Estudo de 2 Reis 2:14 – Comentado e Explicado

Tomou o manto que Elias deixara cair, feriu com ele as águas, dizendo: Onde está o Senhor, o Deus de Elias? Onde está ele? Tendo ferido as águas, estas separaram-se para um e outro lado, e Eliseu passou.
2 Reis 2:14

Comentário de Albert Barnes

Onde … – Alguns preferem: “Onde está o Senhor Deus de Elias, ele mesmo? E quando ele feriu, etc. ” Ou, de acordo com outros, “agora quando ele, etc.” O golpe de Eliseu nas águas parece ter sido tentativo. Ele não tinha certeza do resultado. Portanto, a forma de sua invocação – “Onde está o Senhor Deus de Elias? Ele está aqui, ou seja, comigo, ou não está? Respondido pelo evento, ele parece nunca ter duvidado posteriormente.

Comentário de Joseph Benson

2 Reis 2:14 . E disse: Onde está o Senhor Deus de Elias? Quem, a pedido de Elias, dividiu essas águas e pode fazê-lo novamente. Mas de acordo com esta tradução, duas palavras são deixadas de fora, a saber, ? Š ??? , aph-hu. A cláusula literalmente traduzida é: Onde está o Senhor Deus de Elias, mesmo Ele? que um estrangeiro instruído interpreta assim; que Eliseu tendo feito esta pergunta: Onde está? etc., responde a si mesmo nas duas últimas palavras: aph-hu, sim, ele ainda existe. Abarbinel expõe-os, embora Elias não esteja aqui, mas seu Deus está. O servo está querendo, mas não o Senhor. O Deus abençoado ainda está presente e suprirá seu lugar. E quando ele também feriu a água, eles se separaram de um lado para outro – como quando Elias os feriu com o mesmo manto, que ambos usaram, como Moisés fez com sua vara, sem imaginar que havia nela alguma virtude inerente, confiar nele; mas usá-lo como um mero sinal da presença e do poder de Deus, no qual somente eles se confidenciaram para trabalhar essa maravilha. Assim, o último milagre de Elias foi o primeiro de Eliseu, e o discípulo começou de onde seu mestre parou, assumindo e continuando o mesmo trabalho abençoado de testemunhar a Deus contra ídolos e idólatras.

Comentário de E.W. Bullinger

o SENHOR Deus = Jeová Elohim; ou. Onde está Jeová, o Deus de Elias? Depois disso, o texto hebraico tem ” aph hu = ” até ele “ . A Vulgata lê isso como o fim da pergunta. Mas os massoritas, pelo sotaque ( athnach), jogam na próxima frase”, e quando ele mesmo feriu as águas “, & c.

eles se separaram. O primeiro dos dezesseis milagres. Veja a nota em 2 Reis 2:15 .

sobre. O 19º Seder termina aqui. Veja nota na p. 366

Comentário de Adam Clarke

Elijah ? Onde está o Senhor Deus de Elias ? – A Vulgata dá uma virada estranha para este versículo:

Et percussit aquas, et non sunt divisae; et dixu, Ubi é Deus Eliae etiam nunc? Aquas Percussit, et divisae sunt huc et illuc .

“E ele feriu as águas, mas elas não se dividiram; e ele disse: Onde está o Deus de Elias agora? E ele golpeou as águas e elas foram divididas aqui e ali”.

O ato de golpear as águas parece repetir-se duas vezes no verso, embora nos livremos do segundo golpeando pela segunda cláusula, quando ele também havia atingido as águas: que tem as mesmas palavras hebraicas que a primeira e que nós traduzir, ele mote as águas. A Vulgata supõe que ele tenha golpeado uma vez em vão, talvez confiando demais em suas próprias forças; e então, tendo invocado o Deus de Elias, ele conseguiu. Essa distinção não é seguida por nenhuma das outras versões; nem é a cláusula et non sunt divisae “, e não se dividiram”, expressa pelo texto hebraico.

Comentário de John Wesley

E tomou o manto de Elias, que dele caíra, feriu as águas e disse: Onde está o Senhor Deus de Elias? e, quando ele também feriu as águas, eles se separaram de um lado para outro; e Eliseu passou.

O Senhor – que, a pedido de Elias, dividiu essas águas e é capaz de fazê-lo novamente.

Referências Cruzadas

Josué 1:1 – Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, disse o Senhor a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés:

Juízes 6:13 – “Ah, Senhor”, Gideão respondeu, “se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: ‘Não foi o Senhor que nos tirou do Egito? ’ Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã”.

1 Reis 18:36 – À hora do sacrifício, o profeta Elias colocou-se à frente e orou: “Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, que hoje fique conhecido que tu és Deus em Israel e que sou o teu servo e que fiz todas estas coisas por ordem tua.

2 Reis 2:8 – Então Elias tirou o manto, enrolou-o e com ele bateu nas águas. As águas se dividiram, e os dois atravessaram a seco.

Salmos 42:2 – A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?

Salmos 42:10 – Até os meus ossos sofrem agonia mortal quando os meus adversários zombam de mim, perguntando-me o tempo todo: “Onde está o seu Deus? “

Salmos 115:2 – Por que perguntam as nações: “Onde está o Deus deles? “

Joel 2:17 – Que os sacerdotes, que ministram perante o Senhor, chorem entre o pórtico do templo e o altar, orando: “Poupa o teu povo, Senhor. Não faças da tua herança motivo de zombaria e de piada entre as nações. Porque se haveria de dizer entre os povos: ‘Onde está o Deus deles? ’ “

Marcos 16:20 – Então, os discípulos saíram e pregaram por toda parte; e o Senhor cooperava com eles, confirmando-lhes a palavra com os sinais que a acompanhavam.

João 14:12 – Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai.

Atos dos Apóstolos 2:33 – Exaltado à direita de Deus, ele recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e derramou o que vocês agora vêem e ouvem.

Atos dos Apóstolos 3:12 – Vendo isso, Pedro lhes disse: “Israelitas, por que isto os surpreende? Por que vocês estão olhando para nós, como se tivéssemos feito este homem andar por nosso próprio poder ou piedade?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *