Estudo de Mateus 9:4 – Comentado e Explicado

Jesus, penetrando-lhes os pensamentos, perguntou-lhes: "Por que pensais mal em vossos corações?
Mateus 9:4

Comentário de Albert Barnes

Jesus, conhecendo os pensamentos deles – Marcos diz: “Jesus percebeu” em seu espírito “que eles tanto raciocinavam”. O poder de examinar o coração e de conhecer os pensamentos das pessoas pertence somente a Deus, 1 Crônicas 28: 9 ; Romanos 8:27 ; Apocalipse 2:23 ; Jeremias 17:10 . Ao reivindicar isso, como Jesus fez aqui, e muitas vezes em outros lugares, ele deu provas claras de sua onisciência, João 2: 24-25 .

Comentário de E.W. Bullinger

saber = perceber. Grego. oida. App-132. A mesma palavra que “ver” em Mateus 9: 2 . Não é o mesmo que “saber”, Mateus 9: 6 , ou como em Mateus 9:30 .

mal = travessura. Grego. poneros.

em, etc. = entre [você] em seus corações.

Comentário de John Calvin

4. E quando Jesus viu os pensamentos deles, agora ele dá uma prova de sua divindade, trazendo à luz seus pensamentos secretos: pois quem conhece as coisas de um homem, mas o espírito do homem que está nele? ( 1 Coríntios 2:11 .) E assim Marcos acrescenta que Jesus sabia pelo seu Espírito: o que significa que o que estava oculto em seus corações não podia ser percebido pelo homem, mas que Cristo pelo seu Espírito Divino o conhecia completamente. Por que você pensa mal? Isso não implica que lhes deu dor ver um homem mortal assumindo o que Deus reivindica como sua própria prerrogativa, mas que eles orgulhosa e perversamente rejeitaram a Deus, que lhes foi manifestado abertamente.

Comentário de Adam Clarke

In telling them what the thoughts of their hearts were, (for they had expressed nothing publicly), he gave them the fullest proof of his power to forgive sins; Jesus sabendo ( ?d?? vendo) seus pensamentos – Ao dizer-lhes quais eram os pensamentos de seus corações (pois eles não expressaram nada publicamente), ele lhes deu a prova mais completa de seu poder de perdoar pecados; porque só Deus pode perdoar pecados, e só Deus pode buscar e conhecer o coração. Jesus pronunciou os pecados do homem perdoados; e deu aos escribas a prova mais completa de seu poder para fazê-lo, dizendo a eles o que, no segredo de suas almas, eles pensavam sobre o assunto.

Deus soa os segredos de todos os corações – nenhum pecado escapa à sua atenção; Quão sem sentido, então, é o pecador pensar que peca com segurança quando não é visto pelos homens! Vamos prestar atenção em nossos corações, bem como em nossa conduta, pois Deus procura e condena tudo o que não provém e não conduz a si mesmo.

Referências Cruzadas

Salmos 44:21 – Deus não o teria descoberto? Pois ele conhece os segredos do coração!

Salmos 139:2 – Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos.

Ezequiel 38:10 – ” ‘Assim diz o Soberano Senhor: Naquele dia virão pensamentos à sua cabeça, e você maquinará um plano maligno.

Mateus 12:25 – Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.

Mateus 16:7 – E eles discutiam entre si, dizendo: “É porque não trouxemos pão”.

Marcos 2:8 – Jesus percebeu logo em seu espírito que era isso que eles estavam pensando e lhes disse: “Por que vocês estão remoendo essas coisas em seus corações?

Marcos 8:16 – E eles discutiam entre si, dizendo: “É porque não temos pão”.

Marcos 12:15 – Devemos pagar ou não? ” Mas Jesus, percebendo a hipocrisia deles, perguntou: “Por que vocês estão me pondo à prova? Tragam-me um denário para que eu o veja”.

Lucas 5:22 – Jesus, sabendo o que eles estavam pensando, perguntou: “Por que vocês estão pensando assim?

Lucas 6:8 – Mas Jesus sabia o que eles estavam pensando e disse ao homem da mão atrofiada: “Levante-se e venha para o meio”. Ele se levantou e foi.

Lucas 7:40 – Respondeu-lhe Jesus: “Simão, tenho algo a lhe dizer”. “Dize, Mestre”, disse ele.

Lucas 9:46 – Começou uma discussão entre os discípulos, acerca de qual deles seria o maior.

Lucas 11:17 – Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e uma casa dividida contra si mesma cairá.

João 2:24 – Mas Jesus não se confiava a eles, pois conhecia a todos.

João 6:61 – Sabendo em seu íntimo que os seus discípulos estavam se queixando do que ouviram, Jesus lhes disse: “Isso os escandaliza?

João 6:64 – Contudo, há alguns de vocês que não crêem”. Pois Jesus sabia desde o princípio quais deles não criam e quem o iria trair.

João 16:19 – Jesus percebeu que desejavam interrogá-lo a respeito disso, pelo que lhes disse: “Vocês estão perguntando uns aos outros o que eu quis dizer quando falei: Mais um pouco e não me verão; um pouco mais e me verão de novo?

João 16:30 – Agora podemos perceber que sabes todas as coisas e nem precisas que te façam perguntas. Por isso cremos que vieste de Deus”.

João 21:17 – Pela terceira vez, ele lhe disse: “Simão, filho de João, você me ama? ” Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez “Você me ama? ” e lhe disse: “Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Cuide das minhas ovelhas.

Atos dos Apóstolos 5:3 – Então perguntou Pedro: “Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade?

Atos dos Apóstolos 5:9 – Pedro lhe disse: “Por que vocês entraram em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Veja! Estão à porta os pés dos que sepultaram seu marido, e eles a levarão também”.

Atos dos Apóstolos 8:20 – Pedro respondeu: “Pereça com você o seu dinheiro! Você pensa que pode comprar o dom de Deus com dinheiro?

Hebreus 4:12 – Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.

Apocalipse 2:23 – Matarei os filhos dessa mulher. Então, todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês de acordo com as suas obras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *