Estudo de Salmos 80:16 – Comentado e Explicado

Aqueles que a queimaram e cortaram pereçam em vossa presença ameaçadora.
Salmos 80:16

Comentário de Albert Barnes

Está queimado com fogo – Ou seja, a vinha. Esta é uma descrição das desolações que haviam caído sobre a nação, como as que chegariam a uma vinha se fosse consumida pelo fogo.

Está cortado – Foi desolado pelo fogo e pelo machado.

Eles perecem com a repreensão de seu semblante – Com a testa franzida em seu rosto, como se Deus tivesse que olhar apenas para as pessoas com raiva, e elas perecem. A palavra eles se refere àqueles que foram representados pela videira que fora trazida do Egito – o povo da terra.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 80:16 . É queimado com fogo, etc. – Nomeadamente, tua vinha ou ramo; visto que, com nossos pecados provocadores, nos retiraste a tua misericórdia, os inimigos nos invadiram, e um grande número de nós já está destruído e pode ser comparado aos numerosos ramos de um remanescente, que, sendo cortado , são queimados com fogo. Eles perecem – Nomeadamente, teu povo de Israel, representado pela videira. Então agora ele passa da metáfora para a coisa significada por ela. Pela repreensão do teu semblante – Pelos efeitos da tua ira, sem os quais nossos inimigos não poderiam nos fazer mal.

Comentário de John Calvin

16 é queimado com fogo. As calamidades do povo são agora mais claramente expressas. (399) Dizia-se que a videira do Senhor foi abandonada aos animais selvagens, para que pudessem destruí-la. Mas era uma calamidade maior ser consumida pelo fogo, enraizada e completamente destruída. Os israelitas apostataram perfidiosamente da verdadeira religião; mas, como foi observado anteriormente, eles ainda faziam parte da Igreja. Portanto, somos advertidos por este exemplo melancólico da severidade do castigo devido à nossa ingratidão, especialmente quando se une à obstinação, que impede as ameaças e repreensões de Deus, por mais severas e severas que sejam, de qualquer benefício para nós. Vamos também aprender com o mesmo exemplo, quando a raiva divina está ardendo por toda parte, e mesmo quando estamos no meio de suas chamas ardentes, a lançar todas as nossas dores no seio de Deus, que, de maneira maravilhosa, suscita sua igreja do abismo da destruição. Ele certamente estaria pronto não apenas para exercer, sem interrupção, seu favor para conosco, mas também para enriquecer-nos com suas bênçãos cada vez mais, se nossa maldade não o impedisse. Como é impossível para ele não se zangar com as muitas ofensas que cometemos, é uma evidência de misericórdia incomparável extinguir o fogo que nós mesmos acendemos, e que se espalhou por toda parte, e salvar alguns parte ou remanescente da Igreja, ou, para falar mais apropriadamente, para levantar até das próprias cinzas um povo para invocar o seu nome. Repete-se novamente que a Igreja pereceu não pela força e pelos braços de seus inimigos, mas pela repreensão do semblante de Deus. Nunca podemos esperar qualquer alívio do nosso castigo, a menos que estejamos totalmente convencidos de que somos justamente castigados pela mão de Deus. Foi um bom sinal do arrependimento desses israelitas que, como é observado em Isaías 9:12 , “eles olharam para a mão daquele que os feriu”.

Comentário de John Wesley

Está queimada pelo fogo, é cortada; perecem pela repreensão do teu semblante.

Eles – Teu povo, representado pela videira. Então agora ele passa da metáfora para a coisa projetada por ela.

Referências Cruzadas

Salmos 39:11 – Tu repreendes e disciplinas o homem por causa do seu pecado; como traça destróis o que ele mais valoriza; de fato, o homem não passa de um sopro. Pausa

Salmos 76:6 – Diante da tua repreensão, ó Deus de Jacó, o cavalo e o carro estacaram.

Salmos 79:5 – Até quando, Senhor? Ficarás irado para sempre? Arderá o teu ciúme como o fogo?

Salmos 90:7 – Somos consumidos pela tua ira e aterrorizados pelo teu furor.

Isaías 27:11 – Quando os seus ramos estão secos e quebram-se, as mulheres fazem fogo com eles, pois esse é um povo sem entendimento. Por isso aquele que o fez não tem compaixão dele, aquele que o formou não lhe mostra misericórdia.

Ezequiel 20:47 – Diga à floresta do Neguebe: ‘Ouça a palavra do Senhor. Assim diz o Soberano Senhor: Estou a ponto de incendiá-la, consumindo assim todas as suas árvores, tanto as verdes quanto as secas. A chama abrasadora não será apagada, e todo rosto, do Neguebe até o norte, será ressecado por ela.

João 15:6 – Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.

2 Tessalonicenses 1:9 – Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *