Estudo de Lucas 10:1 – Comentado e Explicado

Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir.
Lucas 10:1

Comentário de Albert Barnes

Depois destas coisas – Após a nomeação dos doze apóstolos, e as transações registradas nos capítulos anteriores.

Outros setenta e setenta outros além dos apóstolos. Eles foram designados para um propósito diferente dos apóstolos. Os apóstolos deveriam estar com ele; ouvir suas instruções; para ser testemunha de seus milagres, sofrimentos, morte, ressurreição e ascensão, para que eles “então” vão proclamar todas essas coisas ao mundo. Os setenta foram enviados para pregar imediatamente, e principalmente onde ele próprio estava para vir. Eles foram nomeados para um objeto temporário. Eles deveriam entrar nas aldeias e cidades e preparar o caminho para a sua vinda. O número “setenta” era um número favorito entre os judeus. Assim, a família de Jacó que entrou no Egito consistia em setenta, Gênesis 46:27 . O número de anciãos que Moisés designou para ajudá-lo era o mesmo, Números 11:16 , Números 11:25 . O número que compôs o grande Sinédrio, ou conselho da nação. era o mesmo. Não é improvável que nosso Salvador tenha indicado esse número com referência ao fato de que ele ocorria com tanta frequência entre os judeus, ou depois do exemplo de Moisés, que nomeou setenta para ajudá-lo em seu trabalho; mas é evidente que o ofício era “temporário” – que tinha um design específico – e, é claro, que seria impróprio tentar encontrar agora uma “continuação” dele, ou um paralelo a ele, no ministério cristão.

Dois e dois – Havia muita sabedoria em enviá-los dessa maneira. Foi feito, sem dúvida, que eles pudessem se ajudar mutuamente, e que pudessem se sustentar e consolar um ao outro em suas perseguições e provações. Nosso Senhor nisso mostrou a propriedade de ter “um amigo religioso”, que seria um confidente e ajudaria. Todo cristão, e especialmente todo ministro cristão, precisa de um amigo e deve procurar alguém a quem possa se desapegar e com quem possa misturar seus sentimentos e orações.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 10: 1 . O Senhor designou outros setenta também – Ou melhor, setenta outros, como ete???? eßd?µ????ta , certamente deveriam ser traduzidos; pois a expressão, outros setenta, implica que setenta haviam sido enviados antes, o que certamente não era o fato (aqueles enviados antes que não tivessem mais de doze anos), nem está implícito no grego. Uma diferença tão desprezível nas palavras faz uma grande alteração no sentido. “A cena do ministério de Cristo, a partir de agora, na Judéia e no país além do Jordão, era conveniente que seu caminho fosse preparado em todas as cidades e vilarejos daqueles países para onde ele viria. Ele, portanto, enviou setenta de seus discípulos nesta obra, mencionando os lugares particulares que ele pretendia visitar e em que eles deveriam pregar; considerando que os doze foram autorizados a ir aonde quisessem, desde que confinassem seu ministério às ovelhas perdidas da casa de Israel ”. Lucas é o único evangelista que nos deu esse relato do envio de Cristo pelos setenta; e é menos para se admirar que ele o faça tão particularmente, se a tradição antiga for verdadeira, como Orígenes e Epifânio mencionaram, que ele próprio era um desses. É notável que nosso Senhor designe a mesma razão para a missão dos setenta que ele designou para a missão dos doze discípulos. A colheita foi abundante na Judéia e na Peréia, bem como na Galiléia, e os trabalhadores também foram poucos. Daí a sua exortação: Ore, portanto, ao Senhor da colheita, que ele envie trabalhadores (em grego, e?ßa??? , expulsos ) . Somente Deus pode fazer isso: somente ele pode qualificar e comissionar homens para este trabalho, e incliná-los a realizá-lo.

Comentário de E.W. Bullinger

Lucas 10: 1-16 é peculiar a Lucas.

Depois de. Grego. meta. App-104.

Senhor. App-98.

nomeado . Anadeiknumi grego . Ocorre apenas aqui,

e Atos 1:24 (shew).

outro = outros, como em Lucas 9:56 , Lucas 9:59 , Lucas 9:61 .

setenta também : ie, assim como os Doze.

antes. Grego. pró. App-104.

para dentro. Grego. eis. App-104.

viria = estava prestes a vir.

Comentário de John Calvin

Lucas 10: 1 . E depois dessas coisas, o Senhor determinou que os apóstolos haviam retornado a Cristo antes que esses setenta fossem substituídos em seu quarto, pode ser inferido de muitas circunstâncias. Os doze, portanto, foram enviados para despertar nos judeus a esperança de uma salvação que se aproximava. Após o seu retorno, como era necessário que as expectativas mais altas fossem excitadas, outros foram enviados em maior número, como arautos secundários, para espalhar universalmente em todos os lugares o relato da vinda de Cristo. A rigor, eles não receberam comissão, mas somente foram enviados por Cristo como arautos, para preparar a mente do povo para receber sua doutrina. Quanto ao número setenta, ele parece ter seguido a ordem à qual as pessoas já estavam acostumadas há muito tempo. Devemos ter em mente o que já foi dito sobre os doze apóstolos, (30) que, como esse era o número de tribos quando as pessoas estavam em condições de prosperidade, também foi escolhido um número igual de apóstolos ou patriarcas, para remontar os membros do corpo dilacerado, para que a restauração da Igreja possa ser completa.

Havia uma razão semelhante para esses setenta. Sabemos que Moisés, considerando-se insuficiente para o fardo, levou setenta juízes a serem associados a ele no governo do povo ( Êxodo 18:22 ). Mas quando os judeus retornaram do cativeiro babilônico, eles tinham um conselho ou s???d???? – que foi corrompido em Sanedrin (31) – composto por setenta e dois juízes. Como geralmente acontece com esses números, quando falaram do conselho, eles os chamaram apenas de setenta juízes; e Philo nos garante que eles foram escolhidos fora da posteridade de Davi, para que houvesse alguma autoridade remanescente na linhagem real. Depois de várias calamidades, esse foi o golpe final, quando Herodes aboliu o conselho e, assim, privou o povo de uma participação legítima no governo. Agora, como o retorno da Babilônia prefigurou uma redenção verdadeira e completa, parece ser a razão pela qual nosso Senhor escolhe setenta arautos de sua vinda, para impedir a restauração de seu estado decaído; e, como o povo deveria se unir sob uma só cabeça, ele não lhes deu autoridade como juízes, mas apenas os ordena que se apresentem diante dele, para que ele possua o único poder. E os enviou por dois e dois. Ele parece ter feito isso por causa de sua fraqueza. Havia motivos para temer que individualmente eles não tivessem a ousadia necessária para o vigoroso exercício de seu cargo; e, portanto, para que eles possam encorajar um ao outro, eles são enviados por dois e dois

Comentário de Adam Clarke

O Senhor designou outros setenta – em vez disso, setenta outros, e não outros setenta, como diz nossa tradução, o que parece íntimo de que ele havia designado setenta antes dessa época, embora, provavelmente, a palavra outro faça referência aos doze escolhidos primeiro: ele não apenas escolheu doze discípulos para estar constantemente com ele; mas ele escolheu setenta outros para ir adiante dele. Nosso abençoado Senhor formou tudo em sua Igreja à maneira da Igreja Judaica; e porque? Porque foi o padrão mostrado pelo próprio Deus, a forma Divina, que apontou a substância celestial que agora começou a ser estabelecida em seu lugar. Como ele havia escolhido doze apóstolos, em referência aos doze patriarcas, que eram os chefes das doze tribos e os chefes da Igreja Judaica, ele agora designava publicamente (pois a palavra a?ede??e? significa) setenta outros, como Moisés fez. os setenta anciãos a quem ele se associou para ajudá-lo no governo do povo. Êxodo 18:19 ; Êxodo 24: 1-9 . Estes Cristo enviou por dois e dois:

  1. Ensinar-lhes a necessidade de concordância entre os ministros da justiça.
  • Que na boca de duas testemunhas tudo pode ser estabelecido. E,
  • Que eles possam consolar e apoiar um ao outro em seu trabalho difícil. Veja em Marcos 6: 7 ; (Nota).
  • Vários MSS. e versões têm setenta e dois. Às vezes, os judeus escolhiam seis de cada tribo: esse era o número do grande sinédrio. Os nomes desses setenta discípulos são encontrados na margem de alguns MSS antigos., Mas essa autoridade é questionável.

    Comentário de Thomas Coke

    Lucas 10: 1-2 . Depois dessas coisas, o Senhor designou A cena do ministério de Cristo a partir de agora estar na Judéia e no país além do Jordão, era conveniente que seu caminho fosse preparado em todas as cidades e vilarejos daqueles países para onde ele viria. : ele, portanto, enviou setenta de seus discípulos nesta obra, mencionando os lugares específicos que ele pretendia visitar e em que deviam pregar; considerando que os doze foram autorizados a ir aonde quisessem, desde que confinassem seu ministério às ovelhas perdidas da casa de Israel. São Lucas é o único evangelista que nos deu esse relato do envio de Cristo pelos setenta; e é menos para se admirar que ele o faça de maneira particularmente particular, se a tradição antiga for verdadeira, o que geralmente se acredita, que ele próprio era um dos vários. É notável que nosso Senhor designe a mesma razão para a missão dos setenta, que ele havia designado para a missão dos doze discípulos. A colheita foi abundante na Judéia e na Peréia, bem como na Galiléia, e os trabalhadores também foram poucos. Ver Mateus 9: 37-38 .

    Comentário de Spurgeon

    Nosso Senhor estava prestes a enviar setenta discípulos para pregar o evangelho. Ele já havia escolhido seus doze apóstolos; agora deve haver setenta discípulos, algo como Moisés tinha setenta anciãos para servir sob ele. Alguns fantasiosamente compararam esses dois conjuntos de homens aos doze poços de água e setenta palmeiras em Elim; e certamente eram para o refresco do povo.

    Lucas 10: 1 . Depois dessas coisas, o Senhor designou outros setenta também, e os enviou dois e dois diante de seu rosto em cada cidade e lugar, para onde ele próprio iria.

    Eles deveriam ir antes de Cristo e ser seus arautos. Que misericórdia é quando o pregador sabe que seu Mestre está vindo atrás dele, quando ele pode ouvir o som dos pés de seu Mestre atrás dele! Que coragem isso lhe dá! Ele sabe que, embora seja muito pouco o que ele pode fazer, este é o final fino da cunha preparando o caminho para Aquele que pode fazer tudo.

    Lucas 10: 2 . Portanto, ele lhes disse: A colheita é realmente grande, mas os trabalhadores são judeus; orai, pois, o Senhor da colheita, para que ele envie trabalhadores para a sua colheita.

    Os setenta eram muito poucos em comparação com os muitos que eram necessários. Havia muitos vagabundos nessa época como agora; mas os trabalhadores eram poucos. Havia pregadores dos fariseus e saduceus, e eles não valiam nem um centavo; mas os verdadeiros obreiros, que vigiavam as almas e pregavam a Cristo com todo o coração, eram muito poucos. É o mesmo hoje; e, portanto, devemos orar por mais obreiros. Um bom ministro sempre deseja ver mais bons ministros. Num comércio, todo comerciante ficaria feliz se os do mesmo comércio que ele se mudassem para outra paróquia; mas na profissão de um ministro cristão, quanto mais, melhor. “Orai, pois, ao Senhor da colheita, que ele envie trabalhadores para a sua colheita.”

    Lucas 10: 3 . Siga os seus caminhos: eis que eu te envio como cordeiros entre lobos.

    “Indefeso, inofensivo, no meio daqueles que o devorariam se eu não o enviasse. Seria tolice seguir por sua própria conta; mas eu te envio; e quem enviar seus cordeiros entre lobos cuidará deles. ” Como muitas vezes te lembrei, os cordeiros e ovelhas são muito indefesos; e, no entanto, afinal, existem mais ovelhas no mundo do que lobos; e, embora parecesse que os lobos devorariam as ovelhas em breve, os lobos são extirpados em muitos países e as ovelhas ainda são valorizadas; e assim será até o fim.

    Lucas 10: 4 . Não leve nem bolsa, nem scrip, nem sapatos:

    Desta vez, quando Cristo enviou os setenta, ordenou que eles não provessem, pois eles poderiam depender da bondade do povo. Depois, quando ele estava prestes a deixar seus discípulos, ordenou que pegassem bolsa e scrip, pois estavam indo entre um povo hostil; mas, nessa primeira missão, soube-se que havia um sentimento de gentileza em relação a eles; portanto, ele disse: “Não leve bolsa, nem scrip, nem sapatos”.

    Lucas 10: 4 . E não saude ninguém a propósito.

    A propósito, as saudações orientais levaram muito tempo, as pessoas dizendo muitas coisas boas umas às outras. Os ministros cristãos devem ser dispensados ??de muitas das longas cortesias da vida; e se não forem dispensados, se forem fiéis, tirarão licença francesa para serem dispensados. Não temos tempo para todas as coisas bonitas que algumas pessoas cuidam. Se queremos ganhar almas, devemos trabalhar como os mensageiros do rei, que não se desviam para atender a mais nada, mas dedicam todas as suas energias à missão para a qual são enviadas.

    Lucas 10: 5-6 . E em qualquer casa que você entrar, diga primeiro: A paz esteja nesta casa. E se o filho da paz estiver lá, a sua paz repousará sobre ela; se não, voltará a você.

    Para que não seja desperdiçado. Deseje o bem, e seu desejo lhe fará bem, mesmo que isso não faça a ninguém mais. Nossas galinhas chegam em casa para se esconder. Se forem maldições, virão sobre nós mesmos; se forem bênçãos, eles se abençoarão, assim como os outros.

    Lucas 10: 7-8 . E na mesma casa permanece, comendo e bebendo as coisas que eles dão: pois o trabalhador é digno de sua contratação. Não vá de casa em casa. E em qualquer cidade em que entrardes, e eles o receberem, corta o que está posto diante de ti:

    Os rabinos judeus, em suas perambulações, eram muito particulares em relação à comida; Diz-se que foi muito difícil encontrar um prato ao seu gosto. Isso pode ser impuro de uma maneira e não estar de acordo com a outra; mas aqui o Mestre isenta seus embaixadores da atenção a esses assuntos menores. Eles tinham algo melhor a fazer do que ter sempre cuidado com o que deveriam comer ou o que deveriam beber, então ele lhes disse: “Coma as coisas que lhe forem impostas”.

    Lucas 10: 9-11 . E cure os enfermos que nela estão, e diga-lhes: O reino de Deus está próximo de você. Mas, em qualquer cidade em que entrardes, e eles não o receberem, vá pelas ruas da mesma cidade e diga: Até o próprio pó da sua cidade, que se apega a nós, limpa-os contra você; certo disso, que o reino de Deus está próximo a você.

    Não devemos parar e discutir; isso não é da nossa conta. Temos que contar nossa mensagem. Se os homens o receberem, estamos felizes; se não o ouvirem, com o coração pesado nos afastamos e vamos para outro lugar. Nosso trabalho é proclamar a mensagem gloriosa da misericórdia através de um Salvador moribundo, salvação através da grande expiação; é nossa tarefa proclamar e abandonar, a responsabilidade de receber ou rejeitá-lo cabe aos nossos ouvintes.

    Lucas 10: 12-14 . Mas eu vos digo que naquele dia será mais tolerável para Sodoma do que para aquela cidade. Ai de ti, Chorazin! ai de ti, Betsaida! porque, se Tiro e Sidom fizeram grandes obras, as quais foram feitas em vós há muito tempo se arrependeram, assentadas em sacos e cinzas. Mas será mais tolerável para Tiro e Sidon no julgamento, do que para você.

    Ouvir e rejeitar o evangelho é o principal pecado de todos. O que quer que os homens sejam culpados, se não rejeitaram a Cristo, ainda não alcançaram o cume da iniqüidade.

    Lucas 10: 15-16 . E tu, Cafarnaum, que é exaltado para o céu, serás lançado no inferno. Quem te ouve, ouve-me; e quem te despreza, me despreza; e quem me despreza, despreza aquele que me enviou.

    Se o mensageiro entrega sua mensagem corretamente, e como seu Mestre a entregaria, a rejeição dela, quando trazida por ele, tem a mesma culpa que a rejeição do próprio Cristo, e a rejeição de Cristo é a rejeição de Deus; então Jesus nos diz aqui.

    10:17 . E os setenta voltaram novamente com alegria,

    Nenhum dos cordeiros havia sido comido pelos lobos.

    10:17 . Dizendo: Senhor, até os demônios estão sujeitos a nós através do teu nome.

    Cristo não havia mencionado isso na comissão. Ele os enviou para curar os doentes. A expulsão de demônios foi incluída, sem dúvida, mas não foi especificamente mencionada; e isto sendo um extra além das palavras de sua comissão, eles ficaram especialmente encantados com isso, Senhor, até os demônios estão sujeitos a nós através do teu nome. ”

    Lucas 10: 18-20 . E ele lhes disse: Vi Satanás como um raio que cai do céu. Eis que eu vos dou poder de pisar em serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada, de maneira alguma, vos ferirá. Não obstante isto não se alegra, que os espíritos estão sujeitos a você; mas antes se alegrar, porque seus nomes estão escritos no céu.

    Esse é um privilégio maior do que dominar os demônios, ou ser capaz de pisar em serpentes. Esse dia de milagres é passado; mas o poder do evangelho é um poder espiritual o mesmo de antes. Ainda expulsamos demônios; ainda são homens libertos do domínio de Satanás.

    Lucas 10: 21-22 . Naquela hora, Jesus se alegrou em espírito e disse: Agradeço-te, ó Pai, Senhor do céu e da terra, por teres escondido estas coisas dos sábios e prudentes, e as ter revelado aos bebês: assim mesmo, Pai; pois assim parecia bom aos teus olhos. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém sabe quem é o Filho, senão o Pai;

    Você sabe que ele é o Filho de Deus; você sabe que ele é Jesus de Nazaré; mas você não o conhece, não pode conhecê-lo, como o pai dele o conhece. Ele é conhecido em sua plenitude apenas pelo Pai.

    10:22 . E quem é o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o revelará.

    “Podes, procurando, descobrir Deus? Você pode descobrir o Todo-Poderoso até a perfeição? ” Não, você não pode. O Filho de Deus deve revelar a você seu Pai, ou você nunca o conhecerá.

    Referências Cruzadas

    Números 11:16 – E o Senhor disse a Moisés: “Reúna setenta autoridades de Israel, que você sabe que são líderes e supervisores entre o povo. Leve-os à Tenda do Encontro, para que estejam ali com você.

    Números 11:24 – Então Moisés saiu e contou ao povo o que o Senhor tinha dito. Reuniu setenta autoridades dentre eles e os dispôs ao redor da Tenda.

    Mateus 10:1 – Chamando seus doze discípulos, deu-lhes autoridade para expulsar espíritos imundos e curar todas as doenças e enfermidades.

    Marcos 6:7 – Chamando os Doze para junto de si, enviou-os de dois em dois e deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos.

    Lucas 1:17 – E irá adiante do Senhor, no espírito e no poder de Elias, para fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos, para deixar um povo preparado para o Senhor”.

    Lucas 1:76 – E você, menino, será chamado profeta do Altíssimo, pois irá adiante do Senhor, para lhe preparar o caminho,

    Lucas 3:4 – Como está escrito no livro das palavras de Isaías, o profeta: “Voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele.

    Lucas 9:52 – E enviou mensageiros à sua frente. Indo estes, entraram num povoado samaritano para lhe fazer os preparativos;

    Atos dos Apóstolos 13:2 – Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”.

    Apocalipse 11:3 – Darei poder às minhas duas testemunhas, e elas profetizarão durante mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco”.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *