3 histórias poderosas que mostram como seguir a Cristo

Não é nenhum segredo que nuvens de tempestade estão se formando sobre a Igreja nas culturas ocidentais. 

Como cristãos ocidentais, temos visto nossas sociedades abandonarem os princípios bíblicos. Sentimos a hostilidade social em relação aos ensinos bíblicos se intensificar.

Testemunhamos o aumento de legislações que afetam a liberdade religiosa.

E começamos a pensar mais seriamente sobre o que significa seguir Jesus quando ondas tempestuosas começam a subir ao nosso redor.

A perseguição virá

Podemos não experimentar o tipo de perseguição que muitos cristãos ao redor do mundo suportam.

Talvez nunca sejamos chamados a comparecer a um júri, passar anos em um campo de trabalhos forçados ou pagar o preço máximo por nossa . Não sabemos ao certo o que acontecerá a seguir. 

Mas sabemos que Paulo disse a Timóteo:

“Certamente, todos os que desejam viver uma vida piedosa em Cristo Jesus serão perseguidos, enquanto as pessoas más e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados” (2 Timóteo 3: 12, ESV). 

Sabendo que seguir Jesus significa compartilhar Seus sofrimentos, como podemos nos preparar para viver plenamente para Cristo em ambientes hostis?

Uma maneira especialmente prática é ler autobiografias de cristãos que passaram por dificuldades antes de nós. 

Suas percepções nos equipam para ficar perto de Jesus enquanto as nuvens de tempestade se espessam.

Aqui estão alguns destaques e conclusões de três desses livros, que revelam como seguir a Cristo sob perseguição:

1. O Contrabandista de Deus por “Irmão André”

Crescendo no século 20 na Holanda, “Irmão André” ansiava por aventura. Ele provou um pouco enquanto resistia aos nazistas que ocupavam seu país natal, e mais enquanto lutava nas colônias das Índias Orientais.

Mas só depois de se tornar cristão é que o irmão Andrew percebeu o propósito de Deus ao criá-lo com uma tendência para o perigo: ele foi chamado para fortalecer a igreja atrás da Cortina de Ferro.

Enquanto viajava sozinho em busca de cristãos na Polônia, Tchecoslováquia, Iugoslávia e outras nações ex-comunistas, o irmão Andrew começou a montar um quadro do cristianismo perseguido na Europa.

Os crentes em igrejas oficialmente sancionadas adoravam com “liberdade” – desde que não pregassem nada que ofendesse o governo ateísta. “É um compromisso”, disse um pastor ao irmão Andrew, “mas o que você pode fazer?”

Para os crentes em igrejas clandestinas, entretanto, o acordo não era uma opção. Eles pregaram, creram e viveram toda a Bíblia . O problema era que as Bíblias eram quase impossíveis de encontrar.

Assim começaram as notáveis ​​aventuras do irmão Andrew levando Bíblias através de fronteiras hostis como “contrabandistas de Deus”.

Conclusões práticas para os cristãos hoje:

Em uma região que o irmão Andrew visitou, ele descreveu como os cristãos iam à igreja com cadernos nos quais copiavam cada linha de hinos ou das Escrituras que ouviam. As pessoas claramente tinham fome da palavra de Deus, mas uma única Bíblia custava o preço de uma motocicleta. Ouvir as dificuldades desses crentes nos lembra de nossa necessidade de esconder a palavra de Deus em nossos corações enquanto desfrutamos da liberdade de fazê-lo.

  • Depende totalmente de Deus. (Provérbios 3:5-6)

Um tema recorrente nas histórias do irmão Andrew é que quando Deus nos chama para uma tarefa, Ele é fiel para concluí-la – não importa quão impossíveis sejam as circunstâncias. O irmão Andrew sabia  que não podia entrar em nações restritas, levar Bíblias através de certas fronteiras ou contatar cristãos ocultos por meio de sua própria habilidade.

Mas seja por “cegar” os oficiais da fronteira, enviando chuva para obscurecer um veículo carregado de Bíblia ou marcando um encontro preciso entre os crentes, Deus se mostrou fiel para realizar o que o irmão Andrew não conseguiu.

  • Discipule os jovens. (Deuteronômio 6:4-7)

Ao longo de seu livro, o irmão Andrew documenta a incrível pressão que os jovens cristãos sofreram para se conformar ao comunismo. Sabendo que os jovens representam o futuro da sociedade, os governos investiram esforços consideráveis ​​para direcionar os jovens ao ateísmo pregado nas escolas.

Se as igrejas e famílias não discipulam os jovens para viver para Cristo em culturas hostis, as culturas farão o discipulado. 

2. Contrabandista de Deus para a China por “Irmão David”

Em 1969, um pastor observou os soldados confiscarem sua Bíblia, recolherem as Bíblias dos membros de sua congregação e incendiarem as Escrituras.

O pastor acabou na prisão, incapaz de ver ou andar por causa da tortura, desnutrição e confinamento solitário escuro. Mas ele podia orar.

Depois de ver as Bíblias queimarem, ele orou para que Deus chamasse alguém para trazer mais Bíblias para sua terra natal. Enquanto isso, do outro lado do oceano, Deus estava de fato chamando um futuro colega do irmão Andrew, “irmão David”, para levar Bíblias para a China.

Ao longo do caminho, o irmão David ouviu relatos da igreja clandestina que pareciam histórias tiradas do livro de Atos.

Em uma ocasião, duas senhoras idosas estavam realizando uma reunião de oração em grande escala quando uma batida soou na porta – a polícia.

Vendo que um de seus supostos detentores tinha uma desfiguração facial de câncer, as mulheres oraram naturalmente por ele.

Os policiais foram embora sem mais incidentes – mas um voltou no dia seguinte. Curado. As mulheres logo o levaram a Jesus. Outra família, os Kwangs, poderia compartilhar muitos testemunhos semelhantes.

Eles suportaram intenso sofrimento por se recusarem a desobedecer a Cristo, com consequências que incluem prisão, tortura, campo de trabalho forçado, fome e até a perda de um filho.

Enquanto estava presa, a Sra. Kwang apresentou Jesus a centenas de pessoas – incluindo alguns funcionários designados para torturá-la.

Por meio dessas e de muitas histórias semelhantes, o Contrabandista de Deus para a China ilustra que a glória de Deus brilha mesmo nas circunstâncias mais sombrias.

3. O Agente Duplo por Bob Fu

Embora antes um estudante promissor, Bob Fu agora não tinha mais nada pelo que viver, exceto um assassinato. Tudo mudou depois dos protestos na Praça Tiananmen.

Apenas por causa da súbita doença de sua namorada Bob deixou os protestos pouco antes de terminarem em massacre.

De volta à universidade, Bob descobriu que seus ex-amigos agora o evitavam como contra-revolucionário – incluindo o reitor da universidade.

Privado de suas perspectivas, Bob determinou que acabaria com sua própria vida e a do presidente também. Mas então ele leu o livro que o levou a Cristo.

Em pouco tempo, a fé recém-descoberta de Bob liderou um avivamento notável entre seus colegas estudantes. Ele não percebeu como suas atividades evangelísticas eram ilegais, no entanto, até que ele foi parar em uma cela de interrogatório por distribuir panfletos religiosos em um serviço religioso.

Se ao menos ele não tivesse os panfletos com ele na sala de interrogatório! Não vou revelar como as autoridades deixaram de descobrir os panfletos. Mas direi que, quando Bob voltou ao campus, encontrou seus amigos de joelhos orando por ele.

A partir daí, os alunos perceberam que deveriam ir para o “subterrâneo”. As aventuras de Bob só se intensificaram após a formatura. De dia, ensinava inglês para altos funcionários comunistas.

À noite, operava um centro de treinamento para pastores clandestinos. Dias de prisão, fugas milagrosas e outras façanhas pela frente – mas vou deixar Bob contar a você sobre eles no livro Agente Duplo de Deus.

Que essas histórias possam renovar a sua fé!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *