Estudo de Esdras 1:2 – Comentado e Explicado

Assim fala Ciro, rei da Pérsia: o Senhor, Deus do céu, deu-me todos os reinos da terra, e encarregou-me de construir-lhe um templo em Jerusalém, que fica na terra de Judá.
Esdras 1:2

Comentário de Albert Barnes

O Senhor Deus do céu – Ou: “Javé, o Deus do céu”. No persa original, o documento provavelmente foi publicado – “Ormazd, o Deus do céu”. A transcrição hebraica considerava “Javé” como o equivalente a “Ormazd”. A noção persa de um único Ser Supremo – Ahura-Mazda, “o Espírito muito conhecedor ou muito doador” – chegou, de fato, quase à concepção judaica de Javé.

Ele me deu todos os reinos … – Existe uma fórmula semelhante no início da grande maioria das inscrições persas.

Ele me encarregou de construir uma casa para ele. É uma conjectura razoável que, na captura de Babilônia, Ciro tenha entrado em contato com Daniel, que chamou sua atenção para a profecia de Isaías Isaías 44:28 ; e que Cyrus aceitou essa profecia como um “encargo” para reconstruir o templo.

Comentário de Thomas Coke

Ver. 2. O Senhor Deus do céu É observável que Deus, nos livros anteriores, é chamado o Senhor dos Exércitos; mas na última das Crônicas, nisso, em Neemias e Daniel 1.e. nos livros escritos após o cativeiro, ele é chamado de Deus do céu, e não o Senhor dos exércitos, embora ambos sejam usados ??no mesmo sentido.

REFLEXÕES. – Os setenta anos de cativeiro chegaram agora ao seu período; e a queda da esperança do povo cativo de Deus começou a reviver, na conquista de seus opressores por Ciro, há muito tempo profetizada pelo nome como seu libertador: nem decepcionou suas expectativas; pois, assim que ele subjugou o império babilônico, emitiu um decreto para a restauração do povo judeu. Ele estava convencido, como parece pela proclamação, da glória do Deus de Israel, atribuiu seus grandes sucessos às suas bênçãos e procurou diligentemente corresponder-se às suas ordens. O Senhor despertou seu espírito; ele se considerava obrigado a construir seu templo, de acordo com a palavra profética; e, portanto, enquanto ele dá uma permissão geral aos judeus para voltarem, ele ordena seus súditos em todos os lugares para ajudá-los; para que os pobres pudessem receber suprimentos necessários para sua jornada e um assentamento confortável quando chegassem à sua própria terra. E aqui, especialmente os judeus mais ricos, que escolheram continuar ainda na Babilônia, foram chamados a contribuir; e, se não fossem eles mesmos, ajudar seus irmãos e enviar suas ofertas voluntárias a Jerusalém. Nota; (1) Nenhum jota ou til da palavra de Deus pode falhar; embora o cumprimento de suas promessas pareça longo, é certo no tempo determinado. (2.) Quando a duração de nossos sofrimentos está próxima, fazendo-nos desesperar com o término deles, Deus faz com que a luz se levante nas trevas, e há esperança no final. (3) Os maiores reis estão sob o governo divino; Deus tem acesso aos espíritos dos homens e pode incliná-los a servir aos seus propósitos. (4.) Qualquer que seja o desejo que seja despertado em nossos corações, devemos reconhecer que é um presente de Deus. (5.) Deus é o destruidor dos reinos do mundo: eles são verdadeiramente sábios e grandes, que vêem a mão dele em sua prosperidade e desejam avançar sua glória na posição em que os exaltou. (6) Aqueles que amam o templo, de bom grado abrirão a mão em uma contribuição liberal para promover uma obra tão boa.

Comentário de Joseph Benson

Esdras 1: 2 . O Senhor Deus do céu – É observável, diz o Sr. Locke, que Deus, nos livros anteriores, é chamado Senhor dos Exércitos, mas na última das Crônicas, neste, em Neemias e Daniel, isto é, em Nos livros escritos após o cativeiro, ele é chamado de Deus do céu, e não o Senhor dos Exércitos, embora o sentido de ambas as expressões seja o mesmo. Provavelmente aqueles que mostraram ou interpretaram a Ciro a profecia de Isaías a respeito de si mesmo, informaram que o Deus, cujo profeta Isaías era, era adorado pelos judeus, não apenas como o Deus de seu país, mas como o Criador e o Senhor do céu. e terra. E Ciro, embora seja provável que ele não tenha abandonado completamente a religião de seu país, ainda assim pode reconhecer e reverenciar Jeová, o Deus dos hebreus, como o verdadeiro e grande Deus. Pois, apesar de os judeus terem sido estritamente ordenados a adorar um Deus, e não admitir outro em comunhão com ele, muitos nas nações pagãs, enquanto adoravam ídolos, reconheceram um Deus verdadeiro e supremo, e freqüentemente adoravam os deuses de outros países. em comum com os seus. Me deu todos os reinos da terra – Tudo naquelas partes do mundo; todos aqueles grandes domínios que os assírios e babilônios possuíam: os reis do leste costumavam, como ainda são, falar magnificamente de seus domínios. O dom de Ciro atribui ao grande Deus, através da profecia acima mencionada de Isaías a respeito dele, que deve ter trazido uma grande evidência, especialmente para aquele que foi tão altamente encorajado por ele; ou através de alguma iluminação especial que Deus lhe concedeu, como fez com Nabucodonosor e Dario, e alguns outros príncipes pagãos. E ele me encarregou de construir para ele uma casa em Jerusalém – para que ele conclua da profecia que acabamos de mencionar ( Isaías 45:13 ), onde Deus diz de Ciro: Ele edificará minha cidade, da qual o templo era o principal. em parte, e mais claramente em Isaías 44:28 , ele dirá a Jerusalém: Serás edificado; e ao templo, Teu fundamento será posto.

Comentário de E.W. Bullinger

Deus. Hebraico. Elohim. App-4.

Deus do céu. Veja a nota em 2 Crônicas 36:23 . Apropriado na boca de Cyrus, e em contraste com todas as inscrições pagãs.

me deu. O filho de Astíages (o rei venerável = Assuero) e Ester. Treinado por Mardoqueu e Neemias, ele foi criado no conhecimento de Deus e de Sua Palavra.

me cobrou para construir. Compare Isaías 44: 24-28 ; Isaías 45: 1-6 , Isaías 45:13 .

uma casa. Esta proclamação foi colocada em primeiro lugar, pois é o grande assunto tratado por Esdras.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor Deus do céu – Não é digno de nota que em todos os livros escritos antes do cativeiro, Jeová é chamado O Senhor dos Exércitos; mas em todos os livros escritos após o cativeiro, como 2 Crônicas, Esdras Neemias e Daniel, ele é chamado de Deus do Céu. As palavras, no entanto, têm o mesmo significado.

Todos os reinos da terra. Naquela época, o império dos medo-persas era muito extenso: de acordo com escritores antigos, Ciro reinava sobre os medos, persas, hircanianos, armênios, sírios, assírios, árabes, capadócios, frígios, lídios, fenícios, babilônios. , Bactrianos, Índios, Saci, Cilicianos, Paphlagonians, Moriandrians, e muitos outros. Seu império se estendeu no leste, até o Mar Vermelho; no norte, para o mar Euxine; a oeste, para a ilha de Chipre e Egito; e no sul, para a Etiópia.

Comentário de John Wesley

Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O SENHOR Deus do céu me deu todos os reinos da terra; e ele me ordenou que lhe edificasse uma casa em Jerusalém, que está em Judá.

Todos … – Nessas partes do mundo; todo esse vasto império anteriormente sob assírios e babilônios. O dom que ele atribui ao grande Deus; por aquela profecia expressa de Isaías a respeito dele, Isaías 44:28 ; 45: 1,13, muito antes de ele nascer; qual profecia os judeus o tinham sem dúvida mostrado, o que também trazia uma grande evidência, especialmente para aquele que era tão altamente encorajado por ela: ou por uma iluminação especial que Deus lhe concedeu, como fez a Nabucodonosor e Dario, e alguns outros príncipes pagãos.

Referências Cruzadas

1 Reis 8:27 – “Mas será possível que Deus habite na terra? Os céus, mesmo os mais altos céus, não podem conter-te. Muito menos este templo que construí!

2 Crônicas 2:12 – E acrescentou: “Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, que fez os céus e a terra, pois deu ao rei Davi um filho sábio, que tem inteligência e discernimento, e que vai construir um templo para o Senhor e um palácio para si.

Isaías 44:26 – que executa as palavras de seus servos e cumpre as predições de seus mensageiros, que diz acerca de Jerusalém: ‘Ela será habitada’, e das cidades de Judá: ‘Elas serão construídas’, e de suas ruínas: ‘Eu as restaurarei’,

Isaías 45:1 – “Assim diz o Senhor ao seu ungido: a Ciro, cuja mão direita seguro com firmeza para subjugar as nações diante dele e arrancar a armadura de seus reis, para abrir portas diante dele, de modo que as portas não estejam trancadas:

Isaías 45:12 – Fui eu que fiz a terra e nela criei a humanidade. Minhas próprias mãos estenderam os céus; eu dispus o seu exército de estrelas.

Isaías 66:1 – Assim diz o Senhor: “O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés. Que espécie de casa vocês me edificarão? É este o meu lugar de descanso?

Jeremias 10:11 – “Digam-lhes isto: ‘Esses deuses, que não fizeram nem os céus nem a terra, desaparecerão da terra e de debaixo dos céus’. “

Jeremias 27:6 – Agora, sou eu mesmo que entrego todas essas nações nas mãos do meu servo Nabucodonosor, rei da Babilônia; sujeitei a ele até mesmo os animais selvagens.

Daniel 2:21 – Ele muda as épocas e as estações; destrona reis e os estabelece. Dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que sabem discernir.

Daniel 2:28 – mas existe um Deus nos céus que revela os mistérios. Ele mostrou ao rei Nabucodonosor o que acontecerá nos últimos dias. O sonho e as visões que passaram por tua mente quando estavas deitado foram os seguintes:

Daniel 2:37 – Tu, ó rei, és rei de reis. O Deus dos céus te tem dado domínio, poder, força e glória;

Daniel 4:25 – Tu serás expulso do meio dos homens e viverás com os animais selvagens; comerás capim como os bois e te molharás com o orvalho do céu. Passarão sete tempos até que admitas que o Altíssimo domina sobre os reinos dos homens e os dá a quem quer.

Daniel 4:32 – Você será expulso do meio dos homens, viverá com os animais selvagens e comerá capim como os bois. Passarão sete tempos até que admita que o Altíssimo domina sobre os reinos dos homens e os dá a quem quer”.

Daniel 5:19 – Devido à alta posição que lhe concedeu, homens de todas as nações, povos e línguas tremiam diante dele e o temiam. A quem o rei queria matar, matava; a quem queria poupar, poupava; a quem queria promover, promovia; e a quem queria humilhar, humilhava.

Daniel 5:23 – Pelo contrário, tu te exaltaste acima do Senhor dos céus. Mandaste trazer as taças do templo do Senhor para que nelas bebessem tu, os teus nobres, as tuas mulheres e as tuas concubinas. Louvaste os deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não podem ver nem ouvir nem entender. Mas não glorificaste o Deus que sustenta em suas mãos a tua vida e todos os teus caminhos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *