Estudo de Jeremias 38:16 – Comentado e Explicado

Então o rei Sedecias fez em segredo a Jeremias este juramento: Pela vida de Deus que nos deu a vida, não te mandarei matar nem te entregarei aos que odeiam a tua vida!
Jeremias 38:16

Comentário de Albert Barnes

Isso nos fez essa alma – Essa adição muito incomum à fórmula de um juramento 1 Samuel 20: 3 tinha como objetivo fortalecê-la. Ao reconhecer que sua alma era obra de Deus, Zedequias também implicava sua crença no poder de Deus sobre ela.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 38:16 . Isso nos fez essa alma Quem nos deu esse tempo para respirar; isto é, “este intervalo do cerco, pela ausência dos caldeus”.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 38:16 . O rei jurou: Como vive o Senhor, que fez esta alma – Ou seja, quem me deu a minha vida e a tua, e que, como ele é o autor, ele é o preservador de nossa vida e ser: quem pode sustentar ou levá-los embora como e quando ele quiser. Não te matarei, etc. – Zedequias não diz nada ao profeta quanto a obedecer a seu conselho, mas ele lhe dá a segurança de seu juramento de que ele não o mataria, dando um comando imediato de si mesmo por ter sido morto, nem entregando-o nas mãos de aqueles príncipes que, ele percebeu, buscavam sua vida.

Comentário de Adam Clarke

Enquanto o Senhor vive, isso nos fez essa alma – Ele é o Deus vivo, e ele é o Autor daquela vida que cada um de nós possui; e tão certo quanto ele vive, e nós vivemos por ele, não te matarei, nem te entregarei nas mãos daqueles homens que buscam a tua vida. Um juramento muito solene; e a primeira instância registrada do costume profano de jurar pela alma.

Comentário de John Calvin

O rei, desejoso de ter uma nova revelação, prometeu segurança ao Profeta por um juramento. Ele então jurou que não se vingaria, embora ele pudesse estar descontente com a resposta do Profeta que ele realmente poderia ter conjeturado, embora Jeremias não tivesse dito expressamente nada, que a resposta seria desfavorável e de modo algum agradável aos seus desejos. Pois se algum oráculo agradável e alegre tivesse sido dado ao Profeta, ele não teria feito um prefácio respeitando seu próprio perigo e a ira do rei, e também respeitando sua obstinação. Zedequias então poderia ter concluído que nada além do que era triste poderia ser esperado. Por esse motivo, jurou que, qualquer que fosse a resposta, não ficaria tão ofendido que causasse algum dano ao Profeta.

Ele disse: Não te matarei, nem te entregarei na mão daqueles que buscam a tua vida, isto é, inimigos da tua vida; pois buscar a vida é a mesma coisa que perseguir o homem até a morte. É uma maneira de falar que ocorre com frequência, principalmente nos Salmos. ( Salmos 38:12 ; Salmos 40:14 .) Depois, ele se refere aos inimigos mortais de Jeremias: e promete ao mesmo tempo que receberia, com a mente imperturbável, tudo o que pudesse ouvir do Profeta.

Notemos a forma do juramento: Viva faz Jeová, que fez para nós essa alma. Ele primeiro fez um juramento pela vida de Deus, isto é, pelo Deus imortal. A palavra ?? , chi , quando aplicada a Deus, denota uma vida diferente da que existe nos homens ou nos animais brutos; pois os homens vivem pela vontade de outro, isto é, enquanto Deus lhes dá vida. Pertence então apenas a Deus viver, pois não vivemos, nem nos movemos, nem temos outro ser senão nele, como Paulo diz, em Atos 17:28 ; e, portanto, ele nos ensina em outro lugar, que somente Deus é imortal. ( 1 Timóteo 6:16 ) Ao mesmo tempo, compreende-se nesta palavra tudo o que pertence peculiarmente a Deus; pois Deus não vive para desfrutar da tranqüilidade e se entregar à ociosidade, mas para governar o universo, para exercer seu poder no céu e na terra, para julgar os homens, para render a cada um sua justa recompensa. Então a vida em Deus não é uma vida ociosa, como os homens ímpios imaginam, mas inclui seu poder infinito, justiça, sabedoria e tudo o que lhe pertence peculiarmente. Sempre que falamos da vida de Deus, saibamos que não vivemos, mas através dele, e também que ele não fica ocioso e descuidadamente no céu, mas que ele governa o mundo inteiro e é o juiz dos homens.

De acordo com esse significado, então, Zedequias disse: Viva vive a Jeová , e depois acrescentou, que fez para nós essa alma . Ele expressa mais claramente o que eu já afirmei, e é o mesmo como se ele tivesse oferecido sua própria vida diante de Deus como uma promessa. Ele então orou pelo castigo de perjúrio em si mesmo; pois quando ele fez um juramento por Deus, o doador da vida, era o mesmo que se ele dissesse: “Que a minha vida seja perdida, se eu te enganar ou se tornar falso”. Portanto, vemos o que é o fim de um juramento, mesmo que o nome sagrado de Deus possa ser para nós uma promessa, em que nossa palavra pode ser invocada. Segue-se, portanto, que o nome de Deus, sempre que juramos, não pode ser tomado impunemente: pois expomos nossa vida ao julgamento dele, para que ele possa vingar o mal que lhe foi causado; pois seu nome, como é suficientemente conhecido, é profanado por perjúrios. Agora segue –

Comentário de E.W. Bullinger

Como vive o SENHOR = pela vida de Jeová.

alma. Hebraico. nephesh (App-13): ie Aquele que nos deu a vida, tire a minha se eu te pegar, ou te der, etc.

Referências Cruzadas

Números 16:22 – Mas Moisés e Arão prostraram-se, rosto em terra, e disseram: “Ó Deus, Deus que a todos dá vida, ficarás tu irado contra toda a comunidade quando um só homem pecou? “

Números 27:16 – “Que o Senhor, o Deus que a todos dá vida, designe um homem como líder desta comunidade

Eclesiastes 12:7 – o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu.

Isaías 57:16 – Não farei litígio para sempre, nem permanecerei irado, porque, se não, o espírito do homem esmoreceria diante de mim, bem como o sopro do homem que eu criei!

Jeremias 34:20 – sim, eu os entregarei nas mãos dos inimigos que desejam tirar-lhes a vida. Seus cadáveres servirão de comida para as aves e para os animais.

Jeremias 37:17 – Então o rei mandou buscá-lo, e Jeremias foi trazido ao palácio. E, secretamente, o rei lhe perguntou: “Há alguma palavra da parte do Senhor? ” “Há”, respondeu Jeremias, “você será entregue nas mãos do rei da Babilônia. “

Jeremias 38:1 – E ocorreu que Sefatias, filho de Matã, Gedalias, filho de Pasur, Jucal, filho de Selemias, e Pasur, filho de Malquias, ouviram o que Jeremias estava dizendo a todo o povo:

Zacarias 12:1 – Esta é a palavra do Senhor para Israel. Palavra do Senhor, que estende os céus, assenta o alicerce da terra e forma o espírito do homem dentro dele:

João 3:2 – Ele veio a Jesus, à noite, e disse: “Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele”.

Hebreus 12:9 – Além disso, tínhamos pais humanos que nos disciplinavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos submeter-nos ao Pai dos espíritos, para assim vivermos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *