Estudo de Salmos 103:7 – Comentado e Explicado

Revelou seus caminhos a Moisés, e suas obras aos filhos de Israel.
Salmos 103:7

Comentário de Albert Barnes

Ele fez conhecer seus caminhos para Moisés – este é outro motivo de louvor – que Deus “revelou sua vontade”; que isso foi feito de maneira indubitável a Moisés; e que essas revelações haviam sido registradas por ele para instrução e orientação de seu povo. A palavra “caminhos” aqui significa suas leis; seus métodos de administração; os princípios sobre os quais ele governa a humanidade e as condições em que ele salvará as pessoas. Não há maior grau de gratidão a Deus do que o fato de ele ter revelado à humanidade.

Seus atos para os filhos de Israel – Seus métodos de fazer as coisas foram conhecidos por eles; e seus atos – suas interposições – foram a favor deles.

Comentário de E.W. Bullinger

maneiras: ie as razões de Seus atos (esotéricos) para Moisés. atos: ou seja, os atos (exotéricos) visíveis ao povo.

filhos = filhos.

Comentário de Adam Clarke

Ele fez seus caminhos conhecidos para Moisés – Desde a primeira parte de nossa história, ele foi nosso protetor e defesa. Seus maravilhosos atos em favor dos filhos de Israel são tantas provas de sua misericórdia, poder e bondade; e tantas razões pelas quais devemos agora confiar nele.

Comentário de John Calvin

7 Ele fez conhecer seus caminhos para Moisés Davi agora fala em nome do povo escolhido; e isso ele faz muito adequadamente, sendo levado a isso pela consideração dos benefícios que Deus havia concedido a si mesmo. Convencido de que foi apenas como membro da Igreja que ele havia sido enriquecido com tantas bênçãos, ele imediatamente leva de volta suas contemplações ao pacto comum feito com o povo de Israel. Ele, no entanto, continua a mesma linha de pensamento que no versículo anterior; pois essas maneiras, que ele diz terem sido mostradas a Moisés, nada mais eram do que a libertação realizada pelo povo até que eles entrassem na terra prometida. Ele escolheu isso como um exemplo da justiça e do julgamento de Deus, superando todos os outros, para provar que Deus sempre se mostra justo em socorrer os oprimidos. Mas como esse exemplo dependia da promessa divina, ele sem dúvida está de olho principalmente nela; sua linguagem implica que a justiça de Deus foi claramente demonstrada e vista na história do povo escolhido, a quem ele havia adotado e com quem havia firmado convênio. Diz-se que Deus deu a conhecer seus caminhos primeiro a Moisés, que era seu servo e mensageiro, e depois a todo o povo. Moisés é aqui representado como investido no cargo para o qual foi nomeado divinamente; pois era a vontade de Deus que o povo soubesse pela mão e obra daquele homem distinto. Os caminhos, então, e as ações de Deus, são o seu surgimento com um poder maravilhoso para libertar o povo, o seu guiá-lo através do Mar Vermelho e a sua presença com muitos sinais e milagres. Mas, como tudo isso fluiu da aliança livre, Davi exorta a si mesmo e a outros a dar graças a Deus por ter escolhido eles para serem seu povo peculiar e por iluminar suas mentes pelas verdades de sua lei. O homem, sem o conhecimento de Deus, sendo o objeto mais miserável que se pode imaginar, a descoberta que Deus nos agradou em fazer em sua Palavra, em seu amor paternal, é um tesouro incomparável de perfeita felicidade.

Referências Cruzadas

Exodo 19:8 – O povo todo respondeu unânime: “Faremos tudo o que o Senhor ordenou”. E Moisés levou ao Senhor a resposta do povo.

Exodo 19:20 – O Senhor desceu ao topo do monte Sinai e chamou Moisés para o alto do monte. Moisés subiu

Exodo 20:21 – Mas o povo permaneceu à distância, ao passo que Moisés aproximou-se da nuvem escura em que Deus se encontrava.

Exodo 24:2 – Somente Moisés se aproximará do Senhor; os outros não. O povo também não subirá com ele”.

Números 12:7 – Não é assim, porém, com meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa.

Deuteronômio 34:10 – Em Israel nunca mais se levantou profeta como Moisés, a quem o Senhor conheceu face a face,

Neemias 9:14 – Fizeste que conhecessem o teu sábado santo e lhes deste ordens, decretos e leis por meio de Moisés, teu servo.

Salmos 77:20 – Guiaste o teu povo como a um rebanho pela mão de Moisés e de Arão.

Salmos 78:5 – Ele decretou estatutos para Jacó, e em Israel estabeleceu a lei, e ordenou aos nossos antepassados que a ensinassem aos seus filhos,

Salmos 105:26 – Então enviou seu servo Moisés, e Arão, a quem tinha escolhido,

Salmos 147:19 – Ele revela a sua palavra a Jacó, os seus decretos e ordenanças a Israel.

Isaías 63:11 – Então o seu povo recordou o passado, o tempo de Moisés e seu povo: onde está aquele que os fez passar através do mar, com o pastor do seu rebanho? Onde está aquele que entre eles pôs o seu Espírito Santo,

João 5:45 – “Contudo, não pensem que eu os acusarei perante o Pai. Quem os acusa é Moisés, em quem estão as suas esperanças.

Atos dos Apóstolos 7:35 – “Este é o mesmo Moisés que tinham rejeitado com estas palavras: ‘Quem o nomeou líder e juiz? ’ Ele foi enviado pelo próprio Deus para ser líder e libertador deles, por meio do anjo que lhe tinha aparecido na sarça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *