Estudo de 1 Coríntios 2:5 – Comentado e Explicado

para que vossa fé não se baseasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
1 Coríntios 2:5

Comentário de Albert Barnes

Que sua fé – ou seja, que você acredita na origem divina da religião cristã.

Não deveria permanecer – grego, “não deveria”; isto é, não deve descansar sobre isso; ou ser sustentado por isso. Deus pretendia lhe fornecer uma demonstração firme e sólida de que a religião que você abraçou era dEle; e isso não poderia acontecer se a sua pregação tivesse sido acompanhada com as graças da eloqüência ou com as abstrações do raciocínio metafísico refinado. Parece então repousar na sabedoria humana.

No poder de Deus – Na evidência do poder divino que acompanha a pregação do evangelho. O poder de Deus assistiria à exibição da verdade em toda parte; e seria uma demonstração irresistível de que a religião não era originada pelo homem, mas era do céu. Esse poder foi visto na mudança do coração; em vencer as fortes propensões de nossa natureza ao pecado; em subjugar a alma; e fazer do pecador uma nova criatura em Cristo Jesus. Todo cristão, portanto, em sua própria experiência, forneceu uma demonstração de que a religião que ele ama é de Deus, e não do homem. o homem não poderia subjugar esses pecados; e o homem não poderia transformar inteiramente a alma. E embora o cristão não instruído possa não ser capaz de investigar todas as evidências da religião; embora ele não possa atender a todas as objeções de infiéis astutos e sutis, embora possa estar muito perplexo e constrangido por eles, ainda assim ele pode ter a prova mais completa de que ama a Deus, de que é diferente do que era antes; e que tudo isso foi realizado pela religião da cruz.

O cego que foi visto pelo Salvador João 10:25 . Um homem pode não ter dúvida de que o sol brilha, que o vento sopra, que a maré sobe, que o sangue flui em suas veias, que as flores florescem e que isso não poderia ser, exceto se fosse de Deus, enquanto ele pode ter nenhum poder para explicar esses fatos; e nenhum poder para enfrentar as objeções e desavenças daqueles que podem optar por constrangê-lo. Para que as pessoas saibam que seus corações estão mudados; e é com base nisso que nenhuma parte pequena do mundo cristão, como em todo o resto, depende da evidência mais satisfatória de sua religião. Nesse terreno, cristãos humildes e indoutos têm estado frequentemente dispostos a ir à fogueira como mártires – assim como um patriota humilde e indoutivo está disposto a morrer por seu país. Ele ama isso; e ele está disposto a morrer por isso. Um cristão ama seu Deus e Salvador; e está disposto a morrer por ele.

Comentário de E.W. Bullinger

Isso = Para que isso. Grego. hina.

App-150.

stand = be.

homens . App-123.

Comentário de John Calvin

5. Que sua fé não deve estar na sabedoria dos homens. Ser usado aqui é um significado para consistir em Seu significado, então, é que os coríntios obtiveram essa vantagem por terem pregado a Cristo entre eles, sem depender da sabedoria humana, e confiando unicamente na influência do Espírito, de que sua fé não se baseava em homens, mas em Deus. Se a pregação do apóstolo tivesse se apoiado exclusivamente no poder da eloquência, ela poderia ter sido derrubada pela eloquência superior e, além disso, ninguém diria que essa é uma verdade sólida que repousa na mera elegância do discurso. De fato, pode ser ajudado por ela , mas não deve repousar sobre ela. Por outro lado, deve ter sido o mais poderoso que poderia se sustentar sem ajuda estrangeira. Por isso, constitui um elogio à escolha da pregação de Paulo, de que a influência celestial brilhou nela com tanta clareza, que superou tantos obstáculos, sem obter assistência do mundo. Segue-se, portanto, que eles não devem se deixar afastar de sua doutrina, que eles reconhecem repousar na autoridade de Deus. Paulo, no entanto, fala aqui da fé dos coríntios de modo a apresentar isso como uma declaração geral. Que se saiba então por nós que é propriedade da fé repousar somente em Deus , sem depender dos homens ; pois requer tanta certeza para prosseguir, que não fracassará, mesmo quando atacado por todas as maquinações do inferno, mas perseverantemente suportará e sustentará todo assalto. Isso não pode ser realizado, a menos que estejamos totalmente convencidos de que Deus falou conosco e que o que cremos não é um mero artifício dos homens. Embora a fé deva ser adequadamente fundamentada somente na palavra de Deus, ao mesmo tempo não há impropriedade em acrescentar esse segundo suporte – que os crentes reconhecem a palavra que ouvem ter saído de Deus, a partir do efeito de sua influência. .

Comentário de Adam Clarke

Que sua fé não deve permanecer – Para que a iluminação de suas almas e sua conversão a Deus pareçam não ter nada humano: sua crença, portanto, nas verdades que lhe foram propostas se baseia, não na sabedoria humana, mas no poder divino: a sabedoria humana não foi empregada; e o poder humano, se tivesse sido empregado, não poderia ter produzido a mudança.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 2: 5 . Para que sua fé não resista, etc. – Sua fé é totalmente edificada sobre a revelação e os milagres divinos, onde todas as habilidades humanas foram fechadas, não havia razão para que alguém se gabasse de seus professores ou se valorizasse por sua existência. seguidores deste ou daquele pregador; que São Paulo aqui evita. Veja Locke.

Comentário de John Wesley

Que sua fé não deve permanecer na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.

Para que sua fé não se edifique na sabedoria ou no poder do homem, mas na sabedoria e no poder de Deus.

Referências Cruzadas

Atos dos Apóstolos 16:14 – Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo.

1 Coríntios 1:17 – Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho, não com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada. Cristo, Sabedoria e Poder de Deus

1 Coríntios 3:6 – Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer;

2 Coríntios 4:7 – Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós.

2 Coríntios 6:7 – na palavra da verdade e no poder de Deus; com as armas da justiça, quer de ataque, quer de defesa;

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *