Estudo de Jeremias 6:29 – Comentado e Explicado

Queimou-se o fole, o chumbo se esgotou, fundiram em vão o metal e o refundiram; as escórias, porém, não se soltaram.
Jeremias 6:29

Comentário de Albert Barnes

Os foles são queimados – desgastados pelo sopro contínuo. O profeta esgotou todos os seus esforços. Seu coração, consumido pelo calor da inspiração divina, não pode mais trabalhar. Outros traduzem “O fole bufa”, isto é, sopra furiosamente. Mais provavelmente, “o fole brilha” com o forte calor do fogo.

Arrancado – Separado. O objetivo da fundição é separar o metal da escória.

Comentário de John Calvin

Ele diz que o fole foi consumido pelo fogo e sem nenhuma vantagem. A frase inteira é metafórica. Intérpretes referem-se simplesmente ao que foi ensinado; e, portanto, eles consideram a boca do Profeta como o fole, pelo qual o fogo foi aceso. Assim, o significado seria: – que o Profeta estava como estava queimado, por meio de seu choro incessante, como o fole, que por ser usado continuamente é consumido por muito tempo, especialmente quando o fogo queima ferozmente. Eles então supõem que o Profeta reclama que sua garganta secou, ??como o fole, que foi queimado pelo fogo não pode mais fazer seu trabalho. Mas e se nos referirmos aos castigos e julgamentos pelos quais Deus castigou seu povo, e ainda sem benefício? Por isso, ele reclama no primeiro capítulo de Isaías e em outros lugares.

“Em vão”, diz ele, “eu te castiguei:”

e Jeremias disse antes,

“Em vão castiguei meus filhos; eles não receberam correção. ” ( Jeremias 2:30 )

Assim também é dito por Isaías,

“Ai! devo vingança contra meus inimigos ”( Isaías 1:24 )

mas com que propósito? Ele depois acrescenta que não houve nenhum benefício, porque a maldade deles era incurável.

O primeiro significado, no entanto, não deve ser rejeitado, pois não era adequado dizer que a língua do Profeta estava gasta com gritos constantes, que sua garganta estava quase seca. Mas eu aprovo mais do que acabei de declarar. Que cada um faça sua própria escolha. Se considerarmos que o ensino profético é aqui pretendido, também podemos desenhar outro significado: – que a boca do Profeta foi consumida pelos terrores de Deus; pois era como queimar sempre que Deus ameaçava o povo com destruição final. O Profeta, então, não diz sem razão, que sua garganta foi queimada pelo fogo, mesmo as ameaças de Deus.

Depois, acrescenta que a liderança era completa. Essa frase favorece a opinião de que Jeremias está falando dos julgamentos pelos quais Deus procurou humilhar o povo e levá-lo ao arrependimento; pois não se pode aplicar adequadamente à doutrina ou ao ensino que o chumbo não era misto. Por chumbo, eu entendo a escória. Alguns consideram que é prata e dizem que o chumbo foi misturado com prata, para que a prata possa ser mais facilmente derretida. Como não sou hábil nessa arte, não posso dizer se isso é feito ou não. Mas o Profeta diz que a liderança era inconfundível; isto é, que nada foi encontrado senão escória e sujeira.

Ele então acrescenta: em vão o derretimento derreteu, pois os males não foram eliminados; isto é, a escória não havia sido removida para deixar para trás o metal puro. Ele quer dizer, em resumo, que não havia nada além de escória e sujeira no povo, e não uma partícula de prata pura. Daí se seguiu que eles tinham sido como que em vão derretidos. Agora, isso se aplica mais apropriadamente ao castigo do que ao ensino, como todos devem ver. Por isso, não duvido, mas que o Profeta mostra aqui, que os judeus não eram apenas maus e apóstatas e desprezadores de Deus, mas também eram tão obstinados que Deus muitas vezes tentou em vão purificá-los. E é um tipo de falar, sabemos, que ocorre frequentemente nos profetas e nas Escrituras, que se diz que Deus derrete, purifica, refina os homens, quando os castiga. Mas o Profeta diz que havia apenas sujeira naquele povo, que o chumbo foi encontrado e que eles não foram derretidos. E, portanto, aprendemos quão grande era a dureza deles: embora tenham sido provados pelo fogo, eles ainda não se derreteram, mas continuaram em sua perversidade. (187) Ele depois acrescenta –

Queimado tem sido o fole pelo fogo, Consumido tem sido a liderança;
Em vão tem sido o derretimento do derretido, Pois seus males não foram separados.

Eles estavam na fornalha, mas o chumbo destinado a separar a escória da prata foi consumido e o derretimento não teve êxito, pois seus males ou vícios não foram separados deles. Por isso, no versículo seguinte, eles são chamados de prata reprovada. – Ed.

Comentário de E.W. Bullinger

fundador derrete = refinador refina.

Comentário de John Wesley

O fole é queimado, o chumbo é consumido pelo fogo; o fundador derrete em vão; porque os ímpios não são arrancados.

O fole – O profeta processa sua metáfora tirada do refino de metais, dando a entender que os profetas haviam gasto o fôlego sem nenhum objetivo, e sua força foi consumida por seu trabalho.

A liderança – Os julgamentos pesados, como liderança sobre eles, são todos desperdiçados, e não adiantam.

Em vão – Deixe o artista usar sua maior habilidade e indústria, mas é tudo em vão.

Referências Cruzadas

Provérbios 17:3 – O crisol é para a prata e o forno é para o ouro, mas o Senhor prova o coração.

Isaías 49:4 – Mas eu disse: “Tenho me afadigado sem qualquer propósito; tenho gasto minha força em vão e para nada. Contudo, o que me é devido está na mão do Senhor, e a minha recompensa está com o meu Deus”.

Jeremias 9:7 – Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos: “Vejam, sou eu que os refinarei e os provarei. Que mais posso eu fazer pelo meu povo?

Ezequiel 24:13 – ” ‘Ora, a sua impureza é a lascívia. Como eu desejei purificá-la mas você não quis ser purificada de sua impureza, você não voltará a estar limpa, enquanto não se abrandar a minha ira contra você.

Oséias 11:7 – O meu povo está decidido a desviar-se de mim. Embora sejam conclamados a servir ao Altíssimo, de modo algum o exaltam.

Zacarias 13:9 – “Colocarei essa terça parte no fogo, e a refinarei como prata, e a purificarei como ouro. Ela invocará o meu nome, e eu lhe responderei. É o meu povo, direi; e ela dirá: ‘O Senhor é o meu Deus’. “

Malaquias 3:2 – Mas quem suportará o dia da sua vinda? Quem ficará de pé quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão do lavandeiro.

1 Pedro 1:7 – Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.

1 Pedro 4:12 – Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *