Estudo de 2 Samuel 12:24 – Comentado e Explicado

Davi consolou Betsabé, sua mulher. Foi procurá-la e dormiu com ela. Ela concebeu e deu à luz um filho, ao qual chamou Salomão. O Senhor o amou,
2 Samuel 12:24

Comentário de Albert Barnes

Salomão – ou “pacífico”, um nome dado a ele em sua circuncisão. Compare Lucas 1:59 . A atribuição do nome Jedidiah, pelo Senhor por meio de Natã, significou o favor de Deus para a criança, como nos casos de Abraão, Sara e Israel. O nome Jedidiah (que contém a mesma raiz que o nome Davi, a saber, “amar”) indicava profeticamente o que a Providência de Deus trouxe de fato, a saber, a sucessão e o glorioso reinado de Salomão sobre Israel.

Comentário de Thomas Coke

2 Samuel 12:24 . E ela deu à luz um filho, e ele chamou seu nome Salomão Como Davi estava agora em paz com Deus, e previu, no espírito de profecia, que seu filho seria um príncipe pacífico, ele chamou seu nome Salomão, ou pacífico; e como esse filho foi concebido na inocência, no feliz período de reconciliação de Deus com seus pais e no estabelecimento deles na verdadeira religião, por sincero arrependimento e humilhação diante dele, agradou a Deus aceitá-lo de uma maneira singular, o que significa para nós por essa expressão notável, e o Senhor o amou; e para manifestar seu favor a ele pela consolação de Davi, Deus transmitiu sua bênção ao filho pela mesma mão que antes transmitira seus castigos ao pai. Ele enviou Natã a Davi, para conceder a seu filho, em seu nome, o mais abençoado de todos os terrestres, o mais abençoado, mas um de todos os apelos celestiais; Jedidiah, ou o amado do Senhor. Bate-Seba algum tempo depois teve outro filho, chamado Nathan; e é nele que as duas linhas da genealogia de nosso Salvador se unem; que, do lado de José, descendia de Salomão e do lado de Maria, de Natã. Ver Mateus 1: 6-7 . Lucas 3:31 . Berruyer é de opinião que Salomão nasceu no quarto ano após a morte do bebê mencionado acima.

Comentário de Joseph Benson

2 Samuel 12: 24-25 . E Davi consolou Bate-Seba, sua esposa – que, sem dúvida, foi profundamente afligida pela perda de seu filho e abatida por seu pecado. É observável, no entanto, que não há uma palavra dita em toda essa relação, seja em relação à culpa ou ao castigo. Ela foi punida pelas calamidades que se abateram sobre Davi; que a seduziu, e não ela, a cometer o pecado imundo do adultério, e foi inocente no assassinato de Urias. Ela deu à luz um filho, e ele chamou seu nome de Salomão – provavelmente sua mãe, com o consentimento de Davi, deu esse nome a ele assim que ele nasceu. E o Senhor o amou – Ou seja, o Senhor declarou a Davi, provavelmente por Natã, o profeta, que ele amava esse filho, apesar da justa causa que Davi havia dado a Deus para retirar seu amor dele e dele. Talvez depois de sua grande humilhação, Nathan tenha sido enviado para confortá-lo com essa boa esperança, de que Deus tivesse uma consideração especial por esse filho e o tornaria muito famoso. Tal é a maravilhosa bondade de Deus para com os pecadores verdadeiramente penitentes, que manifestam a sinceridade de seu arrependimento mediante uma humilde submissão a todos os castigos que Deus julgar oportuno lhes infligir (como Davi fez com a morte do ex-filho) e, assim, induzir aquela bondade de lhes mostrar ainda mais misericórdia, Ele enviou – Nomeadamente, Deus o fez; por Natã, e ele chamou seu nome Jedidiah – Ou seja, amado de Jeová. Por causa do Senhor – ou por causa do amor do Senhor por ele, ou porque o Senhor ordenou que ele o fizesse. Esse nome, no entanto, era meramente significativo, pretendendo apenas expressar aos pais da criança o que eles poderiam esperar; pois o encontramos sempre chamado Salomão nas Escrituras.

Comentário de E.W. Bullinger

E Observe a figura do discurso Polysyndeton nos versículos: 2 Samuel 12: 24-27 . App-6. ele. Alguns códigos, com siríaco e vulgata, leem “ela” , em contraste com “ele” no próximo verso.

Salomão = Pacífico ou pacífico. Compare 2 Samuel 7:13 .

Comentário de Adam Clarke

Davi consolou Bate-Seba – Seu apego extraordinário a essa linda mulher foi a causa de todos os seus infortúnios.

sholomah signifies peaceable, and there was almost uninterrupted peace during his reign. Ele chamou seu nome Salomão – este nome parece ter sido profeticamente proferido, pois sh??? sholomah significa pacífico, e houve paz quase ininterrupta durante seu reinado.

Comentário de John Wesley

Davi consolou Bate-Seba, sua esposa, e foi até ela e deitou-se com ela; e ela deu à luz um filho, a quem ele chamou Salomão; e o Senhor o amou.

Sua esposa – que agora estava muito abatida, tanto pelo pecado anterior quanto pela perda do filho.

O amava – isto é, o Senhor declarou a Davi que amava seu filho, apesar da justa causa que Davi havia dado a Deus para afastar dele suas afeições.

Referências Cruzadas

2 Samuel 7:12 – Quando a sua vida chegar ao fim e você descansar com os seus antepassados, escolherei um dos seus filhos para sucedê-lo, um fruto do seu próprio corpo, e eu estabelecerei o reino dele.

1 Crônicas 3:5 – onde Davi reinou trinta e três anos, nasceram-lhe os seguintes filhos: Siméia, Sobabe, Natã e Salomão, os quatro filhos que ele teve com Bate-Seba, filha de Amiel.

1 Crônicas 22:9 – Mas você terá um filho que será um homem de paz, e eu farei com que ele tenha paz com todos os inimigos ao redor dele. Seu nome será Salomão, e eu darei paz e tranqüilidade a Israel durante o reinado dele.

1 Crônicas 28:5 – E, dentre todos os muitos filhos que me deu, ele escolheu Salomão para sentar-se no trono de Israel, o reino do Senhor.

1 Crônicas 29:1 – Então o rei Davi disse a toda a assembléia: “Meu filho Salomão, e só ele, foi quem Deus escolheu. Mas ele é jovem e inexperiente e a tarefa é grande, pois o palácio não será feito para homens, mas para o Senhor Deus.

Mateus 1:6 – e Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, cuja mãe tinha sido mulher de Urias;

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *