Estudo de Mateus 6:26 – Comentado e Explicado

Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas?
Mateus 6:26

Comentário de Albert Barnes

Contemple as aves do ar – O segundo argumento de confiança na providência de Deus deriva de uma bela referência às aves ou tribos emplumadas. Veja, disse o Salvador, veja as aves do céu: eles não têm ansiedade quanto ao suprimento de suas necessidades; eles não semeiam nem colhem; eles enchem o bosque de música, e encontram a luz da manhã que vem com seus cânticos, e derramam suas notas nos zéfiros da noite, sem preocupação com o suprimento de suas necessidades; mas quão poucos morrem de fome! Com que regularidade eles são alimentados da mão de Deus! Como ele ministra aos seus desejos inumeráveis! Quão alegremente e regularmente são supridas as suas necessidades! Você, disse o Salvador a seus discípulos, é mais importante do que eles; e Deus os alimentará em tais números, e permitirá que você queira? Não pode ser. Confie, então, naquele Pai Universal que alimenta todas as aves do ar, e não tema, mas que ele também suprirá suas necessidades.

Melhor do que eles – De mais consequências. Suas vidas são mais importantes que as deles e, portanto, Deus as proverá.

Comentário de E.W. Bullinger

Eis = Olhe atentamente ( emblepo, App-133.) Em ( eis ).

de = que voam. Genitivo da relação. App-17.

ar = o céu. Cante, em contraste com a terra. Veja nota em Mateus 6: 9 , Mateus 6:10 .

seu. Falando com discípulos. Compare “eles” com o criador.

Comentário de John Calvin

26. Olhe para as aves do céu Este é o remédio de que falei, para nos ensinar a confiar na providência de Deus: para todos os cuidados que vão além dos limites, a descrença é a mãe. A única cura para a cobiça é abraçar as promessas de Deus, pelas quais ele nos assegura que cuidará de nós. Do mesmo modo, o apóstolo, desejando retirar os crentes da cobiça, confirma essa doutrina: pois ele disse: nunca te deixarei, nem te desampararei ( Hebreus 13: 5 ). A substância da exortação é que nós deve confiar em Deus, por quem ninguém do seu próprio povo, por mais importante que seja sua condição, é desconsiderado.

Seu Pai celestial os alimenta. Isso merece atenção cuidadosa, pois, embora não possamos explicar como a vida deles é sustentada, qual de nós tem o hábito de considerar que a vida deles depende da providência de Deus, da qual ele se agrada. estender até a eles? Porém, se está completamente estabelecido em nossa mente que as aves são supridas com comida pela mão de Deus, não haverá dificuldade em esperar por nós mesmos, que são formados à sua imagem e reconhecidos entre seus filhos. Eles não semeiam nem colhem Por essas palavras, está longe de ser a intenção de nosso Senhor nos encorajar à indolência e lentidão. Tudo o que ele quer dizer é que, embora outros meios falhem, a providência de Deus é suficiente para nós, pois fornece abundantemente aos animais tudo o que eles precisam.

Em vez de aves, ( t? pete??? , ) Lucas usa a palavra corvos, ( t??? ???a?a? ), aludindo talvez a essa passagem nos Salmos, que dá alimento aos jovens corvos que o invocam ( Salmos 67: 0 : 9). Alguns pensam que Davi mencionou expressamente os corvos, porque são imediatamente abandonados pelos pais (459) e, portanto, devem ter sua comida trazida a eles por Deus. Por isso, é evidente que Cristo não pretendia nada mais do que ensinar seu povo a lançar todos os seus cuidados sobre Deus.

Comentário de Adam Clarke

Contemple as aves do céu – A segunda razão pela qual não devemos nos preocupar com o futuro é o exemplo dos animais menores, que a providência de Deus alimenta sem seu próprio trabalho; embora ele não seja o pai deles. Nunca soubemos que um pai terreno cuida de suas aves e negligencia seus filhos; e temeremos isso do nosso Pai celestial? Deus não permita! Esse homem é totalmente indigno de ter Deus para seu pai, que depende menos de sua bondade, sabedoria e poder do que de uma colheita de milho, que pode ser estragada no campo ou no celeiro. Se nosso grande Criador nos tornou capazes de conhecer, amar e se divertir eternamente, o que não podemos esperar dele, depois de um presente tão grande?

Eles não semeiam nem colhem – Há um ditado entre os coelhos quase semelhante a este – “Você já viu uma besta ou uma ave que teve uma oficina? Mas elas são alimentadas sem trabalho e sem ansiedade. Elas foram criadas para o serviço do homem, e o homem foi criado para que ele pudesse servir ao seu Criador.O homem também teria sido sustentado sem trabalho e ansiedade, se não tivesse corrompido seus caminhos.Você já viu um leão carregando fardos, um veado colhendo frutas de verão, raposa que vende mercadoria, ou um lobo que vende óleo, para que assim possam obter seu apoio? E, no entanto, são alimentados sem cuidado ou trabalho.Por isso, discutindo do menor para o maior, se os que foram criados para me servirem, são nutridos sem trabalho e ansiedade, quanto mais eu, que fui criado, para servir meu Criador! Qual é, portanto, a causa, por que devo ser obrigado a trabalhar para obter meu pão diário? Resposta, Sin. ” Este é um extrato curioso e importante, e é altamente digno da atenção do leitor. Veja Schoettgen.

Referências Cruzadas

Gênesis 1:29 – Disse Deus: “Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês.

Jó 35:11 – que nos ensina mais que aos animais da terra e nos faz mais sábios que as aves dos céus? ’

Jó 38:41 – Quem dá alimento aos corvos quando os seus filhotes clamam a Deus e vagueiam por falta de comida?

Salmos 104:11 – delas bebem todos os animais selvagens, e os jumentos selvagens saciam a sua sede.

Salmos 104:27 – Todos eles esperam em ti para que lhes dês o alimento no tempo certo;

Salmos 145:15 – Os olhos de todos estão voltados para ti, e tu lhes dás o alimento no devido tempo.

Salmos 147:9 – Ele dá alimento aos animais, e aos filhotes dos corvos quando gritam de fome.

Mateus 6:32 – Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.

Mateus 7:9 – “Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra?

Mateus 10:29 – Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês.

Lucas 12:6 – Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? Contudo, nenhum deles é esquecido por Deus.

Lucas 12:24 – Observem os corvos: não semeiam nem colhem, não têm armazéns nem celeiros; contudo, Deus os alimenta. E vocês têm muito mais valor do que as aves!

Lucas 12:32 – “Não tenham medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do Pai dar-lhes o Reino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *