Estudo de Lucas 8:1 – Comentado e Explicado

Depois disso, Jesus andava pelas cidades e aldeias anunciando a boa nova do Reino de Deus.
Lucas 8:1

Comentário de Albert Barnes

Toda cidade e vila – da Galiléia.

Pregando e mostrando as boas novas do reino de Deus – Que o reino de Deus estava por vir ou que seu reinado no evangelho estava prestes a ser estabelecido sobre as pessoas. Veja as notas em Mateus 3: 2 .

Os doze – Os doze apóstolos.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 8: 1 . E aconteceu depois – provavelmente no dia seguinte ao jantar com Simon; ou, como a expressão e? t? ?a?e??? , pode ser entendida como implicando, na ordem de seu trabalho; pois ele fazia isso regularmente, e o fim de uma boa obra era com ele o começo de outra; ele percorreu todas as cidades e vilas – ou seja, naquelas partes, pregando e mostrando, etc. – ????ss?? ?a? e?a??e????µe??? , proclamar, evangelizar ou publicar; as boas novas do reino de Deus – O reino que ele estava prestes a erguer entre a humanidade: ou, as boas novas de sua reconciliação com os homens, da necessidade de reforma e da aceitabilidade do arrependimento, mesmo no chefe de pecadores. E os doze estavam com ele – como ele achava apropriado que devessem ser por algum tempo, para que fossem instruídos ainda mais por seu importante trabalho, e que por serem vistos publicamente em seu trem pudessem promover sua recepção, quando vieram depois para qualquer um desses lugares sozinhos.

Comentário de E.W. Bullinger

aconteceu. Observe o hebraísmo, aqui e no cap. Lucas 5: 1 ; Lucas 6: 1 , etc. Os versículos 1-3 são peculiares a Lucas.

depois . Não mais se confinando a Cafarnaum.

foi todo = viajou através.

toda cidade e vila = por cidade e vila.

pregação = proclamar. Veja App-121.

mostrando as boas novas . Grego. euangeliso = anúncio, & c. App-121.

o reino de deus. App-114.

estavam. O substituto foi.

com = junto com. Grego. Sol. App-104. Não é a mesma palavra que nos versículos: Lucas 8:13 , Lucas 8:14 , Lucas 8:15 , Lucas 13:45 .

Comentário de John Calvin

O que aqui introduzi de Lucas pertence, talvez, a outra época; mas não vi necessidade de separar o que ele colocou em conexão imediata. Primeiro, ele diz que os doze apóstolos pregaram o reino de Deus junto com Cristo; a partir do qual inferimos que, embora o ofício comum de ensino ainda não estivesse comprometido com eles, eles constantemente compareciam como arautos para conseguir uma audiência para seu Mestre; e, portanto, embora tivessem uma posição inferior, diz-se que eles eram assistentes de Cristo. Em seguida, acrescenta, entre as que acompanharam a Cristo havia certas mulheres curadas de maus espíritos e doenças, como Maria Madalena, atormentada por sete demônios. Estar associado a essas pessoas pode ser considerado desonroso; pois o que poderia ser mais indigno do Filho de Deus do que levar com ele mulheres marcadas com infâmia? Mas isso nos permite perceber com mais clareza que os crimes com os quais fomos acusados ??antes de crer estão tão longe de diminuir a glória de Cristo, que tendem a elevá-la a um tom mais alto. E, certamente, não é dito, que a Igreja que ele elegeu foi considerada por ele sem mancha e mancha, mas que ele a limpou com o sangue e a tornou pura e justa.

A condição miserável e vergonhosa dessas mulheres, agora que haviam sido libertadas dela, redundou grandemente na glória de Cristo, exibindo manifestações públicas de seu poder e graça. Ao mesmo tempo, Lucas aplaude sua gratidão por seguir o Libertador e por desconsiderar o ridículo do mundo. (174) Além de todas as perguntas, eles foram apontados com o dedo de todos os lados, e a presença de Cristo serviu de plataforma para exibi-los; mas eles não recusam que sua própria vergonha seja divulgada, desde que a graça de Cristo não seja ocultada. Pelo contrário, eles desejam voluntariamente ser humilhados, a fim de se tornar um espelho, pelo qual ele pode ser ilustrado.

Em Maria, a bondade sem limites de Cristo era exibida de maneira surpreendente. Uma mulher, que havia sido possuída por sete demônios, e poderia ser considerada a escrava mais cruel de Satanás, não teve apenas a honra de ser seu discípulo, mas admitiu que desfrutava de sua sociedade. Lucas acrescenta o sobrenome Madalena, para distingui-la da irmã de Marta e de outras pessoas com o nome de Maria , mencionadas em outras passagens ( João 11: 1 ).

Comentário de Adam Clarke

Em todas as cidades e vilarejos – isto é, na Galiléia.

Comentário de Thomas Coke

Lucas 8: 1 . E aconteceu depois ?? t? ?a?e??? ; isto é, no dia seguinte ao jantar de nosso Senhor com Simão, ele e seus doze apóstolos partiram de Cafarnaum com a intenção de subir a Jerusalém para a Páscoa. Ele não manteve, no entanto, a via direta; ele partiu cedo, e pregou em muitas cidades e vilas a propósito, as boas novas do reino de Deus, isto é, as boas novas da reconciliação de Deus com o homem, da necessidade de regeneração e da aceitabilidade do arrependimento e do arrependimento. fé mesmo no chefe dos pecadores. Sua passagem pelas cidades e aldeias para pregar, são os termos usados ??pelos evangelistas, quando descrevem a partida de nosso Senhor de Cafarnaum; portanto, como é usado nesta ocasião, é altamente provável que Simão, o fariseu, com quem nosso Senhor jantou no dia anterior, tenha morado em Cafarnaum; e como este último o convidou imediatamente depois de terminar seu discurso ocasionado pelo Mensagem de Batista, Jesus deve estar em Cafarnaum, ou perto dela, quando essa mensagem chegou a ele.

Comentário de Spurgeon

Lucas 8: 1-3 . E aconteceu depois que ele percorreu todas as cidades e vilas, pregando e mostrando as boas novas do reino de Deus; e os doze estavam com ele; e certas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e enfermidades, Maria chamou Madalena, de quem foram sete demônios, e Joanna, esposa do mordomo de Chuza Herod, e Susanna, e muitos outros, que lhe ministravam sua substância.

O capítulo anterior conta como a mulher na casa de Simon manifestou seu amor ao Salvador. Ela mostrou seu amor de uma maneira e de uma maneira muito especial; mas havia outros que tinham afeto semelhante por ele, que demonstravam isso de outras maneiras. O que é certo para uma pessoa fazer pode não ser uma coisa sábia ou certa para todos. Cristo não queria que seus pés fossem lavados com lágrimas a cada minuto do dia, nem tê-los ungidos com ungüento precioso mesmo com muita frequência. Existem alguns cristãos que devem fazer, e confio que farão, algo extraordinário para Cristo, algo que não precisará de desculpas deles, porque são pessoas extraordinárias, que costumavam ser pecadores extraordinários; e não seria correto que eles corressem nos sulcos feitos por outros, mas deveriam traçar um caminho distinto para si mesmos. Feliz é a igreja que tem esses membros; mais feliz ainda se tiver muitos. Mas há outros que amam a Cristo com a mesma sinceridade, mas que devem se contentar em mostrar seu amor a ele de alguma outra maneira, e aparentemente mais comum, mas, talvez, a longo prazo, de maneira mais útil. Essas mulheres graciosas ministravam a Cristo sua substância. Ele era apenas um pobre pregador itinerante que precisava de sustento diário. Algumas pessoas dizem que todo pregador deveria ganhar seu próprio pão por profissão ou profissão e pregar livremente, mas o Senhor Jesus Cristo, o príncipe dos pregadores, não fez isso. “Oh, mas Paul fez!” Sim, Paulo alcançou uma honra muito alta; mas podemos estar perfeitamente satisfeitos, como servos do Senhor Jesus Cristo, em alcançar um grau de honra tão alto quanto nosso Mestre; e, desde que ele nunca fez nenhum trabalho de carpintaria depois que começou a pregar, mas deu toda a sua alma e estava pronto para o trabalho de pregar, ele foi alimentado e cuidado pela bondade dessas mulheres piedosas que estavam felizes em ministrar-lhe sua substância. O discípulo não está acima do seu senhor, nem o servo acima do seu senhor. Basta que o discípulo seja como seu mestre e o servo como seu senhor. Portanto, como ministros de Cristo, não precisamos ter vergonha de ministrar coisas espirituais ao povo e receber suas coisas carnais em troca. Essas mulheres, embora não lavassem os pés de Cristo com as lágrimas, nem as ungissem com ungüento precioso, se saíram bem, pois “ministraram a ele sua substância”. Vamos todos fazer por ele tudo o que pudermos.

Esta exposição consistia em leituras de Marcos 15: 1-41 e Lucas 8: 1-3 .

Comentário de Spurgeon

Lucas 8: 1 . E aconteceu depois que ele percorreu todas as cidades e vilas, pregando e mostrando as boas novas do reino de Deus; e os doze estavam com ele.

A demonstração de graça perdoadora de Nosso Senhor à mulher pecadora pareceu aguçar seu apetite por salvar almas, de modo que “ele percorreu todas as cidades e vilas, pregando e mostrando as boas novas do reino de Deus”. Queridos amigos, sempre que conquistamos uma alma para Deus, nos estimule a uma maior diligência em seu serviço, deixe-nos insaciáveis ??por mais deste melhor vinho do reino dos céus. Foi assim com o nosso Divino Mestre. Ele foi pregar; e, como ele pregava, ele estava treinando outros também para pregar: “os doze estavam com ele”. Penso que, sempre que houver um ministério bem-sucedido, deve haver pessoas sobre quem está sendo treinado para continuar. Entre os valdenses, os pastores sempre foram acompanhados por rapazes que aprenderam a pregar com seu exemplo e que compartilharam suas labutas quando foram de vale em vale proclamando o evangelho.

Lucas 8: 2-3 . E certas mulheres, que haviam sido curadas de maus espíritos e enfermidades, Maria, chamaram Madalena, das quais foram sete demônios e Joana, esposa do mordomo de Chuza Herod, Susanna e muitas outras que lhe ministravam sua substância.

Se não pudessem ser apóstolos, poderiam, de qualquer forma, serem mulheres de propriedade, contribuir tanto para o sustento de Cristo quanto dos apóstolos que estavam com ele. Há um lugar para todos que desejam ser usados ??pelo grande mestre-construtor que não deixa pedra fora do muro, se for apropriado para ser construído nele. Há algo para as doze fazerem, e há para as mulheres santas fazerem, e não podemos prescindir de nenhuma delas; e naquele último grande dia em que as recompensas são distribuídas, haverá tanto para Joanna quanto para João, e tanto por Maria Madalena quanto por Simão Pedro. De acordo com sua utilidade, cada um deles não serviu ao Senhor Jesus Cristo?

Lucas 8: 4 ; Lucas 8: 6 . E quando muitas pessoas se reuniram e vieram a ele de todas as cidades, ele falou por uma parábola: um semeador saiu para semear sua semente; e enquanto semeava, alguns caíram à beira do caminho; e foi pisado, e as aves do ar o devoraram. E alguns caíram sobre uma rocha; e assim que surgiu, secou, ??porque faltava umidade.

Ou, como Mark registra, “porque não tinha profundidade de terra”. Havia apenas uma pequena camada de terra, suficiente para a frutificação e o surgimento precoce da semente; surgiu mais rapidamente porque estava muito perto da superfície e porque o calor podia chegar tão facilmente, a panela dura da rocha rapidamente enviando o calor para ela. Mas, por essa mesma razão, “assim que surgiu, secou por falta de umidade”.

Lucas 8: 7-8 . E alguns caíram entre espinhos; e os espinhos brotaram com ele e o sufocaram. E outro caiu em boa terra, e brotou e deu fruto cem vezes mais. E, dizendo essas coisas, clamou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Muitos, que têm ouvidos, não ouvem nenhum propósito real. Existe o ato físico de ouvir, mas eles não ouvem no coração e na mente. É uma coisa muito diferente ter uma impressão no tambor do ouvido e ter uma impressão no tablete do coração. “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”

Lucas 8: 9-10 . E seus discípulos perguntaram-lhe, dizendo: Qual seria essa parábola? E ele disse: A você é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; mas a outros em parábolas; que vendo eles podem não ver e ouvir eles podem não entender.

Era uma época de visitas judiciais. Essas pessoas durante séculos se recusaram a ouvir a voz de Deus e agora deviam pagar a penalidade por essa recusa. A recompensa da virtude é a capacidade de uma virtude superior, assim como o efeito do vício é uma tendência a um vício ainda maior. Quando os homens não ouvem a voz de Deus, é um julgamento justo sobre eles que eles não podem ouvir, sendo sua impotência o resultado de sua impudência. Visto que eles não ouviram, não o devem; quem dirá que essa não é uma maneira muito justa e natural de permitir que o pecado se castigue? Então essas pessoas ouviram as palavras da parábola de nosso Salvador. Era como um relógio, uma cobertura para a verdade; mas, para eles, escondeu a verdade, eles não a viram. Para os discípulos de Cristo, expôs a verdade em toda a sua beleza; mas, para as pessoas incrédulas, isso oferece a verdade, para que não a discernam. Irmãos e irmãs, se você e eu entendermos os mistérios celestiais, não devemos nos orgulhar disso, mas vamos ouvir nosso Salvador nos dizendo: “A você é dado conhecer os mistérios do reino de Deus”. Este é o dom da graça gratuita de Deus. Seja muito grato por isso, mas dê a Deus toda a glória dele. Pois se você começar a dizer para si mesmo: “Eu sou um homem de grande entendimento”, e se você tomar para si um lugar elevado, Deus poderá deixar você para a sua cegueira natural; e então, onde você estará?

Lucas 8:11 . Agora a parábola é esta: A semente é a palavra de Deus.

Não é a palavra do homem. Temos alguma palavra de Deus? Irmãos, essa é uma pergunta que temos que responder hoje em dia. Nossos pais nunca questionaram isso, eles acreditavam na infalibilidade da Bíblia, como nós. Mas agora todos os nossos sábios não pensam assim. Eles começaram a trabalhar para consertar as Escrituras, para escolher da Bíblia aquilo que eles imaginam ser inspirados. Não o façamos, meus irmãos.

Lucas 8:12 . Aqueles que estão do lado do caminho são os que ouvem, então vêm o diabo e tiram a palavra de seus corações, para que não acreditem e sejam salvos.

Ele não se importa apenas com a audição deles. O que ele teme é a crença deles, pois ele sabe que a crença está no segredo da salvação deles.

Lucas 8:13 . São eles sobre a rocha que, quando ouvem, recebem a palavra com alegria;

Eles são convertidos muito apressados, como homens que tomam banho apressadamente. Eles não chegam mais do que saem; é tão rápido que há mais pressa do que velocidade real em alguns deles.

Lucas 8:13 . E estes não têm raiz, que por um tempo crê, e em tempos de tentação caiam.

“Eles não têm raiz” e nunca tiveram raiz. Se você der a seu filho um pequeno jardim para ele, talvez ele vá arrancar as cabeças de algumas de suas flores, colocá-las no chão e dizer: “Aí, pai, veja que belo jardim de flores eu tenho. . ” Mas eles não têm raiz e logo desaparecem. Estes são como convertidos de homens, dos quais lemos que tantas pontuações surgiram que todo o povo da paróquia foi convertido, mas em seis semanas você não consegue encontrar um deles. Quantas vezes é esse o caso! Começamos a ter medo dessas estatísticas, porque há muito pouca verdade nelas; e, no entanto, se houvesse apenas um salvo dentre cem, quão agradecidos deveríamos ser!

Lucas 8:14 . E o que caiu entre os espinhos são eles que, quando ouvem, saem e são sufocados com cuidados, riquezas e prazeres desta vida, e não trazem frutos à perfeição.

Quantos temos desse tipo! Eles continuam um pouco mais do que os outros, mas ficam sufocados, afinal.

Lucas 8:15 . Mas que, no bom terreno, são eles que, em um coração honesto e bom, tendo ouvido a palavra, a mantêm e produzem frutos com paciência.

Ou “com perseverança, com continuidade”. “Aquele que perseverar até o fim, esse será salvo.” Ele não se converte em nada que não se converte eternamente. O trabalho do homem é temporário; a obra de Deus é eterna.

Lucas 8:16 . Ninguém, quando acende uma vela, a cobre com um vaso ou a põe debaixo da cama; mas o põe sobre um castiçal, para que os que entrarem vejam a luz.

Um castiçal ou suporte de lâmpada. A verdadeira religião e a verdadeira doutrina não pretendem ser ocultadas, devem ser vistas, e se algum de vocês está escondendo essas coisas abençoadas, peço que não o façam mais. Traga a sua vela e coloque-a no castiçal, para que os que entrarem possam ver a luz.

Lucas 8:17 . Pois nada é secreto, isso não será manifestado; nem escondeu-se coisa alguma que não seja conhecida e venha para o estrangeiro.

Você não pode esconder nada dos olhos de Deus, portanto, não tente fazê-lo. Você é como abelhas em uma colméia de vidro, vigiada enquanto trabalha e todos os seus movimentos são observados. Deus pode ler as emoções secretas da nossa natureza oculta. “Todas as coisas estão nuas e abertas aos olhos daquele com quem temos que fazer.”

Lucas 8:18 . Atenta, pois, como ouvistes:

Você pensa, e pensa muito apropriadamente, que devemos prestar atenção em como pregamos. Sim, isso é verdade; mas você deve prestar atenção ao que ouve. Existem muitas críticas sobre a pregação. Você gentilmente fará algumas críticas em sua própria audição? Gosto do que uma mulher me disse há algum tempo, sobre um certo pregador. Ela disse: “Eu o ouvi bem no domingo passado”. Ah, é isso, ela não me contou como ele pregou, ela me contou como ouviu, e esse é o ponto principal. Bons ouvintes serão bons pregadores; no devido tempo, não duvido. Deus conceda que todos sejamos bons ouvintes! “Cuidado, pois, como ouvistes.”

Lucas 8:18 . Pois todo aquele que tiver, a ele será dado, e todo aquele que não tiver, dele será tirado o que parece ter.

A pregação o enriquecerá ou empobrecerá de acordo com a maneira como você ouve. Alguns ouvintes não têm nada e o pregador não lhes dá nada. As galinhas gostam de deitar onde há um ninho de ovos, e os pregadores do evangelho gostam de pregar aos ouvintes que receberam alguma verdade e querem mais. Onde houver amor a Deus e amor às almas, mais virá. Que todos vocês estejam entre os que têm, a quem mais será dado! Mas o evangelho também é “um sabor da morte até a morte” para alguns que a ouvem. Isso tira de alguns homens o que eles nunca tiveram. Você chama isso de paradoxo; assim é, mas é verdade. Eles acham que têm, mas o evangelho lhes revela seu erro; e assim tira deles o que parecem ter.

Lucas 8:19 . Então veio a ele sua mãe e seus irmãos, e não pôde procurá-lo pela imprensa.

Penso que sua mãe e seus irmãos estavam sob a ilusão de que ele estava louco, e eles vieram para prendê-lo, para contê-lo, tão pouco eles o entendiam.

Lucas 8: 20-21 . E foi dito a ele por certos que disseram: Tua mãe e teus irmãos ficam do lado de fora, desejando ver-te. E ele respondeu, e disse-lhes: minha mãe e meus irmãos são os que ouvem a palavra de Deus, e a fazem.

O relacionamento espiritual supera o natural. Mas que palavra doce e condescendente é essa? Queridos irmãos e irmãs, você ouve a Palavra de Deus, e ouve? Nesse caso, Cristo está em casa com você. Cristo chama você de “irmão”. Ele sabe que você cuidará da causa dele. Ele chama você de “irmão”. Ele tem profunda simpatia por você. Ó abençoado, tu que nos chama de mãe e irmão, como ele acolhe esses títulos amorosos e familiares!

Referências Cruzadas

Isaías 61:1 – O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros,

Mateus 4:23 – Jesus foi por toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas deles, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças entre o povo.

Mateus 9:35 – Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças.

Mateus 10:2 – Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;

Mateus 11:1 – Depois que terminou de instruir seus doze discípulos, Jesus saiu para ensinar e pregar nas cidades da Galiléia.

Mateus 13:19 – Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e lhe arranca o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.

Marcos 1:39 – Então ele percorreu toda a Galiléia, pregando nas sinagogas e expulsando os demônios.

Marcos 3:16 – Estes são os doze que ele escolheu: Simão, a quem deu o nome de Pedro;

Lucas 2:10 – Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo:

Lucas 4:18 – “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos

Lucas 4:43 – Mas ele disse: “É necessário que eu pregue as boas novas do Reino de Deus noutras cidades também, porque para isso fui enviado”.

Lucas 6:14 – Simão, a quem deu o nome de Pedro; seu irmão André; Tiago; João; Filipe; Bartolomeu;

Atos dos Apóstolos 10:38 – como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele.

Atos dos Apóstolos 13:32 – “Nós lhes anunciamos as boas novas: o que Deus prometeu a nossos antepassados

Romanos 10:15 – E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Como são belos os pés dos que anunciam boas novas! “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *