Estudo de Salmos 83:1 – Comentado e Explicado

Cântico. Salmo de Asaf Senhor, não fiqueis silencioso, não permaneçais surdo, nem insensível, ó Deus.
Salmos 83:1

Comentário de Albert Barnes

Não te cales, ó Deus – Veja as notas no Salmo 28: 1 . A oração aqui é que, na emergência existente, Deus não pareceria indiferente às necessidades e perigos de seu povo e aos propósitos de seus inimigos, mas que ele falaria com uma voz de comando e quebraria seus desígnios.

Não te cales – isto é, fala. Dê vírgula. Dispersa-os por tua própria autoridade.

E não fique parado, ó Deus – Desperta; despertar; não sejas indiferente às necessidades e perigos do teu povo. Tudo isso é a linguagem da petição; não de comando. Sua rapidez, sua repetição, seu tom denotam que o perigo era iminente e que a necessidade da interposição divina era urgente.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 83.

Uma queixa a Deus das conspirações dos inimigos. Uma oração contra os que oprimem a igreja.

Uma música ou salmo de Asafe.

Título. ????? ????? ???? Shiir mizmor lesaph. Costuma-se pensar que este salmo foi ocasionado pela confederação mencionada 2 Crônicas 20 quando aconteceu que os filhos de Moabe, e os filhos de Amom, e com eles outros, além dos amonitas, vieram. com Jeosafá para a batalha: Mas o Dr. Delaney é de opinião, que foi composta por Davi, quando os filisteus, confederados com essas outras nações, o invadiram. E, embora apenas os filisteus sejam mencionados na história dessa invasão, ele supõe que seja esse o motivo, porque eles eram os principais e as outras nações apenas aliados e confederados deles. Ele acha improvável que Josafá neste salmo ore a Deus por uma libertação que ele havia feito para seu povo por Barak e Gideon, e esquecesse ou omitisse tudo o que ele havia feito pelas mãos de Davi, seu pai. E ele observa que em sua oração oferecida no maior terror de seus inimigos, Josafá conta abertamente os filhos de Amon, Moabe e o monte Seir; e não podemos duvidar, diz ele, que tanto os seus medos quanto a ocasião o exortaram a contar todo o número de seus inimigos. Em resposta a essas objeções, pode-se observar que a razão pela qual Josafá mencionou apenas os filhos de Amon, Moabe e o monte Seir, e não mais seus inimigos, pode ser a mesma que foi dada na própria oração para mencioná-los. em absoluto; viz. por causa de sua ingratidão pelos filhos de Israel, que nunca os perturbaram nem os machucaram; não, não quando os israelitas estavam em grandes dificuldades e sob a mais forte tentação de fazê-lo; isto é, quando eles vieram tomar posse da terra de Canaã. Quanto à primeira objeção, parece não haver absurdo em supor que Josafá mencione as ações de Barak e Gideon, e não as de uma data posterior; porque o país dos midianitas era contíguo ao dos moabitas e seiritas: e quando o salmista os tinha principalmente em vista, porque eles estavam principalmente preocupados com essa invasão, e por outra razão que acabei de mencionar, era natural para ele ore, para que não tenham mais sucesso nesta expedição do que seus vizinhos midianitas tiveram contra os antepassados ??deles quando foram derrotados por Gideão: e então podemos facilmente conceber que a menção dessa destruição dos midianitas recorda que outros cananeus de Baraque; pois ambas as batalhas foram travadas muito perto do mesmo local: quando as forças de Sísera foram derrotadas, o principal local de ação era Taanach, uma cidade na meia tribo de Manassés, Juízes 5:19 e a outra vitória sobre Oreb e Zeeb. dentro da mesma meia tribo, perto de Abel-Mehola e Betebara, Juízes 7:22 ; Juízes 7:24 . Também podemos observar que os amalequitas estavam com os midianitas quando Gideão os superou; e eles estavam agora com os moabitas e amonitas; e essa pode ser outra razão pela qual o salmista deve mencioná-los nessa ocasião. E é evidente o suficiente que a ação sob Barak é mencionada, por assim dizer, pelo tchau; e como algo que, com a menção do outro, ocorreu à mente do salmista; enquanto que ele volta novamente à queda dos midianitas e amalequitas por Gideão. Para que o que é dito de Sísera deva ser lido entre parênteses, assim: “Faça a eles como antes fez aos seus vizinhos, os midianitas, que se engajaram em uma tentativa semelhante contra o seu povo; (ou como você fez a Sísera e Jabin, a quem você derrubou perto do mesmo lugar;) faça-os, eu digo, e seus príncipes como Oreb e Zeeb, sim, faça todos os seus príncipes como Zebah e Zalmunna, aqueles príncipes dos midianitas, etc. ” Dessa maneira, os pensamentos do salmista parecem estar natural e facilmente conectados.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 83: 1-2 . Não te cales, ó Deus – rogai por nós, não por palavras, mas por tuas ações; não mantenhas a tua paz – hebraico, ?? ? al ??? , al techeresh: não seja surdo, às nossas orações e às blasfêmias suas e de nossos inimigos. Não fique parado – isto é, inativo e despreocupado para nós. Pois eis que teus inimigos – Aqueles que não são apenas inimigos para nós, teu povo, mas também para a tua vontade, nome e glória; faça um tumulto – ?????? , jehemajun, raiva e rugido, como as ondas do mar, ou faça um ruído tumultuado, ambos com suas línguas, repreendendo-nos e ameaçando-nos, e com seus braços. E levantaram a cabeça – Crescem potentes, insolentes e desdenhosos.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Uma canção. Hebraico. shir . App-65. Salmo. Hebraico. mizmor. App-65.

de Asafe. O último dos doze Salmos de Asafe. , Psalms 83:18 with 2 Chronicles 20:29 . Provavelmente Jahaziel s: compare 2 Crônicas 20:14 , 2 Crônicas 20: 19-21 , o Salmo sendo escrito naquela ocasião (cerca de 804 aC) e 2 Crônicas 20: 22-36 sendo a resposta a esta oração. Compare os Salmos 83:12 com 2 Crônicas 20:11 e os versículos: Salmos 83:17 , Salmos 83:18 com 2 Crônicas 20:29 .

Mantenha não. Não segure. Figura do discurso Tapeinose.

Deus. Hebraico. Elohim.

DEUS. El hebraico App-4.

Comentário de Adam Clarke

Não fique calado – Um forte apelo a Deus, assim como a confederação foi descoberta. Não seja inativo, não seja neutro. Tua honra e nossa existência estão em jogo.

Comentário de John Calvin

1 Ó Deus! não te cales. É geralmente aceito entre os comentaristas que este salmo foi composto durante o reinado do rei Josafá; e nesta opinião eu concordo prontamente. Esse rei piedoso, como é sabido, teve que se envolver em terríveis guerras contra hostes multiplicadas de inimigos. Embora os amonitas e os moabitas tenham sido os criadores da principal guerra em que ele estava envolvido, eles reuniram forças não apenas da Síria, mas também de países distantes, e as tropas reuniram assim quase a Judéia oprimida com sua multidão. Parece, então, a partir da longa lista de inimigos aqui enumerados, que conspiraram juntos para destruir o povo de Deus, que a conjectura é bem fundamentada, que refere a composição deste salmo àquela ocasião; (430) e a história sagrada nos informa que um dos levitas, sob a influência do Espírito de profecia, deu ao rei segurança da vitória (431) e que os levitas cantaram diante do Senhor. No meio de tantos perigos, toda a nação, assim como o rei santo, deve ter estado envolvida na mais profunda angústia; e, portanto, temos aqui uma oração cheia de sinceridade e solicitude. Esses sentimentos provocaram a repetição das palavras que ocorrem na própria abertura do salmo: Não te cales, não te cales; não te cales; por isso, os fiéis diriam que, se Deus pretendia socorrê-los, convinha que se apresse, senão a oportunidade de fazê-lo seria perdida. É inquestionavelmente nosso dever esperar pacientemente quando Deus, a qualquer momento, atrasar sua ajuda; mas, em condescendência com nossa enfermidade, ele permite que suplicemos que ele se apresse. O que eu mostrei, não se calem consigo mesmo, é literalmente não se calem para si mesmo, o que alguns traduzem pela paráfrase: Não tenha paz na sua própria causa – uma exposição que é refinada demais para ser notada mais particularmente. Essa forma de expressão é equivalente a dizer: não se segure. Talvez a partícula seja aqui supérflua, como em muitos outros lugares.

Referências Cruzadas

Salmos 28:1 – A ti eu clamo, Senhor, minha Rocha; não fiques indiferente para comigo. Se permaneceres calado, serei como os que descem à cova.

Salmos 35:22 – Tu viste isso, Senhor! Não fiques calado. Não te afastes de mim, Senhor,

Salmos 44:23 – Desperta, Senhor! Por que dormes? Levanta-te! Não nos rejeites para sempre.

Salmos 50:3 – Nosso Deus vem! Certamente não ficará calado! À sua frente vai um fogo devorador, e, ao seu redor, uma violenta tempestade.

Salmos 109:1 – Ó Deus, a quem louvo, não fiques indiferente,

Isaías 42:14 – “Fiquei muito tempo em silêncio, e me contive, calado. Mas agora, como mulher em trabalho de parto, eu grito, gemo e respiro ofegante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *