Estudo de 1 Samuel 28:15 – Comentado e Explicado

Samuel disse ao rei: Por que me incomodaste, fazendo-me subir aqui? Estou em grande angústia, disse o rei. Os filisteus atacam-me e Deus se retirou de mim, não me respondendo mais, nem por profetas, nem por sonhos. Chamei-te para que me indiques o que devo fazer.
1 Samuel 28:15

Comentário de Thomas Coke

1 Samuel 28:15 . Samuel disse a Saul: Por que você me inquietou Houbigant observa com muita justiça que Samuel não reclama da mulher, mas de Saul, por incomodá-lo; daí parece claro que Samuel não foi ressuscitado por suas artes mágicas, mas pela vontade de Deus. A inquietação de Samuel surgiu claramente da impenitência endurecida de Saul no caminho da religião. Foi isso que o entristeceu e provocou ; e assim deve ser traduzido: Por que você me provocou, para me fazer levantar? – Por que me pede, vendo que o Senhor se afastou de ti? Mas é provável, digamos alguns, que Deus, que se recusou a responder a Saul por todos os métodos habituais, para satisfazê-lo, levantasse Samuel para apreciá-lo de seu destino? Nós respondemos: I. Que Saul não havia consultado a Deus por Urim ou por profetas; porque o Urim estava com Davi; e provavelmente não havia profeta vivo naquele momento, a quem Deus se comunicasse por visão ou por seu profeta; e que, nos métodos que empregara, ele se comportara hipocritamente e sem qualquer impressão correta da religião. II Respondemos que Saul, em perigo e ansioso com o acontecimento, se aplica a uma pitonisa, para ajudá-lo com seus encantamentos e para chamar o espírito de Samuel; mas antes que ela articule uma palavra de seus feitiços ou encantos, o profeta interpõe, assusta-a e pronuncia a desgraça de Saul; e ela mesma testemunha a verdade de sua aparência. Deus não está tão ligado às suas próprias instituições, que ele não pode se afastar delas a qualquer momento. Que Deus se manifeste por seus profetas, para encorajar ou aceitar o que ele próprio proibiu, é realmente muito improvável, ou, para falar mais justamente, muito absurdo de se supor. Mas que ele se interponha para reprovar essa prática, é perfeitamente compatível com todas as nossas idéias de suas perfeições.

Comentário de Joseph Benson

1 Samuel 28:15 . Por que você me inquietou? “Houbigant observa com muita justiça que Samuel reclama não da mulher, mas de Saul, por incomodá-lo; de onde se segue que Samuel não foi ressuscitado por suas artes mágicas, mas pela vontade de Deus. A inquietação de Samuel surgiu claramente da impenitência endurecida de Saul. Foi isso que o entristeceu e provocou ; e assim deve ser traduzido; Por que você me provocou, para me fazer levantar? Por que me pede, vendo que o Senhor se foi de ti? Mas é provável, digamos alguns, que Deus, que se recusou a responder a Saul por todos os métodos habituais, se submetesse à superstição desse príncipe e, para satisfazê-lo, levantasse Samuel para aprová-lo. do seu destino? Respondemos, primeiro, que Saul não havia consultado a Deus nem por Urim nem por profetas; porque o Urim estava com Davi; e provavelmente não havia nenhum profeta vivo a quem Deus se comunicasse por visão ou de qualquer outra maneira; e que, nos métodos que empregara, se comportara hipocritamente e sem qualquer impressão correta da religião. 2d, Respondemos que Saul, em perigo e ansioso com o acontecimento, se aplica a uma pitonisa para ajudá-lo por seus encantamentos e para invocar o espírito de Samuel; mas antes que ela comece uma palavra de seus feitiços ou encantos, o profeta interpõe, assusta-a e pronuncia a desgraça de Saul; e ela mesma testemunha a verdade de sua aparência. Se a coisa é singular, se o evento é extraordinário, não se segue que seja falso, muito menos que seja impossível. Deus não está tão ligado às suas próprias instituições que não pode, a qualquer momento, se afastar delas. Que Deus se manifeste por seus profetas, para encorajar ou aceitar o que ele próprio proibiu, é realmente muito improvável, ou, para falar mais justamente, muito absurdo de se supor. Mas que ele deveria se interpor para reprovar essa prática, que era o caso no momento, é sem dúvida nenhuma incrível ou improvável. ” Delaney e Dodd.

Saul respondeu e disse: Estou angustiado, etc. – Ao descobrir que Deus não lhe daria resposta, e estando quase em desespero, ele parece ter ficado lisonjeado por poder obter alguma resposta para suas petições por meio do santo profeta, que ele sabia ter tido um sincero respeito por ele em sua vida. Mas o profeta, em sua resposta no próximo versículo, lhe mostra como é incapaz de prestar-lhe algum serviço, visto que o Senhor se afastou dele e se tornou seu inimigo. Daí em diante, podemos ver a vaidade e o absurdo de invocar os santos, etc., como sua intercessão não pode nos beneficiar, quando por nossa maldade, fizemos de Deus nosso inimigo. Alguém poderia pensar que essa resposta de Samuel seria suficiente para convencer qualquer cristão da tolice de qualquer aplicação desse tipo. Por isso te chamei, & c. – Feliz se tivesse sido por ele ter chamado Samuel mais cedo, ou melhor, o Deus de Samuel. Agora era tarde demais; a destruição estava próxima e Deus determinou que não deveria ser mantida.

Comentário de E.W. Bullinger

Samuel disse : ou seja, o espírito que personificava Samuel disse. Assim como é feito nos dias atuais pelo médium: nunca diretamente.

inquieto . Se Samuel, então isso mostra que ele estava “quieto” antes.

eu Não é o meu espírito.

Deus. Hebraico. Elohim . App-4.

não mais . Portanto, certamente não pelos meios que Ele havia expressamente proibido. Veja Levítico 19:31 ; Levítico 20: 6 , Levítico 20:27 . Deuteronômio 18:10 , Deuteronômio 18:13 , & c.

por profetas . Saul omite a referência a “Urim” porque o lembraria do assassinato dos sacerdotes ( 1 Samuel 22:18 , 1 Samuel 22:19 ). Veja a nota em 1 Samuel 28: 6 .

Comentário de Adam Clarke

Por que você me inquietou – A queixa não é dirigida contra a mulher, mas contra Saul. De fato, seus encantamentos não tiveram influência nos negócios, e não parece que ela iniciou suas operações antes que os anjos preparassem o caminho do profeta, e antes que o próprio profeta aparecesse.

me what I shall do – In his former difficulties, and when pressed by his enemies, he was in the habit of consulting Samuel; Para que você me faça saber o que farei – Nas dificuldades anteriores, e quando pressionado por seus inimigos, ele tinha o hábito de consultar Samuel; e agora ele se aplica a ele como seu ex-preceptor. Deus, ele sabia, poderia responder por um homem como Samuel, quando não responderia por nenhum outro meio.

Comentário de John Wesley

E Samuel disse a Saul: Por que você me incomodou, para me trazer à tona? E Saul respondeu: Estou angustiado; porque os filisteus pelejam contra mim, e Deus se apartou de mim, e não me responde mais, nem por profetas, nem por sonhos; por isso te chamei, para que me soubesses o que farei.

Chamado Samuel – Feliz, se ele tivesse chamado Samuel mais cedo, ou melhor, o Deus de Samuel! Agora era tarde demais: a destruição estava próxima e Deus determinara que não deveria ser mantida.

Referências Cruzadas

Juízes 16:20 – Então ela chamou: “Sansão, os filisteus o estão atacando! ” Ele acordou do sono e pensou: “Sairei como antes e me livrarei”. Mas não sabia que o Senhor o tinha deixado.

1 Samuel 16:13 – Samuel então apanhou o chifre cheio de óleo e o ungiu na presença de seus irmãos, e a partir daquele dia o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. E Samuel voltou para Ramá.

1 Samuel 18:12 – Saul tinha medo de Davi porque o Senhor o havia abandonado e agora estava com Davi.

1 Samuel 23:2 – ele perguntou ao Senhor: “Devo atacar esses filisteus? ” O Senhor lhe respondeu: “Vá, ataque os filisteus e liberte Queila”.

1 Samuel 23:4 – Davi consultou o Senhor novamente. “Levante-se”, disse o Senhor, “vá à cidade de Queila, pois estou entregando os filisteus em suas mãos”.

1 Samuel 23:9 – Quando Davi soube que Saul tramava atacá-lo, disse a Abiatar: “Traga o colete sacerdotal”.

1 Samuel 28:4 – Depois que os filisteus se reuniram, vieram e acamparam em Suném, enquanto Saul reunia todos os israelitas e acampava em Gilboa.

1 Samuel 28:6 – Ele consultou o Senhor, mas este não lhe respondeu nem por sonhos nem por Urim nem por profetas.

1 Samuel 28:8 – Saul então se disfarçou, vestindo outras roupas, e foi à noite, com dois homens, até a casa da mulher. Ele disse a ela: “Invoque um espírito para mim, fazendo subir aquele cujo nome eu disser”.

1 Samuel 28:11 – “Quem devo fazer subir? “, perguntou a mulher. Ele respondeu: “Samuel”.

Salmos 51:11 – Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito.

Provérbios 5:11 – No final da vida você gemerá, com sua carne e seu corpo desgastados.

Provérbios 14:14 – Os infiéis receberão a retribuição de sua conduta, mas o homem bom será recompensado.

Jeremias 2:17 – Não foi você mesma a responsável pelo que lhe aconteceu, ao abandonar o Senhor, o seu Deus?

Oséias 9:12 – Mesmo que criem filhos, porei de luto cada um deles. Ai deles quando eu me afastar!

Mateus 25:41 – “Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.

Lucas 16:23 – No Hades, onde estava sendo atormentado, ele olhou para cima e viu Abraão de longe, com Lázaro ao seu lado.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *