Estudo de Marcos 12:34 – Comentado e Explicado

Vendo Jesus que ele falara sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do Reino de Deus. E já ninguém ousava fazer-lhe perguntas.
Marcos 12:34

Comentário de E.W. Bullinger

discretamente = criteriosamente. Substantivo grego . Ocorre apenas aqui em N. T,

from = longe de. Grego. apo App-104.

o reino de deus . Veja App-114.

Comentário de John Calvin

34. Mas quando Jesus viu. Se esse escriba progrediu mais é incerto; mas, como ele se mostrara capaz de aprender, Cristo estende a mão para ele e nos ensina, por seu exemplo, que devemos ajudar aqueles em quem há um começo de docilidade ou de entendimento correto. Parece ter havido duas razões pelas quais Cristo declarou que esse escriba não estava longe do reino de Deus. Foi porque ele foi facilmente persuadido a cumprir seu dever e porque distinguiu com habilidade a adoração externa a Deus dos deveres necessários. Tampouco foi tanto com o objetivo de louvá-lo como de exortá-lo, que Cristo declarou que estava perto do reino de Deus; e em sua pessoa, Cristo nos encoraja a todos, depois de ter entrado no caminho certo, a prosseguir com tanto maior alegria. Por essas palavras, também somos ensinados que muitos, enquanto ainda estão presos e envolvidos em erros, avançam com os olhos fechados em direção à estrada e, dessa maneira, estão preparados para correr no curso do Senhor, quando chegar a hora.

E depois disso, ninguém se aventurou a fazer uma pergunta para ele. A afirmação dos evangelistas, de que a boca dos adversários estava parada, para que eles não se arriscassem mais a armar armadilhas para Cristo, não deve ser entendida como se ‘tivessem desistido de sua obstinação perversa; porque eles gemeram por dentro, como animais selvagens trancados em suas covas, ou, como cavalos indisciplinados, eles mordiam o freio. Mas quanto mais endurecida sua obstinação e mais incorrigível sua rebelião, tanto mais ilustre era o triunfo de Cristo sobre ambos. E essa vitória, que ele obteve, deve muito nos encorajar a nunca ficar desanimados na defesa da verdade, tendo a certeza do sucesso. Muitas vezes acontecerá, de fato, que inimigos nos molestarão e nos insultarão até o fim, mas Deus finalmente garantirá que sua fúria recue sobre suas próprias cabeças, e que, apesar de seus esforços, a verdade seja vitoriosa.

Comentário de Adam Clarke

Tu não estás longe do reino de Deus – Este escriba parece ter sido um homem prudente, sensível e piedoso; quase um cristão – tão perto do reino de Deus que ele poderia facilmente entrar. É muito provável que ele tenha finalmente acreditado e confessado em Jesus.

Comentário de Thomas Coke

Marcos 12:34 . Tu não estás longe do reino de Deus. Jesus aplaudiu a piedade e a sabedoria do reflexo do escriba, declarando que a pessoa que o fez não estava longe do reino de Deus ou de ser um verdadeiro cristão. Ele havia expressado sentimentos ao tornar-se um sujeito do reino de Deus, e aqueles que poderiam ter uma influência feliz ao dispor para abraçar o Evangelho com sinceridade, pelo qual ele poderia obter uma participação em todas as bênçãos dos filhos de Deus. Acrescenta-se que nenhum homem, depois disso, fez perguntas a ele: o significado claro disso é que eles não fizeram mais perguntas cativantes; pois a lembrança dessa confusão impressionou suas mentes, durante o breve restante da continuidade de Cristo entre eles; e logo foi retirado deles, para que não tivessem mais oportunidades de fazê-lo, quando essa impressão se esgotou.

Comentário de Scofield

longe

ou seja, não muito longe do conhecimento. Ele conhecia a própria lei que condena totalmente o padrinho – seu verdadeiro cargo. Romanos 3:19 ; Romanos 10: 3-5 ; Gálatas 3:10 ; Gálatas 3: 22-24 .

Comentário de John Wesley

E, vendo Jesus que ele respondeu discretamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E ninguém depois disso fez qualquer pergunta.

Jesus lhe disse: Não estás longe do reino de Deus – Leitor, não estás? depois prossiga: seja um cristão de verdade; caso contrário, seria melhor para você estar longe.

Referências Cruzadas

Jó 32:15 – “Vejam eles estão consternados e não têm mais o que dizer; as palavras lhes fugiram.

Mateus 12:20 – Não quebrará o caniço rachado, não apagará o pavio fumegante, até que leve à vitória a justiça.

Mateus 22:46 – Ninguém conseguia responder-lhe uma palavra; e daquele dia em diante, ninguém jamais se atreveu a lhe fazer perguntas.

Lucas 20:40 – E ninguém mais ousava fazer-lhe perguntas.

Romanos 3:19 – Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.

Romanos 3:20 – Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.

Romanos 7:9 – Antes, eu vivia sem a lei, mas quando o mandamento veio, o pecado reviveu, e eu morri.

Gálatas 2:19 – Pois, por meio da lei eu morri para a lei, a fim de viver para Deus.

Colossenses 4:6 – O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um.

Tito 1:9 – e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *