Estudo de Salmos 33:21 – Comentado e Explicado

Nele, pois, se alegra o nosso coração, em seu santo nome confiamos.
Salmos 33:21

Comentário de Albert Barnes

Pois nosso coração se regozijará nele – Veja as notas no Salmo 13: 5 .

Porque confiamos em seu santo nome – Em “ele”, o “nome” costuma ser colocado para a própria pessoa. Veja as notas no Salmo 20: 1 . A ideia é:

(a) que o fato de termos depositado nossa confiança em Deus é em si uma ocasião de alegria ou regozijo;

(b) que o resultado será alegria, pois nunca ficaremos decepcionados.

Será sempre, e em todas as circunstâncias, uma fonte de alegria para qualquer pessoa que confie em nome de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Pois nosso coração se regozijará nele – Aqui está o fruto de nossa confiança: nossas almas são sempre felizes, porque tomamos Deus por nossa porção.

Comentário de John Calvin

21. Certamente nosso coração se regozijará nele. Como a partícula ?? , ki, que é empregada duas vezes neste versículo, tem vários significados em hebraico, ela pode ser entendida em um duplo sentido aqui. Se expusermos afirmativamente em ambas as cláusulas, o sentido será que os crentes se gloriam tanto em sua alegria quanto em sua esperança. Também não acho impróprio que esses dois sejam referidos distintamente no mesmo contexto, assim: Certamente Deus sempre será nossa alegria; certamente o seu santo nome será como uma fortaleza inexpugnável para o nosso refúgio. De onde é que os crentes continuam a invocar Deus com perseverança, mas porque, satisfeitos com o seu favor, sempre têm, em meio a suas tristezas e tristezas, esse conforto que é suficiente para manter sua alegria? Justamente, portanto, os crentes afirmam, em primeiro lugar, que seu coração se alegra no Senhor; porque, livres de vagar pelas fascinações do mundo, eles não vacilam nem hesitam a cada mudança de fortuna, mas colocam toda a felicidade de sua vida em desfrutar o favor livre e paterno de Deus. Depois, acrescentam, em segundo lugar, que confiam em seu santo nome. Se alguém, no entanto, optar por entender a partícula ?? , ki , como significado , porque, atribuindo uma causa ou razão, o sentido não será menos apropriado e elegantemente expresso desta maneira: como nossa esperança está fixa em Deus, ele será igualmente pronto de sua parte para ministrar para nós matéria contínua de alegria. E a experiência prova, sem dúvida, que quando os homens se sentem sobrecarregados de tristeza e se afastam com cuidado, tristeza e ansiedade, é que podem receber a recompensa de sua loucura; vendo que não há nada a que sejam levados com mais dificuldade do que depositar suas esperanças em Deus somente, e não exultar em suas próprias imaginações enganosas, com as quais se agradam.

Referências Cruzadas

1 Crônicas 16:10 – Gloriem-se no seu santo nome; alegrem-se os corações dos que buscam o Senhor.

1 Crônicas 16:35 – Clamem: “Salva-nos, ó Deus, nosso Salvador! Reúne-nos e livra-nos das nações, para que demos graças ao teu santo nome e façamos do teu louvor a nossa glória”.

Salmos 13:5 – Eu, porém, confio em teu amor; o meu coração exulta em tua salvação.

Salmos 28:7 – O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças.

Salmos 30:10 – Ouve, Senhor, e tem misericórdia de mim; Senhor, sê tu o meu auxílio”.

Salmos 32:10 – Muitas são as dores dos ímpios, mas a bondade do Senhor protege quem nele confia.

Isaías 25:9 – Naquele dia dirão: “Esse é o nosso Deus; nós confiamos nele, e ele nos salvou. Esse é o Senhor, nós confiamos nele; exultemos e alegremo-nos, pois ele nos salvou”.

Zacarias 10:7 – Efraim será como um homem poderoso; seu coração se alegrará como se fosse com vinho, seus filhos o verão e se alegrarão; seus corações exultarão no Senhor.

Lucas 1:47 – e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,

João 16:22 – Assim acontece com vocês: agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém lhes tirará essa alegria.

Apocalipse 4:8 – Cada um deles tinha seis asas e era cheio de olhos, tanto ao redor como por baixo das asas. Dia e noite repetem sem cessar: “Santo, santo, santo é o Senhor, o Deus todo-poderoso, que era, que é e que há de vir”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *