Estudo de Marcos 7:33 – Comentado e Explicado

Jesus tomou-o à parte dentre o povo, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e tocou-lhe a língua com saliva.
Marcos 7:33

Comentário de E.W. Bullinger

multidão = multidão, o mesmo que “pessoas” em Marcos 7:14 .

put = impulso. Não é a palavra certa, como em Marcos 7:32 .

e Observe a figura do discurso Polysyndeton (App-6), particularizando cada um não.

Comentário de John Calvin

33. E quando ele o afastou da multidão. Isso foi feito, em parte para permitir aos ignorantes, e ainda não suficientemente qualificados para se tornar testemunhas, uma oportunidade de perceber à distância a glória de sua natureza divina, e em parte para que ele pudesse ter uma melhor oportunidade de derramar fervorosamente orações. . Quando ele olhou para o céu e suspirou , era uma expressão de forte sentimento; e isso nos permite perceber a veemência de seu amor pelos homens, por cujas misérias ele sente tanta compaixão. Tampouco se pode duvidar de que, ao transmitir o cuspe da boca para a boca de outro, e colocando os dedos nos ouvidos, ele pretendia manifestar e expressar o mesmo sentimento de bondade. No entanto, que ele tem poder supremo para remover todos os nossos defeitos e restaurar a saúde, é proclamado por ele quando ele simplesmente ordena que a língua e os ouvidos sejam abertos; pois não foi sem uma boa razão que Marcos inseriu que a palavra caldeu , ( ?ffa?? ) Ephphatha , fosse aberta , mas para testemunhar o poder divino de Cristo. Entre outras tolices com as quais o batismo foi degradado por homens tolos, a cerimônia usada por nosso Senhor é transformada em um bufão; e esse exemplo nos mostra que não há fim para a licenciosidade, quando os homens mudam voluntariamente, por sua própria vontade, os mistérios de Deus.

Comentário de Adam Clarke

E ele cuspiu e tocou a língua – Este lugar é extremamente difícil. Dificilmente existe uma ação na vida de nosso Senhor, mas podemos ver uma razão evidente para isso, exceto isso. Várias interpretações são dadas a respeito – nenhuma delas satisfaz minha mente. O Abade Giradeau o espiritualiza assim:

  1. Ele o afastou da multidão – Quando Cristo salva um pecador, ele o separa de todos os seus velhos companheiros maus e do espírito e das máximas de um mundo ímpio.
  • Ele colocou os dedos nos ouvidos – para mostrar que eles só podiam ser abertos pelo dedo, ou seja, o poder de Deus, e que deveriam ser fechados a todas as palavras e vozes, mas o que vinha dele.
  • Cuspindo, ele tocou a língua – para mostrar que seu gosto e prazer mentais deveriam ser totalmente mudados: que ele deveria detestar as coisas que antes estimava e estimar as que antes odiava.
  • Olhando para o céu – para significar que toda a ajuda vem de Deus e para ensinar o novo convertido a continuar olhando e dependendo continuamente dele.
  • Ele gemeu – para mostrar o estado miserável do homem pelos pecados e quão ternamente preocupada Deus é pelo seu bem-estar presente e eterno; e íntimo de que os homens devem buscar a salvação de Deus no espírito do genuíno arrependimento, com fortes gritos e lágrimas.
  • Ele disse: Sê aberto – O pecado é um fechamento dos ouvidos contra as palavras de Deus; e uma amarração da língua, para torná-la incapaz de dar a Deus o devido louvor. Mas quando a graça onipotente de Cristo atinge o coração, o ouvido é imparado, e o homem ouve distintamente – a língua é relaxada e o homem fala corretamente.
  • Afinal, é possível que o que é atribuído aqui a Cristo pertença à pessoa que foi curada. Darei meu sentido do lugar em uma curta paráfrase.

    E Jesus o afastou da multidão; e [o surdo] pôs os dedos nos ouvidos, sugerindo assim a Cristo que eles estavam tão parados que ele não podia ouvir; e cuspindo, para que não restasse mais nada em sua boca para ofender a visão quando Cristo deveria olhar para sua língua, ele tocou sua língua, mostrando a Cristo que estava tão amarrado que ele não podia falar; céu, como se implorasse assistência de cima: e ele gemeu, angustiado por causa de sua aflição atual e, portanto, implorou alívio: pois, não sendo capaz de falar, ele só podia gemer e olhar para cima, expressando também por esses sinais. como ele pôde, seu estado aflito e o desejo que ele teve que ser aliviado. Então Jesus, tendo compaixão dele, disse: Abra-se; e imediatamente seus ouvidos foram abertos, para que ele pudesse ouvir distintamente; e o impedimento à sua fala foi removido, de modo que ele falou adequadamente. O original admitirá essa interpretação; e isso, estou inclinado a acreditar, é o verdadeiro significado dessa passagem inexplicável (para mim e para muitos outros).

    Comentário de John Wesley

    E, afastando-o da multidão, pôs os dedos nos ouvidos, cuspiu e tocou a língua;

    Ele colocou os dedos nos ouvidos – talvez com a intenção de nos ensinar, que não devemos prescrever a ele (como eles que trouxeram este homem tentaram fazer), mas esperar sua bênção da maneira que mais lhe agrada: mesmo que não deva haver proporção ou semelhança entre os meios utilizados e os benefícios a serem transmitidos por eles.

    Referências Cruzadas

    1 Reis 17:19 – “Dê-me o seu filho”, respondeu Elias. Ele o apanhou dos braços dela, levou-o para o quarto de cima onde estava hospedado, e o pôs em cima da cama.

    2 Reis 4:4 – Depois entre em casa com seus filhos e feche a porta. Derrame daquele azeite em cada vasilha e vá separando as que você for enchendo”.

    2 Reis 4:33 – Ele entrou, fechou a porta e orou ao Senhor.

    Marcos 5:40 – Mas todos começaram a rir de Jesus. Ele, porém, ordenou que eles saíssem, tomou consigo o pai e a mãe da criança e os discípulos que estavam com ele, e entrou onde se encontrava a criança.

    Marcos 8:23 – Ele tomou o cego pela mão e o levou para fora do povoado. Depois de cuspir nos olhos do homem e impor-lhe as mãos, Jesus perguntou: “Você está vendo alguma coisa? “

    João 9:6 – Tendo dito isso, ele cuspiu no chão, misturou terra com saliva e aplicou-a aos olhos do homem.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *