Estudo de Números 20:13 – Comentado e Explicado

Estas são as águas de Meribá, onde os israelitas se queixaram do Senhor, e onde este fez resplandecer a sua santidade.
Números 20:13

Comentário de Albert Barnes

A água de Meribah – ou seja, “conflito”. O local é chamado de “Meribah em Cades” Números 27:14 e “Meribah-Cades” Deuteronômio 32:51 . para distingui-lo do “Meribah” de Êxodo 17: 2 ss.

E ele foi santificado neles – Uma alusão, sem dúvida, ao nome “Cades” (santo), que, embora não agora concedido, adquiriu um novo significado pelo fato de que Deus aqui reivindicou Sua própria santidade, punindo Moisés e Arão que a invadiram. .

Comentário de Thomas Coke

Números 20:13 . Esta é a água de Meribah assim chamada de repreensão ou conflito; e em Deuteronômio 32:51 distinguido dos outros Meribah em Horeb, com o nome de Meribah Kadesh. Aqui Deus foi santificado neles; isto é, glorificou seu poder, bondade e verdade, aos olhos dos israelitas, por este sinal de milagre, e demonstrou sua santidade e justiça imparcial, punindo seus maiores favoritos por sua incredulidade.

REFLEXÕES. – Seus anos de peregrinação estão chegando ao fim. Como a geração anterior estava quase consumida, as pessoas voltaram a olhar para a terra prometida e acamparam-se em Cades, perto das fronteiras de Edom, onde temos,

1. Morte de Miriam. Embora a perdoasse murmurando, por intercessão de Moisés, ela é excluída de Canaã. Nota; Podemos, por nossos pecados, ser corrigidos com aflições temporais, embora Deus os tenha perdoado e nos salvado da morte eterna. 2. O murmúrio do povo por falta de água. Nota; (1) É muito comum que as crianças imitem os maus exemplos de seus pais. (2.) Aqueles que não conseguem suportar os inconvenientes em sua jornada para o Céu, nunca devem pensar em ir para lá. Nunca houve maior ingratidão e perversidade do que neste povo: em vez de serem afetados pela misericórdia de Deus em poupá-los, eles desejam ter morrido com seus irmãos pela praga; e brigar com Moisés por tê-los trazido do Egito, apesar de uma fornalha de ferro, por causa de uma dificuldade presente, que, por experiência passada, eles poderiam ter certeza de que Deus poderia remover facilmente. Nota; Aqueles que buscam uma ocasião para discutir, encontrarão falhas nos melhores serviços prestados e reprovarão, com más intenções, os amigos a quem foram mais obrigados. 3. Moisés e Arão voam para o santuário, e caem de cara no chão, para que novos julgamentos não cheguem ao povo e implorem instruções sobre como agir na presente emergência. Nota; Em todos os problemas, a aproximação a Deus é o meio mais seguro de direção e alívio. 4. Deus aparece, não como antes, com raiva para destruí-los, mas com misericórdia para supri-los. Nota; Se Deus fosse rigoroso em visitar todas as nossas ofensas, o Espírito falharia diante dele. Ele costuma pensar em misericórdia quando merecemos punição. Moisés recebeu ordem de pegar a vara de Deus e, na presença de todo o povo, falar com a rocha, e as correntes fluirão imediatamente. Eis que: (1) A rica graça de Deus para as pessoas rebeldes. (2.) O poder de Deus aumentou em tal milagre. Nossos corações estão duros como esta rocha? A palavra de Deus pode separá-los e abrir comporta de lágrimas penitenciais. 5. Moisés e Arão obedecem; mas da maneira que desagradou seu Mestre, e lhes trouxe exclusão da terra para a qual estavam conduzindo o povo. Eles foram culpados de dois grandes pecados nesta questão: (1) Descrença. Eles duvidavam se Deus realmente traria água da rocha para esse povo. Nota; Nenhum pecado entre o povo de Deus é mais perturbador ou mais perigoso que a incredulidade. (2) Paixão. Eles estavam sem paciência com eles, abusaram furiosamente deles como rebeldes e, em vez de ordenar calmamente que a água fluía, Moisés com veemência repetida fere a rocha; e como Israel era espectador dessa conduta precipitada, a ofensa foi maior. Nota; (1) Grandes provocações não são desculpa para paixão. (2) Os homens mais humildes precisam vigiar um espírito de vontade própria. (3) Se a raiva inflama em nosso coração, mais causas temos para manter nossos lábios, por assim dizer, com freio. (4.) Essa censura pode ser muito justa, que em nossa boca, como fluindo de um coração enfurecido, pode ser para nós um mal extremo. 6. Desagrado de Deus por Moisés e Arão; e o castigo deles é morrer no deserto. Nota; (1) O próprio povo de Deus não deve pensar que pecará impunemente. Não; Deus, como ele espera mais deles, freqüentemente os corrigirá mais severamente do que outros. (2.) O registro que Moisés tem contra si mesmo é uma prova de sua imparcialidade e um sinal gracioso de sua humilhação por causa de sua ofensa. 7. O lugar é chamado Meribah, como aquele outro onde eles murmuravam e lutavam com Deus antes. É bom observar o local e o local onde nossos pecados foram cometidos, para que, sempre que passemos, olhemos e nos confundamos com a lembrança deles.

Comentário de John Wesley

Esta é a água de Meribah; porque os filhos de Israel lutaram com o Senhor, e ele foi santificado neles.

Meribah – Ou seja, luta.

Neles – ou, entre eles, os filhos de Israel, pela demonstração de sua onipotência, veracidade e clemência em relação aos israelitas, e de sua santidade e severidade imparcial contra o pecado, mesmo em seus maiores amigos e favoritos.

Comentário de John Calvin

13. Esta é a água de Meribah. (110) Esse nome foi dado: ao lugar para que a ingratidão de seus pais seja detestável para seus descendentes e, portanto, a misericórdia de Deus seja mais ilustre. Assim, o Profeta, referindo-se a ele, diz:

“Para que a geração vindoura os conheça, que não esqueçam as obras de Deus, e que não sejam como seus pais, uma geração obstinada e rebelde; uma geração que não endireitou o coração e cujo espírito não era firme com Deus. ”
( Salmos 78: 6. )

Em outros lugares, tanto o nome de Meribah quanto o de Massah são empregados, para que os israelitas aprendam a não imitar seus pais ( Salmos 95: 8 ; (111) ), embora Moisés aqui use o número plural, enquanto ele tem o singular. em Êxodo 17: 0 .

A expressão no final do versículo, que Deus “foi santificado” entre os filhos de Israel, não é usada na aprovação, mas na reprovação de sua conduta. Israel é chamado em outro lugar “santidade” de Deus (112) ( Salmos 114: 2 ), porque Deus mostrou magnificamente mamas glória em sua libertação; mas aqui é dito que Ele Se santificou em um sentido diferente, porque, pela destruição de sua iniqüidade e franqueza, resgatou seu santo nome do desprezo. Em suma, era uma prova de sua inestimável misericórdia, de que a água, que poderia ser justamente destrutiva para eles, não era apenas dada para sustentar seus corpos, mas também era convertida em um auxílio para sua salvação; por essa razão, Paulo diz que isso era “bebida espiritual”. ( 1 Coríntios 10: 4. )

Referências Cruzadas

Exodo 17:7 – E chamou aquele lugar Massá e Meribá, porque ali os israelitas reclamaram e puseram o Senhor à prova, dizendo: “O Senhor está entre nós, ou não? “

Deuteronômio 32:51 – Assim será porque vocês dois foram infiéis para comigo na presença dos israelitas, junto às águas de Meribá, em Cades, no deserto de Zim, e porque vocês não sustentaram a minha santidade no meio dos israelitas.

Deuteronômio 33:8 – A respeito de Levi disse: “O teu Urim e o teu Tumim pertencem ao homem a quem favoreceste. Tu o provaste em Massá; disputaste com ele junto às águas de Meribá.

Salmos 95:8 – não endureçam o coração, como em Meribá, como aquele dia em Massá, no deserto,

Salmos 106:32 – Provocaram a ira de Deus junto às águas de Meribá; e, por causa deles, Moisés foi castigado;

Isaías 5:16 – Mas o Senhor dos Exércitos será exaltado em sua justiça; o Deus santo se mostrará santo em sua retidão.

Ezequiel 20:41 – Eu os aceitarei como incenso aromático quando eu os tirar dentre as nações e os ajuntar dentre as terras pelas quais vocês foram espalhados, e eu me mostrarei santo no meio de vocês à vista das nações.

Ezequiel 36:23 – Mostrarei a santidade do meu santo nome, o qual foi profanado entre as nações, o nome que vocês profanaram no meio delas. Então as nações saberão que eu sou o Senhor, palavra do Soberano Senhor, quando eu me mostrar santo por meio de vocês diante dos olhos delas.

Ezequiel 38:16 – Você avançará contra Israel, o meu povo, como uma nuvem que cobre a terra. Nos dias vindouros, ó Gogue, trarei você contra a minha terra, para que as nações me conheçam quando eu me mostrar santo por meio de você diante dos olhos deles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *