Estudo de Salmos 85:2 – Comentado e Explicado

A iniqüidade de vosso povo perdoastes, foram por vós cobertos seus pecados.
Salmos 85:2

Comentário de Albert Barnes

Perdoaste a iniquidade do teu povo – Ou seja, estas calamidades vieram sobre eles em conseqüência de seus pecados, e as trataste como se esses pecados fossem perdoados. O fato de os sinais de sua ira terem passado, e de seus julgamentos terem sido retirados, parecia provar que seus pecados haviam sido perdoados. A mesma forma de expressão usada aqui – com as mesmas palavras em hebraico – ocorre no Salmo 32: 5 . Veja as notas nessa passagem. A linguagem sugere a idéia de uma expiação. Literalmente, “você levantou – ou suportou – a iniquidade do seu povo.”

Tu cobriste todos os seus pecados – Para que sejam ocultos; e, portanto, você os trata como se fossem justos, ou como se não houvesse pecado. A idéia de cobrir é aquela expressa na palavra hebraica, que geralmente é traduzida como “expiação” – ??? kâphar – para cobrir; encobrir; então, para encobrir o pecado; perdoar. A idéia sugerida neste versículo é que, quando Deus retira os sinais de seu descontentamento, podemos esperar que ele tenha perdoado o pecado que foi a causa de sua ira.

Comentário de E.W. Bullinger

iniquidade = perversidade. Hebraico. “avah. App-44.

coberto = oculto. Hebraico. Kasah; não kaphar, para expiar.

pecado. Hebraico. chata “ . App-44.

Selah. Conectar o perdão com (como base de) bênção milenar. Veja App-66.

Comentário de Adam Clarke

Perdoaste a iniqüidade – ??? ???? nasatha avon , Tu levaste ou levaste a iniqüidade. Uma alusão à cerimônia do bode expiatório.

Você cobriu todos os seus pecados – Como você o perdoou livremente, sua ofensividade e natureza abominável não aparecem mais. O todo está fora de vista; e, quando somos restaurados de nosso cativeiro, as consequências não aparecem mais.

Selah – Isso é verdade. Nosso retorno à nossa terra é a prova completa.

Comentário de John Calvin

2 Tiraste a iniqüidade do teu povo. Era muito natural que os fiéis se sentissem alarmados e perplexos por causa de seus pecados, e, portanto, o profeta remove todo o terreno da apreensão avassaladora, mostrando-lhes que Deus, ao libertar seu povo, havia dado uma prova irrefragável de perdão gratuito. Antes, ele rastreara essa libertação ao mero prazer e à graça gratuita de Deus como sua fonte; mas, depois de forjada, as iniqüidades do povo se separaram entre eles e seu Deus, e os afastaram dele, era necessário que o remédio do perdão fosse trazido em seu auxílio. Ao dizer que suas iniqüidades foram tiradas, ele não se refere aos fiéis sendo reformados e expurgados de seus pecados, em outras palavras, àquela obra pela qual Deus, santificando-os pelo Espírito de regeneração, realmente remove o pecado deles. O que ele pretendia dizer, explica imediatamente depois. A quantia, em resumo, é que Deus foi reconciliado com os judeus por não imputar seus pecados a eles. Quando se diz que Deus cobre pecados, o significado é que ele os enterra, para que eles não entrem em julgamento, como mostramos mais amplamente no 32º salmo, no começo. Quando, portanto, ele puniu os pecados de seu povo pelo cativeiro, sendo sua vontade restaurá-los novamente ao seu país, ele removeu o grande impedimento disso, apagando suas transgressões; pois a libertação do castigo depende da remissão de pecados. Assim, somos mobilizados com um argumento que refuta a presunção tola dos sofistas, que eles apresentam como um grande mistério: que Deus retém o castigo, embora perdoe a falha; enquanto Deus anuncia em todas as partes de sua palavra que seu objetivo no perdão é que, sendo pacificado, ele pode ao mesmo tempo mitigar o castigo. Sobre isso, temos uma confirmação adicional no versículo seguinte, onde somos informados de que Deus era misericordiosamente inclinado para com seu povo, para que ele pudesse retirar a mão de castigá-lo. Que resposta em algum grau plausível pode ser dada a isso pelos sofistas, que afirmam que Deus não seria justo se ele, depois de perdoar a falha, executou a punição de acordo com as exigências estritas de sua justiça? A sequência do perdão do pecado é que Deus, por sua bênção, testemunha que ele não está mais descontente.

Referências Cruzadas

Salmos 32:1 – Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!

Salmos 79:8 – Não cobres de nós as maldades dos nossos antepassados; venha depressa ao nosso encontro a tua misericórdia, pois estamos totalmente desanimados!

Jeremias 50:20 – Naqueles dias, naquela época”, declara o Senhor, “se procurará pela iniqüidade de israel, mas nada será achado, pelos pecados de Judá, mas nenhum será encontrado, pois perdoarei o remanescente que eu poupar.

Miquéias 7:18 – Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor.

Atos dos Apóstolos 13:39 – Por meio dele, todo aquele que crê é justificado de todas as coisas das quais não podiam ser justificados pela lei de Moisés.

Colossenses 2:13 – Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *