o povo à rebelião. Pois ele não condena à pena capital aqueles que podem ter espalhado uma doutrina falsa, apenas por causa de algum erro particular ou insignificante, mas aqueles que são os autores da apostasia e, portanto, que praticam a religião pelas raízes. Observe, novamente, que a estação dessa severidade não seria até que uma religião positiva fosse estabelecida; e, portanto, a grosseria da impiedade é expressamente denominada “se eles tentassem afastar o povo da adoração ao Deus verdadeiro”. Além disso, para que toda desculpa possa ser evitada, Moisés diz que está suficientemente manifesto quem é Deus e como Ele deve ser adorado, tanto pela maravilhosa bênção de sua redenção, quanto pela doutrina da Lei. Portanto, para que Deus possa mostrar que um castigo tão pesado é justamente infligido aos apóstatas, Ele declara a certeza dessa religião que deveria existir entre os israelitas; tanto quanto dizer, que nenhum perdão poderia ser concedido a esse desprezo ímpio, já que Deus havia provado abundantemente a glória de Sua divindade pelo milagre de sua redenção, e manifestado Sua vontade na Lei.

Deve-se lembrar, então, que o crime de impiedade não mereceria punição, a menos que a religião não fosse recebida apenas por consentimento público e pelos sufrágios do povo, mas, apoiada também por provas seguras e incontestáveis, deveria colocar sua verdade acima do alcance da dúvida. Assim, embora sua severidade seja absurda, que defende as superstições com a espada, também em uma sociedade bem constituída, homens profanos não devem ser tolerados de maneira alguma, por quem a religião é subvertida. (53) Assim, eles são incapazes de suportar, que desejam ter liberdade para causar distúrbios com impunidade; e, portanto, chamam aqueles sanguinários que ensinam que os erros pelos quais a religião é minada e daí destruída devem ser restringidos pela autoridade pública. Mas o que eles ganharão ao delirar abertamente contra Deus? Deus ordena que os falsos profetas sejam mortos, que arrancam os fundamentos da religião e são os autores e líderes da rebelião. Alguns patifes ou outros afirmam isso e se colocam contra o autor da vida e da morte. Que insolência é essa! (54) Quanto à negação de que a verdade de Deus precisa de tal apoio, é muito verdadeira; mas qual é o significado dessa loucura, ao impor uma lei a Deus, para que Ele não faça uso da obediência dos magistrados a esse respeito? E o que vale a pena questionar sobre a necessidade disso, pois assim agrada a Deus? Deus poderia, de fato, ficar sem a ajuda da espada na defesa da religião; mas essa não é a vontade Dele. E que maravilha se Deus ordenar que os magistrados sejam os vingadores de Sua glória, quando Ele não quer nem sofre que roubos, fornicações e embriaguez sejam isentos de punição. Em ofensas menores, não será lícito que o juiz hesite; e quando a adoração a Deus e toda a religião for violada, um crime tão grande será promovido por sua dissimulação? A pena de morte será decretada contra adúlteros; mas será permitido aos desprezadores de Deus impunemente adulterar as doutrinas da salvação e afastar da fé as almas miseráveis? O perdão nunca será estendido aos envenenadores, por quem apenas o corpo é ferido; e será esporte entregar almas à destruição eterna? Finalmente, a magistratura, se for atacada sua própria autoridade, vingará severamente esse desprezo; e deve sofrer a profanação do santo nome de Deus para ser vingada? O que pode ser mais monstruoso! Mas é supérfluo argumentar, quando Deus já pronunciou qual é a Sua vontade, pois precisamos cumprir o Seu decreto inviolável

Mas é questionado se a lei pertence ao reino de Cristo, que é espiritual e distinto de todo domínio terrestre; e há alguns homens, que não são mal dispostos, a quem parece que nossa condição sob o evangelho é diferente daquela dos povos antigos sob a lei; não apenas porque o reino de Cristo não é deste mundo, mas porque Cristo não estava disposto a que o começo de Seu reino fosse auxiliado pela espada. Porém, quando os juízes humanos consagram seu trabalho à promoção do reino de Cristo, nego que, por esse motivo, sua natureza seja alterada. Pois, embora fosse vontade de Cristo que Seu evangelho fosse proclamado por Seus discípulos em oposição ao poder do mundo inteiro, e Ele os expôs armados apenas com a Palavra como ovelhas entre lobos, Ele não impôs a Si uma lei eterna que Ele nunca deve trazer reis sob Sua sujeição, nem domar sua violência, nem transformá-los de perseguidores cruéis em patronos e guardiões de Sua Igreja. Os magistrados a princípio exercitaram a tirania contra a Igreja, porque ainda não havia chegado o momento em que eles “beijariam o Filho” de Deus e, deixando de lado sua violência, deveriam se tornar os pais da Igreja, que haviam assaltado de acordo com Isaías. profecia, que sem dúvida se refere à vinda de Cristo. ( Isaías 49: 6 ). Também não foi sem motivo que Paulo, quando ordena que orações sejam feitas por reis e outros governantes do mundo, acrescentou a razão de que sob eles

“podemos levar uma vida tranquila e pacífica
com toda piedade e honestidade. ” ( 1 Timóteo 2: 2. )

Confesso que Cristo, como Ele é manso, também nos faria imitadores de Sua gentileza, mas isso não impede que magos piedosos garantam a tranquilidade e a segurança da Igreja por sua defesa da piedade; já que negligenciar essa parte de seu dever seria a maior perfídia e crueldade. E certamente nada pode ser mais básico do que, quando vemos almas miseráveis ??atraídas para a destruição eterna em razão da impunidade concedida a impostores ímpios, perversos e perversos, para contar a salvação dessas almas por nada. Mas, se sob esse pretexto os supersticiosos se atreveram a derramar sangue inocente, respondo que o que Deus ordenou não deve ser levado a nada por causa de qualquer abuso ou corrupção de homens. Pois, se somente a causa distingue abundantemente os mártires de Cristo dos malfeitores, embora o castigo possa ser idêntico, os executores papais não o farão passar por sua crueldade injusta de que o zelo dos magistrados piedosos em punir os falsos e nocivos professores deve ser senão agradável a Deus. E isso é admiravelmente expresso nas palavras de Moisés, quando ele lembra que o julgamento deve ser passado de acordo com a lei de Deus. Eu já disse isso. essa severidade não deve ser estendida a erros específicos, mas onde a impiedade irrompe até em rebelião. Quando se acrescenta: “para te desviar do caminho, que o Senhor teu Deus te ordenou”, concluímos que ninguém deve ser entregue ao castigo, mas aqueles que serão convencidos pela palavra clara de Deus , para que os homens não os julguem arbitrariamente. Daí também parece que o zelo errará ao puxar a espada às pressas, a menos que um exame legal tenha sido previamente instituído.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 7:4 – pois elas desviariam seus filhos de seguir-me para servir a outros deuses e, por causa disso, a ira do Senhor se acenderia contra vocês e rapidamente os destruiria.

Deuteronômio 13:10 – Apedreje-o até à morte, porque tentou desviá-lo do Senhor, o seu Deus, que o tirou do Egito, da terra da escravidão.

Deuteronômio 17:7 – As mãos das testemunhas serão as primeiras a proceder à sua execução, e depois as mãos de todo o povo. Eliminem o mal do meio de vocês.

Deuteronômio 18:20 – Mas o profeta que ousar falar em meu nome alguma coisa que não lhe ordenei, ou que falar em nome de outros deuses, terá que ser morto”.

Deuteronômio 19:19 – dêem-lhe a punição que ele planejava para o seu irmão. Eliminem o mal do meio de vocês.

Deuteronômio 22:21 – ela será levada à porta da casa do seu pai e ali os homens da sua cidade a apedrejarão até à morte. Ela cometeu um ato vergonhoso em Israel, prostituindo-se enquanto estava na casa de seu pai. Eliminem o mal do meio de vocês.

Deuteronômio 22:24 – levem os dois à porta daquela cidade e apedrejem-nos até à morte: a moça porque estava na cidade e não gritou por socorro, e o homem porque desonrou a mulher doutro homem. Eliminem o mal do meio de vocês.

Deuteronômio 24:7 – Se um homem for pego seqüestrando um dos seus irmãos israelitas, tratando-o como escravo ou vendendo-o, o seqüestrador terá que morrer. Eliminem o mal do meio de vocês.

1 Reis 18:40 – Então Elias ordenou-lhes: “Prendam os profetas de Baal. Não deixem nenhum escapar! ” Eles os prenderam, e Elias os fez descer ao riacho de Quisom e lá os matou.

Isaías 9:14 – Por essa razão o Senhor corta de Israel tanto a cabeça como a cauda, tanto a palma como o junco, num único dia;

Isaías 28:17 – Farei do juízo a linha de medir e da justiça o fio de prumo; o granizo varrerá o seu falso refúgio, e as águas inundarão o seu abrigo.

Jeremias 14:15 – Por isso, assim diz o Senhor: “Quanto aos profetas que estão profetizando em meu nome, embora eu não os tenha enviado, e que dizem: ‘Nem guerra nem fome alcançarão esta terra’, aqueles mesmos profetas perecerão pela guerra e pela fome!

Jeremias 28:15 – Disse, pois, o profeta Jeremias ao profeta Hananias: “Escute, Hananias! O Senhor não o enviou, mas assim mesmo você persuadiu esta nação a confiar em mentiras.

Jeremias 29:21 – Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a respeito de Acabe, filho de Colaías, e a respeito de Zedequias, filho de Maaséias, os quais estão profetizando mentiras a vocês em meu nome: “Eu os entregarei nas mãos de Nabucodonosor, rei da Babilônia, e ele os matará diante de vocês.

Jeremias 50:6 – “Meu povo tem sido ovelhas perdidas; seus pastores as desencaminharam e as fizeram perambular pelos montes. Elas vaguearam por montanhas e colinas e se esqueceram de seu próprio curral.

Zacarias 13:3 – E se alguém ainda profetizar, seu próprio pai e sua mãe lhe advertirão: ‘Você tem que morrer porque disse mentiras em nome do Senhor’. Quando ele profetizar, os seus próprios pais o esfaquearão.

Atos dos Apóstolos 13:8 – Mas Elimas, o mágico ( esse é o significado do seu nome ) opôs-se a eles e tentava desviar da fé o procônsul.

1 Coríntios 5:13 – Deus julgará os de fora. “Expulsem esse perverso do meio de vocês”.

2 Timóteo 4:4 – Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.

Hebreus 12:14 – Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.

Apocalipse 19:20 – Mas a besta foi presa, e com ela o falso profeta que havia realizado os sinais miraculosos em nome dela, com os quais ele havia enganado os que receberam a marca da besta e adoraram a imagem dela. Os dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *