Estudo de Números 21:9 – Comentado e Explicado

Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida.
Números 21:9

Comentário de Thomas Coke

Números 21: 9 . Moisés fez uma serpente de latão – para que se parecesse com uma serpente de cor flamejante; e, sendo esplêndido, pode ser visto de longe. Os naturalistas observam que a visão da imagem da criatura pela qual os homens foram mordidos, tendia a aumentar a doença e enche-os de maior angústia, perturbando sua imaginação: se assim fosse, era mais apropriado convencer os israelitas que a cura deles veio somente de Deus, que fez aquilo, cujo aspecto era naturalmente prejudicial, para ser o meio de sua recuperação. Quem quiser saber mais sobre esse assunto pode consultar Scheuchner no local. O Sr. Saurin observa que os judeus têm um ditado notável: “como as mordidas das serpentes ardentes foram curadas pelos israelitas que olhavam para a serpente de bronze; assim também serão as mordidas da velha serpente infligidas a Adão e sua posteridade em o tempo do Messias. ” Se esse ditado (diz ele) era conhecido nos dias de nosso Salvador, é provável que ele o tenha mencionado, quando disse a Nicodemos, quando Moisés levantou a serpente no deserto, assim também o Filho do Homem deve ser levantado. para cima, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:14 .

É claro que nosso Senhor compara a fé ao olhar que os israelitas, sendo feridos, pelas mordidas das serpentes ardentes, lançam sobre o de bronze. Ele também compara as curas que acompanharam seu olhar aos frutos da fé e o levantamento da serpente à sua exaltação na cruz. Essa alusão é muito mais feliz, pois, de acordo com a observação de alguns críticos, a palavra siríaca usada por nosso Senhor significa elevar e crucificar. Ele usou essa palavra no mesmo sentido, quando disse, e eu, se for levantado da terra, atrairei todos os homens para mim; João 12:32 . Os profetas também fizeram as mesmas alusões, talvez, quando, falando das eras evangélicas, disseram, naquele dia um homem deve olhar para o seu Criador, e seus olhos terão respeito pelo Santo de Israel; Isaías 17: 7 e, em outro lugar, eles introduzem o ditado do Salvador: olhe para mim e seja salvo por todos os confins da terra; porque eu sou Deus, e não há mais nada. Isaías 45:22 . Veja Saurin, Diss. 63

Comentário de Scofield

serpente

(Veja Scofield “ Gênesis 3:14 “) . A serpente é um símbolo do pecado julgado; o bronze fala do julgamento divino, como no altar de bronze. Veja Scofield ” Êxodo 27: 1 “, nota (2) e auto-julgamento, como na pia de bronze. A serpente de bronze é um tipo de Cristo “feito pecado por nós”; João 3:14 ; João 3:15 ; 2 Coríntios 5:21 em suportar nosso julgamento. Historicamente, o momento é indicado no clamor: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” Mateus 27:46 .

Comentário de Adam Clarke

E Moisés fez uma serpente de bronze – ???? ??? nechash nechosheth . Por isso, descobrimos que a palavra latão ou cobre vem da mesma raiz que nachash , que aqui significa uma serpente, provavelmente por causa da cor; como a maioria das serpentes, especialmente as de manchas brilhantes, tem uma aparência muito brilhante, e as que têm manchas marrons ou amarelas parecem algo como latão polido: mas o verdadeiro significado da raiz não pode ser facilmente verificado. Sobre o assunto da cura dos israelitas picados por serpentes, observando a serpente de bronze, há um bom comentário no livro A Sabedoria de Salomão (Apoch). Números 16: 4-12 , nas quais estão estas palavras notáveis: “Eles foram advertidos, tendo um sinal de salvação (isto é, a serpente de bronze), para lembrá-los dos mandamentos da tua lei. Pois aquele que se voltou para ele não foi salvo pela Coisa que ele viu, mas por Ti, que é o Salvador de todos. ” Para a circunstância de olhar para a serpente de bronze para ser curada, nosso Senhor se refere, João 3:14 , João 3:15 ; : “Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também deve ser levantado o Filho do homem, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” A serpente de bronze certamente não era um tipo de Jesus Cristo; mas das palavras de nosso Senhor podemos aprender,

  1. Que, como a serpente foi levantada no mastro ou bandeira, assim Jesus Cristo foi levantado na cruz.
  • Que, como os israelitas deveriam olhar para a serpente de bronze, também os pecadores deveriam buscar a salvação em Cristo.
  • Que, como Deus não forneceu outro remédio além de procurar os israelitas feridos, ele não forneceu outro caminho de salvação senão a fé no sangue de seu Filho.
  • Que, como aquele que olhou para a serpente de bronze foi curado e viveu, também aquele que crê no Senhor Jesus Cristo não perecerá, mas terá a vida eterna.
  • Que, como nem a serpente, nem a olhando, mas o poder invisível de Deus curou o povo, também nem a cruz de Cristo, nem ele apenas foi crucificado, mas o perdão que ele comprou pelo seu sangue, comunicado pela poderosa energia de seu Espírito salva as almas dos homens.
  • Que todas essas coisas não sejam claramente vistas nas circunstâncias dessa transação, sem fazer da serpente um tipo de Jesus Cristo (o mais excepcional que poderia ser escolhido) e rodando em paralelo, como alguns já fizeram, até dez ou mais. dúzia de detalhes?

    Comentário de John Wesley

    E Moisés fez uma serpente de bronze e a colocou em um poste, e aconteceu que, se uma serpente tivesse mordido alguém, quando ele viu a serpente de bronze, ele viveu.

    Ele viveu – Ele foi libertado da morte e curado de sua doença.

    Referências Cruzadas

    2 Reis 18:4 – Removeu os altares idólatras, quebrou as colunas sagradas e derrubou os postes sagrados. Despedaçou a serpente de bronze que Moisés havia feito, pois até àquela época os israelitas lhe queimavam incenso. Ela era chamada Neustã.

    Isaías 45:22 – “Voltem-se para mim e sejam salvos, todos vocês, confins da terra; pois eu sou Deus, e não há nenhum outro.

    Zacarias 12:10 – E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas. Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único, e lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho.

    João 1:29 – No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

    João 3:14 – Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado,

    João 6:40 – Porque a vontade de meu Pai é que todo o que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”.

    João 12:32 – Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim”.

    Romanos 1:17 – Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.

    Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

    Romanos 8:3 – Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne,

    2 Coríntios 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

    Hebreus 12:2 – tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

    1 João 3:8 – Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *