Estudo de Salmos 17:6 – Comentado e Explicado

Eu vos invoco, pois me atendereis, Senhor; inclinai vossos ouvidos para mim, escutai minha voz.
Salmos 17:6

Comentário de Albert Barnes

Eu te chamei para que você me ouvis, ó Deus – O significado disso é: “Eu te chamei até agora, e o farei ainda, porque tenho certeza de que você me ouvirá”. Ou seja, ele foi encorajado a invocar a Deus pela convicção de que ouviria sua oração e atenderia a seu pedido. Em outras palavras, ele veio a Deus em fé; na plena crença de sua prontidão para responder à oração e conceder as bênçãos necessárias. Compare João 11:42 ; Hebreus 11: 6 .

Inclina os teus ouvidos para mim – Veja as notas no Salmo 17: 1 .

Meu discurso – minha oração. A referência aqui, como no Salmo 17: 1 , é a oração “proferida” diante de Deus; e não mera oração mental.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 17: 6 . Eu te invoquei – Foi, ainda é, e será, meu curso constante, me dedicar a ti em busca de assistência e libertação. Pois tu ouvirás, ó Deus – Embora possas demorar por um tempo, estou certo de que ouvirás e me responderás.

Comentário de E.W. Bullinger

ouvir = responder. Veja Estrutura, acima.

Comentário de Adam Clarke

Incline seu ouvido para mim – Davi orou com uma convicção de que Deus ouviria: mas ele não poderia ficar satisfeito a menos que recebesse uma resposta. Na mente de um crente, a petição e a resposta não devem ser separadas.

Comentário de John Calvin

6. Eu te invoquei etc. Este verbo colocado no tempo passado denota um ato contínuo; e, portanto, inclui o tempo presente. A palavra hebraica ?? , ki , que traduzimos com certeza, muitas vezes significa porque, e se for entendido nesta passagem, o significado será que Davi foi encorajado a orar, porque, dependendo da promessa de Deus, ele esperava que suas orações não seriam em vão. Mas, talvez, pode ser considerado preferível mudar o tempo do verbo como alguns fazem, de modo a dar esse significado, orarei, porque até agora experimentei que você ouviu (358) minhas orações. Eu, no entanto, escolhi a exposição que me parece mais simples. David, no meu julgamento, aqui se encoraja e se anima a invocar a Deus, a partir da esperança confiante de ser ouvido, como se ele tivesse dito: Desde que eu te invoco, certamente, ó Deus, você não desprezará minhas orações. Imediatamente depois que ele pede a Deus que lhe conceda as bênçãos pelas quais ele nos disse que ele teve uma esperança garantida.

Referências Cruzadas

Salmos 13:3 – Olha para mim e responde, Senhor meu Deus. Ilumina os meus olhos, do contrário dormirei o sono da morte;

Salmos 55:16 – Eu, porém, clamo a Deus, e o Senhor me salvará.

Salmos 66:19 – mas Deus me ouviu, deu atenção à oração que lhe dirigi.

Salmos 116:2 – Ele inclinou os seus ouvidos para mim; eu o invocarei toda a minha vida.

Isaías 37:17 – Dá ouvidos, Senhor, e ouve; abre os teus olhos, Senhor, e vê; escuta todas as palavras que Senaqueribe enviou para insultar o Deus vivo.

Isaías 37:20 – Agora, Senhor nosso Deus, salva-nos das mãos dele, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus”.

Daniel 9:17 – Ouve, nosso Deus, as orações e as súplicas do teu servo. Por amor de ti, Senhor, olha com bondade para o teu santuário abandonado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *