Três casos de presunção

Uma fonte da intensidade é a profunda convicção de que a vigilância espiritual é necessária para a perseverança. E a perseverança é necessária para a salvação final. “Aquele que perseverar até o fim será salvo” ( Marcos 13:13 ).

Nossa seriedade vem da convicção de que a sombra da cruz só cai sobre os passos de Jesus. Se seguirmos outro líder, é presunção alegar estar cobertos pelo sangue de Jesus. ( 1 João 1:7 )

Eis por que acreditamos nisso.

 1) “Não ousem dizer a si mesmos: ‘Temos por pai a Abraão’; porque eu vos digo que até destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão”. ( Mateus 3:9 )

Deus nunca é encurralado pela presunção humana. Se pensarmos que o temos sobre um barril, podemos ter certeza de que ele cairá sobre nossas próprias cabeças. Os fariseus disseram a João: “Suas ameaças não se aplicam a nós. Nós somos judeus. Os judeus são herdeiros da promessa.” João disse: “O machado está posto à raiz da sua árvore presunçosa”.

 2) “Esforçai-vos pela santidade sem a qual ninguém verá o Senhor. . . Cuide para que nenhuma raiz de amargura brote .”  ( Hebreus 12:14-15 )

O que é essa perigosa raiz de amargura? Deuteronômio 29:18-19 dá a resposta:

Acautelai-vos para que não haja entre vós uma raiz que dê fruto venenoso e amargo, aquele que, quando leva as palavras desta aliança juramentada, abençoa a si mesmo em seu coração, dizendo: ‘Estarei seguro, embora ande na obstinação do coração. ‘

A raiz da amargura é a presunção. Ele diz: “Eu estarei seguro, ainda que eu ande na obstinação do meu coração”.

 3) “Não devemos colocar o Senhor à prova, como alguns dos israelitas fizeram e foram destruídos por serpentes. . . Quem pensa estar em pé, olhe para que não caia” ( 1 Coríntios 10:9 , 12 ).

A vigilância moral e espiritual é o caminho designado por Deus para a glória. A presunção de auto-satisfação cairá.

A vida é muito séria. “Sério” é o oposto de trivial não feliz. Na verdade, o que nos torna tão sérios sobre a vida é que não há nada em todo o universo que desejemos mais do que ser felizes em Deus para todo o sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *