Estudo de Atos 13:3 – Comentado e Explicado

Então, jejuando e orando, impuseram-lhes as mãos e os despediram.
Atos 13:3

Comentário de Albert Barnes

E quando jejuaram – Eles estavam jejuando quando receberam ordem de separá-los. No entanto, isso provavelmente se refere a um dia designado de oração, com referência a esse mesmo objetivo. A primeira missão formal aos gentios foi um evento importante na igreja, e eles se engajaram nesse compromisso com profunda solenidade e com humildade diante de Deus.

E orou – Este empreendimento era novo. O evangelho havia sido pregado aos judeus, a Cornélio e aos gentios em Antioquia. Mas não havia nenhum plano solene, público e combinado de enviá-lo aos gentios ou de designar uma missão aos pagãos. Foi um evento novo, cheio de perigos e dificuldades. A igreja primitiva sentiu a necessidade de direção divina e auxílio na grande obra. Dois missionários deveriam ser enviados entre estrangeiros, expostos a perigos por mar e terra; e o início da empresa exigia oração. A igreja se humilhou, e essa sociedade missionária primitiva buscou, como todos os outros, a bênção divina para assistir aos trabalhos dos empregados nesta obra. O resultado mostrou que a oração foi ouvida.

E impuseram as mãos sobre eles – Ou seja, aqueles que são mencionados em Atos 13: 1 . Isso não era para separá-los do ofício apostólico. Saul foi escolhido pelo próprio Cristo, e não há evidências de que algum dos apóstolos tenha sido ordenado pela imposição de mãos (ver Atos 1:26 ; Mateus 10: 1-5 ; Lucas 6: 12-16 ); e Barnabé não era apóstolo no sentido original e único da palavra. Tampouco significa que se tratava de uma ordenação para o ministério, para a pregação do evangelho, pois ambos haviam se envolvido nisso antes. Saul recebeu sua comissão diretamente do Salvador e começou imediatamente a pregar, Atos 9:20 ; Gálatas 1: 11-17 . Barnabé pregou em Antioquia e foi evidentemente reconhecido como pregador pelos apóstolos, Atos 9:27 ; Atos 11: 22-23 . Conclui-se, portanto, que essa não era uma ordenação no sentido doutrinário desse termo, episcopal ou presbiteriano, mas era uma designação para uma obra em particular – uma obra de grande importância; estritamente um compromisso missionário da igreja, sob a autoridade do Espírito Santo. O ato de impor as mãos a qualquer pessoa era praticado não apenas em ordenação, mas em conferir um favor e em separar para qualquer fim. Veja Levítico 3: 2 , Levítico 3: 8 , Levítico 3:13 ; Levítico 4: 4 , Levítico 4:29 ; Levítico 16:21 ; Números 8:12 ; Marcos 5:23 ; Marcos 16:18 ; Mateus 21:46 . Significa que, nesse caso, eles os designaram para um campo específico de trabalho e, impondo as mãos, imploraram a bênção de Deus para atendê-los.

Eles os mandaram embora – A igreja por seus professores os enviou sob a direção do Espírito Santo. Todos os missionários são assim enviados pela igreja; e a igreja não deve esquecer seus embaixadores em sua grande e perigosa obra.

Comentário de E.W. Bullinger

quando eles tiveram = tendo.

rezou . Grego. proseuchomai. App-134.

enviei . . . longe . Grego. apoluo. App-174.

Comentário de John Calvin

3. Quando eles jejuaram e oraram. Para que obedeçam ao oráculo, eles não apenas mandam Paulo e Barnabé embora; mas também com um rito solene eles os designam como apóstolos dos gentios; é sem dúvida que este foi um jejum público. Lucas disse antes, que eles estavam jejuando, desde que estivessem ocupados em seu ministério: poderia ser que isso estivesse de acordo com o costume; mas agora há outra razão: para designar um jejum público, que costumava ser feito em assuntos difíceis e de grande importância, eles provocam a si mesmos e aos outros a um fervoroso fervor na oração, pois isso é muitas vezes acrescentado nas Escrituras como uma ajuda a oração; mas (era uma questão de tanto peso erigir o reino de Cristo entre os gentios) os mestres de Antioquia não oram sem motivo sinceramente ao Senhor, para que ele capacite seus servos; (780) e esse não era o fim de sua oração, que Deus, por seu Espírito de sabedoria e discrição, governasse seus julgamentos na escolha, porque todas as disputas ou dúvidas sobre esse assunto foram removidas; mas que Deus daria àqueles com o Espírito de sabedoria e força quem ele já havia escolhido para si mesmo, que os fortaleceria com seu poder contra todas as invasões de Satanás e do mundo, que abençoaria seus labores, para que não ser infrutífero, que ele abriria um portão para a nova pregação do evangelho.

A imposição de mãos que Lucas considera, em terceiro lugar, era uma espécie de consagração, como já dissemos, ( Atos 6: 6 ). Pois os apóstolos mantiveram a cerimônia que era usada entre os judeus, segundo os antigos costume da lei; como também ajoelhado, e esses ritos, que eram proveitosos para exercer a piedade. Em suma, este é o fim do porquê de terem posto as mãos sobre Barnabé e Paulo, para que a Igreja os oferecesse a Deus e, com o seu consentimento, declarassem que esse ofício lhes foi ordenado por Deus; pois o chamado era propriamente somente de Deus, mas a ordenação externa pertencia à Igreja, e isso de acordo com o oráculo celestial.

Comentário de Adam Clarke

E quando jejuaram e oraram, e impuseram as mãos sobre eles –

  1. Eles jejuaram: isso provavelmente foi feito por toda a Igreja.
  • Eles oraram para que Deus os abençoasse e os prosperasse em seu trabalho.
  • Eles pousam as mãos sobre eles; nomeando-os solenemente para esse trabalho em particular.
  • Mas foi por esse jejum, oração e imposição de mãos que esses homens foram qualificados para este trabalho? Não. Deus já os havia chamado para isso, Atos 13: 2 , e quem os chamou os havia qualificado. Tanto o chamado quanto a qualificação vieram de Deus; mas ele escolheu que eles também tivessem a sanção daquela Igreja da qual haviam sido membros; e, portanto, ele disse: Separe-me, etc. A ordenação dos anciãos entre os judeus era por três pessoas; e aqui encontramos três, Simeão, Lúcio e Manaen, ordenando dois outros, Barnabé e Saulo. Mas como os judeus ordenaram? Não por imposição de mãos: isso é estritamente proibido, veja Maimon. Sanh. indivíduo. 4. “De que maneira a ordenação dos anciãos é para sempre? Não que eles ponham as mãos na cabeça de um ancião; mas apenas para chamá-lo de rabino e dizer-lhe: Eis que tu estás ordenado e tens poder de julgamento, etc. ” É notável que a imposição de mãos na ordenação de anciãos não foi usada entre os judeus antigos, provavelmente nunca sob o primeiro templo; e raramente, se é que alguma vez, sob o segundo. Veja Lightfoot neste lugar. A Igreja de Antioquia, no entanto, se afastou desse costume: eles colocaram as mãos nas cabeças de Barnabé e Saulo; designando-os assim como as pessoas que eles, sob a direção do Espírito Santo, enviaram para pregar o Evangelho de Cristo aos gentios.

    Quando o Espírito Santo disse: Separe-me Barnabé e Saulo pela obra para a qual eu os chamei, e os anciãos da Igreja, em conseqüência, oraram, jejuaram e impuseram suas mãos sobre eles, eles certamente entenderam que, agindo assim, cumpriram a mente do Espírito. Portanto, não é evidente que, quando os anciãos da Igreja de Deus tiverem boas razões para acreditar que Ele chamou certas pessoas para a obra do ministério e as qualificou para essa obra, elas devem proceder como anciãos da Igreja de Antioquia fez; e por jejum, oração e imposição de mãos, separe essas pessoas para o trabalho para o qual Deus as chamou. Essas pessoas se consideram responsáveis ??perante Deus e sua Igreja e devem cuidar de como usam o dom e a autoridade recebidos de ambos. Não está sendo sábio acima do que está escrito para dizer: “Quando Deus chamou e deu autoridade, não há necessidade de ordenação ou nomeação do homem?” Gostaria de perguntar ao opositor: Por que, então, quando Deus chamou Barnabé e Saulo para o trabalho, ele ordenou que a Igreja os separasse para ele para esse mesmo trabalho? E por que eles, em obediência, jejuaram, oraram e impuseram as mãos sobre eles? Não discutirei com ninguém sobre a excelência superior da forma episcopal ou presbiteriana na ordenação: se todas as preliminares estiverem corretas, elas podem ser igualmente boas, por tudo o que eu já pude aprender em contrário; mas que deve haver alguma forma escriturística adequada, estou totalmente satisfeito. Além disso, se o plano da Igreja em Antioquia fosse seguido regular e fielmente, ao enviar os ministros do Evangelho, ninguém pode provar que Deus não os possuiria de maneira especial e, mais particularmente, prosperaria sua obra. Mas, ó governantes da Igreja! tenha cuidado, como você deve responder a Deus, nunca imponha as mãos na cabeça de um homem a quem você não tenha apenas razões para crer que Deus chamou para a obra; e cujo olho é único e cujo coração é puro. Ninguém seja enviado para ensinar o cristianismo, que ainda não experimentou ser o poder de Deus para a salvação de suas próprias almas. Se o fizerem, apesar de terem sua autoridade, nunca poderão ter a bênção nem a aprovação de Deus. “Não os enviei; portanto, de nenhuma maneira beneficiarão este povo, diz o Senhor.” Jeremias 23:32 .

    Comentário de John Wesley

    E, quando jejuaram e oraram, e impuseram as mãos sobre eles, os despediram.

    Depois de jejuar – Novamente. Assim também fizeram, Atos 14:23 .

    Referências Cruzadas

    Números 27:23 – Impôs as mãos sobre ele e o comissionou. Tudo conforme o Senhor tinha dito por meio de Moisés.

    Atos dos Apóstolos 6:6 – Apresentaram esses homens aos apóstolos, os quais oraram e lhes impuseram as mãos.

    Atos dos Apóstolos 8:15 – Estes, ao chegarem, oraram para que eles recebessem o Espírito Santo,

    Atos dos Apóstolos 9:17 – Então Ananias foi, entrou na casa, impôs as mãos sobre Saulo e disse: “Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que lhe apareceu no caminho por onde você vinha, enviou-me para que você volte a ver e seja cheio do Espírito Santo”.

    Atos dos Apóstolos 13:2 – Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”.

    Atos dos Apóstolos 14:23 – Paulo e Barnabé designaram-lhes presbíteros em cada igreja; tendo orado e jejuado, eles os encomendaram ao Senhor, em quem haviam confiado.

    Atos dos Apóstolos 14:26 – De Atália navegaram de volta a Antioquia, onde tinham sido recomendados à graça de Deus para a missão que agora haviam completado.

    Atos dos Apóstolos 15:40 – mas Paulo escolheu Silas e partiu, encomendado pelos irmãos à graça do Senhor.

    Romanos 10:15 – E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Como são belos os pés dos que anunciam boas novas! “

    1 Timóteo 4:14 – Não negligencie o dom que lhe foi dado por mensagem profética com imposição de mãos dos presbíteros.

    1 Timóteo 5:22 – Não se precipite em impor as mãos sobre ninguém e não participe dos pecados dos outros. Conserve-se puro.

    2 Timóteo 1:6 – Por essa razão, torno a lembrar-lhe que mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você mediante a imposição das minhas mãos.

    2 Timóteo 2:2 – E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros.

    3 João 1:6 – Eles falaram à igreja a respeito deste seu amor. Você fará bem se os encaminhar em sua viagem de modo agradável a Deus,

    3 João 1:8 – É, pois, nosso dever receber com hospitalidade a irmãos como esses, para que nos tornemos cooperadores em favor da verdade.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *