Estudo de Salmos 8:6 – Comentado e Explicado

Destes-lhe poder sobre as obras de vossas mãos, vós lhe submetestes todo o universo.
Salmos 8:6

Comentário de Albert Barnes

Você o enlouqueceu de ter domínio – Você o fez ter, ou lhe deu esse domínio. Isso não significa que Deus o criou ou criou para esse fim, mas que ele lhe concedeu esse domínio, conferindo-lhe uma honra exaltada. A alusão é a Gênesis 1:26 , Gênesis 1:28 .

Sobre as obras de tuas mãos – Suas obras sobre a terra, pois o domínio não se estende mais.

Pôs todas as coisas debaixo de seus pés – pôs todas as coisas em sujeição a ele. Compare o Salmo 47: 3 ; Salmo 91:13 ; Lamentações 3:34 ; Romanos 16:20 ; 1 Coríntios 15:25 . A linguagem é retirada do ato de derrotar inimigos em batalha; de colocar os pés no pescoço de cativos, etc. A idéia é a da sujeição completa e completa. Esse domínio foi originalmente dado ao homem em sua criação, e ainda permanece (embora não tão absoluto e completo como este), pois nada é em si mais notável do que o domínio que o homem, por natureza tão débil, exerce sobre a criação inferior. é impossível explicar isso de outra maneira que não seja como é explicado na Bíblia, supondo que foi originalmente concedido ao homem por seu Criador. Sobre a questão da aplicabilidade disso a Cristo, veja as notas em Hebreus 2: 6-9 .

Comentário de Adam Clarke

Enlouquecê-lo por ter domínio – Jesus Cristo, que, estando na forma de Deus e igual a Deus, esvaziou-se por um tempo e não fez reputação; depois foi altamente exaltado e tinha um nome acima de todo nome. Veja as notas mencionadas acima e as de Filipenses 2: 6-9 ; (Nota).

Puseste tudo sob seus pés – Embora toda a criação bruta tenha sido sujeita a Adão em seu estado de inocência; no entanto, nunca se podia dizer literalmente dele que Deus havia posto todas as coisas sob seus pés ou que ele tinha domínio sobre a obra das mãos de Deus; mas tudo isso é literalmente verdadeiro para nosso Senhor Jesus; e para ele o apóstolo Hebreus 2: 6 , etc., aplica todas essas passagens.

Comentário de John Calvin

6. Tu o puseste de lado. Davi chega agora ao segundo ponto, do qual acabo de falar, a saber, que, a partir do domínio sobre todas as coisas que Deus conferiu aos homens, é evidente quão grande é o amor que Ele tem dado a eles e quanto conta que ele fez deles. Como ele próprio não precisa de nada, ele destinou todas as riquezas, tanto do céu quanto da terra, para seu uso. Certamente é uma honra singular, e uma que não pode ser suficientemente estimada, que o homem mortal, como representante de Deus, tenha domínio sobre o mundo, como se lhe pertencesse por direito, e que a qualquer momento que ele viras os olhos, ele não vê nada em falta que possa contribuir para a conveniência e a felicidade de sua vida. Como essa passagem é citada por Paulo em sua Primeira Epístola aos Coríntios ( 1 Coríntios 15:27 ), onde discursa sobre o reino espiritual de Cristo, alguns podem objetar e dizer que o significado que ele atribui a ela é muito diferente do sentido que eu dei. Mas é fácil responder a essa objeção, e a resposta que dou a ela é esta: que geralmente toda a ordem deste mundo é organizada e estabelecida com o objetivo de levar ao conforto e à felicidade dos homens. De que maneira a passagem pode se aplicar adequadamente somente a Cristo, eu já declarei um pouco antes. A única coisa que resta agora a ser considerada é: até que ponto esta declaração se estende – que todas as coisas estão sujeitas aos homens. Agora, não há dúvida de que, se existe alguma coisa no céu ou na terra que se oponha aos homens, a bela ordem que Deus havia estabelecido no mundo no começo agora é confundida. A conseqüência disso é que a humanidade, depois de arruinada pela queda de Adão, não só foi privada de uma propriedade tão distinta e honrada, como desapropriada de seu domínio anterior, mas também é mantida em cativeiro sob uma servidão degradante e ignominiosa. É verdade que Cristo é o legítimo herdeiro do céu e da terra, por quem os fiéis recuperam o que haviam perdido em Adão; mas ele ainda não entrou na posse plena de seu império e domínio. De onde o apóstolo conclui, que o que é dito aqui por Davi (153) não será perfeitamente realizado até que a morte seja abolida. Consequentemente, o apóstolo raciocina desta maneira: “Se todas as coisas são subjugadas a Cristo, nada deve ficar em oposição ao seu povo. Mas vemos a morte ainda exercendo sua tirania contra eles. Segue-se, então, que resta a esperança de um estado melhor do que o presente. ” Agora, isso decorre do princípio de que falei, de que o mundo foi originalmente criado para esse fim, de que cada parte dele deveria tender à felicidade do homem como seu grande objetivo. Em outra parte de seus escritos, o apóstolo argumenta sobre o mesmo princípio, quando, para provar que todos devemos permanecer no último dia antes do tribunal de Cristo, ele apresenta a seguinte passagem: Para mim, todo joelho deve ”( Romanos 14:10 .) Nesse silogismo, o que os Lógicos chamam de proposição menor deve ser fornecido (154) , a saber, que ainda há muitos que orgulhosa e obstinadamente rejeitam seu jugo e são avessos a se curvarem. joelho em sinal de sua submissão a ele.

Referências Cruzadas

Gênesis 1:26 – Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.

Gênesis 1:28 – Deus os abençoou, e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”.

Gênesis 9:2 – Todos os animais da terra tremerão de medo diante de vocês: os animais selvagens, as aves do céu, as criaturas que se movem rente ao chão e os peixes do mar; eles estão entregues em suas mãos.

Salmos 110:1 – O Senhor disse ao meu Senhor: “Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés”.

Mateus 28:18 – Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

1 Coríntios 15:24 – Então virá o fim, quando ele entregar o Reino a Deus, o Pai, depois de ter destruído todo domínio, autoridade e poder.

Efésios 1:22 – Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou como cabeça de todas as coisas para a igreja,

Hebreus 1:2 – mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.

Hebreus 2:8 – tudo sujeitaste debaixo dos seus pés”. Ao lhe sujeitar todas as coisas, nada deixou que não lhe estivesse sujeito. Agora, porém, ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas.

1 Pedro 3:22 – que subiu ao céu e está à direita de Deus; a ele estão sujeitos anjos, autoridades e poderes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *