Estudo de Mateus 8:18 – Comentado e Explicado

Certo dia, vendo-se no meio de grande multidão, ordenou Jesus que o levassem para a outra margem do lago.
Mateus 8:18

Comentário de Albert Barnes

Do outro lado – Jesus estava agora em Cafarnaum, uma cidade no canto noroeste do mar de Tiberíades, ou no mar da Galiléia. Veja as notas em Mateus 4:18 . O país para o qual ele pretendia ir era a região a leste do mar de Tiberíades.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 8: 18-20 . Agora, quando Jesus viu grandes multidões – Quando Jesus fez as coisas antes mencionadas, ele estava em Cafarnaum, Mateus 8: 5 , mas a multidão o pressionava, ele deu ordens para passar pelo mar da Galiléia, também chamado mar de Tiberíades, que ambos ele e o povo podem descansar um pouco. E um certo escriba chegou – Nomeadamente, quando eles saíram da casa, de onde ele veio, para a costa onde ele propôs embarcar. Veja Lucas 9:57 . E disse-lhe, com toda a aparência de profundo respeito, Mestre, eu te seguirei aonde quer que você for – Sendo determinado a me dedicar inteiramente ao serviço do teu reino. Esse escriba parece ter concluído, pelo zelo com que o povo se reunia em torno de nosso Senhor, que ele logo se declararia o Messias e se tornaria um poderoso príncipe; Jesus, portanto, sabendo que seus motivos eram de natureza mundana e ambiciosa, disse-lhe: As raposas têm buracos, etc. Como se ele tivesse dito: Não se iluda com a expectativa de quaisquer vantagens temporais de me atender, pois claramente lhe digo que, embora (para não falar de animais domésticos sob os cuidados do homem), até as próprias raposas tenham buracos , etc., para si e seus filhos, mas o Filho do homem, por mais bem-sucedido que seu reino deva ser, agora aparece em circunstâncias tão baixas que ele não tem nem um lugar onde possa deitar a cabeça; e seus seguidores não devem esperar uma melhor condição. Portanto, não me siga de nenhuma visão da vantagem temporal. A frase Filho do homem é emprestada de Daniel 7:13 , onde o profeta descreve o domínio universal ao qual o Messias, em qualidade do Filho do homem, deveria ser elevado. Este nome, portanto, quando aplicado a nosso Senhor, ao mesmo tempo em que denota sua natureza humana, traz à vista o reino glorioso sobre o qual, em sua natureza humana, ele deveria presidir. No entanto, em várias ocasiões, é usado em um sentido que implica profunda humilhação, sendo o nome dado aos profetas antigos por conta da baixa estimativa em que eles às vezes eram mantidos por seus compatriotas. É a denominação que Cristo geralmente se dá, e que, ao que parece, por humildade, como tendo uma relação com sua aparência mesquinha neste mundo.

Comentário de E.W. Bullinger

about = around. Peri grego. App-104.

outro lado = outro lado , nenhuma das palavras no App-124.

Comentário de John Calvin

Mateus 8:18 E quando Jesus viu grandes multidões sobre ele. Matthew, não tenho dúvida, toca brevemente o que os outros explicam em uma narrativa mais ampla e abundante. Os outros dois afirmam uma circunstância, que Mateus não percebe que Cristo se retirou em particular, por uma questão de aposentadoria, para um lugar deserto, antes que fosse dia. Marcos depois diz que Pedro o informou, todos te procuram; e Lucas diz que multidões chegaram a esse lugar. Novamente, Mateus diz que ele passou para o outro lado, enquanto os outros dois dizem que ele passou por toda a Galiléia, para pregar em todos os lugares. Mas o outro lado, ou a margem mais distante ( t? p??a? ), não, penso, indica o que era estritamente o lado oposto, mas refere-se à curvatura do lago, que ficava abaixo de Cafarnaum. Dessa maneira, ele atravessou para outra parte do lago e ainda não saiu da Galiléia.

Comentário de Adam Clarke

Para o outro lado – Viz. do lago de Genesaré, de onde ele seguiu para o país dos gergesenos, Mateus 8:28 .

Comentário de Thomas Coke

Mateus 8: 18-20 . Agora, quando Jesus viu, etc. – Agora Jesus, percebendo a multidão a seu redor, deu ordens para partir, etc. Embora nosso Salvador tivesse se retirado para o deserto após a cura do leproso, mencionou Lucas 5:12. O povo, excitado com a fama desse milagre, vinha a ele de todos os cantos; portanto, para que ele pudesse evitá-los, resolveu ir para o outro lado do lago e ordenou que seus discípulos o acompanhassem. Sobre isso, um escriba, que estava presente, ofereceu segui-lo, Mateus 8:19, mas Jesus, sabendo que ele não tinha nada em vista além dos prazeres e lucros do suposto reino, não aceitaria seu serviço; dizendo a ele que ele estava completamente enganado se ele propusesse melhorar suas circunstâncias mundanas ao atendê-lo. A frase Filho do homem é encontrada em Daniel 7:13, onde é descrito o domínio universal ao qual o Messias, em qualidade do Filho do homem, deveria ser elevado. É a denominação que o Senhor Jesus Cristo geralmente se dá; e como ele foi chamado por ninguém além de si mesmo, é claro que ele escolheu o título por humildade, como tendo alguma relação com sua aparência mesquinha e humilde neste mundo. Filho do homem, nos profetas Ezequiel, Daniel e Zacarias, não denota tanto a natureza humana, como a fragilidade e fraqueza do homem; e, nesse sentido, sem dúvida a expressão é usada, Salmos 8: 4 ; Salmos 146: 3 . O Senhor Jesus Cristo se preocupa, de fato, em enfatizar isso, quando ele tornaria conhecido seu poder e autoridade. Veja cap. Mateus 9: 6 , Mateus 12: 8 . & c. mas ele certamente fez uso disso para esse fim, a fim de corrigir as noções equivocadas que eles haviam formado sobre a natureza de seu reino e fazer com que entendessem que o modo como ele deveria entrar na glória era através de sofrimentos e da cruz . Veja Beausobre e Lenfant. Em vez de deitar a cabeça, Mateus 8:20 podemos ler, descanse a cabeça.

Partir para o outro lado Note-se, de uma vez por todas, que a passagem ou travessia deste lago ou mar nem sempre denota navegar do lado leste para o oeste, ou inversamente; embora o rio Jordão, acima e abaixo do lago, corresse para o sul. O lago era de tal forma que, sem nenhuma impropriedade, pode-se dizer que ele atravessou em outras direções, mesmo por aqueles que permaneceram do mesmo lado do Jordão.

Comentário de John Wesley

Agora, quando Jesus viu grandes multidões a seu redor, deu ordem para partir para o outro lado.

Ele ordenou ir para o outro lado – para que ele e o povo pudessem descansar um pouco.

Referências Cruzadas

Mateus 8:1 – Quando ele desceu do monte, grandes multidões o seguiram.

Mateus 14:22 – Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão.

Marcos 1:35 – De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando.

Marcos 4:35 – Naquele dia, ao anoitecer, disse ele aos seus discípulos: “Vamos atravessar para o outro lado”.

Marcos 5:21 – Tendo Jesus voltado de barco para a outra margem, uma grande multidão se reuniu ao seu redor, enquanto ele estava à beira do mar.

Marcos 6:45 – Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para Betsaida, enquanto ele despedia a multidão.

Marcos 8:13 – Então se afastou deles, voltou para o barco e atravessou para o outro lado.

Lucas 4:42 – Ao romper do dia, Jesus foi para um lugar solitário. As multidões o procuravam, e, quando chegaram até onde ele estava, insistiam que não as deixasse.

Lucas 8:22 – Certo dia Jesus disse aos seus discípulos: “Vamos para o outro lado do lago”. Eles entraram num barco e partiram.

João 6:15 – Sabendo Jesus que pretendiam proclamá-lo rei à força, retirou-se novamente sozinho para o monte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *