Quando todo mundo te abandona: Meditação sobre a última prisão de Paulo

Depois de Jesus Cristo, admiro o Apóstolo Paulo mais do que qualquer outro homem. Na verdade eu o amo. Às vezes sou levado às lágrimas pelas agonias de sua vida. Eu subo quando ele escreve no céu as glórias de Cristo. Uma vez passei seis anos tentando entender 10 de suas frases.

Esta manhã demorei muito em algumas palavras magníficas e de partir o coração. Ele está detido em Roma. Até onde sabemos, ele não foi liberado. Sua última carta termina assim ( 2 Timóteo 4:16-18 ):

Na minha primeira defesa, ninguém participou; todos me abandonaram. Que não seja cobrado contra eles! Mas o Senhor esteve ao meu lado e me deu forças para proclamar a palavra plenamente, para que todos os gentios a ouvissem. Então fui resgatado da boca do leão. O Senhor me livrará de todo mal e me salvará para o seu reino celestial. A ele seja a glória para todo o sempre. Um homem.

Pense e surpreenda-se!

1. Ele está deserto. Um homem velho. Um servo leal. Em uma cidade estrangeira, longe de casa. Cercado de inimigos. Em perigo de morte. Por quê?

2. Resposta: Para que pudesse escrever esta frase preciosa para nossas almas: “ Mas o Senhor esteve ao meu lado! ” Oh, como eu amo essas palavras! Quando você é abandonado por amigos íntimos, você clama contra Deus? Seu Deus é realmente as pessoas em sua vida?

Ou você toma coragem nesta verdade magnífica: “Eu estarei com você até o fim dos tempos!”? Você fortalece seu coração com seu juramento inexorável: “Eu nunca te deixarei nem te desampararei!”? Então digamos: “O Senhor esteve ao meu lado!”

3. Pergunta: O que foi ameaçado no versículo 18? Resposta: para que Paulo não alcançasse o reino celestial do Senhor! “O Senhor vai . . . salva-me para o seu reino celestial”.

Pergunta: Como a conquista do reino celestial por Paulo foi ameaçada? Resposta: “Trabalho maligno”. “O Senhor me livrará de toda obra maligna e me salvará para o seu reino celestial”.

Pergunta: Como uma obra maligna poderia ameaçar Paulo alcançar o reino celestial? Resposta: tentando-o a abandonar sua fidelidade a Cristo por meio da desobediência.

Pergunta: Essa tentação foi a “boca de leão” da qual ele foi resgatado? Resposta: Sim. “O diabo, vosso adversário, anda como o leão que ruge, procurando alguém para devorar. Resista-lhe firme em sua .”

Pergunta: Então, quem recebe a glória de que Paulo não cedeu a essa tentação, mas suportou até o fim em fé e obediência? Resposta: “A ele [o Senhor] seja a glória para todo o sempre”.

Pergunta: Por quê? Não foi Paulo que se manteve firme? Resposta: “O Senhor esteve ao meu lado e me deu força!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *