Estudo de Jeremias 39:17 – Comentado e Explicado

Então, porém, te salvarei – oráculo do Senhor – e não serás entregue aos homens que temes.
Jeremias 39:17

Comentário de Albert Barnes

De quem você tem medo – os caldeus. Ebed-Melech aparentemente olhou para a frente, com muito alarme, para o local que certamente aconteceria na tomada da cidade.

Comentário de John Calvin

Ele então acrescenta: Mas eu te livrarei naquele dia, e você não será entregue na mão dos homens cuja face você teme. Aqui Deus promete que Ebedmelech seria salvo por um privilégio especial; e o Profeta mostra que essa profecia não fora sem motivo anunciado. Pois embora Ebedmelech tivesse, com uma mente intrépida, empreendido a causa de Jeremias, e com ousadia e perseverança frente a todas as censuras, ele ainda não estava despojado de todos os sentimentos da natureza, mas tinha seus medos, especialmente quando via a causa do medo. colocado diante dele. Por isso, o Profeta diz que temia a face dos inimigos: e isso poderia, ao mesmo tempo, despertá-lo para receber com mais entusiasmo a promessa oferecida a ele; pois sabemos que as bênçãos de Deus são, de certa forma, consideradas sem valor por nós, quando não sabemos quão necessárias para nós elas são. As profecias e as promessas, pelas quais Deus nos conforta e nos anima a ter paciência, são na maioria das vezes vistas como sem valor, até que Deus realmente nos mostre quão miseráveis ??devemos ser, exceto que assim nos socorre. Então o Profeta desejou lembrar Ebedmelech disso, quando ele disse que temia. Tu temes, ele diz. Pois se Ebedmelech não tivesse medo, ele poderia ter desconsiderado essa profecia como sendo supérflua. Mas, lembrando-se de seu medo e ansiedade, ele ficou mais pronto para receber o que Deus lhe prometeu.

Comentário de E.W. Bullinger

diz o SENHOR = é o oráculo de Jeová.

Referências Cruzadas

Gênesis 15:1 – Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão: “Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa! “

2 Samuel 24:14 – Davi respondeu: “É grande a minha angústia! Prefiro cair nas mãos do Senhor, pois grande é a sua misericórdia, e não nas mãos dos homens”.

Jó 5:19 – De seis desgraças ele o livrará; em sete delas você nada sofrerá.

Salmos 41:1 – Como é feliz aquele que se interessa pelo pobre! O Senhor o livra em tempos de adversidade.

Salmos 50:15 – e clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei, e você me honrará. “

Salmos 91:14 – “Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome.

Jeremias 1:19 – Eles lutarão contra você, mas não o vencerão, pois eu estou com você e o protegerei”, diz o Senhor.

Jeremias 38:1 – E ocorreu que Sefatias, filho de Matã, Gedalias, filho de Pasur, Jucal, filho de Selemias, e Pasur, filho de Malquias, ouviram o que Jeremias estava dizendo a todo o povo:

Jeremias 38:9 – “Ó rei, meu senhor, esses homens cometeram um mal em tudo o que fizeram ao profeta Jeremias. Eles o jogaram numa cisterna para que morra de fome, pois já não há mais pão na cidade”.

Daniel 6:16 – Então o rei deu ordens, e eles trouxeram Daniel e o jogaram na cova dos leões. O rei, porém, disse a Daniel: “Que o seu Deus, a quem você serve continuamente, o livre! “

Mateus 10:40 – “Quem recebe vocês, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.

Mateus 25:40 – “O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.

2 Timóteo 1:16 – O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes ele me reanimou e não se envergonhou por eu estar preso;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *