Estudo de Números 11:1 – Comentado e Explicado

O povo pôs-se a murmurar amargamente aos ouvidos do Senhor. O Senhor, ouvindo isso, irou-se: o fogo do Senhor acendeu-se entre eles e devorou a extremidade do acampamento.
Números 11:1

Comentário de Thomas Coke

Números 11: 1 . E quando as pessoas se queixaram O momento em que aqui é inserido aplaina o sentido e leva a mente a idéias erradas a respeito deste evento. Leia-o assim, exatamente conforme ao hebraico, e o espírito da passagem aparecerá. Agora, o povo murmurou grandemente: era mau aos ouvidos do Senhor: ele ouviu e sua ira foi acesa, etc. Houbigant afirma: Enquanto isso, o povo murmurava perversamente aos ouvidos do Senhor, etc. seguindo o grego que o possui, ???????? p????a . Não nos dizem qual foi a causa desses murmúrios; mas é evidente em Números 11: 3 em comparação com Números 11:34 que era algo diferente do mencionado nos versículos 4 e seguintes. O fogo do Senhor significa um raio. Ver 2 Reis 1:12 . Jó 1:16 . Como a multidão mista estava nas partes mais remotas do acampamento, é provável que esse murmúrio tenha começado com eles e que eles eram as pessoas agora punidas.

Comentário de Adam Clarke

E quando as pessoas reclamaram – Qual foi a causa dessa reclamação, não sabemos. A conjectura de São Jerônimo é provável; eles reclamaram por causa do comprimento do caminho. Mas certamente nenhuma pessoa tinha menos motivos para murmurar; eles tinham Deus entre eles, e milagres de bondade eram continuamente feitos em seu favor.

Desagradou o Senhor – Por sua extraordinária bondade se perdeu em um povo tão ingrato e rebelde. E sua raiva foi acesa – a justiça divina estava necessariamente irritada com essa conduta indesculpável.

E o fogo do Senhor ardeu entre eles – Ou um fogo sobrenatural foi enviado para esta ocasião, ou um raio foi contra eles, ou Deus os feriu com um daqueles ventos sufocantes e quentes que são muito comuns nesses países.

E consumido – nas partes mais remotas do campo – permeou todo o campo, do centro à circunferência, levando a morte a todos os murmuradores; pois não devemos supor que ele estivesse confinado às partes mais remotas do campo, a menos que pudéssemos imaginar que não havia culpado em nenhum outro lugar. Se isso fosse o mesmo com o caso mencionado em Números 11: 4 , então, como é possível que a multidão mista ocupasse as partes mais externas do acampamento, consequentemente a queima poderia ter sido confinada a eles.

Comentário de John Wesley

E quando o povo se queixou, desagradou ao SENHOR; e o SENHOR ouviu; e sua ira foi acesa; e o fogo do SENHOR queimou entre eles, e consumiu os que estavam nas extremidades do arraial.

Reclamou – Ou, murmurou, a ocasião em que parece ser a viagem dos últimos três dias em um vasto deserto uivante e, em seguida, a lembrança de sua longa morada no deserto, e o medo de muitas outras jornadas tediosas, pelas quais eles gostariam de ser demorou muito para chegar à terra do leite e do mel, da qual eles tinham sede.

O fogo do Senhor – Um fogo enviado de Deus de uma maneira extraordinária, possivelmente da coluna de nuvens e fogo, ou do céu.

As partes mais íntimas – Ou porque o pecado começou ali entre a multidão mista, ou em misericórdia para o povo, a quem ele preferiria despertar para o arrependimento do que destruir; e, portanto, ele a enviou às saias e não ao meio do arraial.

Comentário de John Calvin

1. E quando o povo reclamou, desagradou ao Senhor. (11) A significação ambígua do particípio (12) faz com que os tradutores distorçam essa passagem em vários significados. Como a raiz hebraica ??? , aven, às vezes é trabalho e trabalho, às vezes fadiga, às vezes iniquidade, às vezes falsidade, alguns a traduzem: “As pessoas estavam, por assim dizer, reclamando ou murmurando”. Outros (embora isso pareça estar além da marca) inserem o advérbio injustamente; como se Moisés dissesse que a queixa deles era injusta, quando expuseram a Deus. Outros a traduzem como “estar doente ( nauseantes “), mas isso prejudica muito a afetação; outros, “mentindo ou negociando com traição”. Alguns a derivam da raiz ????? , thonah, e assim a explicam, “buscando a ocasião”, que eu rejeito até agora. Para mim, a palavra desmaio (fatiscendi) parece melhor; pois fracassaram, como se tivessem sofrido um cansaço. É provável que nenhum outro crime seja alegado contra eles além de que, abandonando o desejo de prosseguir, eles caíram em supinidade e inatividade, que deveriam dar as costas a Deus e repudiar a herança prometida. Esse sentido se adequará muito bem e, portanto, o significado adequado da palavra será mantido. Assim, Ezequiel chama pelo nome ????? , theunim, aquelas fadigas, pelas quais os homens se destróem e se oprimem ao empreender muito trabalho. Ainda assim, não nego que, quando estavam desanimados, proferiram palavras de censura a Deus; especialmente porque Moisés diz que isso desagradou os ouvidos de Deus, e não Seus olhos; contudo, a origem do mal foi, como afirmei, que eles desmaiaram de cansaço, de modo a se recusarem a seguir mais a Deus.

E o Senhor ouviu. Ele declara claramente que o povo explodiu em queixas abertas; e é provável que eles oriente até repreendam a Deus, como inferimos do peso desse castigo. Embora alguns entendam a palavra fogo metaforicamente por vingança, é mais correto tomá-la simplesmente de acordo com o significado natural da palavra, ou seja, que uma parte do acampamento queimou com uma conflagração enviada por Deus. Ainda existe uma pergunta: qual foi a parte ou extremidade do campo em que o fogo se apoderou? para alguns pensam que o castigo começou com os próprios líderes, cujo crime foi mais atroz. Outros supõem que o fogo se acendeu entre as pessoas comuns, das quais surgiram os murmúrios. Mas prefiro conjeturar, como em questão de incerteza, que Deus acendeu o fogo em alguma parte extrema, de modo a despertar seu terror, a fim de que houvesse espaço para o perdão; como atualmente é acrescentado, esse empate estava contente com a punição de alguns. Deve-se, no entanto, observar que, como as pessoas estavam conscientes de seus pecados, a porta estava fechada contra suas orações. Por isso, é que eles clamam a Moisés, e não a Deus; e podemos inferir que, sendo desprovidos de arrependimento e fé, eles temiam olhar para Deus. Esta é a recompensa de uma má consciência: buscar descanso em nossa inquietação e ainda fugir de Deus, que sozinho pode aliviar nossos problemas e alarmes. Pelo fato de Deus ser apaziguado na intercessão de Moisés, concluímos que o castigo temporal é freqüentemente remetido aos iníquos, embora eles ainda permaneçam expostos ao julgamento de Deus. Quando ele diz que o fogo do Senhor foi afundado, (13) pois essa é a significação apropriada da palavra ??? , shakang, ele designa a maneira pela qual foi apagada e em que a misericórdia de Deus se manifestou abertamente; como também, por outro lado. é chamado de fogo de Deus, como tendo sido claramente acendido por Ele, para que ninguém suponha que fosse uma conflagração acidental. Também foi imposto um nome ao local, que pode ser um memorial à posteridade do crime e de sua punição; para Tabera é uma queima, ou combustão.

Referências Cruzadas

Gênesis 38:10 – O Senhor reprovou o que ele fazia, e por isso o matou também.

Exodo 15:23 – Então chegaram a Mara, mas não puderam beber das águas de lá porque eram amargas. Esta é a razão porque o lugar chama-se Mara.

Exodo 16:2 – No deserto, toda a comunidade de Israel reclamou a Moisés e Arão.

Exodo 16:7 – e amanhã cedo verão a glória do Senhor, porque o Senhor ouviu a queixa de vocês contra ele. Quem somos nós para que vocês reclamem a nós? “

Exodo 16:9 – Disse Moisés a Arão: “Diga a toda a comunidade de Israel que se apresente ao Senhor, pois ele ouviu as suas queixas”.

Exodo 17:2 – Por essa razão queixaram-se a Moisés e exigiram: “Dê-nos água para beber”. Ele respondeu: “Por que se queixam a mim? Por que colocam o Senhor à prova? “

Levítico 10:2 – Então saiu fogo da presença do Senhor e os consumiu. Morreram perante o Senhor.

Números 10:33 – Então eles partiram do monte do Senhor e viajaram três dias. A arca da aliança do Senhor foi à frente deles durante aqueles três dias para encontrar um lugar para descansarem.

Números 16:35 – Então veio fogo da parte do Senhor e consumiu os duzentos e cinqüenta homens que ofereciam incenso.

Números 20:2 – Não havia água para a comunidade, e o povo se juntou contra Moisés e contra Arão.

Números 21:5 – e falou contra Deus e contra Moisés, dizendo: “Por que vocês nos tiraram do Egito para morrermos no deserto? Não há pão! Não há água! E nós detestamos esta comida miserável! “

Deuteronômio 9:22 – Além disso, vocês tornaram a provocar o Senhor à ira em Taberá, em Massá e em Quibrote-Hataavá.

Deuteronômio 25:18 – Quando vocês estavam cansados e exaustos, eles se encontraram com vocês no caminho e eliminaram todos os que ficaram para trás; não tiveram temor de Deus.

Deuteronômio 32:22 – Pois um fogo foi aceso pela minha ira, fogo que queimará até às profundezas do Sheol. Ele devorará a terra e as suas colheitas e consumirá os alicerces dos montes.

2 Samuel 11:27 – Passado o luto, Davi mandou que a trouxessem para o palácio; ela se tornou sua mulher e teve um filho dele. Mas o que Davi fez desagradou ao Senhor.

2 Reis 1:12 – Respondeu Elias: “Se sou homem de Deus, que desça fogo do céu e consuma você e seus cinqüenta soldados! ” De novo fogo de Deus desceu do céu e consumiu o oficial e seus soldados.

Jó 1:16 – Enquanto ele ainda estava falando, chegou outro mensageiro e disse: “Fogo de Deus caiu do céu e queimou totalmente as ovelhas e os empregados, e eu fui o único que escapou para lhe contar! “

Salmos 78:21 – O Senhor os ouviu e enfureceu-se; atacou Jacó com fogo, e sua ira levantou-se contra Israel,

Salmos 106:18 – fogo surgiu entre os seus seguidores; as chamas consumiram os ímpios.

Isaías 30:33 – Tofete está pronta já faz tempo; foi preparada para o rei. Sua fogueira é funda e larga, com muita lenha e muito fogo; o sopro do Senhor, como uma torrente de enxofre ardente, a incendeia.

Isaías 33:14 – Em Sião os pecadores estão aterrorizados; o tremor se apodera dos ímpios: “Quem de nós pode conviver com o fogo consumidor? Quem de nós pode conviver com a chama eterna? “

Lamentações 3:39 – Como pode um homem reclamar quando é punido por seus pecados?

Naum 1:5 – Quando ele se aproxima os montes tremem e as colinas se derretem. A terra se agita na sua presença, o mundo e todos os que nele vivem.

Marcos 9:43 – Se a sua mão o fizer tropeçar, corte-a. É melhor entrar na vida mutilado do que, tendo as duas mãos, ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga,

1 Coríntios 10:10 – E não se queixem, como alguns deles se queixaram — e foram mortos pelo anjo destruidor.

Hebreus 12:29 – pois o nosso “Deus é fogo consumidor! “

Tiago 5:4 – Vejam, o salário dos trabalhadores que ceifaram os seus campos, e que por vocês foi retido com fraude, está clamando contra vocês. O lamento dos ceifeiros chegou aos ouvidos do Senhor dos Exércitos.

Judas 1:16 – Essas pessoas vivem se queixando e são descontentes com a sua sorte, seguem os seus próprios desejos impuros; são cheias de si e adulam os outros por interesse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *