Estudo de Romanos 10:15 – Comentado e Explicado

E como pregarão, se não forem enviados, como está escrito: Quão formosos são os pés daqueles que anunciam as boas novas {Is 52,7}?
Romanos 10:15

Comentário de Albert Barnes

E como eles devem pregar – De que maneira haverá pregadores, a menos que sejam comissionados por Deus? A palavra “como” não se refere à maneira de pregar, mas ao fato de que não haveria pregadores a menos que fossem enviados. Pregar significa proclamar publicamente, como faz um gritador. Nas Escrituras, significa proclamar o evangelho às pessoas.

Exceto que eles sejam enviados – Ou seja, exceto que eles sejam comissionados divinamente e enviados por Deus. Essa era uma doutrina admitida entre os judeus, que a proclamação de uma mensagem divina deve ser feita por alguém que foi comissionado por Deus para esse fim; Jeremias 23:21 ; Jeremias 1: 7 ; Jeremias 14: 14-15 ; Jeremias 7:25 . Quem envia uma mensagem para as pessoas pode, sozinho, designar as pessoas adequadas para suportá-la. O objetivo da objeção, portanto, era o seguinte: as pessoas não podiam acreditar a menos que a mensagem lhes fosse enviada; todavia, Deus realmente não o enviou a todas as pessoas: não poderia, portanto, ser apenas fazer a vida eterna depender de algo tão impraticável como a fé, uma vez que as pessoas não tinham meios de crer.

Como está escrito – Em Isaías 52: 7 .

Que belo … – A razão pela qual essa passagem é apresentada aqui é que ela confirma o que acabara de ser avançado na objeção – a “importância e necessidade” de haver mensageiros da salvação. Essa importância é vista no alto elogio que lhes é transmitido nas Escrituras Sagradas. Eles são considerados objetos especialmente atraentes; sua necessidade é totalmente reconhecida; e uma posição distinta é dada a eles nos oráculos de Deus – Que belo. Que atraente, que adorável. Isto é retirado do hebraico, com uma ligeira variação. No hebraico, ocorrem as palavras “sobre as montanhas”, o que torna a passagem mais pitoresca, embora o sentido seja retido por Paulo. A imagem em Isaías é a de um arauto visto a princípio saltando ou correndo em uma colina distante, quando ele aparece, com notícias de alegria de um campo de batalha ou de uma terra distante. Assim, a aparência de um homem para aqueles que estavam em cativeiro seria uma imagem cheia de alegria e alegria.

São os pés – Muitos supuseram que o significado dessa expressão é o seguinte: os pés de um arauto, nu e empoeirado de viajar, seriam naturalmente objetos de repulsa. Mas o que seria naturalmente desagradável é, portanto, tornado agradável pela alegria da mensagem. Mas essa explicação é absurda e deseja instâncias paralelas. Além disso, é uma violação da imagem que o apóstolo havia usado. Esse era um objeto distante – um arauto correndo pelas colinas distantes; e supõe uma imagem remota demais para observar distintamente os pés, atraentes ou não. O significado disso é claramente o seguinte: “quão bonita é a vinda ou a execução de um arauto”. Os pés são emblemáticos de sua vinda. Seu movimento rápido seria visto; e sua rapidez seria bela pelo desejo de ouvir a mensagem que ele trouxe. Todo o significado da passagem, aplicada aos ministros do evangelho, é que a vinda deles é um objeto atraente, considerado com profundo interesse e produtivo de alegria – um emprego honrado e agradável.

Que prega … – Literalmente, “que evangelizam a paz. Que proclamam as boas novas da paz; ou traga a alegre mensagem de paz.

E traga boas novas … – Literalmente, “e evangelize as coisas boas”; ou que trazem a feliz mensagem das coisas boas. A paz aqui é posta para o bem de qualquer tipo; e como o apóstolo a usa, para as novas de reconciliação com Deus pelo evangelho. A paz, no final dos conflitos, angústias e desgraças da guerra, é uma imagem de todas as bênçãos. Assim, é designado para denotar as bênçãos quando um pecador deixa de ser inimigo de Deus, obtém perdão e é admitido nas alegrias daqueles que são seus filhos e amigos. A vinda daqueles mensageiros que a proclamam é alegre para o mundo. Enche o seio do ansioso pecador de paz; e eles e sua mensagem serão considerados com profundo interesse, enviados por Deus, e produzindo alegria em um seio agitado e paz para o mundo. Esta é uma ilustração do sentimento apropriado com o qual devemos considerar os ministros da religião. Esta passagem em Isaías é referida pelos próprios judeus aos tempos do evangelho (Rosenmuller).

Comentário de E.W. Bullinger

exceto = se (App-118. b) não (grego. eu) .

enviado . App-174.

linda . Grego. horasios. Literalmente acontecendo em seu tempo. Somente aqui, Mateus 23:27 . Atos 3: 2 , Atos 3:10 . Compare Eclesiastes 1: 3 , Eclesiastes 1: 1 , Eclesiastes 1:11 .

pregue o evangelho . App-121.

traga boas novas . O mesmo que acima. Citado em Isaías 52: 7 (Septuaginta)

Comentário de John Calvin

15. Como eles devem pregar, a menos que sejam enviados? etc. Ele sugere que é uma prova e uma promessa de amor divino quando qualquer nação é favorecida com a pregação do evangelho; e que ninguém é pregador disso, mas aquele a quem Deus levantou em sua providência especial, e que, portanto, não resta dúvida de que ele visita a nação a quem o evangelho é proclamado. Mas, como Paulo não trata aqui do chamado legal de ninguém, seria supérfluo falar amplamente sobre o assunto. Basta que tenhamos isso em mente, que o evangelho não cai como a chuva das nuvens, mas é trazido pelas mãos dos homens onde quer que seja enviado de cima.

Como está escrito: Que belo, etc. Devemos aplicar esse testemunho a nosso assunto atual dessa maneira: O Senhor, quando deu esperança de libertação ao seu povo, elogiou o advento daqueles que trouxeram as boas novas de paz, por um elogio notável; por essa mesma circunstância, ele tornou evidente que o ministério apostólico não deveria ser menos estimado, pelo qual a mensagem da vida eterna é trazida a nós. E daí resulta que é de Deus, já que não há nada no mundo que seja um objeto de desejo e digno de louvor, que não procede de sua mão. (331)

Mas, portanto, também aprendemos o quanto todos os homens bons devem desejar e o quanto eles devem valorizar a pregação do evangelho, que é assim recomendada pela boca do próprio Senhor. Tampouco há dúvida, mas Deus assim falou muito do valor incomparável deste tesouro, com o objetivo de despertar a mente de todos, para que eles possam desejá-lo com ansiedade. Pegue os pés, por metonímia, por ter vindo. (332)

As palavras de Paulo, conforme traduzidas por [Calvino], coincidem mais com o hebraico do que com nossa versão comum. O verbo e?a??e???? é frequentemente usado simplesmente no sentido de anunciar, publicar, declarar ou pregar, como em Lucas 3:18 ; Atos 5:42 , etc .; e, nesse sentido, corresponde exatamente a ??? , que significa o mesmo, embora a outra idéia do verbo grego, a de evangelizar, tenha sido erroneamente dada a ele; pois se aplica ao anúncio de más e de boas novas. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Quão bonitos são os pés daqueles que pregam – o Dr. Taylor comenta nesta citação, tirada de Isaías 52: 7 , que “os pés são usados ??de várias maneiras nas Escrituras, e às vezes têm respeito pelas coisas internas e espirituais. O homem e a prática da piedade são comparados à caminhada, Salmo 1: 1 , para que seus pés possam significar os princípios nos quais ele age e as disposições de sua mente.Eclesiastes 5: 1 ;: Mantenha o pé quando for para a igreja. casa de Deus. De acordo com isso, os pés dos mensageiros em Isaías e dos apóstolos neste versículo podem significar a validade de sua missão – a autoridade sobre a qual eles agiram e qualquer caráter ou qualificação com os quais foram investidos “.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 10:15 . Como eles devem pregar, a menos que sejam enviados? São Paulo é cuidadoso em todos os lugares para preservar a estima de seus irmãos, os judeus. Não pode, portanto, isso, com os dois versículos anteriores, ser entendido como um pedido de desculpas por professar a si mesmo um apóstolo dos gentios, como ele faz pelo teor desta epístola, e no próximo capítulo expressamente? Romanos 10:13 . Neste capítulo ( Romanos 10:12 .), Ele havia mostrado que judeus e gregos, ou gentios, seriam salvos ao receber o Evangelho de Cristo; e se sim, era necessário que alguém fosse enviado para ensiná-lo; e, portanto, os judeus não tinham motivos para se ofender com alguém enviado naquele emprego. Os pés são usados ??de várias maneiras nas Escrituras e, às vezes, têm respeito pelas coisas internas e espirituais: pois, como a vida do homem e a prática da piedade são comparadas à caminhada, Salmos 1: 1 ; para que seus pés possam significar os princípios sobre os quais ele age e a disposição de sua mente, como Eclesiastes 5: 1 . Guarda o teu pé quando fores à casa de Deus. De acordo com isso, os pés dos mensageiros em Isaías e dos apóstolos neste sentido podem significar a validade de sua missão, a autoridade sobre a qual agiram e qualquer caráter ou qualificação com a qual foram investidos. Bos observa que, em Sófocles, as mãos e os pés daqueles que se deparam com um projeto amável são representados como belos para aqueles que recebem benefícios por sua chegada. Veja Locke e Isaías 52: 7 .

Comentário de John Wesley

E como eles devem pregar, a menos que sejam enviados? como está escrito: Quão bonitos são os pés daqueles que pregam o evangelho da paz e trazem boas novas de boas coisas!

Mas como eles devem pregar, a menos que sejam enviados – Assim, por uma cadeia de raciocínio, da vontade de Deus que os gentios também o “invoquem”, São Paulo deduz que os apóstolos foram enviados por Deus para pregar aos gentios também.

Os pés – Seus próprios passos; a vinda deles. Isaías 52: 7 .

Referências Cruzadas

Isaías 40:9 – Você, que traz boas novas a Sião, suba num alto monte. Você, que traz boas novas a Jerusalém, erga a sua voz com fortes gritos, erga-a, não tenha medo; diga às cidades de Judá: “Aqui está o seu Deus! “

Isaías 52:7 – Como são belos nos montes os pés daqueles que anunciam boas novas, que proclamam a paz, que trazem boas notícias, que proclamam salvação, que dizem a Sião: “O seu Deus reina! “

Isaías 57:19 – criando louvor nos lábios dos pranteadores de Israel. Paz, paz, aos de longe e aos de perto”, diz o Senhor. “Quanto a ele, eu o curarei. “

Isaías 61:1 – O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros,

Jeremias 23:32 – Sim, estou contra os que profetizam sonhos falsos”, declara o Senhor. “Eles os relatam e com as suas mentiras irresponsáveis desviam o meu povo. Eu não os enviei nem lhes autorizei; e eles não trazem benefício algum a este povo”, declara o Senhor.

Naum 1:15 – Vejam sobre os montes os pés do que anuncia boas notícias e proclama a paz! Comemore as suas festas, ó Judá, e cumpra os seus votos. Nunca mais o perverso a invadirá; ele será completamente destruído.

Mateus 9:38 – Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara”.

Mateus 10:1 – Chamando seus doze discípulos, deu-lhes autoridade para expulsar espíritos imundos e curar todas as doenças e enfermidades.

Mateus 28:18 – Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

Lucas 2:10 – Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo:

Lucas 2:14 – “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor”.

Lucas 8:1 – Depois disso Jesus ia passando pelas cidades e povoados proclamando as boas novas do Reino de Deus. Os Doze estavam com ele,

Lucas 10:1 – Depois disso o Senhor designou outros setenta e dois e os enviou dois a dois, adiante dele, a todas as cidades e lugares para onde ele estava prestes a ir.

João 20:21 – Novamente Jesus disse: “Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio”.

Atos dos Apóstolos 9:15 – Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.

Atos dos Apóstolos 10:36 – Vocês conhecem a mensagem enviada por Deus ao povo de Israel, que fala das boas novas de paz por meio de Jesus Cristo, Senhor de todos.

Atos dos Apóstolos 13:2 – Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”.

Atos dos Apóstolos 13:26 – “Irmãos, filhos de Abraão, e gentios que temem a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação.

Atos dos Apóstolos 22:21 – “Então o Senhor me disse: ‘Vá, eu o enviarei para longe, aos gentios’ “.

1 Coríntios 12:28 – Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dom de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas.

2 Coríntios 5:18 – Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,

Efésios 2:17 – Ele veio e anunciou paz a vocês que estavam longe e paz aos que estavam perto,

Efésios 3:8 – Embora eu seja o menor dos menores dentre todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo

Efésios 4:11 – E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,

Efésios 6:15 – e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.

1 Pedro 1:12 – A eles foi revelado que estavam ministrando, não para si próprios, mas para vocês, quando falaram das coisas que agora lhes foram anunciadas por meio daqueles que lhes pregaram o evangelho pelo Espírito Santo enviado do céu; coisas que até os anjos anseiam observar.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *