O Poder do Conhecimento

Espanto

Estou maravilhada com o poder que a Bíblia dá ao conhecimento ! Considere 2 Pedro 1:3 , “o poder divino de Deus concedeu todas as coisas que dizem respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou para sua própria glória e excelência”.

Literalmente, todo o poder disponível de Deus para viver e ser piedoso vem através do conhecimento ! Incrível!

Que prêmio devemos dar à doutrina e à instrução nas Escrituras! A vida e a piedade estão em jogo.

Não que o conhecimento garanta a piedade! Não. Mas parece que a ignorância garante a impiedade. Porque, diz Pedro, o poder divino que conduz à piedade é dado pelo conhecimento de Deus.

Implicações

1. Leia! 

Mas cuidado para não desperdiçar seu tempo com espuma teológica. Leia livros doutrinários ricos sobre “aquele que te chamou para sua glória e excelência”. (Por exemplo, os livros de JI Packer)

2. Reflita! Pondere!

Desacelere. Tire um tempo para pensar sobre a Bíblia. Pergunte. Mantenha um diário. Deixe-se ser humildemente perturbado por coisas intrigantes. Os insights mais profundos vêm da tentativa de ver a raiz unificadora de dois ramos aparentemente antagônicos.

3. Discuta.

Faça parte de uma classe ou grupo que se preocupa apaixonadamente com a verdade. Não é um grupo que só gosta de conversar e levantar problemas. Mas um grupo que acredita que existem respostas bíblicas para problemas bíblicos.           

Prioridade Dois

A segunda prioridade de nossa filosofia de ministério são três:

Nós existimos

  1. Para refletir a graça de Deus de volta para ele em adoração.
  2. Aplicar a graça de Deus uns aos outros para edificação na fé e no amor.
  3. Para estender a graça de Deus aos incrédulos no evangelismo doméstico e missões de fronteira.

 Mas agora podemos ver quão crucial é o papel do conhecimento para o cumprimento dessa prioridade. Se o poder para a vida e a piedade vem através do conhecimento, e se a edificação está edificando as pessoas em nova vida e piedade, então…

Aviso

“Meu povo perece por falta de conhecimento!” ( Oséias 4:6 ).

“Eles têm zelo por Deus, mas não condiz com o conhecimento” ( Romanos 10:2 ).

Promessa

“E não ensinarão cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: ‘Conhece o Senhor’, porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior. Porque serei misericordioso para com as suas iniquidades, e não me lembrarei mais dos seus pecados” ( Hebreus 8:11-12 ).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *