Estudo de Salmos 13:3 – Comentado e Explicado

Até quando se levantará o meu inimigo contra mim? Olhai! Ouvi-me, Senhor, ó meu Deus!
Salmos 13:3

Comentário de Albert Barnes

Considere e me ouça – literalmente: “Olha, me ouça”. Deus parecia desviar o rosto como se ele nem sequer o visse Salmo 13: 1 ; e o salmista agora ora para que ele “olhe” para ele – que ele considere suas necessidades – que ele atenda ao seu clamor. Por isso, oramos a alguém que se afasta de nós como se não estivesse disposto a ouvir, e como se não se importasse conosco.

Ilumine meus olhos – A alusão aqui é, provavelmente, a sua exaustão, decorrente de problemas e desespero, como se ele estivesse prestes a morrer. A visão escurece quando a morte se aproxima; e ele parecia sentir que a morte estava próxima. Ele diz que, a menos que Deus interponha, as trevas se aprofundariam e ele deve morrer. A oração, portanto, para que Deus “iluminasse seus olhos”, era uma oração para que ele interpusesse e o salvasse da morte que ele sentia estar se aproximando rapidamente.

Para que eu não durma o sono da morte – literalmente: “Para que eu não durma a morte;” isto é, “na” morte, ou, como na versão comum, o sono da morte. A idéia é que a morte, cuja abordagem foi indicada pela obscuridade da visão, estava rapidamente roubando-o como um sono, e que, a menos que sua clareza de visão fosse restaurada, logo terminaria na escuridão total – o sono profundo e profundo – de morte. A morte é frequentemente comparada ao sono. Veja a nota em 1 Coríntios 11:30 ; a nota em João 11:11 , João 11:13 ; 1 Tessalonicenses 4:14 ; Daniel 12: 2 . A semelhança entre os dois é tão óbvia que foi observada em todas as épocas, e a comparação é encontrada nos escritos de todas as nações. É somente, no entanto, em conexão com o cristianismo que a idéia foi totalmente levada a cabo pela doutrina da ressurreição, pois enquanto nos deitamos à noite com a esperança de despertar para as atividades e prazeres de um novo dia, o cristão jaz na morte com a esperança de acordar na manhã da ressurreição para as atividades e prazeres de um novo e eterno dia. Em qualquer outro lugar, a morte é, para a mente, um sono longo e ininterrupto. Compare Jeremias 51:39 , Jeremias 51:57 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 13: 3-5 . Ilumine meus olhos – Porque eu acho meus conselhos insuficientes, ilumine minha mente e me guie por seus conselhos no caminho certo de obter sua ajuda misericordiosa. Ou ele quer dizer: Revive e consola, e me livra das trevas da morte, que está pronta para vir sobre mim e fechar meus olhos. Para que o meu inimigo não diga, eu venci contra ele – Ou seja, pela minha arte ou força; que refletirá desonra em você, como se você fosse infiel e desatento de suas promessas, ou incapaz de cumpri-las. Portanto, impeça ou reprima sua arrogância e blasfêmia e mantenha sua própria honra. Confiei na tua misericórdia – Nem as ameaças e ostentações, nem os meus próprios perigos abalarão a minha confiança na tua misericórdia prometida a mim.

Comentário de E.W. Bullinger

ouvir = responder.

Ilumine meus olhos = Me revive.

durma o sono da morte = durma meu último sono. Figura hebraica Polyptoton. App-6.

Comentário de Adam Clarke

Considere e ouça-me – Antes, responda-me. Eu tenho orado; Estou procurando o teu rosto, estou perdido sem ti; Estou na escuridão; minha vida se aproxima da destruição; se eu morrer sem perdão, eu morro eternamente. Ó Senhor, meu Deus, considere isso; ouça e responda, por amor do seu nome.

Comentário de John Calvin

3. Olhe para mim, me responda. Como quando Deus não presta assistência imediata a seus servos, parece aos olhos dos sentidos que ele não considera suas necessidades, Davi, por esse motivo, pede a Deus que, em primeiro lugar, olhe para ele e, no segundo lugar, para socorrê-lo. Nenhuma dessas coisas, é verdade, é anterior ou posterior em relação a Deus; mas já foi afirmado em um salmo anterior, e teremos ocasião depois de repetir com frequência a declaração de que o Espírito Santo propositadamente acomoda ao nosso entendimento os modelos de oração registrados nas Escrituras. Se Davi não tivesse sido convencido de que Deus tinha os olhos sobre ele, não lhe valeria nada para clamar a Deus; mas essa persuasão foi o efeito da fé. Enquanto isso, até que Deus realmente estenda a mão para dar alívio, a razão carnal nos sugere que ele fecha os olhos e não nos vê. A maneira de expressão empregada aqui equivale à mesma coisa que se ele tivesse colocado a misericórdia de Deus em primeiro lugar e depois acrescentado sua ajuda, porque Deus então nos ouve, quando, tendo compaixão de nós, fica comovido e induzido a nos socorrer. Iluminar os olhos significa a mesma coisa na língua hebraica que dar o sopro da vida, pois o rigor da vida aparece principalmente nos olhos. Nesse sentido, Salomão diz:

“O pobre e o enganador se encontram; o Senhor ilumina ambos os olhos. ” ( Provérbios 29:13 )

E quando Jonathan desmaiou de fome, a história sagrada relata que seus olhos estavam nublados pela escuridão; e novamente, quando ele provou o favo de mel, seus olhos estavam iluminados ( 1 Samuel 14:27 .) A palavra sono, como é usada nesta passagem, é uma metáfora de um tipo semelhante, sendo colocada para a morte. Em resumo, Davi confessa que, a menos que Deus faça brilhar sobre ele a luz da vida, ele será imediatamente dominado pelas trevas da morte, e que ele já é um homem sem vida, a menos que Deus respire nele um novo vigor. E certamente nossa confiança na vida depende disso, que, embora o mundo possa nos ameaçar com milhares de mortes, Deus ainda possui muitos meios de nos restaurar a vida. (273)

Comentário de John Wesley

Considera e ouve-me, SENHOR, meu Deus; ilumina os meus olhos, para que eu não durma o sono da morte;

Clarear – Revive e consola, e livra-me das trevas da morte, que está pronta para vir sobre mim.

Referências Cruzadas

1 Samuel 14:27 – Jônatas, porém, não sabia do juramento que seu pai havia imposto ao exército de modo que estendeu a ponta da vara que tinha na mão e a molhou no favo de mel. Quando comeu seus olhos brilharam.

1 Samuel 14:29 – Jônatas disse: “Meu pai trouxe desgraça para nós. Veja como meus olhos brilham desde que provei um pouco deste mel.

Esdras 9:8 – Mas agora, por um breve momento, o Senhor nosso Deus foi misericordioso, deixando-nos um remanescente e dando-nos um lugar seguro em seu santuário, e dessa maneira o nosso Deus ilumina os nossos olhos e nos dá um pequeno alívio em nossa escravidão.

Salmos 9:13 – Misericórdia, Senhor! Vê o sofrimento que me causam os que me odeiam. Salva-me das portas da morte,

Salmos 18:28 – Tu, Senhor, manténs acesa a minha lâmpada; o meu Deus transforma em luz as minhas trevas.

Salmos 25:19 – Vê como aumentaram os meus inimigos e com que fúria me odeiam!

Salmos 31:7 – Exultarei com grande alegria por teu amor, pois viste a minha aflição e conheceste a angústia da minha alma.

Salmos 119:153 – Olha para o meu sofrimento e livra-me, pois não me esqueço da tua lei.

Jeremias 51:39 – Mas, enquanto estiverem excitados, prepararei um banquete para eles e os deixarei bêbados, para que fiquem bem alegres e, então, durmam e jamais acordem”, declara o Senhor.

Jeremias 51:57 – Embebedarei os seus líderes e os seus sábios; os seus governadores, os seus oficiais e os seus guerreiros. Eles dormirão para sempre e jamais acordarão”, declara o Rei, cujo nome é Senhor dos Exércitos.

Lamentações 5:1 – Lembra-te, Senhor, do que tem acontecido conosco; olha e vê a nossa desgraça.

Lucas 2:32 – luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, teu povo”.

Efésios 5:14 – Por isso é que foi dito: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti”.

Apocalipse 21:23 – A cidade não precisa de sol nem de lua para brilharem sobre ela, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua candeia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *