Estudo de 1 Samuel 10:5 – Comentado e Explicado

Depois disso, chegarás a Gabaa-Eloim onde se encontra o governador dos filisteus. À entrada da cidade encontrarás um grupo de profetas descendo do lugar alto, precedidos de saltérios, de tímpanos, de flautas e de cítaras, profetizando.
1 Samuel 10:5

Comentário de Albert Barnes

Monte de Deus – Antes, “Gibeá” de Deus, e assim em 1 Samuel 10:10 . Duas coisas são claras; “Um” que Saul havia chegado em casa quando chegou a Gibeá de Deus, pois ali encontrou seu tio, e nenhuma jornada adicional é sequer sugerida, e a mesma palavra “Gibeá” descreve sua casa em 1 Samuel 10:26 . O “outro” de que havia um lugar alto em Gibeá logo acima da cidade, de onde ele conheceu a companhia de profetas “descendo”. Portanto, é óbvio concluir que o nome “Gibeá de Deus” (que não ocorre em nenhum outro lugar) às vezes foi dado a Gibeá de Saul por causa da adoração em seu lugar mais alto, ou, possivelmente, que o nome “Gibeá de Deus” descreveu toda a colina em uma parte da qual Gibea ficava.

Onde está a guarnição dos filisteus – Parece estranho que Samuel deva dar essa descrição de Gibeá a Saul, que deve estar tão familiarizado com ela. Possivelmente, podem ser palavras explicativas inseridas pelo narrador com referência a 1 Samuel 13: 2 .

Os instrumentos musicais foram os acompanhamentos da canção profética 1 Crônicas 13: 8 ; 1 Crônicas 25: 3 . O “Saltério” é uma espécie de lira com dez cordas, na forma de uma garrafa de vinho de barro ( neb?? nebel donde ??ß?a nabla ) que era algo como um pão de açúcar ou um delta. O tabret é um tipo de tambor ou pandeiro, ou tamborim, geralmente tocado por mulheres dançantes ( Êxodo 15:20 ; Juízes 11:34 . Compare Jeremias 31: 4 ). O cachimbo ???? châli^yl literalmente o instrumento “entediado” ou “perfurado”) é um tipo de flauta usada em ocasiões de alegria e alegria Isaías 5:12 ; 1 Reis 1:40 ; Salmo 68:25 . A “harpa” ???? ki^nnôr, de onde o grego ?????a kinura era um instrumento de cordas, tocado por Davi 1 Samuel 16:16 ; 1 Samuel 19: 9 ; Salmo 43: 4 ; Salmo 57: 8 .

Comentário de Thomas Coke

1 Samuel 10: 5-6 . Depois disso, você chegará à colina de Deus esta colina era assim chamada, ou porque eles eram usados ??para sacrificar ali, ou porque havia uma escola dos profetas, que eram chamados homens de Deus. Como não há verbo na frase, onde a guarnição dos filisteus, podemos também inserir o que é; onde havia uma guarnição dos filisteus: o que parece mais agradável às circunstâncias aqui relatadas. Com relação aos profetas e profecias aqui mencionados, nos referimos às notas em Números 11:25, onde esse assunto é discutido em geral. O autor das Observações produz a seguinte passagem de um relato dos costumes orientais: “Quando as crianças atravessam o Alcorão, suas relações tomam emprestado um bom cavalo e móveis, e os transportam pela cidade em procissão, com o livro em suas mãos.” mãos, o resto de seus companheiros a seguir e todos os tipos de música do país anteriores. ” Dr. Shaw, na p. 195 menciona o mesmo costume, acrescentando as aclamações de seus colegas de escola, mas não prestando atenção à música. No entanto, não temos motivos para duvidar do fato devido ao silêncio do médico, especialmente no que se refere a outra parte de Barbary, e nos é dado por aqueles que residiram alguns anos no país. O médico não faz uso dessa circunstância relacionada à educação dos jovens em Barbary; mas o relato da procissão acima, parece ser um comentário animado sobre o antigo costume judaico mencionado nesses versículos. Que a palavra profetas geralmente significa filhos, ou estudiosos dos profetas, e profetizar, cantar, tem sido freqüentemente comentado; mas nenhum autor, de que conheço, deu conta da natureza dessa procissão ou de seu design. Às vezes nos dizem que lugares altos foram usados ??para sacrifícios; e, em um caso, é certo que a música tocava diante deles quando subiam para adorar. Veja Isaías 30:29 . Mas eles também não voltaram do sacrifício? Dizem-nos que a música foi usada pelos profetas para acalmá-los e compô-los, e convidar as influências divinas, o que é realmente muito verdadeiro; mas é esse o objetivo? Eles saíram dessa maneira de sua faculdade, para o barulho e interrupções do mundo, para invocar o impulso profético? Mas se os considerarmos como uma companhia dos filhos dos profetas, entrando em procissão com cânticos de louvor e música tocando diante deles, e lembramos que é comum hoje em dia que jovens estudiosos entrem em procissão com aclamações e música, todo o mistério parece ser desvendado. Ao que se pode acrescentar, que Saulo deveria encontrá-los e se transformar em outro homem, talvez um homem que instantaneamente se torna tão conhecido na lei de Deus quanto o jovem a quem as honras acima estavam fazendo, ou qualquer um de seu comboio; que familiaridade com a lei de Deus era muito necessária para quem julgasse entre seus irmãos como seu rei. Por essa razão, os reis judeus deveriam escrever uma cópia da lei de Deus e lê-la continuamente, para que pudessem ser mestres perfeitos dela, Deuteronômio 17: 18-20 . qual foi a conquista de alguns jovens com quem Saul se encontrou e que foi homenageado com a solenidade de que fala o historiador sagrado, se se supõe que os costumes de Barbary do Sul sejam explicativos dos da Judéia. Veja Observações, p. 286

Comentário de Joseph Benson

1 Samuel 10: 5 . Você virá ao monte de Deus – assim chamado, ou porque eles costumavam se sacrificar aqui; ou, porque aqui havia uma escola dos profetas, chamados homens de Deus. Uma companhia de profetas – Por profetas aqui, ele entende pessoas que se dedicaram totalmente a estudos e exercícios religiosos. Pois o termo profetizar não é dado apenas ao ato mais eminente, predizendo o que está por vir, mas também à pregação e à produção ou canto de salmos, ou cânticos de louvor a Deus. E aqueles que prestaram total atenção a essas coisas são chamados filhos dos profetas, que eram geralmente combinados em empresas ou faculdades, para que pudessem mais convenientemente ajudar um ao outro na obra de Deus. Deus até agora agradou esta instituição por honrar e abençoar, que às vezes comunicava a essas pessoas o conhecimento de coisas futuras. Descendo do alto – Provavelmente de um sacrifício que haviam oferecido no alto: e agora louvavam a Deus por seus benefícios da seguinte maneira: Com um saltério – Tais instrumentos são então usados ??pelos profetas e outras pessoas, para compõem suas mentes e as tornam aptas a receber comunicações divinas, bem como elevar seus afetos a Deus e à contemplação das coisas espirituais e celestiais. Eles profetizam – Ou cantam louvores a Deus, como a palavra às vezes significa ( Êxodo 15:21 ; 1 Crônicas 25: 3 ), ou falam das coisas de Deus por um repulsa peculiar de seu Espírito.

Comentário de E.W. Bullinger

a guarnição . Portanto, a Septuaginta, Aramaiana e Siríaca, mas o texto hebraico tem plural

uma companhia de profetas . A primeira ocorrência desta expressão. Provavelmente uma escola criada por Samuel (compare Atos 3:24 ; Atos 13:20 ). ; 2 Kings 4:38 ); O diretor de uma escola chamada “pai” (Compare 1 Samuel 10:12 ; 1 Samuel 19:20 ) ou “mestre” ( 2 Reis 2: 3 ). Essas comunidades foram encontradas mais tarde em Bethel, Jericó, Gilgal ( 2). Reis 2: 3 , 2 Reis 2: 5 ; 2 Reis 4:38 ); e provavelmente aqui em Gibeá e Ramá (compare Naiote, 1 Samuel 19:18 , 1 Samuel 19:20 ).

saltério = viol. Um instrumento de cordas, igual ao alaúde. Compare 2 Samuel 6: 5 . 1 Reis 10:12 . 1 Crônicas 16: 5 . Isaías 5:12 ; Isaías 5:14 . E se. Amós 5:23 ; Amós 6: 5 .

tabret = tambor. Hebraico. toph, Compare 18. c. 2 Samuel 6: 5 . Isaías 5:12 ; Isaías 24: 8 ; Isaías 30:32 . Jeremias 31: 4 . Ezequiel 28:13 . Veja a nota em “trovão” ( Êxodo 15:20 ).

pipe = cana comum, simples ou dupla, tocada como flauta moderna. Observe o plural na Assinatura do Sl 5 (Bíblia Complementar).

profetizar. Não necessariamente “predizer” , mas falar em nome do Senhor.

Comentário de Adam Clarke

A colina de Deus – O Targum diz: “A colina onde estava a arca do Senhor. Calmet supõe que seja uma altura perto de Gibeá.

A guarnição dos filisteus – Provavelmente eles vigiavam no topo desta colina, com uma companhia de soldados para manter o país sob controle.

Uma companhia de profetas – Uma companhia de escribas, diz o Targum. Provavelmente os estudiosos dos profetas; pois os profetas parecem ter sido os únicos professores credenciados, em determinados momentos, em Israel; e neste momento não parece haver nenhum outro profeta além de Samuel neste trimestre. Provavelmente, o professor desta escola não era um homem inspirado, mas um que agia sob a direção de Samuel. Harmer acha que o seguinte costume entre os muçulmanos ilustra muito esse lugar obscuro: “Quando as crianças atravessam o Alcorão, suas relações tomam emprestado um bom cavalo e móveis, e os carregam pela cidade em procissão, com o livro em suas mãos. Por outro lado, o restante de seus companheiros acompanhando e todos os tipos de música do país anterior.O Dr. Shaw, na p. 195, menciona o mesmo costume; acrescentando as aclamações de seus colegas de escola, mas sem prestar atenção à música No entanto, não temos motivos para duvidar do fato devido ao silêncio do médico, especialmente no que se refere a outra parte de Barbary, e é dada por aqueles que residiram alguns anos naquele país. O médico não faz uso disso. circunstância relativa à educação dos jovens em Barbary, mas o relato da procissão acima apresentada parece ser um comentário animado sobre o antigo costume judaico mencionado nesses versículos.que a palavra profeta geralmente significa filhos ou estudiosos dos profetas, d que profetizar muitas vezes implica cantar, já foi comentado; mas nenhum autor que eu conheça deu qualquer explicação sobre a natureza dessa procissão ou seu design. Às vezes nos dizem que lugares altos foram usados ??para sacrifícios; e, em um caso, é certo que a música tocava diante deles quando eles iam adorar, Isaías 30:29 . Mas eles também não voltaram do sacrifício? Dizem-nos que a música foi usada pelos profetas para acalmá-los e compô-los, e convidar as influências divinas; o que é realmente muito verdadeiro. Mas é esse o objetivo? Eles saíram dessa maneira de sua faculdade para o barulho e interrupções do mundo, para invocar o impulso profético? Mas se os considerarmos como uma companhia dos filhos dos profetas, entrando em procissão com canções de louvor e música tocando diante deles, e lembrando que é comum hoje em dia que jovens estudiosos entrem em procissão com aclamações e música, o todo o mistério parece ser desvendado. Ao que se pode acrescentar, Saul deveria encontrá-los e se ver transformado em outro homem; talvez em um homem que instantaneamente se torna tão conhecido na lei de Deus quanto o jovem a quem eles estavam fazendo as honras acima, ou qualquer um de seu comboio; que o conhecimento da lei de Deus era muito necessário para quem julgasse entre seus irmãos como seu rei. Por essa razão, os reis judeus deviam escrever uma cópia da lei de Deus e lê-la continuamente, para que pudessem ser mestres perfeitos dela, Deuteronômio 17:18 , Deuteronômio 17:20 , que realizou alguns jovens que Saul ganhou. reuniu-se e foi homenageado com a solenidade de que fala o historiador sagrado, se se supõe que os costumes de Barbary do Sul sejam explicativos dos da Judéia. ”

Sobre a palavra profeta e o relato geral apresentado aqui, apresentarei as seguintes ilustrações de outro trabalho:

, will make earnest intercession) for thee. In the common acceptation of the word it is certain Abraham was no prophet; but here it seems to signify a man well acquainted with the Supreme Being, capab “A palavra profeta geralmente transmite a idéia de uma pessoa tão familiarizada com a futuridade que discerne algum propósito do Ser Divino em relação ao seu governo no mundo natural e moral, mas que não é suficientemente amadurecido pela economia da Providência para fazer, até o momento, sua aparição pública entre os homens e profetizar costumam implicar a predição de tal evento, o tempo de sua aparição e o local de sua operação, com algumas circunstâncias precedentes e subseqüentes. O único significado da palavra profeta ou profecia está muito longe de ser claro.O primeiro lugar em que a palavra ocorre é Gênesis 20: 7 , onde o Senhor diz a Abraão a Abimeleque: Ele é um profeta ( ??? ???? nabi hu ), e orará ( ?????? veyithparalelo , fará intercessão sincera) por ti.Na aceitação comum da palavra, é certo que Abraão não era profeta; mas aqui parece significar um homem bem familiarizado com o Ser Supremo, capab le de ensinar os outros nas coisas divinas, e especialmente um homem de oração – alguém que teve grande influência com o Deus que ele adorava, e cujas intercessões estavam disponíveis em nome de outros. E, nesse sentido, a palavra original ???? nabi é usada em vários lugares do Antigo Testamento.

“Foi por desatenção a esse significado da palavra, que me parece ser o verdadeiro, original e ideal, que todos os comentaristas e críticos com os quais me encontrei ficaram tão tristemente intrigados com essa parte da história da Saul, que está relacionado com 1 Samuel 10: 9-13 ; 1 Samuel 19: 20-24 . Nessas passagens, o historiador sagrado representa Saul, que não era profeta nem filho de alguém, associado aos profetas e profetizando entre eles, ao qual ele foi guiado pelo Espírito do Senhor que veio sobre ele.

“Que isso possa significar nada mais do que oração e súplica a Deus, acompanhado provavelmente com hinos edificantes de louvor e ação de graças (pois eles tinham instrumentos musicais, 1 Samuel 10: 5 ;), precisa, em minha opinião, de poucas provas. Se Saul profetizou na aceitação comum da palavra, não é provável que devêssemos ser mantidos absolutamente no escuro sobre o assunto e o design de suas previsões, das quais, a propósito, nenhuma sílaba é falada nos oráculos. O simples fato parece ter sido o seguinte: Deus, que havia escolhido esse homem para governar Israel, planejava ensinar a ele que o Altíssimo sozinho é a fonte do poder, e que por ele somente reis podiam reinar para executar justiça e ser seus ministros para o bem do povo.Para alcançar esse objetivo gracioso, ele lhe deu outro coração ( 1 Samuel 10: 9 😉 – uma disposição totalmente diferente do que ele já possuía e o ensinou a orar .

“Entre os filhos dos profetas, sobre os quais repousava o Espírito do Senhor, e que estavam sob as instruções de Samuel ( 1 Samuel 19:20 ;), enquanto adoravam a Deus com música e súplica, Saul também foi participante da mesma influência divina e profetizado, ou seja, fez oração e súplica entre eles.Ver alguém que não pertencia à escola profética assim incorporada aos profetas, derramando sua alma em oração e súplica, era uma visão incomum, o que não podia passar despercebido, especialmente pelos conhecidos de Saul, que provavelmente o conheciam no passado como sendo tão descuidados e ímpios quanto eles mesmos (pois só agora ele conseguiu esse outro bom Espírito de Deus, uma prova suficiente de que ele tinha Esses companheiros, por não conhecerem a graça que em um momento pode influenciar e mudar o coração, de acordo com um costume invariável, expressariam seu espanto com zombaria: Saul também está entre os profetas? , em mod linguagem tradicional: ‘Este homem pode orar ou pregar? Ele cuja educação tem sido a mesma que a nossa, empregado nos mesmos ofícios seculares e anteriormente companheiro conosco no que ele agora afeta ao chamar loucura e pecado? Essa pessoa pode estar entre os profetas? Sim, pois Deus pode ter lhe dado um novo coração; e o Espírito de Deus, cuja inspiração por si só pode dar um entendimento sólido das coisas sagradas, pode ter chegado sobre ele com esse mesmo objetivo, para que ele possa anunciar a você a justiça do Senhor, e falar às suas almas arruinadas para edificação e para exortação e conforto.

“A história de Elias e dos sacerdotes de Baal, mencionada em 1 Reis 18: 17-40, lança mais luz sobre esse assunto. Em 1 Reis 18:26 ; diz-se: ‘Eles (os sacerdotes de Baal) receberam um boi e vestiram-no, e invocaram o nome de Baal, de manhã ao meio-dia, dizendo: Ó Baal, ouça-nos! E saltaram sobre o altar, clamaram em voz alta e se cortaram com facas, até o sangue jorrar; profetizou ( ??????? vaiyithnabbeu , e eles fizeram súplicas) até a hora do sacrifício da tarde. ‘ De todo o contexto, é claro que a oração sincera e importunada é apenas o que se entende por profetizar neste texto.Veja também 1 Coríntios 14: 3 ; (nota).

“E como todos os profetas de Deus, cujo principal objetivo era instruir o povo no caminho da retidão, eram homens de oração, que intercediam continuamente com Deus em favor daqueles a quem ministravam, o termo ???? nabi se tornou seu apelação adequada e, portanto, uma parte de seu ofício, intercessores para o povo, poderia ter dado origem àquele nome pelo qual o Espírito de Deus julgou apropriado, depois dos tempos, distinguir aqueles a quem ele enviou, não apenas para orar e instruir as pessoas , mas também para prever os eventos futuros que diziam respeito à punição do incorrigível e ao conforto e exaltação de seus próprios servos “. Veja um sermão que imprimi em 1 Coríntios 14: 3 , intitulado “O Profeta Cristão e sua Obra”; e veja a nota em Gênesis 20: 7 .

Um saltérioneb?? nebel . Como a palavra significa em outros lugares uma garrafa ou jarra, provavelmente era algo como a utricularia tibia ou Bag-Pipe. Ocorre frequentemente entre gregos e romanos e evidentemente foi emprestado dos hebreus.

Um tabret?? toph ; uma espécie de tambor ou prato.

, to make a hole or opening; Um cano???? chalil , de ?? chal , para fazer um buraco ou abertura; uma espécie de cachimbo, flauta, hautboy, clarionet ou algo parecido.

Uma harpa???? kinnor ; um instrumento de cordas semelhante à nossa harpa ou no modelo em que uma harpa foi formada. Sobre esses diferentes instrumentos, terei ocasião de falar mais amplamente quando chegar aos Salmos.

Comentário de John Wesley

Depois virás ao monte de Deus, onde fica a guarnição dos filisteus; e quando chegares à cidade, encontrarás uma companhia de profetas que descem do alto com um saltério, um tabret, um cachimbo e uma harpa diante deles; e profetizarão:

Profetas – Por profetas, ele entende pessoas que se dedicaram totalmente a estudos e exercícios religiosos. Pois o termo profetizar não é dado apenas ao ato mais eminente, predizer o que está por vir; mas também à pregação e à produção ou canto de salmos, ou cânticos de louvor a Deus. E aqueles que prestaram toda atenção a essas coisas são chamados filhos dos profetas, que eram geralmente combinados em empresas ou faculdades, para que pudessem mais convenientemente ajudar um ao outro na obra de Deus. Deus até agora agradou esta instituição por honrar e abençoar, que às vezes comunicava a essas pessoas o conhecimento de coisas futuras.

Saltério – Tais instrumentos de musick sendo então usados ??por profetas e outras pessoas, para excitar seus espíritos no serviço de Deus.

Profetizar – Ou cantar louvores a Deus, ou falar das coisas de Deus, por um impulso peculiar de seu espírito.

Referências Cruzadas

Exodo 15:20 – Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, pegou um tamborim e todas as mulheres a seguiram, tocando tamborins e dançando.

1 Samuel 10:10 – Chegando em Gibeá, um grupo de profetas o encontrou; o Espírito de Deus se apossou dele, e ele profetizou em transe no meio deles.

1 Samuel 13:3 – Jônatas atacou os destacamentos dos filisteus em Gibeá, e os filisteus foram informados disso. Então Saul mandou tocar a trombeta por todo o país dizendo: “Que os hebreus fiquem sabendo disto! “

1 Samuel 19:20 – Então Saul enviou alguns homens para capturá-lo. Todavia, quando viram um grupo de profetas profetizando, dirigidos por Samuel, o Espírito de Deus apoderou-se dos mensageiros de Saul e eles também entraram em transe profético.

2 Reis 2:3 – Em Betel os discípulos dos profetas foram falar com Eliseu e perguntaram: “Você sabe que hoje o Senhor vai levar para os céus o seu mestre, separando-o de você? ” Respondeu Eliseu: “Sim, eu sei, mas não falem nisso”.

2 Reis 2:5 – Em Jericó os discípulos dos profetas foram falar com Eliseu e lhe perguntaram: “Você sabe que hoje o Senhor vai levar para os céus o seu mestre, separando-o de você? ” Respondeu Eliseu: “Sim, eu sei, mas não falem nisso”.

2 Reis 2:15 – Quando os discípulos dos profetas, vindos de Jericó, viram isso, disseram: “O espírito profético de Elias repousa sobre Eliseu”. Então foram ao seu encontro, prostraram-se diante dele e disseram:

2 Reis 3:15 – Mas agora tragam-me um harpista”. Enquanto o harpista estava tocando, o poder do Senhor veio sobre Eliseu,

2 Reis 4:38 – Depois Eliseu voltou a Gilgal. Nesse tempo a fome assolava a região. Quando os discípulos dos profetas estavam reunidos com ele, ordenou ao seu servo: “Ponha o caldeirão no fogo e faça um ensopado para estes homens”.

2 Reis 6:1 – Os discípulos dos profetas disseram a Eliseu: “Como vês, o lugar onde nos reunimos contigo é pequeno demais para nós.

1 Crônicas 13:8 – Davi e todos os israelitas iam dançando e cantando com todo o vigor diante de Deus, ao som de harpas, liras, tamborins, címbalos e cornetas.

1 Crônicas 15:19 – Os músicos Hemã, Asafe e Etã deviam tocar os címbalos de bronze;

1 Crônicas 15:27 – E Davi vestia um manto de linho fino, assim como também todos os levitas que carregavam a arca, os músicos e Quenanias, chefe dos músicos. E Davi vestia também o colete sacerdotal de linho.

1 Crônicas 16:5 – Desses, Asafe era o chefe, Zacarias vinha em seguida, e depois Jeiel, Semiramote, Jeiel, Matitias, Eliabe, Benaia, Obede-Edom e Jeiel. Eles deviam tocar lira e harpa, enquanto Asafe tocava os címbalos.

1 Crônicas 16:42 – Hemã e Jedutum eram responsáveis pelas trombetas, pelos címbalos e pelos outros instrumentos musicais para o culto. Os filhos de Jedutum foram designados como porteiros.

1 Crônicas 25:1 – Davi, junto com os comandantes do exército, separou alguns dos filhos de Asafe, de Hemã e de Jedutum para o ministério de profetizar ao som de harpas, liras e címbalos. Esta é a lista dos escolhidos para essa função:

2 Crônicas 29:25 – O rei posicionou os levitas no templo do Senhor, com címbalos, liras e harpas, segundo a prescrição de Davi, de Gade, vidente do rei, e do profeta Natã; isso foi ordenado pelo Senhor, por meio de seus profetas.

Salmos 49:4 – Inclinarei os meus ouvidos a um provérbio; com a harpa exporei o meu enigma:

Salmos 150:3 – Louvem-no ao som de trombeta, louvem-no com a lira e a harpa,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *