Nenhum mal te sucederá

James Chalmers, um missionário presbiteriano nascido na Escócia, navegou para o Pacífico Sul sob o comando da Sociedade Missionária de Londres em 1866. Durante seus trinta e cinco anos de serviço nas fronteiras, ele perdeu duas esposas, mas a dor só o levou a uma maior dedicação. Ele prometeu enterrar sua tristeza no trabalho para Cristo. Na primavera de 1901, ele e Oliver Tomkins estavam em uma viagem exploratória ao longo da costa da Nova Guiné na região de Fly River. Os dois desembarcaram e, como não retornaram, um grupo de busca entrou e saiu com a notícia. Chalmers e Tomkins foram espancados até a morte, cortados em pedaços, cozidos e comidos antes mesmo de o grupo de busca chegar.

O que então significa o Salmo 91:7-12 ?

Mil podem cair ao seu lado, dez mil à sua direita; mas não chegará a ti… Porque fizeste do Senhor o teu refúgio, do Altíssimo a tua habitação, nenhum mal te sucederá, nenhum flagelo chegará à tua tenda. Pois ele dará ordens aos seus anjos para que o guardem em todos os seus caminhos. Em suas mãos eles te sustentarão, para que você não tropece em alguma pedra.

Será que James Chalmers e Oliver Tomkins não tinham nessa promessa? Não! Hebreus 11:33-35 fala de santos que pela fé “escaparam da espada”, mas os versículos 36-38 falam de santos que pela fé “foram mortos à espada”.

Será que essa promessa de segurança só se aplicava nos dias do Antigo Testamento, mas não mais? Não! O Salmo 44:22 grita: “Não, por amor de ti somos mortos o dia todo e contados como ovelhas para o matadouro”. Mesmo nos dias do Antigo Testamento a promessa parecia vã.

Será que o Salmo 91 é uma profecia do Messias e só se aplica a ele? 

Não! Satanás tentou isso em Jesus no deserto. Ele citou esse mesmo Salmo, exortando Jesus a reivindicar essa promessa para si mesmo. Jesus recusou e se juntou aos “dez mil que caem” (v. 7).

O que então? Acho que Jesus está nos ensinando que promessas como o Salmo 91 significam isso: Nenhum mal acontece aos santos, a não ser o que o amor de Deus permite, e mesmo esse “mal” não os vencerá. Paulo pergunta: “O perigo ou a espada nos separarão do amor de Cristo?” E responde: “Não! Em tudo isso somos mais que vencedores!” Os salmistas proclamaram segurança absoluta aos santos não porque fossem ingênuos, mas porque, sob o impulso do Espírito Santo, sentiram uma esperança indomável de que Deus governa e cuida de seu povo. O mal simplesmente não pode acontecer com eles! Se parece, deve haver uma libertação gloriosa que não podemos ver. O que mais podemos concluir quando juntamos dois Salmos assim:

Salmos 44:22 – “Por amor de ti somos mortos o dia todo”.
Salmos 34:19 – “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas”.

E Jesus não falou com seus discípulos exatamente assim?

Lucas 21:16 – “… alguns de vocês eles matarão.”
Lucas 21:18 – “Mas nem um fio de cabelo de sua cabeça perecerá”.

O medo está impedindo você de se aventurar com Deus? Não tenha medo! Nenhum mal final pode acontecer com você! James Chalmers e Oliver Tomkins são mais que vencedores por meio daquele que os amou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *