Por que você pode confessar seus pecados a Deus

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” 1 João 1:9

1 João 1:9 é um dos primeiros versículos da Bíblia que memorizei quando era um jovem cristão.

É um versículo com um desafio ( Se confessarmos os nossos pecados ) e um grande consolo ( Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça).

Talvez você se sinta preso a Deus. Você gostaria de deixar alguns pecados para trás e começar de novo, mas não sente que está chegando a lugar nenhum. 1 João 1:9 irá ajudá-lo.

O contexto

João viu Jesus com seus próprios olhos. Ele tocou em Jesus. Ele ouviu os ensinamentos de Jesus, testemunhou os milagres, a crucificação e a ressurreição de Jesus. Ele também escreveu 1 João para nos dizer como é a fé autêntica. João escreve,

Esta é a mensagem que dele ouvimos e vos proclamamos: Deus é luz, e nele não há treva nenhuma. Se dissermos que temos comunhão com ele enquanto andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. (1 João 1:5–7)

João faz um contraste aqui entre dois modos de vida: O primeiro modo é “andar nas trevas” que não é uma verdadeira comunhão com Deus. O segundo caminho, que ele chama de “andar na luz”, é a verdadeira comunhão com Deus. 

João está nos dizendo que você não pode andar nas trevas e ter verdadeira comunhão com Deus. Se você é cristão, seu pecado o incomodará e você desejará voltar para a luz.

Os não-cristãos geralmente se contentam em permanecer no escuro e podem ter uma mentalidade que diz: “Se não fui pego, então não fiz nada de errado”. Se você está tentando esconder seu pecado, está agindo como um incrédulo.

Sem Condenação

Isso significa que você precisa confessar cada pecado que já cometeu para que Deus o perdoe? Não, não tem.

Quando você chegou à fé, no início de sua vida cristã, você foi justificado. Isso significa que todos os seus pecados foram perdoados — passados, presentes e futuros. Essa é a lógica de Romanos 8:1, que diz: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus ”. Ele não diz “portanto agora alguma condenação” dependendo se você confessou todos os seus pecados ou não.

Quando João diz, “se confessarmos os nossos pecados”, ele está falando sobre nossa comunhão com Deus, não nossa salvação. Se você pecar conscientemente e apenas esperar que isso desapareça, você permanecerá distante de Deus. Sua consciência está perturbada. Você se sente distante de seu Pai celestial.

Todos nós que andamos com Deus por algum tempo já experimentamos algo assim. Não é divertido. É como dizer algo ruim para um amigo ou membro da família e depois tentar ignorá-lo. O que você precisa fazer? Você precisa assumir a responsabilidade pelo que disse ou fez, e isso inicia o processo de reconciliação. Você precisa dizer: “Sinto muito”.

O mesmo é verdade com Deus. A pessoa que anda com Deus tem a prática regular de confessar seu pecado a Deus.  

Confie no Caráter de Deus

Duas perguntas inevitavelmente surgem quando falamos sobre confessar nossos pecados a Deus:

  1. Como sei se/quando Deus me perdoou? Vou me sentir perdoado?
  2. Fiz o suficiente para merecer o perdão de Deus? Estou arrependido o suficiente? Apenas me diga o que fazer!

Vamos voltar a 1 João 1:9:

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

Encontramos a resposta para ambas as perguntas, não em nós e no que estamos fazendo, mas no caráter de Deus.

Primeiro, Deus é fiel para perdoar seus pecados.

Em outras palavras, Deus cumpre Suas promessas e restaurará a comunhão com você quando você confessar seu pecado a Ele. Deus fará o que Deus disse que fará.

1 João 1:9 não é simplesmente a opinião de João sobre Deus. João, pela inspiração do Espírito Santo, estava escrevendo as próprias palavras de Deus para nós. Em outras palavras, Deus está dizendo:

Se confessares os teus pecados, eu sou fiel … para perdoar os teus pecados e  purificar-te de toda injustiça. Eu farei!

Em segundo lugar, Ele é justo para perdoar seus pecados.

Se um juiz deixa um infrator em liberdade, nós o chamamos de corrupto. Como pode um Deus santo restaurar a comunhão com pecadores como nós? Ele não tem que essencialmente varrer nossos pecados para debaixo do tapete?

Absolutamente não. Deus está comprometido com a justiça perfeita. Todo pecado já cometido na história do mundo será pago. E o próprio Deus cuidará disso.

Nada do que fizermos ao confessar nossos pecados a Deus nos tornará mais dignos de ser trazidos de volta à comunhão com Deus. Jesus fez tudo o que era necessário para trazer você à comunhão com Deus e restaurar sua comunhão com Deus.

Você pode pedir misericórdia a Deus. Você pode pedir a Deus para restaurá-lo. E você pode fazer isso com confiança. Por que? Porque o pagamento foi feito e Deus é justo. Não há mais nada para você fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *