Quando sua fé está abalada

O que faz você questionar sua fé? Uma crise, uma condição crônica, um trabalho penoso diário ou algo mais? Se você passa por um período em que sua fé fica abalada, você não está sozinho.

Pelo menos três heróis da Bíblia enfrentaram uma crise de fé. Em cada caso, Cristo interveio e transformou momentos sombrios de questionamento, cinismo e abandono em garantia, revelação e ministério.

Você se identifica com algum desses casos abaixo? Se sim, Deus também tem uma resposta para você.

Caso nº 1: O Buscador

João Batista conhecia bem Jesus. Ele viu o Espírito de Deus descer no batismo de Jesus. Toda a sua vida foi dedicada a pregar as boas novas de que o Messias estava chegando. Ele havia experimentado a presença de Jesus em primeira mão, mas questionava se Jesus era o Messias.

Quando João, na prisão, ouviu falar dos feitos de Cristo, enviou-lhe uma mensagem pelos seus discípulos e disse-lhe: “És tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro?” E Jesus lhes respondeu: “Vão e contem a João o que vocês ouvem e vêem: os cegos vêem e os coxos andam, os leprosos são purificados e os surdos ouvem, e os mortos são ressuscitados, e as boas novas são pregadas a eles. . E bem-aventurado aquele que não se ofende comigo.” (Mateus 11:2-6)

João Batista estava pregando a proximidade do reino dos céus (Mateus 3:2), mas uma vez na prisão, nenhum reino parecia próximo. Não fazia sentido; não era assim que a história deveria terminar. Teria João se enganado sobre o Messias?

No meio de sua confusão, João Batista veio em busca de respostas. E na sua misericórdia, Jesus respondeu às perguntas de João com a mensagem tranquilizadora de que ele era realmente o Messias.

Para quem busca, confrontado com circunstâncias que não fazem sentido, Cristo oferece as boas novas do evangelho. Jesus é quem ele diz ser: os cegos vêem, os coxos andam e as boas novas são pregadas. Ele está pronto para nos responder quando oramos, lançamos sobre ele nossos cuidados (Filipenses 4:5-6) e confiamos nele pela fé para nos salvar do pecado.

Caso nº 2: O Cínico

Tomé estava pronto para morrer com Jesus. Quando viu que Jesus estava determinado a ir para a Judéia apesar do perigo, Tomé reuniu os discípulos para seguirem Cristo até a morte: “Então Tomé, chamado Gêmeo, disse aos seus companheiros discípulos: ‘Vamos nós também, para que morramos’. com ele’” (João 11:16).

Mas as nobres intenções de Tomé foram posteriormente destruídas pela notícia de que Jesus havia morrido na cruz. Talvez tenha sido a forma como Jesus morreu – a morte de um criminoso – que fez com que Tomé desistisse. Talvez tenha sido testemunhar pregos perfurando as mãos de Jesus ou a espada enfiada em seu lado que fez com que a coragem de Tomé fosse substituída pelo cinismo. Foi tudo uma farsa?

Ora, Tomé, um dos doze, chamado Gêmeo, não estava com eles quando Jesus veio. Então os outros discípulos lhe disseram: “Vimos o Senhor”. Mas ele lhes disse: “Se eu não vir nas suas mãos a marca dos cravos, e não colocar o meu dedo na marca dos pregos, e não colocar a minha mão no seu lado, nunca acreditarei”.

Oito dias depois, seus discípulos estavam novamente lá dentro e Tomé estava com eles. Embora as portas estivessem trancadas, Jesus veio, colocou-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. Depois disse a Tomé: “Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; e estenda a mão e coloque-a ao meu lado. Não descreia, mas acredite.” Tomé respondeu-lhe: “Meu Senhor e meu Deus!” Jesus lhe disse: “Você acreditou porque me viu? Bem-aventurados aqueles que não viram e ainda assim creram.” (João 20:24-29)

Jesus respondeu às dúvidas de Tomé e apontou exatamente a evidência que Tomé exigia ver. Tomé reconheceu as cicatrizes e viu que Jesus era de fato “Senhor” e “Deus”.

Circunstâncias inesperadas podem mudar nossas atitudes. Enfrentar a dor, a perda ou a decepção pode transformar a fé em medo e a coragem em cinismo. Quando nos encontramos insistindo: “A menos que eu veja… nunca acreditarei”, podemos nos voltar para o Senhor em oração e clamar: “Eu creio, ajude minha incredulidade!” (Marcos 9:24).

Caso nº 3: O Desertor

Pedro amava o Senhor. De todos os discípulos, ele foi o que teve fé suficiente para sair de um barco e andar sobre as águas.

E Pedro lhe respondeu: “Senhor, se és tu, ordena-me que vá ter contigo por cima das águas”. Ele disse: “Venha”. Então Pedro saiu do barco e andou sobre as águas e foi até Jesus. Mas quando viu o vento, teve medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me”. (Mateus 14:28-30)

Mas este mesmo Pedro, cheio de grande fé em Cristo, abandonou-o numa noite escura.

E depois de um tempo, os presentes disseram novamente a Pedro: “Certamente você é um deles, pois é galileu”. Mas ele começou a invocar uma maldição sobre si mesmo e a jurar: “Não conheço este homem de quem você fala”. E imediatamente o galo cantou pela segunda vez. E Pedro lembrou-se de como Jesus lhe dissera: “Antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás”. E ele desabou e chorou. (Marcos 14:70-72)

Você já andou com o Senhor e depois experimentou uma grande falha de fé como Pedro? Saber que erramos pode fazer com que nos escondamos de Cristo e uns dos outros. Para mim, grandes fracassos geralmente acontecem quando começo a confiar em mim mesmo para me apegar a Cristo e esqueço que é ele quem se apega a mim. Preciso de um lembrete constante de que minha fé não pode estar na minha fé; minha fé deve estar somente em Cristo . Apoiar-me nele todos os dias é a única maneira de evitar outra grande falha na fé.

Cristo mostrou misericórdia para com Pedro. Após o fracasso de Peter, ele voltou à vida de pescador que conhecia. E embora ele tenha abandonado Cristo, Cristo não o abandonou. Jesus encontrou Pedro na praia e ofereceu-lhe uma segunda oportunidade para demonstrar o seu amor por Cristo.

Ele lhe perguntou pela terceira vez: “Simão, filho de João, você me ama?” Pedro ficou triste porque lhe disse pela terceira vez: “Você me ama?” e ele lhe disse: “Senhor, tu sabes tudo; Você sabe que eu amo você.” Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. (João 21:17)

Como que para apagar as três vezes que Pedro negou a Cristo, Jesus pediu três vezes a Pedro que afirmasse o seu amor aceitando o ministério de apascentar as suas ovelhas.

Qual caso você é?

Você é um buscador, um cínico ou um desertor? Se você está em uma situação que abalou a sua fé, leve-a a Cristo. Ele nunca fica surpreso com suas perguntas. Ele não deixa você em desesperança ou cinismo. E ele nunca irá abandonar você, mesmo quando você falhar miseravelmente.

Tal como fez com João Batista, Tomé e Pedro, Jesus pode transformar as nossas perguntas em segurança, o nosso cinismo em revelação e o nosso abandono em ministério. Ele é realmente fiel e certamente o fará (1 Tessalonicenses 5:23-24).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *