Estudo de Números 22:22 – Comentado e Explicado

O Senhor irritou-se com sua partida, e o anjo do Senhor pôs-se-lhe no caminho como obstáculo. Balaão cavalgava em sua jumenta, acompanhado de seus dois servos.
Números 22:22

Comentário de Albert Barnes

O anjo – ou seja, o anjo que guiou os israelitas pelo deserto (compare Números 20:16 e referências) e, posteriormente, apareceu como o anfitrião do Capitão do Senhor a Josué Josué 6:13 . Ao desejar amaldiçoar Israel, Balaão estava lutando contra o líder de Israel. A presença do anjo em seu caminho foi projetada para abrir seus olhos, cegos pelo pecado, para o caráter real de seu curso de conduta.

Comentário de Thomas Coke

Números 22:22 . A ira de Deus foi acesa porque ele foi Pode parecer estranho que Deus primeiro proíba estritamente Balaão de ir; deve então, em segundo lugar, sofrê-lo e depois ficar com raiva dele por ir. 1. Com relação ao primeiro, por que ele foi proibido pela primeira vez e depois sofreu a pena, Psalmanazar observa judiciosamente, que era para a maior pompa e grandeza da coisa. Se ele tivesse sofrido com os primeiros mensageiros, que, como o texto indica, eram poucos em número e pessoas de nível inferior, o relatório das oposições extraordinárias com as quais ele se encontraria no caminho, sem nenhuma outra testemunho do que eles e os dois servos do profeta, poderiam ter sido suspeitos e, portanto, falharam em causar uma boa impressão naqueles que o haviam enviado. Mas quando Balaque se vê obrigado a enviar novos de maior escalão, bem como em maior número (que pode ter tido um séquito adequado depois deles, sendo príncipes furtados , Números 22:15 .) Estes acompanhando todo o profeta o caminho, e sendo testemunhas oculares do que aconteceu com ele em sua jornada para a terra de Moabe, dificilmente poderia ter sido financiado, muito menos combinado com ele para inventar uma ficção tão contrária ao seu interesse e às suas próprias expectativas sanguinárias. ; e como esse cenário de maravilhas deveria ser uma espécie de prelúdio da decepção de Balaque, a confirmação deles não pôde, mas deu-lhe uma sanção inquestionável com os moabitas e midianitas, e acrescentou peso às profecias que se seguiriam em favor dos Israelitas. Mas, 2. Por que Deus ficou zangado com Balaão por ter ido com os mensageiros, quando ele permitiu que ele fizesse isso? A solução comum que os escritores judeus e cristãos nos dão é que Balaão se lisonjeava que Deus tivesse, ou poderia ter sido, incumbido de alterar suas intenções com relação aos israelitas, seja por seus sacrifícios ou encantamentos; por esse meio, ele deveria ganhar considerável preferência, além de grande reputação entre os moabitas. Mas, se essa tivesse sido a única causa da ira de Deus, ele provavelmente não o teria deixado seguir seu próprio conceito e depois punido sua presunção diante de Moabe e dos midianitas, forçando-o a abençoar xingar ou transformar suas maldições em bênçãos, o que teria igualmente respondido ao seu fim, sem ter o trabalho de enviar um anjo para impedir seu caminho? Deve ser compreendido que o crime que o anjo diz sob sua acusação (veja a nota em Números 22:32 .) É apenas obscuramente expresso e, de acordo com a maioria das versões e comentaristas, implica apenas o fato de ele ter distorcido ou pervertido o seu caminho diante de Deus; isto é, que ele propôs para si mesmo uma questão diferente desta expedição do que Deus havia decretado, ou que estava meditando de alguma maneira para iludir ou frustrar os desígnios do Senhor, se os considerasse contrários aos seus e às expectativas de Balaque; ou talvez, por último, estivesse pensando em amenizar o problema com Balak e seu povo, para evitar o ressentimento deles caso ele não tivesse sucesso. Em qualquer um dos casos, ele parece ter mais consideração pelo seu próprio crédito e interesse do que pela comissão e design de Deus. Onde, então, está a improbabilidade de um anjo ser enviado para reprová-lo por suas visões egoístas, ordená-lo a proceder como lhe foi ordenado e deixar a questão do todo à Divina Providência? especialmente porque uma aparição tão extraordinária não poderia deixar de acrescentar um peso adicional ao que ele deveria posteriormente tentar dizer ou fazer. O bispo Newton, nessa visão, observa que o milagre foi um sinal adequado para Balaão e teve um efeito adequado; e podemos acreditar mais facilmente quando encontrarmos Balaão depois inspirado com esse conhecimento de futuro. Não estava mais acima da capacidade natural do asno de falar, do que estava acima da capacidade natural de Balaão de prever tantos eventos distantes. As profecias tornam o milagre mais credível; e teremos menos motivos para duvidar de um quando virmos a realização do outro.

Ele estava montado em sua bunda, e seus dois servos estavam com ele – o que não significa que ele não estivesse sozinho, separado do resto da empresa; pois é dito expressamente no versículo 21 que ele foi com os príncipes de Moabe, que sem dúvida foram testemunhas dessa cena extraordinária. A dificuldade, no entanto, é facilmente resolvida, pela atenção ao texto. Deus, no versículo 20, diz a Balaão, se os homens vierem chamar você, levante-se e vá com eles. Neste versículo 22, diz-se, a ira de Deus se acendeu porque ele foi: o hebraico é ??? ????????? ki-holek hu, que pode ser traduzido, porque ele se foi; de sua própria inclinação, sem esperar para ser chamado pelos mensageiros de Balaque; pois nunca lemos que eles o invocavam. A versão em árabe traduz isso, a ira do Senhor se acendeu contra ele, porque ele saiu da cobiça.

Comentário de Scofield

raiva

(Cf) (Ver Scofield “ Gênesis 46: 3 “) . Em Números 22:12, a vontade diretiva de Jeová é conhecida por Balaão, em Números 22:20 a vontade permissiva de Jeová. O profeta agora está livre para partir, mas conhece a verdadeira mente do Senhor sobre isso. A questão é totalmente entre Jeová e Seu servo. A permissão de Números 22:20 realmente constitui um teste para Balaão. Ele escolheu o caminho da vontade própria e da vantagem pessoal, e Jeová não podia deixar de desaprovar gravemente. A cena inteira, Números 22: 22-35, preparou Balaão para o que estava por vir.

anjo

(Veja Scofield “ Hebreus 1: 4 “)

Comentário de John Wesley

E a ira de Deus se acendeu porque ele se foi; e o anjo do SENHOR se pôs no caminho por um adversário contra ele. Agora ele estava montado em sua bunda, e seus dois servos estavam com ele.

Porque ele foi – porque ele foi por sua própria vontade, com os príncipes de Moabe, e não esperou até que eles viessem chamá-lo, que era o sinal e condição da permissão de Deus, mas ele mesmo se levantou e os chamou. O apóstolo descreve aqui o pecado de Balaão, que ele cobiçou avidamente por um erro de recompensa, Judas 1:11 .

Para um adversário – Para se opor, se não para matá-lo.

Seus servos com ele – O resto da empresa provavelmente foi antes deles. Pois naqueles tempos antigos havia mais simplicidade e menos cerimônia, e, portanto, não é estranho que Balaão se afastasse, depois do resto, e fosse atendido apenas por seus próprios servos.

Comentário de John Calvin

22. E a ira de Deus se acendeu porque ele foi. Como é consistente que Deus se zangue quando Balaão não tentou nada, até agora, contrário ao Seu comando? Mas devemos ter em mente, o que eu tenho sugerido ultimamente, que Deus aparentemente permite muito que Ele não aprova. Ele permitiu que o povo do deserto comesse carne: permitiu que os homens escrevessem um divórcio para suas esposas e até se casassem com vários ao mesmo tempo; ainda assim, não era correto para eles comerem a carne, nem o divórcio e a poligamia estavam livres de culpa. De qualquer forma, Balaão pecou ao insistir pertinentemente com o que era pecaminoso e, portanto, mereceu o castigo da morte, embora Deus tenha prazer em atenuá-lo. Nesse ponto, também cabe a nós sermos sobriamente sábios, para que, quando os julgamentos secretos de Deus diferirem do nosso senso moral, devemos clamar contra Ele. Aquele profeta, que, tendo fielmente entregue sua mensagem, provou pão no caminho de volta, e isso por instigação de outro profeta, de modo que ele só caiu no descuido e na falta de reflexão, Ele puniu com a morte ( 1 Reis 13: 0 😉 neste caso, a punição que Ele inflige a um impostor e trapaça, que (148) prostitui sua língua por aluguel, não é mais dura do que aterrorizá-lo por ameaças. Aqui, a temeridade da carne de bom grado se apossaria da ocasião para encontrar falhas em Deus; mas o fato era que o castigo que aguardava Balaão, e do qual ele finalmente não escapou, foi adiado por um certo período, a fim de mostrar mais brilhantemente a glória de Deus. Portanto, se alguma dúvida permeia nossas mentes, quando a razão de qualquer obra de Deus não é aparente, vamos aprender imediatamente a reprimi-la.

A manifestação externa da ira de Deus é descrita posteriormente; isto é, que o anjo o encontre com uma espada desembainhada; onde podemos observar que, para grande desgraça do profeta, a glória do anjo foi revelada pela primeira vez ao jumento. Pois, embora o Anjo tenha assumido um corpo, cuja visão poderia ser afetada por um animal bruto, como aconteceu que o jumento ficou aterrorizado com essa visão alarmante, enquanto os olhos do Profeta estavam fechados contra ele? , a menos que Deus desejasse marcar a estupidez desse homem sem fé com uma marca de ignomínia? Ele já se gabara de suas visões extraordinárias; uma visão agora escapa dele que foi manifestada aos olhos de uma besta. De onde surgiu essa cegueira, exceto a avareza, pela qual ele ficou tão estupido que preferiu lucidez imunda ao santo chamado de Deus? Em uma palavra, nele se cumpriu o que a Escritura tantas vezes denuncia contra os réprobos, que foi atingido por um espírito de tontura e loucura, de modo a ser incapaz de perceber qualquer coisa. Eu já disse que, embora os anjos sejam naturalmente invisíveis, eles assumem corpos sempre que Deus o agrada e agem no caráter dos seres humanos. Quem forneceu ao anjo uma espada? Até Ele, que criou todas as coisas do nada. Se alguma pessoa curiosa fosse além, e perguntasse de que material a espada foi feita? será fácil reprovar sua loucura por outra pergunta, a saber: se é mais fácil para o homem mortal ou para Deus aplicar ferro e aço a seus diversos propósitos? E pode ser que uma luz brilhante brilhe da espada, como quando os querubins foram colocados com espadas para fechar a entrada do Paraíso contra Adão. Em uma palavra, Deus vestiu Seu Anjo de uma forma que pudesse atacar com terror tanto o animal bruto quanto o falso profeta. Mas Ele começou com o jumento, a fim de envergonhar a estupidez do homem perverso.

Moisés passa a relatar como o jumento, em primeiro lugar, foi desviado do caminho e, quando ela foi encontrada em um local estreito, como ela começou a tremer de volta para esmagar o pé de seu mestre contra a parede e comprimento como ela caiu sob ele. Certamente, esse miserável impostor deveria ter sido despertado, se não estivesse fascinado pelo diabo. Mas Moisés detalha cuidadosamente todas essas circunstâncias, a fim de mostrar que ele não era apenas privado do bom senso, mas tão espantado que não prestava atenção a um milagre ilustre.

Comentário de Joseph Benson

Números 22:22 . Porque ele foi – Nomeadamente, por sua própria vontade, e não esperou até que os príncipes de Moabe viessem chamá-lo, que era o sinal e a condição da permissão de Deus, mas ele mesmo se levantou e foi chamá-los. O apóstolo descreve aqui o pecado de Balaão, que ele cobiçou avidamente por um erro de recompensa, Juízes 11. Para um adversário – Se opor, se não para matá-lo. Seus servos com ele – O resto da empresa provavelmente foi antes deles. Pois naqueles tempos antigos havia mais simplicidade e menos cerimônias, e, portanto, não é estranho que Balaão se distanciasse após o resto e fosse atendido apenas por seus próprios servos.

Comentário de E.W. Bullinger

A ira de Deus. Observe “Elohim, não Jeová.

foi = realmente estava indo. Enfatizado para mostrar que mesmo essa condição não era para ser uma condição, mas para ser tomada como ironia. Mostra também a determinação de Balaão em ir, quer não.

ficou = se postou.

Referências Cruzadas

Gênesis 48:15 – E abençoou a José, dizendo: “Que o Deus, a quem serviram meus pais Abraão e Isaque, o Deus que tem sido o meu pastor em toda a minha vida até o dia de hoje,

Exodo 3:2 – Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, esta não era consumida pelo fogo.

Exodo 4:24 – Numa hospedaria ao longo do caminho, o Senhor foi ao encontro de Moisés e procurou matá-lo.

Números 22:32 – E o anjo do Senhor lhe perguntou: “Por que você bateu três vezes em sua jumenta? Eu vim aqui para impedi-lo de prosseguir porque o seu caminho me desagrada.

Números 22:35 – Então o anjo do Senhor disse a Balaão: “Vá com os homens, mas fale apenas o que eu lhe disser”. Assim Balaão foi com os príncipes de Balaque.

2 Reis 10:20 – Então Jeú ordenou: “Convoquem uma assembléia em honra de Baal”. Foi feita a proclamação

Lamentações 2:4 – Como um inimigo, preparou o seu arco; como um adversário, a sua mão direita está pronta. Ele massacrou tudo o que era agradável contemplar; derramou sua ira como fogo sobre a tenda da cidade de Sião.

Oséias 1:4 – Então o Senhor disse a Oséias: “Dê a ele o nome de Jezreel, porque logo castigarei a dinastia de Jeú por causa do massacre ocorrido em Jezreel, e darei fim ao reino de Israel.

Oséias 12:4 – Ele lutou com o anjo e saiu vencedor; chorou e implorou o seu favor. Em Betel encontrou a Deus que ali conversou com ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *