Estudo de 1 Coríntios 12:4 – Comentado e Explicado

Há diversidade de dons, mas um só Espírito.
1 Coríntios 12:4

Comentário de Albert Barnes

Agora, existem diversidades de dons – existem diferentes investiduras conferidas aos cristãos. Para o significado da palavra “presentes”, veja a nota em Romanos 1:11 ; compare Romanos 5: 15-16 ; Romanos 6:23 ; Romanos 11:29 ; Romanos 12: 6 ; 1 Coríntios 1: 7 ; 1 Coríntios 7: 7 .

Mas o mesmo Espírito – Produzido pelo mesmo Espírito – o Espírito Santo. O que são essas diversidades de dons, o apóstolo enumera em 1 Coríntios 12: 8-11 . O desígnio para o qual ele se refere a essas várias investiduras é evidentemente mostrar àqueles a quem se dirigiu, que, uma vez que todas são produzidas pelo mesmo Espírito Santo, têm toda a mesma origem divina e têm a intenção de responder a algum propósito importante e terminar em a igreja cristã, que, portanto, ninguém deve ser desprezado; nem um homem se considera autorizado a tratar outro com desprezo. O Espírito dividiu e conferiu esses dons de acordo com sua vontade soberana; e seus arranjos devem ser encarados com submissão, e os favores que ele confere devem ser recebidos com gratidão. Que o Espírito Santo – a terceira pessoa da adorável Trindade – é aqui pretendido pela palavra “Espírito”, parece manifestar-se na face da passagem e tem sido a interpretação recebida da igreja até que ela foi questionada por alguns comentaristas alemães recentes, à frente de Eichhorn. Não é o objetivo dessas notas entrar em um exame de questões críticas, como uma investigação como essa envolveria. Nem é necessário. Alguns dos argumentos pelos quais a interpretação comum é defendida são os seguintes:

(1) É a interpretação óbvia. É o que ocorre à grande massa de leitores, como a exposição verdadeira e correta.

(2) está de acordo com o significado usual da palavra Espírito. Nenhum outro sentido inteligível pode ser dado à palavra aqui. Dizer, com Eichhorn, que significa “natureza”, que existem as mesmas investiduras naturais, embora cultivadas em várias medidas pela arte e pela educação, faz um absurdo manifesto e é contrário a toda a estrutura e o escopo da passagem.

(3) está de acordo com todas as outras declarações do Novo Testamento, onde as investiduras aqui mencionadas “sabedoria”, “conhecimento”, “fé”, “operação de milagres” etc., são atribuídas ao Espírito Santo, e são considerados como seu presente.

(4) a harmonia, a concinidade da passagem é destruída supondo que se refira a qualquer outra coisa que não o Espírito Santo. Neste verso, a ação do Espírito é reconhecida, e suas operações na mente são referidas; no versículo seguinte, o agente do Filho de Deus (veja a nota no versículo) é referido; e no versículo seguinte, o arbítrio de Deus – evidentemente o Pai – é trazido à vista; e assim toda a passagem 1 Coríntios 12: 4-6 apresenta uma visão conectada das operações realizadas pelo Pai, Filho e Espírito Santo na obra da redenção. Negar que esse versículo se refira ao Espírito Santo é romper a harmonia de toda a passagem e torná-la em grande parte insignificante. Mas se isso se refere ao Espírito Santo, é um argumento irrespondível para sua personalidade e para ele estar em igualdade com o Pai e o Filho.

Comentário de E.W. Bullinger

diversidades . Grego. diairese. Somente aqui e versículos: 1 Coríntios 12: 5-6 . Compare a hairesis, 1 Coríntios 11:19 .

presentes . App-184.

Espírito . App-101. Nestes versículos: 1 Coríntios 12: 4-6 , temos o Espírito, o Filho e o Pai trabalhando.

Comentário de John Calvin

4. Agora existem diversidades de dons A simetria da Igreja (730) consiste, por assim dizer, em uma unidade múltipla (731), isto é, quando a variedade de dons é direcionada para o mesmo objeto, como na música. sons diferentes, mas adequados um ao outro com essa adaptação, de modo a produzir concordância. Portanto, é conveniente que haja uma distinção de presentes e também de cargos, e ainda assim todos se harmonizem em um. Paulo, consequentemente, em Romanos 12: 6 , recomenda essa variedade, para que ninguém, ao se intrometer de maneira precipitada no lugar do outro, confunda a distinção que o Senhor estabeleceu. Por isso, ele ordena que todos se contentem com seus próprios dons e cultivem o departamento específico que lhe foi designado. (732) Ele os proíbe de ir além de seus próprios limites por uma ambição tola. Em suma, ele exorta que cada um deva considerar quanto lhe foi dado, que medida lhe foi atribuída e como ele foi chamado. Aqui, por outro lado, ele ordena que cada um traga o que tem para a pilha comum, e não retenha os dons de Deus para desfrutar cada um de si, além dos outros, (733), mas almeje unidos na edificação de todos em comum. Em ambas as passagens, ele apresenta a semelhança do corpo humano, mas, como pode ser observado, em diferentes relatos. A soma do que ele afirma equivale a isso – que os dons não são distribuídos de maneira variada entre os crentes, para que possam ser usados ??à parte, mas que na divisão existe uma unidade, na medida em que um Espírito é a fonte de todos esses dons , um Deus é o Senhor de todas as administrações e o autor de todos os exercícios de poder. Agora Deus, que é o começo, também deve ser o fim.

Um Espírito Esta passagem deve ser cuidadosamente observada em oposição aos fanáticos, (734) que pensam que o nome Espírito não significa nada essencial, mas apenas os dons ou ações do poder divino. Aqui, no entanto, Paulo testemunha claramente que existe um poder essencial de Deus, de onde todas as suas obras prosseguem. O termo Espírito, é verdade, às vezes é transferido por metonímia para os próprios dons. Por isso, lemos sobre o Espírito de conhecimento – de julgamento – de fortaleza – de modéstia. (735) Paulo, no entanto, aqui testifica claramente que o julgamento, o conhecimento, a gentileza e todos os outros dons procedem de uma fonte. Pois é o ofício do Espírito Santo manifestar e exercer o poder de Deus conferindo esses dons aos homens e distribuindo-os entre eles.

Um senhor. Os antigos fizeram uso desse testemunho em oposição aos arianos, com o objetivo de manter uma Trindade de pessoas. Pois há menção feita aqui do Espírito, em segundo lugar do Senhor e , finalmente, de Deus , e a estes Três, uma e a mesma operação é atribuída. Assim, pelo nome de Senhor, eles entenderam a Cristo. Mas, da minha parte, embora eu não tenha nenhuma objeção a ser entendida dessa maneira, percebo, ao mesmo tempo, que é um argumento fraco para parar a boca dos arianos; pois existe uma correspondência entre a palavra administrações e a palavra Senhor. As administrações, diz Paulo, são diferentes, mas há apenas um Deus a quem devemos servir, qualquer que seja a administração que executamos. Essa antítese, então, mostra qual é o significado simples, de modo que confiná-lo a Cristo é bastante forçado.

Comentário de Adam Clarke

Existem diversidades de presentes – ?a??sµat?? · Dons graciosos, levando a resultados milagrosos; como o dom de profecia, falar línguas diferentes, etc. E tudo isso veio pelas extraordinárias influências do Espírito Santo.

Comentário de Scofield

presentes

Cf. Efésios 4: 8 ; Efésios 4:11 ; Efésios 4:12 . O Espírito dá presentes pelo serviço aos homens, Cristo dá os homens talentosos às igrejas.

Comentário de John Wesley

Agora existem diversidades de dons, mas o mesmo Espírito.

Existem diversidades de dons, mas o mesmo Espírito – Diversas correntes, mas todas de uma fonte. Este versículo fala do Espírito Santo, o próximo de Cristo, o sexto de Deus, o Pai. O apóstolo trata o Espírito, 1 Coríntios 12: 7 , etc .; de Cristo, 1 Coríntios 12:12 , etc .; de Deus, 1 Coríntios 12:28 , etc.

Referências Cruzadas

Romanos 12:4 – Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função,

1 Coríntios 12:8 – Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito;

1 Coríntios 12:28 – Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dom de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas.

Efésios 4:4 – Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só;

Hebreus 2:4 – Deus também deu testemunho dela por meio de sinais, maravilhas, diversos milagres e dons do Espírito Santo distribuídos de acordo com a sua vontade.

1 Pedro 4:10 – Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *