Estudo de Salmos 44:4 – Comentado e Explicado

Meu Deus, vós sois o meu rei, vós que destes as vitórias a Jacó.
Salmos 44:4

Comentário de Albert Barnes

Tu és meu rei, ó Deus – literalmente: “Tu és ele, meu rei, ó Deus;” isto é, Tu és o mesmo: o mesmo Rei, e o mesmo Deus, que interpuseram no tempo dos pais, e tu és aquele que eu reconheço como Rei, como o Soberano Governante do teu povo. O salmista aqui usa o número singular, “meu rei”, como expressivo de seus próprios sentimentos, embora ele sem dúvida pretenda também falar em nome do povo. Não seria improvável disso que o autor do salmo fosse o monarca reinante no tempo dos problemas mencionados. Caso contrário, era evidentemente quem o personificava e pretendia representar seus sentimentos. A linguagem mostra a forte confiança do autor do salmo em Deus, e talvez também seja projetada para expressar sua responsabilidade pessoal na época, e sua consciência de que seu único refúgio na condução dos assuntos problemáticos da nação era Deus.

Libertação de comando para Jacó – Como se tudo estivesse sob Seu comando, e Ele tivesse apenas que dar orientação, e a salvação viria. A palavra “Jacó” aqui é usada para denotar os descendentes de Jacó, ou o povo de Deus. Veja as notas no Salmo 24: 6 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 44: 4 . Tu és meu rei, ó Deus Tu – o mesmo, é meu rei, ó Deus: ordena vitórias para Jacó. Como ele era o mesmo Deus que ainda era seu rei, agora estava igualmente em seu poder dar-lhes sucesso, que eles tomariam o cuidado de nunca atribuir à sua própria força, mas à bênção de Deus sobre eles. Mudge.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 44: 4-8 . Tu és meu rei, ó Deus – e tu, ó Deus, que fizeste coisas tão surpreendentes por eles, ainda é o mesmo Todo-Poderoso Ser, a quem honro como meu soberano, meu governador e protetor. Todo o povo fala como um homem, sendo unidos em um corpo. Comando – isto é, efetivamente obtém por tua palavra dominante, libertações para Jacó – Para a posteridade de Jacó, os israelitas. Através de ti derrubaremos nossos inimigos – hebraico, ???? , nenaggeeach, cornu feriemus, feriremos com o chifre, isto é, os subjugaremos e os destruiremos. A frase é retirada de Deuteronômio 33:17 e alude ao gado empurrando com seus chifres. Como se ele tivesse dito: Se você aparecesse por nós, os inimigos mais poderosos não seriam capazes de permanecer diante de nós. Pelo teu nome, nós os pisaremos – isto é, com a ajuda do teu poder. Não confiarei em meu arco – não confio em meus braços, mas somente em ti (como o próximo versículo implica) e, portanto, não frustro minha esperança e expectativa, depositadas apenas em ti. Em Deus nos orgulhamos o dia todo – Nisto nos gloriamos continuamente, por termos um Rei, um Salvador e um Libertador tão poderosos, que fizeram coisas maravilhosas para nós e nossos antepassados.

Comentário de E.W. Bullinger

Tu = Tu mesmo.

arte meu rei = arte ele meu rei.

entregas. Plural de majestade = uma grande libertação.

Comentário de Adam Clarke

Tu és meu rei – O que tu eras para eles, seja para nós. Cremos em ti como eles; pecamos e estamos em cativeiro, mas nos arrependemos e voltamos para ti; ordena, portanto, libertações a Jacó, pois somos seus descendentes em nome de quem fizeste tais maravilhas.

Comentário de John Calvin

4. Tu, mesmo tu, és meu rei, ó Deus! Neste versículo, os fiéis expressam ainda mais claramente o que já aludi um pouco antes, a saber, que a bondade de Deus não era apenas aparente na libertação de seu povo, mas também fluía sobre eles em contínua sucessão de uma era para outra; e, portanto, diz-se: Tu, mesmo tu, és meu rei. Em meu julgamento, o pronome demonstrativo ??? , hu, importa tanto quanto se o profeta tivesse reunido uma longa série de benefícios de Deus após a primeira libertação; para que pareça que Deus, que já fora o libertador de seu povo, não se mostrou de outra maneira em relação à posteridade deles; a menos que, talvez, possa ser considerado enfático, e empregado com o objetivo de afirmar a coisa que mais fortemente, a saber, que os fiéis louvam a Deus somente como guardiões de seu bem-estar, com exclusão de todos os outros, e com a renúncia à ajuda de qualquer outro bairro. Por isso, eles também apresentam a oração, para que Deus ordene e envie novas libertações ao seu povo; pois, como ele tem em seu poder inúmeros meios de preservação e libertação, diz-se que ele designa e envia libertações como seus mensageiros sempre que lhe parecer bom.

Comentário de John Wesley

Tu és o meu rei, ó Deus: ordena libertações para Jacó.

Meu rei – Todo o povo fala como um homem, sendo unido em um corpo.

Referências Cruzadas

Salmos 42:8 – Conceda-me o Senhor o seu fiel amor de dia; de noite esteja comigo a sua canção. É a minha oração ao Deus que me dá vida.

Salmos 74:12 – Mas tu, ó Deus, és o meu rei desde a antigüidade; trazes salvação sobre a terra.

Salmos 89:18 – Sim, Senhor, tu és o nosso escudo, ó Santo de Israel, tu és o nosso rei.

Salmos 149:2 – Alegre-se Israel no seu criador, exulte o povo de Sião no seu rei!

Isaías 33:22 – Pois o Senhor é o nosso juiz, o Senhor é o nosso legislador, o Senhor é o nosso rei; é ele que nos salvará.

Marcos 1:25 – “Cale-se e saia dele! “, repreendeu-o Jesus.

Marcos 1:31 – Então ele se aproximou dela, tomou-a pela mão e ajudou-a a levantar-se. A febre a deixou, e ela começou a servi-los.

Marcos 1:41 – Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Quero. Seja purificado! “

Marcos 9:25 – Quando Jesus viu que uma multidão estava se ajuntando, repreendeu o espírito imundo, dizendo: “Espírito mudo e surdo, eu ordeno que o deixe e nunca mais entre nele”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *